Simulado UFRGS de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO UFRGS DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso UFRGS.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFRGS que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores UFRGS, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFRGS de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso UFRGS.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso UFRGS. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO UFRGS
Para realizar o simulado UFRGS você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFRGS você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para UFRGS é aqui!
- #168441
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(1,0) 1 -
Com base na afirmação de Campos (2013), a saber, “tomamos a supervisão clínico-institucional como um dispositivo de formação e intervenção”, considere as estratégias abaixo.
I - Análise constante da organização do processo de trabalho.
II - Análise permanente do cotidiano.
III - Discussão e construção coletiva de casos.
Quais dessas estratégias são propostas por Campos?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas III.
- d) Apenas I e II.
- e) I, II e III.
- #168442
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(1,0) 2 -
O Ministério da Saúde, por meio da Portaria GM nº 154, de 24/01/2008, criou o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). Nos últimos tempos, tem-se observado a crescente inserção do psicólogo nesses serviços, em virtude das dificuldades apresentadas pelos profissionais da Saúde da Família ao lidar com as questões que envolvem a saúde mental dos usuários.
Em relação ao NASF, assinale a alternativa correta.
- a) Tem como objetivo restringir a abrangência e o foco das ações da atenção básica, trabalhando separadamente das equipes da ESF (Estratégia Saúde da Família).
- b) O NASF constitui porta de entrada, assim como a ESF.
- c) Tem por objetivo ampliar a abrangência e o foco das ações da atenção básica, trabalhando em parceria com as equipes da ESF.
- d) Esse Núcleo deve seguir o modelo biomédico, cujo saber fazer não é fragmentado e nem verticalizante.
- e) A função da ESF é apoiar o trabalho já desenvolvido pelo NASF.
- #168443
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(1,0) 3 -
Considere as afirmações abaixo sobre o CAPS.
I - Em sua concepção original, foi criado como um serviço substitutivo do manicômio, sendo seu funcionamento diário e, inicialmente, diurno.
II - Conforme a Portaria Ministerial MS/GM nº 336, de 19/02/2002, é organizador da demanda e da rede assistencial e regulador da porta de entrada do sistema.
III - A equipe que compõe o CAPS deve ser múltipla e multiprofissional.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas III.
- d) Apenas I e II.
- e) I, II e III.
- #168444
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(1,0) 4 -
Sobre Clínica Ampliada, assinale a alternativa correta.
- a) Na Clínica Ampliada, entende-se que o sujeito é sempre biológico, social e subjetivo.
- b) A Clínica Ampliada não incorpora, nos seus saberes e incumbências, a avaliação de risco.
- c) Na Clínica Ampliada, a clínica responsabiliza-se pelo que os dados epidemiológicos definem como necessidade, desconsiderando as demandas dos usuários.
- d) Na Clínica Ampliada, entende-se que as demandas são manifestações subjetivas das necessidades sociais.
- e) A Clínica Ampliada preconiza que a doença ocupa todo o lugar do sujeito, tendo como prioridade o tratamento da mesma.
- #168445
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(1,0) 5 -
Com relação à Clínica Ampliada, é preciso que a equipe faça uso das perguntas da anamnese tradicional, mas também dê espaço para as ideias e para as palavras do usuário. Não é preciso direcionar as perguntas e, muito menos, duvidar dos fatos que a teoria não explica, exceto se ocorrer alguma urgência ou dúvida quanto ao diagnóstico orgânico. A ideia é conhecer a história do usuário. Nesse sentido, é correto afirmar que:
- a) a equipe deve procurar descobrir o sentido da doença do usuário, fornecendo o diagnóstico, para que o mesmo não fique teorizando sobre essa doença.
- b) a equipe deve procurar conhecer as singularidades do sujeito, questionando-o sobre medos, raivas, manias, temperamento, sono e sonhos. Essas perguntas ajudam a entender a dinâmica do sujeito e suas características.
- c) a equipe não deve avaliar se há negação da doença, por parte do usuário, nem qual a capacidade de autonomia e quais os possíveis ganhos secundários com a doença, pois isso pode refletir de forma negativa na elaboração de um projeto terapêutico.
- d) a equipe deve ignorar a contratransferência, pois a mesma não ajuda a entender os rumos da relação terapêutica, interferindo na relação profissional-usuário.
- e) a equipe não deve questionar o usuário sobre medos, raivas, manias, temperamento, sono e sonhos. Essas perguntas não ajudam a entender a dinâmica do sujeito e suas características.
- #168446
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(1,0) 6 -
Sobre pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa, considere as afirmações abaixo.
I - A pesquisa qualitativa parte de hipóteses indutivas.
II - A pesquisa quantitativa analisa dados com base em cálculos estatísticos.
III - Tanto na pesquisa qualitativa quanto na quantitativa a amostra é intencional e deve abranger um número significativo de sujeitos.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas III.
- d) Apenas I e II.
- e) Apenas II e III.
- #168447
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(1,0) 7 -
Hutz (2015) aponta que a avaliação psicológica é equivalente a uma pesquisa, pois ambas são planejadas. Posteriormente, dados são coletados, analisados e interpretados. Os resultados obtidos são utilizados com diversos propósitos. Esses resultados podem se referir a grupos pesquisados e/ou a pessoas avaliadas em diferentes contextos, como clínicas, consultórios, empresas, CAPS, entre outros. Podem, ainda, gerar benefícios para as pessoas avaliadas. Questões éticas que envolvem pesquisa vêm sendo discutidas sistematicamente desde o fim da Segunda Guerra Mundial, quando foi criado o Código de Nuremberg, que postulou 10 princípios básicos, alguns deles, mantidos até hoje.
Sobre avaliação psicológica, considere as afirmações abaixo.
I - É necessário haver consentimento livre e esclarecido por parte dos participantes.
II - É necessário que o profissional aja com cuidado para não produzir danos ou sofrimento para os participantes.
III - O participante deve ter liberdade de interromper a participação a qualquer momento.
IV - Deve haver pagamento adequado e proporcional à pesquisa realizada.
Quais estão corretas?
- a) Apenas II e IV.
- b) Apenas III e IV.
- c) Apenas I, II e III.
- d) Apenas I, II e IV.
- e) Apenas I, III e IV.
- #168448
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(1,0) 8 -
Os documentos escritos, decorrentes de avaliação psicológica, bem como todo o material que os fundamentou, de acordo com a Resolução CFP 007/2003, deverão ser guardados pelo psicólogo por um prazo mínimo de
- a) 3 anos.
- b) 5 anos.
- c) 6 anos.
- d) 10 anos.
- e) 12 anos.
- #168449
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(1,0) 9 -
A Resolução CFP 007/2003 foi importante para fornecer diretrizes básicas sobre os tipos possíveis de documentos decorrentes de avaliação psicológica. Qual das alternativas abaixo NÃO se refere a um documento produzido por psicólogos nesse contexto?
- a) Declaração.
- b) Atestado.
- c) Descrição.
- d) Parecer psicológico.
- e) Laudo psicológico.
- #168450
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(1,0) 10 -
O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica que ocorre no contexto clínico, visando identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, de modo a verificar a existência ou não de psicopatologia. Sendo assim, é importante que alguns passos sejam seguidos para sua realização. Sobre o psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta.
- a) O encaminhamento é o primeiro passo de uma avaliação psicológica, por isso é tão importante o estabelecimento de um contato com o profissional que encaminha o paciente.
- b) Na entrevista de anamnese, deve-se coletar todos os dados da história de vida do paciente, pois trata-se de um processo limitado no tempo, não devendo se estender por mais de um encontro.
- c) Para a seleção das estratégias a serem utilizadas nesse tipo de avaliação, é recomendável iniciar a bateria de testes pelos instrumentos mais ansiogênicos, visando a identificação dos principais sintomas do paciente.
- d) Na entrevista de devolução, não devem ser realizadas indicações terapêuticas, por parte do psicólogo, ao paciente e/ou seus responsáveis, pois elas podem influenciar de maneira negativa o direito de escolha dos mesmos.
- e) Ao final do processo, o paciente e/ou seus responsáveis tem/têm direito a uma declaração escrita referente ao seu comparecimento, devendo o laudo ou relatório psicológico ficar restrito ao psicólogo que realizou a avaliação.
- #168451
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(1,0) 11 -
Em relação à psicopedagogia clínica, é correto afirmar, segundo Fernández (2001), que
- a) a intervenção psicopedagógica clínica é equivalente à reeducação.
- b) a intervenção psicopedagógica clínica objetiva corrigir ou remediar os problemas de aprendizagem.
- c) a escuta psicopedagógica clínica situa-se nas múltiplas relações entre aluno, pais e escola.
- d) a escuta psicopedagógica clínica deve focar-se nos conteúdos não aprendidos, nos condicionantes orgânicos e nas operações cognitivas não alcançadas.
- e) a escuta psicopedagógica clínica deve priorizar a relação do aluno com o professor.
- #168452
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(1,0) 12 -
Mariotto (apud KAMERS, MARIOTTO e VOTOLINI, 2015) afirma que “a escuta é o único instrumento de que dispõe o ____________ e toda e qualquer avaliação que se defina ____________. Por isso, e também pelo fato de que a estrutura do sujeito só é localizável pelo dizer, e não pelo dito, é que na prática ____________ o diagnóstico é sempre relegado a um 'por-vir'”.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima.
- a) médico – objetiva – cognitivo comportamental
- b) analista – subjetiva – psicanalítica
- c) assistente social – subjetiva – pedagógica
- d) enfermeiro – objetiva – clínica
- e) terapeuta ocupacional – objetiva – clínica
- #168453
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(1,0) 13 -
As transformações da categoria gênero vêm possibilitando um caráter mais dinâmico, uma vez que: “(...) gênero é usado em contraste com os termos sexo e diferença sexual com o propósito explícito de criar um espaço no qual as diferenças de comportamento entre homens e mulheres, mediadas socialmente, possam ser exploradas independentemente das diferenças biológicas”. (MACEDO, 2006 apud OSÓRIO & VALLE, 2008). Nesse sentido, “pode-se observar cinco posições ao longo da evolução do equilíbrio em relação ao conceito de gênero no casal: tradicional, consciência de gênero, polarizada, em transição e equilibrada”. (BREUNLIN, et al., apud OSÓRIO & VALLE, 2008). A posição em que o casal se encontra reflete na organização familiar e nas relações entre seus membros. Pensando nessas posições e no trabalho terapêutico realizado por terapeutas de famílias e casais, assinale a alternativa INCORRETA.
- a) Na posição tradicional de gênero, a família revela papéis completamente conhecidos: homem provedor, mulher cuidadora e dona de casa. Por essa razão, o trabalho terapêutico deve conscientizar o casal sobre as questões de gênero.
- b) Na posição equilibrada de gênero, as famílias vivenciam uma mutualidade, na medida em que seus membros se livram dos condicionamentos que os padrões tradicionais lhes impingiram. Sendo essa a posição mais comum, o trabalho terapêutico visa possibilitar o maior número possível de acordos e negociações, uma vez que o parceiro homem está menos consciente dos privilégios que o poder lhe acarreta.
- c) Na posição consciência de gênero, o casal questiona a distribuição de papéis, com clara percepção de que a vida é opressora, havendo uma oscilação entre questionamento e conformismo. O casal não se sente confortável na situação, mas não sabe como resolver, então o terapeuta deve propiciar que explorem novos arranjos, contratos, verbalizações das mágoas, das queixas, e, com o uso do genograma, analisar as mudanças intergeracionais.
- d) Na posição polarizada de gênero, são claras as divisões na família. Ocorrem as alianças de gênero (mulheres unidas, por exemplo) ou coalizões (pai e filho contra mãe, por exemplo). Neste caso, o trabalho terapêutico consiste em diminuir a polarização, encorajando o diálogo, as conversações, as expectativas sobre tarefas e responsabilidades.
- e) Na posição de transição de gênero, embora estejam em conflito, percebe-se uma ampliação e uma experimentação de novos papéis. Então, a meta da terapia é amplificar as mudanças, buscando o estabelecimento de uma certa igualdade, isto é, equilíbrio entre as ações de cada um.
- #168454
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(1,0) 14 -
A adolescência é a etapa do desenvolvimento, na qual o jovem precisa dar conta de intensas demandas pulsionais, biológicas e sociais. É um momento de luto pela perda da identidade infantil, pelo corpo infantil e pelos pais da infância. Urribarri (2003) refere que a adolescência não é necessariamente um período de perda, mas de mudanças. Diante do exposto, assinale a alternativa INCORRETA sobre a adolescência.
- a) Na relação com os pais, é preciso que o adolescente renuncie aos objetos iniciais de amor. Dessa forma, essas figuras já podem ser desidealizadas.
- b) Para que ocorra crescimento, o jovem necessita “matar”, simbolicamente, sua geração precedente, o que propicia uma ampliação de seu mundo social.
- c) Há maior investimento, por parte do adolescente, no grupo de iguais e há mais estabilidade nas amizades, que tendem a ser mais íntimas e recíprocas nesta etapa.
- d) É compreensível que os pais se sintam desamparados frente às intensas mudanças vividas pelo(a) filho(a), deparando-se com a reativação de suas memórias adolescentes.
- e) Ao final desta etapa, a intensa idealização das figuras parentais abre espaço ao processo de admiração desses pais, bem como à escolha de novos objetos amorosos.
- #168455
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(1,0) 15 -
A terceira infância é o estágio de desenvolvimento cognitivo que, conforme Piaget, ocorre aproximadamente dos 7 aos 12 anos de idade, fase em que as crianças desenvolvem o pensamento lógico, mas não o abstrato. Esse período foi denominado como estágio
- a) sensório-motor.
- b) de latência.
- c) das operações concretas.
- d) de crise de identidade.
- e) das operações formais.