Processando...

Simulado UFRB | VESTIBULAR

Simulado UFRB

Simulado UFRB

Se você irá prestar o concurso UFRB não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados UFRB

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado UFRB foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Vestibular
  • Instituição: UFRB
  • Cargo: Vestibulando
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversas
  • Banca Organizadora: UFRB
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

Vejam outros Simulado UFRB

  1. Todos Simulados UFRB
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados UFRB e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões UFRB

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões do concurso UFRB, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados UFRB

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#228642
Banca
UFRB
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFBA-UFRB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

UM PANORAMA DO RECÔNCAVO BAIANO: SOCIEDADE, ECONOMIA E CULTURA
(...) A história do estado da Bahia é antiga. Salvador foi a primeira capital do Brasil e por muitos anos foi o centro administrativo de Portugal na Colônia. Essa importância dada à capital abrangia também o Recôncavo Baiano. Aqui se instituiu um expressivo comércio de açúcar, fumo e outros produtos oriundos de diversas localidades, que foram em direção a Portugal e outros países europeus. A população do Recôncavo em períodos coloniais sofreu muito com a ambição desenfreada dos portugueses, que tinham como único interesse a exploração das riquezas destas terras. Observa-se muito bem no trecho seguinte de Miguel Santos e outros a intenção portuguesa, assim que chegou a estas terras.
Nos primeiros contatos que os portugueses mantiveram com o Recôncavo, perceberam a existência de uma diversidade de plantas, animais e uma sociedade nativa, denominada indígena. O colonizador europeu, quando partiu para África, América e Ásia, sabia que, se necessário, destruiria todas as culturas encontradas, a fim de atingir o seu objetivo: exploração das terras “descobertas”. Daí a construção de ideologias para justificar as investidas políticas, socioeconômicas e culturais que lhe trariam grandes lucros a partir da comercialização de produtos que não se identificavam com a realidade dos nativos.
(SANTOS, 1996)
A proximidade do Recôncavo com a primeira capital do Brasil facilitava o embarque dos produtos e desembarque dos escravos, tornando Salvador o principal ponto de comunicação, fazendo com que suas adjacências também sofressem inúmeras mudanças. Essa região já demonstrava sua importância desde os primórdios da colonização. Registros desse período ainda permanecem na paisagem de Salvador e de algumas cidades do Recôncavo: são os sobrados em estilo barroco, as igrejas, os pelourinhos. A paisagem mudou ao longo do tempo. Hoje, Cachoeira comporta uma intensa atividade turística, abriga um dos campi da UFRB, o que faz com que estudantes de variados locais do país se desloquem para esta pequena cidade para estudar, trazendo melhorias, mas também aumentando, e muito, o custo de vida da população cachoeirana. Cachoeira, felizmente, ainda preserva em sua arquitetura um longo período da história brasileira, em parte graças aos investimentos do governo, que através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) faz reformas em vários prédios, que já estavam prestes a sucumbir. Isto também ocorre em Salvador e São Félix. (...)
FONTE: http://www.narradoresdoreconca... [adaptado]
O último parágrafo do texto fala, sobretudo, da cidade de Cachoeira. Segundo as autoras, essa cidade apresenta, nos dias de hoje, o seguinte contraste:

  • a) modificação paisagística pela passagem do tempo X incremento da atividade turística.
  • b) melhorias decorrentes da imigração estudantil X aumento no custo de vida.
  • c) preservação de sua arquitetura X investimentos do governo em reformas de prédios.
  • d) expansão populacional X deterioração do patrimônio público.
  • e) construção de instalações universitárias X deslocamento da geração universitária
#228643
Banca
UFRB
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFBA-UFRB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Com relação a norma regulamentadora 10 - NR 10, Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas com algumas exigências mínimas. A esse respeito, considere os enunciados abaixo:
I) As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção.
II) conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e relacionadas a esta NR e descrição das medidas de controle existentes;
III) documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;
IV) especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, aplicáveis conforme determina esta NR; V) documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados;
VI) resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva;
VII) certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas;
VIII) relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações, contemplando as alíneas de “II” a “VII”.
Dos enunciados acima, pode-se afirmar que:

  • a) Todos estão corretos.
  • b) Apenas I e VI estão errados.
  • c) Apenas I, III e VII estão errados.
  • d) Apenas I e VIII estão errados.
  • e) I, II, IV, V, VI e VII estão errados.
#228644
Banca
UFRB
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFBA-UFRB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Determine a potência do transformador necessária para se ligar um motor de 5 cv com fator de potência FP = 0,50.
Dados: 1 cv=750 W

  • a) 20 kVA.
  • b) 30 kVA.
  • c) 10 kVA.
  • d) 25 kVA.
  • e) 7,5 kVA.
#228645
Banca
UFRB
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFBA-UFRB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A transmissão significa o transporte da energia elétrica gerada até os centros consumidores. No tipo de transmissão em tensão contínua, assinale a alternativa que corresponde ao objetivo primordial dessa transmissão:

  • a) redução das perdas por efeito joule.
  • b) redução das perdas por efeito corona.
  • c) redução das perdas por histerese.
  • d) redução dos equipamentos de transmissão.
  • e) aumento da vida útil dos equipamentos envolvidos.
#228646
Banca
UFRB
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFBA-UFRB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

O Brasil enquanto potencia econômica mundial possui serviços públicos de países muito pobres da África e Ásia. Questionase entre os estudiosos o porquê desse abismo entre o desenvolvimento econômico e a prestação de serviço público. Todos querem identificar as falhas estruturais e conjunturais na organização dos serviços, no financiamento público, na gestão e motivação das pessoas. Também todos reclamam que querem uma boa Administração Pública, fundados nos princípios constitucionais e da administração. Marque a alternativa ERRADA no que se refere aos princípios para uma boa administração:

  • a) Os atos do bom administrador deverão estar consubstanciados em princípios de observação permanente e obrigatória que são a legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficiência. O princípio da eficiência comporta dois entendimentos: 1) encube ao agente público agir de forma profissional buscando a consecução do melhor resultado cabível à hipótese; 2) a organização Administrativa deve atuar de forma a utilizar padrões atuais para possibilitar uma gestão eficiente. Esse princípio prevê maior oportunidade para os indivíduos exercerem sua real cidadania contra tantas falhas e omissões do Estado, tanto que recomenda a demissão do servidor ineficiente.
  • b) Na impessoalidade a Administração tem que tratar todos os administrados sem discriminação. O único interesse diretamente atendido pela Administração Pública é o interesse público. Quando ferido ocorre o desvio de finalidade que é a desobediência do princípio da impessoalidade. O princípio da finalidade não impede o administrador público de buscar um objetivo que não esteja diretamente ligado ao interesse público. Ex. Reitor exonera do cargo em comissão professor que não apoiou na campanha eleitoral.
  • c) No Direito Administrativo a legalidade pode ser vista sob dois prismas: 1) referente ao Estado como administrador, se autolimita com sua criação e assegura ao cidadão a certeza jurídica; 2) referente ao vínculo jurídico-administrativo da sujeição da atividade administrativa à lei. Na Administração Pública não há liberdade nem vontade pessoal por estar regrado pela legislação, enquanto na Administração privada é lícito fazer tudo que a lei não proíbe.
  • d) Na publicidade os atos públicos devem ter divulgação oficial, como requisito de sua eficácia, salvo as exceções previstas em lei, como a segurança nacional, defesa da intimidade privada. Em princípio, todo ato administrativo deve ser publicado porque pública é a Administração que o realiza. Quanto ao princípio da moralidade a Administração deve atuar em conformidade com os princípios éticos, não locupletamento à custa alheia. O agente público deve distinguir o correto do errado ou da corrupção. O ato administrativo realizado com o uso de meios ilícitos acarretara a anulação do mesmo, mas porque há violação de regra jurídica e não pôr causa da moral ter sido ferida.
  • e) O direito administrativo adota dois princípios basilares: a supremacia do interesse público sobre o privado; a indisponibilidade do interesse público. O princípio da indisponibilidade do interesse público informa que a Administração não pode transigir, ou deixar de aplicar a lei, senão nos casos expressamente permitidos. Já a supremacia do Interesse Público consiste na prevalência que tem o interesse da Administração sob o interesse do particular, pautado pelo interesse do bem estar coletivo, como no caso da desapropriação de imóvel particular para construção da Universidade Federal (UFRB).
#228647
Banca
UFRB
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFBA-UFRB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

A Lei 10.216 / 2001 ,dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Sobre os direitos das pessoas com transtornos mentais é correto afirmar o seguinte:

  • a) deve receber o maior número de informações a respeito de sua doença e de seu tratamento.
  • b) ter garantia de sigilo nas informações prestadas, salvo as condições peculiares de saúde.
  • c) ser tratado, preferencialmente, em serviços de internação de saúde mental.
  • d) a internação, em qualquer de suas modalidades será sempre a modalidade preferencial.
  • e) o tratamento visará, como finalidade permanente, o confinamento e a expropriação da liberdade do paciente.
#228648
Banca
UFRB
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFBA-UFRB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Com relação à política de segurança da informação em uma empresa, considere as afirmativas abaixo:
I- Ter uma política de segurança da informação proativa é fundamental.
II- O apoio dos executivos e da alta direção é fundamental para a implementação da política de segurança, pois através destes vem o planejamento e a aplicação dos recursos financeiros necessários.
III- O planejamento da política de segurança deverá ser focado e limitado ao escopo que foi definido, buscando alcançar a meta dos executivos e da alta direção, sem gastos desnecessários.
IV- A política de segurança trata dos aspectos humanos, culturais e tecnológicos de uma organização, levando também em consideração os processos e os negócios, além da legislação local.
Marque a alternativa que caracteriza se cada afirmativa é Verdadeira (V) ou Falsa (F).

  • a) I-V. II-V. III-V. IV-V.
  • b) I-F. II-V. III-V. IV-V.
  • c) I-V. II-F. III-V. IV-V.
  • d) I-V. II-V. III-F. IV-V.
  • e) I-F. II-F. III-F. IV-F.
#228649
Banca
UFRB
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFBA-UFRB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Com o advento e evolução das tecnologias para Internet, o Ensino à Distância ganhou uma ferramenta poderosa e hoje bastante popular: Moodle, que hoje está sendo usado em mais de 190 países, com suporte a mais de 70 línguas. Conhecer o seu funcionamento, para algumas profissões ligadas à Educação tornou-se imprescindível.
Marque a opção que NÃO apresenta um tipo de backup disponível no Moodle.

  • a) Course.
  • b) Folders.
  • c) Logs.
  • d) Meta Course.
  • e) Users.
#228650
Banca
UFRB
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFBA-UFRB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Os atos administrativos são aqueles praticados por agentes competentes para o cumprimento de alguma finalidade pública. Os atos seguem a forma prevista na lei e devem ser motivados e justificados. Em determinados momentos a lei oferece ao gestor público várias opções na hora de decidir, isto é, há uma escolha política, quanto a conveniência e oportunidade. Como se identifica essas características desse ato?

  • a) Quando faltar ao ato oportunidade e conveniência denomina-se ato vinculado, onde a própria administração pode anular seus atos, mas quando o ato administrativo é ilegal somente o Poder judiciário tem o dever de revogá-lo por decisão judicial.
  • b) No ato vinculado a lei obriga a um único comportamento, como a aposentadoria compulsória do médico de 70 anos de idade, que por despacho motivado da Autoridade competente obriga o departamento de recursos humanos a providenciar a promoção para outra carreira do servidor público.
  • c) Nos atos discricionários há certa margem de liberdade do gestor, porquanto a lei deixa um campo de apreciação para melhor dispor, sem consultar o Poder Judiciário, tendo como exemplo a exoneração de um servidor público em cargo de confiança.
  • d) O ato vinculado está regrado, enquanto o ato discricionário é político, sendo que ambos subordinam a lei, mas o ato discricionário não submete ao controle político e judicial, apenas ao controle administrativo, como no caso da nomeação de servidor.
  • e) Entende-se como ato discricionário a intervenção no mérito do ato administrativo por meio da anulação seus próprios atos, como a cassação de aposentadoria eivada de vícios legais, porque deles não se originam direitos. Da mesma, entende-se como ato vinculado a revogação de ato, por motivos de conveniência e oportunidade, respeitados os direitos adquiridos e ressalvada, em todo o caso, a apreciação judicial.
#228651
Banca
UFRB
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
UFBA-UFRB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

A Administração Indireta, segundo o Decreto-Lei nº 200/67 compreende: as autarquias, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e as fundações públicas. A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) é exemplo de entidade autárquica, vinculada ao Ministério da Educação que submete-se a devida supervisão ministerial, assim podemos afirmar:

  • a) todas entidades da Administração Indireta sujeitam-se ao controle administrativo, político e judicial e respondem os dirigentes, servidores e empregados que trabalham nessas instituições por improbidade administrativa, exceto as universidade federais.
  • b) a autonomia universitária da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), assegurada constitucionalmente a todas autarquias, não admite controle externo de qualquer órgão, exceto o de supervisão ministerial do Ministério da Educação.
  • c) as entidades da Administração Indireta, inclusive a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) estão também sujeitas ao controle administrativo, político e judicial e também pelo Tribunal de Contas da União (TCU), para realizar a fiscalização financeira, contábil, orçamentária e patrimonial.
  • d) os principais mecanismos de controle interno da Administração Indireta são os recursos administrativos do autocontrole, o controle hierárquico, o controle de gestão, a inspeção, a auditoria, realizada pela Corregedoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU).
  • e) o controle externo da Administração Indireta é exercido por órgão da própria Administração, inclusive a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), centrado nos objetivos de avaliar o cumprimento das metas previstas e na execução dos programas e do orçamento, comprovar a legalidade e avaliar resultados quanto à eficácia da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.