Processando...

Simulado UFMG de História | VESTIBULAR

Simulado UFMG de História

SIMULADO UFMG DE HISTÓRIA

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Vestibular do País, através de simulados para Vestibular, provas e questões de Vestibular.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Vestibular UFMG.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFMG que foi organizado pela UFMG . Estas questões são de História, contendo os assuntos de Questões Internacionais: história do tempo presente, Guerra Fria e seus desdobramentos, Imperialismo e Colonialismo do século XIX, Questões Internacionais: história do tempo presente , Demandas políticas e sociais no mundo atual , Brasil Monárquico – Primeiro Reinado 1822- 1831, Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, Civilizações Pré-Colombianas: Maias, Aztecas e Incas, Era Vargas – 1930-1954, Mercantilismo e a economia de Estados ( assuntos), que foram extraídas dos Vestibular anteriores UFMG, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFMG de História contém um total de 20 questões de Vestibular com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de História, Questões Internacionais: história do tempo presente, Guerra Fria e seus desdobramentos, Imperialismo e Colonialismo do século XIX, Questões Internacionais: história do tempo presente , Demandas políticas e sociais no mundo atual , Brasil Monárquico – Primeiro Reinado 1822- 1831, Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, Civilizações Pré-Colombianas: Maias, Aztecas e Incas, Era Vargas – 1930-1954, Mercantilismo e a economia de Estados ( assuntos), para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Vestibular UFMG.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Vestibular UFMG. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Vestibular. Se você esta estudando para ser aprovado para Vestibular não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO UFMG
Para realizar o simulado UFMG você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFMG você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para UFMG é aqui!


#121434
Banca
UFMG
Matéria
História Geral
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

A recente ascensão de algumas mulheres à chefia de governos importantes – a exemplo de Michelle Bachelet, no Chile, e de Angela Merkel, na Alemanha – confirma a tendência ao aumento da participação das mulheres no espaço público. Pode-se dizer que elas são herdeiras de campanhas e reivindicações femininas que já têm mais de um século de história.

Considerando-se os movimentos femininos e feministas, bem como sua repercussão, é INCORRETO afirmar que

  • a) as sufragistas foram líderes feministas que lutaram pela aprovação de reformas legais que permitissem o divórcio e o aborto.
  • b) o clima de rebeldia dos anos 1960 fortaleceu os movimentos feministas que reivindicavam reformas igualitárias e liberdade sexual.
  • c) o movimento socialista europeu trazia, em sua pauta original, reivindicações femininas que enfatizavam as questões sociais.
  • d) os fundamentalismos religiosos, apesar de suas diferenças, convergem na defesa de papéis sociais tradicionais para as mulheres.
#121435
Banca
UFMG
Matéria
História Geral
Concurso
UFMG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

As viagens espaciais conjuntas têm comprovado que as potências militares podem cooperar pacificamente nessa área. No entanto essas cooperações são fenômeno recente, pois, entre os anos 1950 e 1980, no quadro da Guerra Fria, prevaleceu uma competição acirrada.

Considerando-se a corrida espacial travada, nessa época, entre os EUA e a URSS, é INCORRETO afirmar que

    • a) as conquistas obtidas eram usadas na guerra de propaganda, a exemplo do que ocorreu com Iuri Gagarin, enviado em turnê mundial para divulgar os feitos da URSS.
    • b) o propósito era conseguir superioridade científica e política em relação à potência oponente, sem, contudo, a intenção de usar as conquistas espaciais para fins bélicos.
    • c) os investimentos dos EUA, na fase final da corrida espacial, se dirigiram para os ônibus espaciais, enquanto os da URSS se concentraram na construção de estações orbitais.
    • d) os melhores resultados soviéticos alcançados nos anos 1950 foram compensados pelos norte-americanos com o projeto vitorioso de chegar primeiro à Lua.
    #121436
    Banca
    UFMG
    Matéria
    História Geral
    Concurso
    UFMG
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 3 - 

    As negociações de paz na Irlanda do Norte tiveram início na década de 1990, numa caminhada que teve culminância em 2005, quando o Exército Republicano Irlandês (IRA) se comprometeu a abandonar definitivamente as ações armadas.

    Considerando-se o processo de pacificação na Irlanda do Norte e a conseqüente renúncia da luta armada pelo IRA, é CORRETO afirmar que

    • a) a decisão dos integrantes do IRA foi uma decorrência da sua derrota militar frente às forças de segurança britânicas
    • b) a opção do IRA pela paz se deveu ao desenvolvimento da comunidade católica, que superou os protestantes em população e níveis de renda.
    • c) a resolução do IRA de baixar as armas se deveu ao fim da URSS, potência que lhe garantia suporte político e material.
    • d) as negociações com o IRA foram facilitadas pela ascensão dos trabalhistas na Inglaterra e contaram com apoio do Governo dos EUA.
    #121437
    Banca
    UFMG
    Matéria
    História Geral
    Concurso
    UFMG
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 4 - 

    Atividade importante nas Minas Gerais, já no século XVIII e, sobretudo, no XIX, a agricultura foi um dos principais esteios da projeção que a elite mineira alcançaria no Período Imperial e no início da República.

    Com base nessa informação, é CORRETO afirmar que

    • a) a produção de diferentes gêneros alimentícios, a que se agregaria, depois, a cafeicultura, promoveu uma diversificação econômica, que visava ao mercado tanto regional quanto nacional.
    • b) as elites econômicas mineiras, já no século XVIII, foram pródigas no estabelecimento de uma sólida rede financeira de apoio à agricultura e à indústria, para o que foi criado o Banco da Lavoura.
    • c) as elites mineiras se destacaram pela criação e consolidação de uma estrutura monocultora, que priorizava inserir a província no mercado internacional de capitais em bases comerciais capitalistas.
    • d) os investimentos em infra-estrutura, expressos na construção de extenso sistema de armazenamento de grãos, fizeram com que o estado se tornasse um dos principais pioneiros da agroindústria.
    #121438
    Banca
    UFMG
    Matéria
    História Geral
    Concurso
    UFMG
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 5 - 

    Os movimentos de propaganda e a imprensa operária foram dois importantes pilares da divulgação da cultura anarquista

    Assim sendo, é INCORRETO afirmar que, no Brasil, as pautas dos jornais e a atuação dos militantes anarquistas incluíam a

    • a) crítica ao clericalismo, derivada da oposição do anarquismo aos credos religiosos.
    • b) defesa do Estado do bem-estar social, justificado por suas políticas sociais.
    • c) luta antiestatista, pois os anarquistas recusavam todo tipo de coerção institucional.
    • d) negação da ação parlamentar, considerada politicamente ineficaz
    #121439
    Banca
    UFMG
    Matéria
    História Geral
    Concurso
    UFMG
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 6 - 

    No final do século XV e início do XVI, quando os europeus conquistaram o Continente Americano, este era habitado por inúmeros grupos étnicos, com diferentes formas de organização econômica e político-social.

    Considerando-se o Império Inca, é INCORRETO afirmar que

    • a) a agricultura, base da sua economia, era praticada nas montanhas andinas, por meio de um sofisticado sistema de produção, que incluía a irrigação e a adubação.
    • b) o Estado era centralizado, com o poder político concentrado nas mãos do Inca, o imperador, e sua sociedade era rigidamente hierarquizada.
    • c) seu domínio se estendia ao longo da Cordilheira dos Andes, ocupando parte dos atuais territórios da Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e noroeste da Argentina
    • d) um deus criador e protetor da vida e da natureza era cultuado segundo uma doutrina monoteísta e, para ele, foram construídos diversos templos.
    #121440
    Banca
    UFMG
    Matéria
    História Geral
    Concurso
    UFMG
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 7 - 

    O segundo Governo Vargas (1951-1954) caracterizou-se por forte orientação nacionalista. Entre as iniciativas que marcaram esse período, destaca-se a criação da Petróleo Brasileiro S.A., a Petrobras, mediante a Lei n. 2.004, aprovada pelo Congresso em 3 de outubro de 1953.

    É CORRETO afirmar que essa Lei

    • a) deu origem à campanha “O petróleo é nosso", o que reforçou o sentimento nacionalista entre os brasileiros e fez crescer o apoio a Vargas.
    • b) foi o estopim da crise política que levou ao suicídio de Vargas, pois a Lei deixou a distribuição do petróleo nas mãos de empresas estrangeiras.
    • c) motivou a crítica, por parte do escritor paulista Monteiro Lobato, à criação da empresa estatal de petróleo.
    • d) teve como eixo a imposição do monopólio estatal sobre a produção de petróleo, considerado condição necessária para a soberania nacional.
    #121441
    Banca
    UFMG
    Matéria
    História Geral
    Concurso
    UFMG
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 8 - 

    De 1835 a 1845, ocorreu o mais longo conflito militar interno da história do Brasil – a chamada Guerra dos Farrapos, ou Rebelião Farroupilha.

    Considerando-se esse conflito, é CORRETO afirmar que

    • a) o apelido dado aos revoltosos – farroupilhas – fazia alusão ao caráter do movimento e de seus principais líderes, oriundos das camadas populares gaúchas.
    • b) o Governo Central, a fim de possibilitar o final do conflito, atendeu a uma das principais reivindicações dos rebeldes: a libertação dos escravos negros da Província.
    • c) o movimento rebelde, com diferentes correntes internas, defendia interesses rio-grandenses – como diminuição de impostos e maior autonomia política.
    • d) os rebeldes rio-grandenses se uniram aos republicanos argentinos, com o objetivo de fortalecer as tropas, aumentar o poderio bélico e reafirmar os ideais federalistas.
    #121442
    Banca
    UFMG
    Matéria
    História Geral
    Concurso
    UFMG
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 9 - 

    “O objetivo das colônias é o de fazer o comércio em melhores condições [para as metrópoles] do que quando é praticado com os povos vizinhos, com os quais todas as vantagens são recíprocas. Estabeleceu-se que apenas a metrópole poderia negociar na colônia; e isso com grande razão, porque a finalidade do estabelecimento foi a constituição do comércio, e não a fundação de uma cidade ou de um novo império ...”
    MONTESQUIEU. Do espírito das leis (1748). São Paulo: Martin Claret, 2004. p. 387

    .Considerando-se as informações desse trecho, é INCORRETO afirmar que as colônias européias, na Época Moderna,

      • a) deveriam levar ao estabelecimento e ao incremento do comércio, regulando-se em função dos interesses recíprocos entre as colônias.
      • b) deveriam oferecer às metrópoles melhores condições de comércio que as verificadas entre os países europeus e seus vizinhos.
      • c) estariam sujeitas ao exclusivo comercial das metrópoles, cujos negócios essas colônias deveriam incrementar.
      • d) foram estabelecidas com finalidades comerciais, pois, inicialmente, não era objetivo das metrópoles fundar um novo império.
      #121443
      Banca
      UFMG
      Matéria
      História Geral
      Concurso
      UFMG
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 10 - 

      Leia este trecho:



      A partir dessa leitura e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afrmar que, nesse trecho, se expressa

      • a) a falta de consenso sobre a questão agrária, no Parlamento brasileiro, às vésperas do golpe que depôs João Goulart.
      • b) as difculdades ligadas à discussão, pelas elites urbano-industriais paulistas, do tema da reforma agrária.
      • c) o confito estabelecido entre o Movimento de Trabalhadores sem Terra (MST) e o Parlamento brasileiro.
      • d) os impasses ligados à tramitação e à discussão, pelo regime militar brasileiro, do Estatuto da Terra.
      #121444
      Banca
      UFMG
      Matéria
      História Geral
      Concurso
      UFMG
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 11 - 

      Leia estes trechos:

      I - “Assim vemos que a fé basta a um cristão. Ele não precisa de nenhuma obra para se justifcar.”

      II - “O rei é o chefe supremo da Igreja [...] Nesta qualidade, o rei tem todo o poder de examinar, reprimir, corrigir [...] a fm de conservar a paz, a unidade e a tranqüilidade do reino...”

      III - “Por decreto de Deus, para manifestação de sua glória, alguns homens são predestinados à vida eterna e outros são predestinados à morte eterna.”

      A partir dessa leitura e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afrmar que as concepções expressas nos trechos I, II e III fazem referência, respectivamente, às doutrinas

      • a) católica, anglicana e ortodoxa.
      • b) luterana, anglicana e calvinista.
      • c) ortodoxa, luterana e católica
      • d) ortodoxa, presbiteriana e escolástica.
      #121445
      Banca
      UFMG
      Matéria
      História Geral
      Concurso
      UFMG
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 12 - 

      Considerando-se os fatores que contribuíram para a longevidade do regime militar no Brasil, é CORRETO afrmar que foi de grande relevância

      • a) a combinação entre a ordem constitucional, amparada pela Constituição de 1967, e a arbitrariedade, expressa em sucessivos Atos Institucionais.
      • b) a manutenção de um sistema político representativo, com eleições indiretas em todos os níveis, exceto para a Presidência da República
      • c) o desenvolvimento econômico-social do País, acompanhado de um constante crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
      • d) o rodízio de lideranças políticas entre as Forças Armadas, por meio de eleições indiretas no âmbito do Comando Supremo da Revolução.
      #121446
      Banca
      UFMG
      Matéria
      História Geral
      Concurso
      UFMG
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 13 - 

      Os anos posteriores à Segunda Guerra Mundial foram tensos entre as grandes potências mundiais.

      Considerando-se a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e o Pacto de Varsóvia, criados nesse período, é CORRETO afrmar que

      • a) a OTAN visava a apaziguar os confitos relacionados à divisão da cidade de Berlim, bem como a proteger os países sob sua infuência econômica das ameaças de invasão externa e de confitos militares
      • b) ambos desenvolveram políticas que incentivaram a chamada Corrida Armamentista, que, durante o período da Guerra Fria, colocou o Planeta sob a ameaça de uma guerra nuclear
      • c) ambos foram estabelecidos, simultaneamente, para defender os interesses dos países que disputavam, após a Segunda Guerra, uma reordenação dos espaços europeu e americano.
      • d) os países signatários do Pacto de Varsóvia se aliaram e, para defender seus interesses fnanceiros, formaram um bloco econômico, a fm de competir com a Alemanha, a Inglaterra e os Estados Unidos.
      #121447
      Banca
      UFMG
      Matéria
      História Geral
      Concurso
      UFMG
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 14 - 

      Considerando-se a crise econômica mundial iniciada, em 1929, com a quebra da Bolsa de Nova Iorque, é CORRETO afrmar que

      • a) a Alemanha sofreu impacto imediato e violento desse evento, em razão dos laços econômicos estreitos que vinha mantendo com os Estados Unidos.
      • b) a escassez de matérias-primas e de crédito, entre outras causas do crash norte-americano, muito contribuiu, na época, para alimentar a espiral infacionária.
      • c) a URSS foi um dos países atingidos por esse evento, pois a recessão no mundo capitalista prejudicou as exportações de petróleo do país
      • d) os países da América do Sul sentiram os efeitos desse evento, devido à repatriação do capital estrangeiro anteriormente investido nessa região.
      #121448
      Banca
      UFMG
      Matéria
      História Geral
      Concurso
      UFMG
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 15 - 

      O Reinado de D. Pedro II foi marcado por ações que demonstravam o interesse da Monarquia em estimular o crescimento intelectual da nação.

      Considerando-se essa informação e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afrmar que, entre as principais ações nesse sentido, se destaca

      • a) a criação de instituições de ensino – como a Escola de Minas de Ouro Preto, que, embora voltada à formação das elites, cumpriu importante função na pesquisa e na prospecção de minerais.
      • b) a fundação do Museu da Inconfidência – um museu-escola –, que representou um ato de reparação aos mineiros pela perda, no processo de devassa da Inconfdência Mineira, de seus ilustres intelectuais.
      • c) o fnanciamento da vinda da Missão Artística Francesa, que se propôs estimular e ensinar as mais diversas formas de expressão artística a artistas brasileiros.
      • d) o resgate e proteção do Barroco Mineiro – e, conseqüentemente, de Aleijadinho, seu principal representante – como forma de valorização da produção cultural brasileira.