Simulado UFMG de História | VESTIBULAR
SIMULADO UFMG DE HISTÓRIA
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Vestibular do País, através de simulados para Vestibular, provas e questões de Vestibular.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Vestibular UFMG.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UFMG que foi organizado pela UFMG . Estas questões são de História, contendo os assuntos de Questões Internacionais: história do tempo presente, Guerra Fria e seus desdobramentos, Imperialismo e Colonialismo do século XIX, Questões Internacionais: história do tempo presente , Demandas políticas e sociais no mundo atual , Brasil Monárquico – Primeiro Reinado 1822- 1831, Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, Civilizações Pré-Colombianas: Maias, Aztecas e Incas, Era Vargas – 1930-1954, Mercantilismo e a economia de Estados ( assuntos), que foram extraídas dos Vestibular anteriores UFMG, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UFMG de História contém um total de 20 questões de Vestibular com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de História, Questões Internacionais: história do tempo presente, Guerra Fria e seus desdobramentos, Imperialismo e Colonialismo do século XIX, Questões Internacionais: história do tempo presente , Demandas políticas e sociais no mundo atual , Brasil Monárquico – Primeiro Reinado 1822- 1831, Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, Civilizações Pré-Colombianas: Maias, Aztecas e Incas, Era Vargas – 1930-1954, Mercantilismo e a economia de Estados ( assuntos), para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Vestibular UFMG.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Vestibular UFMG. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Vestibular. Se você esta estudando para ser aprovado para Vestibular não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO UFMG
Para realizar o simulado UFMG você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UFMG você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para UFMG é aqui!
- #121449
- Banca
- UFMG
- Matéria
- História Geral
- Concurso
- UFMG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
O ano de 1848 fcou célebre em razão da onda de revoluções que varreu, então, a Europa ? evento denominado Primavera dos Povos. O objetivo maior dos revolucionários de toda parte era alcançar a liberdade e combater a opressão; em algumas regiões, porém, as palavras de ordem reivindicavam, também, o fm do jugo estrangeiro, ou seja, demandavam autonomia para as nações.
Considerando-se os eventos ocorridos em 1848 e suas conseqüências, é CORRETO afrmar que,
- a) na Alemanha, se instalou, com sucesso, uma República parlamentar, que aboliu as instituições imperiais e consolidou a unidade do país.
- b) na França, se proclamou, outra vez, a República, mas Luís Napoleão Bonaparte, o Presidente eleito, instituiu, por meio de um golpe, o II Império.
- c) na Inglaterra, uma série de greves gerais colocou em xeque a Monarquia, que precisou recorrer à Lei Marcial para recobrar a ordem.
- d) na Rússia, os revolucionários ocuparam o poder durante alguns meses, o que provocou reação sangrenta e guerra civil.
- #121450
- Banca
- UFMG
- Matéria
- História Geral
- Concurso
- UFMG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Considerando-se as reduções, ou missões, jesuítico-guaranis fundadas no início do século XVII, na América do Sul, é INCORRETO afrmar que
- a) entraram em confito com os encomenderos da América Espanhola e com os bandeirantes, que penetravam na região com o objetivo de aprisionar e escravizar os indígenas.
- b) resistiram às pressões das Coroas Espanhola e Portuguesa e continuaram a existir até o fm do período colonial, tendo sido destruídas por ocasião dos movimentos de independência.
- c) se estabeleceram na região platina, em áreas fronteiriças dos Impérios Espanhol e Português, que correspondem, atualmente, a territórios do Paraguai, do nordeste da Argentina e do sul do Brasil.
- d) tinham por objetivo a cristianização dos índios guaranis, que foram concentrados em comunidades aldeãs, administradas pelos jesuítas, sob rígida organização e disciplina de trabalho.
- #121451
- Banca
- UFMG
- Matéria
- História Geral
- Concurso
- UFMG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Sob pressão do cartel de produtores de petróleo, a OPEP, o preço do produto, então baixo e, em termos reais, caindo desde a guerra, mais ou menos quadruplicou em 1973 [...] Na verdade, a gama real de futuações foi ainda mais sensacional: em 1970 o petróleo era vendido a um preço médio de 2,53 dólares o barril, mas no fm da década de 1980 o barril valia 41 dólares.
HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. O breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 459.
Considerando-se a chamada Crise do Petróleo de 1973 e seus impactos, é INCORRETO afrmar que
- a) a origem da crise foi o embargo da OPEP à exportação de petróleo, cuja intenção era a de pressionar pela desocupação do Canal de Suez.
- b) essa crise é um dos fatores que explicam a recessão econômica e o aumento do desemprego nos países centrais, em meados da década de 1970.
- c) o incremento nos preços gerou o enriquecimento súbito dos exportadores árabes e o excesso de recursos nas mãos desse grupo resultou no fenômeno dos petrodólares.
- d) os países prejudicados pela encarecimento do petróleo responderam com várias medidas, que abrangeram do racionamento de combustíveis à pesquisa de fontes energéticas alternativas.
- #121452
- Banca
- UFMG
- Matéria
- História Geral
- Concurso
- UFMG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Em meados dos anos 1950, iniciou-se, nos Estados Unidos, um vigoroso movimento pelos direitos civis dos negros, liderado, entre outros, pelo pastor Martin Luther King.
Considerando-se esse movimento, é INCORRETO afrmar que
- a) a fundação da Conferência da Liderança Cristã no Sul, uma organização de igrejas e sacerdotes negros de que participou Luther King, objetivava acabar, mediante manifestações pacífcas, com as leis de segregação.
- b) a passeata de Washington, quando King proferiu seu famoso discurso “I have a dream”, contribuiu para que a luta dos negros norte-americanos passasse a ter projeção internacional e ganhasse força no País.
- c) o método defendido por Luther King para combater o racismo e a violência contra os negros se baseava na desobediência civil, isto é, defendia a desobediência às proibições e limitações legais a que eram submetidos.
- d) o primeiro ganho político dos negros, imediatamente após a passeata de Washington, foi o direito ao voto sem restrições à escolaridade, o que tornou cidadãos todos os negros norte-americanos.
- #121453
- Banca
- UFMG
- Matéria
- História Geral
- Concurso
- UFMG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Leia estes versos:
Mataram-nos à traição quando dormiam,
E foram companheiros que os mataram
Não foi a guerra, foi o crime que os matou
Dormiam no quartel, de madrugada,
Mas a seu lado,
Em sinistra vigília,
Companheiros sem alma conspiravam,
Sem alma porque a tinham vendido
Ao estrangeiro de vestes vermelhas....
Eram os flhos malditos de Caim.
MAUL, Carlos. “Toque de Silêncio” .
É CORRETO afrmar que, nesses versos, o autor faz referência
- a) à insurreição de novembro de 1935.
- b) à Revolução Constitucionalista de 1932.
- c) à Revolução de Outubro de 1930.
- d) ao golpe civil-militar de 1964.