Simulado UFJF | Técnico de Laboratório – Biologia | CONCURSO
SIMULADO UFJF | TÉCNICO DE LABORATÓRIO – BIOLOGIA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFJF para o cargo de Técnico de Laboratório – Biologia .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca COPESE – UFJF para o concurso UFJF. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico de Laboratório – Biologia , contendo Biologia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFJF | Técnico de Laboratório – Biologia contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFJF.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #116229
- Banca
- COPESE-UFJF
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- UFJF
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Entrando no clima de investigação científica (fatos fictícios):
Um belo dia, chegando para trabalhar, a técnica de laboratório encontrou um gisgantesco buquê de flores em sua sala com um bilhete escrito “com amor” e um beijo com uma marca de batom.
Como naquela semana estava preparando para correr um gel de eletroforese, resolveu acrescentar aquela amostra de beijo impregnada no papel (CB) na sua corrida. Para isso, extraiu o DNA do beijo marcado no papel. Além disso, tratou de conseguir amostra de DNA de suas possíveis admiradoras e “suspeitas”:
I . Suspeita 1 – Sua Avó (S1)
II . Suspeita 2 – Sua Mãe (S2)
III . Suspeita 3 – Sua Chefa (S3)
IV . Suspeita 4 – Sua Namorada (S4)
V . Suspeita 5 – Sua Melhor Amiga (S5)
A imagem abaixo é representativa do gel de eletroforese com o resultado da corrida, onde foram aplicadas amostras das cinco suspeitas (S1, S2, S3, S4 e S5) e amostra controle do DNA da marca do beijo (CB):
Analisando esta imagem podemos concluir que quem enviou as flores foi:
- a) Suspeita 1 – Sua Avó (S1).
- b) Suspeita 2 – Sua Mãe (S2).
- c) Suspeita 3 – Sua Chefa (S3).
- d) Suspeita 4 – Sua Namorada (S4).
- e) Suspeita 5 – Sua Melhor Amiga (S5).
- #116230
- Banca
- COPESE-UFJF
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- UFJF
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
O que é uma hipótese científica?
- a) Uma possível resposta a uma pergunta científica formulada.
- b) Uma possível conclusão a uma pergunta formulada.
- c) A descrição de uma pergunta científica formulada.
- d) Uma verdade científica absoluta.
- e) Uma possível pergunta científica.
- #116231
- Banca
- COPESE-UFJF
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- UFJF
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
Um estudante descreveu as etapas de um experimento que ele realizou para testar se a vitamina B em excesso causa mortalidade em patos. O estudante separou 5 grupos de 10 animais que foram isolados e submetidos a uma dieta com teores diferentes de vitamina B.
Foi oferecido aos grupos 1, 2, 3, 4 e 5 uma dieta composta respectivamente por 10, 20, 30, 40 e 50 % de vitamina B. Ao final do experimento foi observado que em todos os grupos houve mortalidade de indivíduos e por isso optou-se por aceitar a hipótese inicial.
Com base nos resultados deste experimento, é CORRETO afirmar que:
- a) A hipótese inicial era que o teor de vitamina B na dieta dos patos não afeta a mortalidade dos indivíduos.
- b) A mortalidade dos indivíduos aumenta com o aumento do teor de vitamina B na dieta.
- c) A vitamina B é essencial para a alimentação dos patos.
- d) O experimento foi mal delineado, pois existe a necessidade de um grupo controle.
- e) Não existe influência da vitamina B na mortalidade dos patos.
- #116232
- Banca
- COPESE-UFJF
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- UFJF
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 4 -
No ensino da biologia os seres vivos são agrupados em níveis crescentes de organização que vão desde o nível molecular até a biosfera.
Em relação à organização biológica assinale a alternativa CORRETA:
- a) Populações são formadas por um conjunto de indivíduos que vivem em um mesmo local e são da mesma espécie ou de espécies diferentes.
- b) O conjunto de órgãos que interagem para a execução de certas funções forma os sistemas.
- c) O conjunto de populações de espécies distintas que vivem em locais diferentes forma uma comunidade.
- d) Os órgãos são a unidade morfológica e funcional dos seres vivos.
- e) Organismos da mesma espécie e de espécies diferentes formam uma população.
- #116233
- Banca
- COPESE-UFJF
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- UFJF
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
Lineu estabeleceu regras de nomenclatura para os seres vivos que são utilizados até hoje, embora com algumas modificações.
Em relação às regras de nomenclatura, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:
- a) O nome da espécie é sempre duplo.
- b) O epíteto específico deve ser escrito sempre com inicial maiúscula.
- c) A primeira palavra corresponde ao nome do gênero.
- d) O nome da espécie deve ser sempre escrito em itálico ou sublinhado.
- e) A segunda palavra especifica o gênero.
- #116234
- Banca
- COPESE-UFJF
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- UFJF
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 6 -
Lineu introduziu o sistema de classificação biológica composto por cinco categorias.
Os sistemas atuais de classificação resultam de modificações deste sistema proposto por ele, e atualmente compõe-se de sete categorias biológicas.
Assinale a alternativa abaixo que estabelece a ordem CORRETA das categorias que constam hoje nos códigos de Nomenclatura Zoológica e de Nomenclatura Botânica:
- a) Reino, Filo, Classe, Família, Ordem, Gênero e Espécie
- b) Filo, Reino, Ordem, Classe, Família, Gênero e Espécie
- c) Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie
- d) Reino, Divisão, Classe, Família, Ordem, Gênero e Espécie
- e) Reino, Classe, Divisão, Família, Gênero, Ordem e Espécie
- #116235
- Banca
- COPESE-UFJF
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- UFJF
- Tipo
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(1,0) 7 -
Para a coleta dos invertebrados bentônicos existem amostradores que são indicados para cada tipo de ambiente.
As afirmativas a seguir são relacionadas às coletas de organismos bentônicos e os diversos tipos de amostradores:
I . Em rios profundos com substrato do tipo laje rochosa recomenda-se o uso de amostrador tipo core.
II . Em lagoas com substrato coberto por vegetação recomenda-se o uso de amostrador por sucção.
III . Em riachos e rios com o substrato mais grosso (cascalho e areia) recomenda-se o uso de amostrador tipo van Veen.
IV . Em lagos e reservatórios com substrato mais fino recomenda-se o uso de amostradores tipo Petersen.
Em relação às afirmativas acima, assinale a opção VERDADEIRA:
- a) Apenas as alternativas I e II estão corretas.
- b) Apenas as alternativas II e IV estão corretas.
- c) Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.
- d) Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
- e) Todas as alternativas estão corretas.
- #116236
- Banca
- COPESE-UFJF
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- Biologia
- Concurso
- UFJF
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 8 -
A coleta de organismos zooplanctônicos é realizada com diferentes metodologias dependendo do objetivo da pesquisa. Uma vez coletados, os organismos zooplanctônicos podem ser fixados pela adição de produtos químicos ou por meio de processos físicos.
Sobre a fixação de unidades amostrais do zooplâncton, assinale a alternativa CORRETA, segundo Bicudo e Bicudo (2014):
- a) A fixação é realizada com álcool com concentração final de 5%.
- b) A fixação é realizada com álcool com concentração final de 70%.
- c) A fixação é realizada com solução de formalina com concentração final entre 3 e 4%.
- d) A fixação é realizada com solução de formalina com concentração final entre 15 e 20%.
- e) A fixação é realizada com solução de gluteraldeído com concentração final de 15%.
- #116237
- Banca
- COPESE-UFJF
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- Biologia
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- UFJF
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 9 -
Microrganismos estão em todos os lugares e são essenciais para a manutenção do planeta.
Na produção industrial temos a utilização dos seguintes microrganismos e suas seguintes aplicações, EXCETO:
- a) Acetobacter produzindo vinagre.
- b) Humulus lupulus produzindo cerveja .
- c) Lactobacillus casei produzindo coalhada.
- d) Saccharomyces cerevisae produzindo saquê.
- e) Streptococcus thermophilus produzindo iogurte.
- #116238
- Banca
- COPESE-UFJF
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- UFJF
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 10 -
Ao fazer um iogurte caseiro com leite desnatado e um pote de iogurte integral estamos:
- a) Obtendo uma cepa ATCC.
- b) Obtendo colônias isoladas.
- c) Restabelecendo uma cultura pura.
- d) Repicando em outro meio de cultura.
- e) Liofilizando nossa cultura de bactérias.
- #116239
- Banca
- COPESE-UFJF
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- Biologia
- Concurso
- UFJF
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 11 -
Queijos do tipo suíço possuem buracos típicos originados da produção de:
- a) Oxigênio pelas bactérias Claviceps.
- b) Oxigênio pelos fungos Clostridium.
- c) Gás carbônico pelos fungos do gênero Penicillium.
- d) Gás carbônico pelas bactérias do gênero Propionibacterium.
- e) Gás carbônico e oxigênio pelas bactérias do gênero Lactobacillus.
- #116240
- Banca
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- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 12 -
São características dos microrganismos, EXCETO:
- a) Todos procarióticos.
- b) Capazes de produzir S.
- c) Capazes de produzir O2.
- d) Capazes de produzir CO2.
- e) Seres mais abundantes do planeta.