Simulado UFG | Arqueólogo | CONCURSO
SIMULADO UFG | ARQUEÓLOGO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFG para o cargo de Arqueólogo.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CS-UFG para o concurso UFG . Estas questões são especificamente para o cargo de Arqueólogo, contendo Arqueologia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFG | Arqueólogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFG .
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #116437
- Banca
- CS-UFG
- Matéria
- Arqueologia
- Concurso
- UFG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
A faiança fina:
- a) é produzida desde o século XVI em Portugal e outras partes da Europa, com forte inspiração na louça chinesa, tendo sido amplamente difundida pelo mundo.
- b) é uma subcategoria da faiança, sendo a presença de uma pasta não permeável sua principal diferença em relação à faiança verdadeira.
- c) é uma invenção inglesa do século XVIII, que representou um esforço dos oleiros ingleses em buscar novos processos para substituir a faiança clássica e atingir a porcelana.
- d) é um tipo de louça, muito presente nos sítios arqueológicos históricos no Brasil, sendo utilizada para a datação absoluta dos mesmos.
- #116439
- Banca
- CS-UFG
- Matéria
- Arqueologia
- Concurso
- UFG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
As diferentes teorias da Arqueologia mostram que:
- a) a convivência de distintas correntes sem definição do campo por uma delas tem causado prejuízo e divulgação de dados incorretos, inclusive por museus de Arqueologia.
- b) os métodos de pesquisa e, portanto, de constituição da documentação arqueológica, são alterados, mas isto não influencia a forma pela qual os museus comunicam o seu resultado, pela necessidade de exposições objetivas e próximas da neutralidade científica.
- c) a adoção de distintas técnicas de escavação, seguidas com precisão, levará invariavelmente aos mesmos resultados.
- d) a Arqueologia brasileira não ressente da falta de teoria, mas a literatura referida lida com conceitos que, embora presentes, não são explicitados.
- #116440
- Banca
- CS-UFG
- Matéria
- Arqueologia
- Concurso
- UFG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
De acordo com Fabíola Andréa Silva (2009),
- a) a Etnoarqueologia é uma especialidade da Arqueologia que estuda sociedades contemporâneas para testar hipóteses, formular modelos interpretativos e teorizações sobre a relação entre as pessoas e o mundo material.
- b) a afirmação das analogias etnográficas generalizadas como método para compreender os povos do passado tem origem no século XIX e foi reforçada com o surgimento do difusionismo, do relativismo cultural e do particularismo histórico.
- c) a maioria dos trabalhos etnoarqueológicos, entre as décadas de 1960 e 1980, foi conduzida na perspectiva pós-processualista, com o objetivo de apreender os princípios gerais do comportamento humano e buscar estabelecer generalizações sobre a relação entre o homem e o mundo material.
- d) a abordagem etnográfica da Arqueologia foi aceita no período de atuação de Leroi-Gourhan (1911-1986), tendo sido descartada com o crescimento da influência norte-americana na Arqueologia.
- #116442
- Banca
- CS-UFG
- Matéria
- Arqueologia
- Concurso
- UFG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
A Arqueologia é:
- a) o estudo dos artefatos quanto à sua antiguidade, localização e matéria-prima.
- b) o estudo de toda a materialidade, apropriada ou não pelo homem.
- c) o estudo da evolução tecnológica.
- d) o estudo, por meio da cultura material, das relações sociais e transformações da sociedade.
- #116443
- Banca
- CS-UFG
- Matéria
- Arqueologia
- Concurso
- UFG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Além dos artefatos, a Arqueologia estuda ecofatos e biofatos, que são:
- a) artefatos com maior impacto na natureza e na vida humana.
- b) ligados à apropriação da natureza pelo homem.
- c) resultados da ação de animais.
- d) resultados da ação das intempéries sobre objetos produzidos pelo homem.