Processando...

Simulado UFES | Fisioterapeuta | CONCURSO

Simulado UFES | Fisioterapeuta

SIMULADO UFES | FISIOTERAPEUTA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFES para o cargo de Fisioterapeuta.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca UFES para o concurso UFES. Estas questões são especificamente para o cargo de Fisioterapeuta, contendo Fisioterapia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFES | Fisioterapeuta contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFES.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#116616
Banca
UFES
Matéria
Fisioterapia
Concurso
UFFS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Sobre recursos utilizados na fisioterapia respiratória, é INCORRETO afirmar:

  • a) Em uma criança com 9 anos de idade, diagnóstico clínico de asma, apresentando-se hipersecretiva, pode-se utilizar a drenagem autógena com o objetivo de promover a higiene brônquica.
  • b) Em um indivíduo adulto posicionado em decúbito lateral, tanto a ventilação quanto a perfusão são preferencialmente distribuídas para as partes dependentes do pulmão.
  • c) O uso da ventilação não invasiva (VNI) durante a realização dos exercícios por pacientes com cardiopatias contribui para elevar a tolerância aos esforços e reduzir a dispneia.
  • d) Durante as manobras de expiração forçada, quando o volume pulmonar diminui, os pontos de igual pressão deslocam-se para as vias aéreas mais periféricas.
  • e) Os exercícios de fluxo inspiratório controlado (EDIC) são indicados para o tratamento de adultos com pneumonia e devem ser realizados em decúbito lateral, posicionando-se o hemitórax acometido na posição infralateral.
#116617
Banca
UFES
Matéria
Fisioterapia
Concurso
UFFS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Um homem com 58 anos de idade, diagnosticado com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), foi encaminhado à reabilitação cardiopulmonar. Na avaliação fisioterapêutica inicial, apresentava-se com saturação arterial periférica de O2 igual a 94% em ar ambiente, eupneico em repouso, mas com dispneia aos pequenos esforços, sem cianose, com tosse produtiva eficaz. Após a avaliação fisioterapêutica, o paciente foi submetido a uma espirometria e foi programada a realização do teste ergoespirométrico para a mesma semana. Considerando esse caso clínico, analise as afirmativas a seguir:

I. O ciclo ativo das técnicas de respiração consiste em um ciclo de controle da respiração, exercícios de expansão torácica e técnica de expiração forçada. É um recurso fisioterapêutico que pode ser aplicado a esse paciente com o objetivo de mobilizar e eliminar o excesso de secreções brônquicas.

II. A prescrição dos exercícios para os pacientes com DPOC deve sempre ser precedida do teste ergoespirométrico para a determinação do consumo máximo de oxigênio.

III. Na espirometria, a redução do Volume Expiratório Forçado no primeiro segundo (VEF1), a redução da Capacidade Vital Forçada (CFV) e o aumento da relação VEF1/CVF caracterizam o padrão obstrutivo.

É INCORRETO o que se afirma em

  • a) I e II, apenas.
  • b) I e III, apenas.
  • c) I, II e III.
  • d) II e III, apenas.
  • e) II, apenas.
#116618
Banca
UFES
Matéria
Fisioterapia
Concurso
UFFS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Criança com 24 meses de idade, diagnóstico de fibrose cística, colonização crônica por Staphylococcus aureus, história de rinossinusite de repetição e duas internações nos últimos doze meses por infecção respiratória, sendo a última internação há dois meses, foi avaliada pelo fisioterapeuta para atendimento ambulatorial apresentando-se afebril, eupneica, com saturação de O2 igual a 96% em ar ambiente, tosse produtiva eficaz, roncos esparsos à ausculta pulmonar e presença de rinorreia. Considerando esse caso clínico, analise as afirmativas a seguir:

I. A desobstrução rinofaríngea retrógrada (DRR) pode ser empregada no tratamento desse paciente, desde que esse não apresente contraindicações para a aplicação dessa técnica.

II. A expiração lenta prolongada (ELPr) e a expiração lenta total com a glote aberta em infralateral (ELTGOL) são técnicas expiratórias lentas que podem ser utilizadas pelo fisioterapeuta nesse paciente com o objetivo de melhorar a depuração mucociliar e contribuir para a expectoração das secreções.

III. Ainda que essa criança fosse assintomática, a fisioterapia deveria ser instaurada de forma preventiva, a partir do momento em que o diagnóstico fosse estabelecido.

É CORRETO o que se afirma em

    • a) I e II, apenas.
    • b) II e III, apenas.
    • c) I e III, apenas.
    • d) I, II e III.
    • e) I, apenas.
    #116619
    Banca
    UFES
    Matéria
    Fisioterapia
    Concurso
    UFFS
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 4 - 

    Sobre a prescrição de exercícios em um Programa de Reabilitação Cardiovascular fase II, analise as afirmativas a seguir:

    I. Em um indivíduo com frequência cardíaca (FC) máxima igual a 168 bpm e FC de repouso igual a 78 bpm, a FC de treinamento será 130 bpm se forem utilizados para treinamento 60% da FC de reserva e se o cáculo for feito utilizando-se a fórmula de Karvonen.

    II. A intensidade do exercício aeróbico deve ser ajustada de acordo com o quadro clínico, a estratificação de risco e os objetivos do paciente. Se o teste cardiopulmonar estiver disponível, a frequência cardíaca (FC) de treinamento pode ser a FC observada nesse teste, até que se atinja o limiar anaeróbico.

    III. Se for realizado teste ergométrico sem análise dos gases expirados, pode-se utilizar para treinamento entre 60 e 80% da frequência cardíaca (FC) máxima alcançada ou entre 50 e 70% da FC de reserva.

    IV. Além dos exercícios aeróbicos, também devem ser realizados exercícios de fortalecimento muscular e exercícios de flexibilidade. Os exercícios de fortalecimento muscular devem ser iniciados com cargas leves, com progressão gradativa e frequência de três a cinco dias por semana.

    É CORRETO o que se afirma em

    • a) I e II, apenas.
    • b) II e III, apenas.
    • c) I, II e III, apenas.
    • d) II e IV, apenas.
    • e) I, III e IV, apenas.
    #116620
    Banca
    UFES
    Matéria
    Fisioterapia
    Concurso
    UFFS
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 5 - 

    A atuação fisioterapêutica na fibromialgia é um tema amplamente estudado, com consensos publicados por diversas entidades, como a Sociedade Alemã de Dor, a Liga Europeia Contra o Reumatismo (EULAR), a Ottawa Panel e a Associação Canadense de Reumatologia. NÃO é uma intervenção recomendada por essas entidades no tratamento da fibromialgia:

    • a) o treino de resistência aeróbica de baixa a moderada intensidade.
    • b) o fortalecimento muscular contra resistido.
    • c) a manipulação vertebral.
    • d) a balneoterapia.
    • e) a hidroterapia.
    #116621
    Banca
    UFES
    Matéria
    Fisioterapia
    Concurso
    UFFS
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 6 - 

    NÃO é um teste validado para quantificar o risco de queda de idosos:

    • a) Escala de Equilíbrio de Berg.
    • b) Índice de Barthel.
    • c) Timed Up and Go (TUG).
    • d) Teste de sentar e levantar 5 vezes.
    • e) Tinetti POMA.
    #116622
    Banca
    UFES
    Matéria
    Fisioterapia
    Concurso
    UFFS
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 7 - 

    Sobre a intervenção fisioterapêutica em mulheres com neoplasia mamária, é INCORRETO afirmar:

    • a) A protrusão e a elevação do ombro são alterações posturais características após a mastectomia.
    • b) A radioterapia aplicada na região axilar pode gerar limitação de amplitude de movimento quando resulta em fibrose subcutânea com fixação da musculatura subjacente.
    • c) Quando ocorre lesão dos nervos peitoral, torácico longo e toracodorsal durante a mastectomia, a paciente pode apresentar atrofia dos músculos peitoral maior e latíssimo do dorso.
    • d) A Fisioterapia Complexa Descongestiva é o método mais indicado para o tratamento do linfedema pós-mastectomia e consiste numa tétrade composta por drenagem linfática manual, enfaixamento compressivo, elevação do membro superior e cinesioterapia específica.
    • e) Quando a reconstrução mamária não for possível, as mulheres podem ser orientadas a utilizar uma prótese externa acoplada ao sutiã para equiparar o peso entre as mamas e reequilibrar a postura.
    #116623
    Banca
    UFES
    Matéria
    Fisioterapia
    Concurso
    UFFS
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 8 - 

    As diretrizes para o tratamento da incontinência urinária de esforço (IUE) incluem, como primeira linha de intervenção, o treinamento dos músculos do assoalho pélvico (TMAP). Recomenda-se a aplicação diária de exercícios com intensidade e duração suficientes, porém, realisticamente viáveis e integrados às atividades cotidianas. Sobre o TMAP, é INCORRETO afirmar:

    • a) O objetivo do TMAP é melhorar o mecanismo de suporte intrínseco para prevenir a perda na IUE associada ao aumento da pressão intra-abdominal.
    • b) É fundamental treinar tanto a contração quanto o relaxamento voluntários dos músculos do assoalho pélvico.
    • c) O TMAP aumenta a força e a resistência, além de promover a contração involuntária para suportar repentinos aumentos de pressão intra-abdominal.
    • d) O TMAP supervisionado e intensivo resulta em recuperação completa ou melhora considerável dos sintomas e da função muscular em mulheres com IUE, que podem ser confirmadas objetivamente pelo exame urodinâmico.
    • e) O TMAP não desencadeia efeitos adversos ou colaterais.
    #116624
    Banca
    UFES
    Matéria
    Fisioterapia
    Concurso
    UFFS
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 9 - 

    Paciente J. F. C., 42 anos, mecânico de automóveis, foi encaminhado à Clínica Escola da UFES com o diagnóstico clínico de “Síndrome do Impacto” no ombro esquerdo. Ele apresenta postura Sway Back (antepulsão da pelve) e refere dor entre 90º e 110º de abdução do ombro no plano escapular, principalmente se a abdução for associada à rotação externa glenoumeral. Considerando esse caso clínico, é CORRETO afirmar:

    • a) O provável tipo de impactação é o Impacto Subacromial.
    • b) Provavelmente, a bursa subacromial do paciente está sofrendo impactação.
    • c) O provável local de dor do paciente é a região anterior do ombro esquerdo.
    • d) O paciente se beneficiaria de exercícios de alongamento da cápsula posterior do ombro esquerdo.
    • e) O fortalecimento do músculo peitoral menor esquerdo do paciente poderá ajudar a corrigir as alterações biomecânicas associadas aos sintomas.
    #116625
    Banca
    UFES
    Matéria
    Fisioterapia
    Concurso
    UFFS
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 10 - 

    No exame físico de uma paciente com condromalácia femoropatelar bilateral, o fisioterapeuta observou planos articulares dos joelhos medializados, evidenciando anteversão femoral bilateral, e leve anteversão pélvica. Durante o apoio médio da marcha, os quadris entram em rotação interna, levando à pisada pronada. Considerando esse caso clínico, é INCORRETO afirmar:

    • a) Durante a marcha, é provável que esteja ocorrendo uma compressão dinâmica entre a patela e o côndilo medial do fêmur da paciente.
    • b) Devem ser aplicadas técnicas de inibição muscular sobre o tensor da fáscia lata e sobre o reto femoral da paciente.
    • c) É fundamental realizar o treino de recrutamento seletivo e fortalecer as fibras posteriores do glúteo médio e os rotadores externos da paciente.
    • d) A paciente pode se beneficiar de um treino em superfícies instáveis para restabelecer a função estabilizadora dos músculos coxofemorais.
    • e) Na prescrição de exercícios, deve-se levar em consideração que há maior estresse femoropatelar em cadeia cinética fechada aos 90º de flexão de joelho e, em cadeia cinética aberta, aos 75º de flexão de joelho.
    #116626
    Banca
    UFES
    Matéria
    Fisioterapia
    Concurso
    UFFS
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 11 - 

    Sobre a prática de atividades físicas durante a gestação, analise as afirmativas a seguir:

    I. O peso ao nascer não é impactado de maneira clinicamente significativa pelos programas de exercícios pré-natais.

    II. Embora o exercício pré-natal seja seguro para o feto, a evidência atual indica que o exercício não é suficiente para proteger a criança contra doenças cardiometabólicas.

    III. A atividade física pré-gravidez ou nas primeiras semanas de gravidez reduz o risco de desenvolvimento de diabetes mellitus gestacional.

    IV. Exercícios físicos durante a gestação estão associados à prevenção de incontinência urinária e à redução dos sintomas de depressão no pós-parto.

    É CORRETO o que se afirma em

    • a) I, III e IV, apenas.
    • b) III e IV, apenas.
    • c) II, III e IV, apenas.
    • d) I e II, apenas.
    • e) I, II, III e IV.
    #116627
    Banca
    UFES
    Matéria
    Fisioterapia
    Concurso
    UFFS
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 12 - 

    A respeito dos efeitos de um programa de reabilitação sobre a plasticidade neural, é INCORRETO afirmar:

    • a) Os comportamentos motores devem ser realizados sempre no mesmo contexto ambiental, para permitir constante aprendizado motor.
    • b) Após intervenção fisioterapêutica, há aumento da mielinização e neurônios saudáveis assumem a função em áreas onde ocorreu a lesão.
    • c) Representações corticais são criadas e mantidas durante o aprendizado motor e, à medida em que um comportamento motor aprendido se torna mais automático, essas representações são reduzidas em tamanho.
    • d) Para fornecer aprendizado motor adequado, os programas de reabilitação devem incluir exercícios domiciliares consistentes e significativos.
    • e) Para satisfazer as condições da adaptação neural, os comportamentos motores devem ser repetitivos, direcionados por metas, integrados a atividades funcionais e realizados ao longo do tempo, com um número crescente de eventos coincidentes.
    #116628
    Banca
    UFES
    Matéria
    Fisioterapia
    Concurso
    UFFS
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 13 - 

    Uma das deficiências observadas na marcha dos pacientes hemiparéticos é a hiperextensão de joelho na fase de apoio. Sobre essa deficiência, analise as afirmativas a seguir:

    I. A ativação prematura do tríceps sural prejudica a incursão anterior da tíbia e leva à hiperextensão do joelho.

    II. A hiperextensão do joelho pode ser um mecanismo compensatório para propiciar um membro estável para o suporte de peso corporal, na falta de controle motor adequado.

    III. Uma órtese suropodálica mais rígida, que mantenha o tornozelo em leve dorsiflexão, previne a hiperextensão de joelho.

    É CORRETO o que se afirma em

    • a) I e II, apenas.
    • b) II, apenas.
    • c) II e III, apenas.
    • d) I, apenas.
    • e) I, II e III.
    #116629
    Banca
    UFES
    Matéria
    Fisioterapia
    Concurso
    UFFS
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 14 - 

    O atendimento fisioterapêutico aos cerebelopatas apresenta algumas particularidades devido à incapacidade e/ou à dificuldade na adaptação ambiental e no aprendizado motor que esses pacientes apresentam. Sobre as diretrizes para o atendimento a pacientes cerebelopatas, é INCORRETO afirmar:

    • a) O treino deverá ser limitado às tarefas mais úteis para o paciente e, de preferência, ser realizado em seu ambiente de vivência, como em sua residência ou trabalho.
    • b) Para o aprendizado motor de movimentos rápidos e multiarticulares são necessárias mais repetições que para o aprendizado de movimentos lentos e monoarticulares.
    • c) Para os pacientes que precisam de maior suporte na marcha, a prescrição de andador articulado sem rodas é mais segura que a prescrição de andador com rodas dianteiras.
    • d) O uso de caneleiras reduz temporariamente a dismetria, podendo esse recurso ser usado nas atividades de vida diária essenciais do paciente.
    • e) O paciente apresenta melhor controle distal se o membro tiver apoio externo ou se estiver em cadeira cinética fechada, e pior controle quando está livre no espaço.
    #116630
    Banca
    UFES
    Matéria
    Fisioterapia
    Concurso
    UFFS
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 15 - 

    Criança de 10 anos de idade, há 7 semanas caiu numa rampa de skate e sofreu fratura proximal da tíbia Salter-Harris tipo II (fratura fisária que se estende à metáfise). Como não havia desvio significativo, o tratamento médico foi feito com imobilização gessada cruropodálica por 6 semanas. Após esse período, a imobilização foi convertida para bota suropodálica, permitiu-se marcha com muletas e descarga de peso parcial, e a criança foi encaminhada para a Fisioterapia. Hoje, a criança relata dor na região anterior do joelho quando descarrega peso, mas não há sinais flogísticos no local, apenas edema residual no tornozelo e no pé. A criança está frequentando a escola e quer voltar a brincar na praça com os amigos. A mãe relata que a criança tem andado sem as muletas em casa, a despeito da recomendação médica e apesar do desconforto. Em relação às condutas fisioterapêuticas aplicáveis a esse caso, é CORRETO afirmar:

    • a) O fisioterapeuta pode orientar a retirada das muletas, já que a marcha sem muletas está sendo bem tolerada pela criança, para que a marcha livre interrompa a progressão da fraqueza muscular, da perda proprioceptiva, da perda de equilíbrio e do descondicionamento físico causados pelo excesso de imobilização.
    • b) Durante as sessões, o fisioterapeuta pode retirar a bota suropodálica e fazer o fortalecimento excêntrico do tríceps sural, com faixa elástica, para promover a produção de sarcômeros em série e o consequente alongamento muscular.
    • c) Devido aos seus efeitos osteogênicos, o laser terapêutico de baixa potência e o ultrassom de baixa intensidade podem ser usados para acelerar a consolidação óssea da tíbia.
    • d) Os treinos proprioceptivo e de equilíbrio devem ser iniciados o quanto antes e, preferencialmente, de forma lúdica e atrativa para a criança, como andar de skate, por exemplo.
    • e) A hidroterapia em piscina aquecida não é indicada neste momento, uma vez que o paciente apresenta edema residual.