Simulado UFES | Fisioterapeuta | CONCURSO
SIMULADO UFES | FISIOTERAPEUTA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso UFES para o cargo de Fisioterapeuta.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca UFES para o concurso UFES. Estas questões são especificamente para o cargo de Fisioterapeuta, contendo Fisioterapia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado UFES | Fisioterapeuta contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso UFES.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #116631
- Banca
- UFES
- Matéria
- Fisioterapia
- Concurso
- UFFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Paciente M. B. D., sexo feminino, 48 anos de idade, profissional autônoma da área de marketing digital, foi diagnosticada há seis meses com Artrite Reumatoide, após procurar auxílio médico devido à febre baixa persistente, dor e edema nas interfalangeanas proximais e nas metacarpofalangeanas em ambas as mãos. Hoje, relata rigidez matinal, fraqueza muscular e dor nas mãos, que piorou nas últimas semanas, avaliada com a intensidade 7 numa escala de 0 a 10 e que a está impedindo de trabalhar ao computador. Nessas condições, NÃO é uma conduta fisioterapêutica indicada para esse caso clínico:
- a) Prescrição de órtese de repouso para punho e dedos.
- b) Orientação para repouso relativo.
- c) Crioterapia.
- d) Calor superficial.
- e) Ondas curtas pulsáteis.
- #116632
- Banca
- UFES
- Matéria
- Fisioterapia
- Concurso
- UFFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
As medidas preventivas conduzidas na abordagem fisioterapêutica em grupo de indivíduos com osteoporose podem ser divididas em três níveis de prevenção. A respeito das ações preventivas adotadas pela equipe de saúde para prevenção da osteoporose, analise as afirmativas a seguir:
I. A promoção de campanhas educativas de incentivo à prática de atividades físicas na infância e na adolescência e de incentivo a check-ups periódicos a partir da quarta década de vida para verificação dos níveis hormonais é uma forma de prevenção primária.
II. A implementação de programa de exercícios isotônicos em padrão extensor em idosos osteoporóticos para evitar desenvolvimento de hipercifose torácica é uma forma de prevenção secundária.
III. A implementação de exercícios aquáticos que reduzem o risco de fratura por estresse durante a atividade em idosos osteoporóticos é uma forma de prevenção terciária.
É CORRETO o que se afirma em
- a) I e II, apenas.
- b) I e III, apenas.
- c) I, apenas.
- d) II e III, apenas.
- e) I, II e III.
- #116633
- Banca
- UFES
- Matéria
- Fisioterapia
- Concurso
- UFFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
É consenso que o exercício excêntrico deve fazer parte do plano de tratamento fisioterapêutico nas tendinopatias crônicas. Sobre o exercício excêntrico, é INCORRETO afirmar:
- a) Recomenda-se que o exercício excêntrico seja precedido por alguma modalidade de aquecimento, como bicicleta estacionária, por exemplo.
- b) O exercício excêntrico deve evoluir primeiro em velocidade, depois em carga.
- c) O exercício excêntrico deve ser realizado sem dor e desconforto para o paciente.
- d) Após o exercício excêntrico pode ser aplicado gelo para prevenir resposta inflamatória pós-exercício.
- e) O teste de Uma Repetição Máxima que precede o exercício excênctrico não deverá ser feito até que o paciente esteja assintomático.
- #116634
- Banca
- UFES
- Matéria
- Fisioterapia
- Concurso
- UFFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
As distrofias musculares são um conjunto de doenças genéticas caracterizadas por fraqueza muscular progressiva, deterioração das fibras musculares e regeneração parcial dessas fibras com deposição de tecido fibroso e gorduroso intramuscular. Sobre a distrofia muscular de Duchenne, é INCORRETO afirmar:
- a) A ausência da proteína distrofina no miócito predispõe à ruptura da membrana plasmática durante a contração muscular, principalmente excêntrica.
- b) Os principais grupos musculares encurtados ao longo da evolução da doença são: tríceps sural, adutores de quadril e flexores de joelho.
- c) A principal causa de morte é a insuficiência respiratória, a partir da fase adulta.
- d) Entre 8 e 12 anos de idade, os pacientes passam a necessitar do uso de cadeira de rodas.
- e) O exercício submáximo não é prejudicial e pode contribuir para a manutenção da função física, caso o paciente não se exercite até o ponto de fadiga acentuada.
- #116635
- Banca
- UFES
- Matéria
- Fisioterapia
- Concurso
- UFFS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
A avaliação da criança com paralisia cerebral e o estabelecimento do diagnóstico funcional conduzem o processo de tomada de decisão clínica do fisioterapeuta. Com base no modelo de Classificação Internacional de Funcionalidade, analise as afirmativas a seguir:
I. Atividade e participação podem ser avaliadas por meio dos testes GMFM (Gross Motor Function Measure) e PEDI (Pediatric Evaluation of Disability Inventory).
II. Deficiências das estruturas e funções neuromusculoesqueléticas do paciente podem ser avaliadas diretamente por meio da Escala de Ashworth, de goniometria e de testes de função muscular.
III. Utilização de órteses e de dispositivos de marcha podem ser considerados fatores ambientais facilitadores.
É CORRETO o que se afirma em
- a) I e II, apenas.
- b) I e III, apenas.
- c) II, apenas.
- d) II e III, apenas.
- e) I, II e III.