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Simulado UEG de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado UEG de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO UEG DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso UEG.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da UEG que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores UEG, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado UEG de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso UEG.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso UEG. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO UEG
Para realizar o simulado UEG você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado UEG você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para UEG é aqui!


#171692
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(1,0) 1 - 

Leia os trechos da música a seguir.

Chopis Centis

Mamonas Assassinas

Eu di um beijo nela

E chamei pra passear

A gente fomos no shopping

Pra mode a gente lanchar

Comi uns bicho estranho

Com um tal de gergelim

Até que tava gostoso

Mas eu prefiro aipim

Quanta gente

Quanta alegria

A minha felicidade

É um crediário

Nas Casas Bahia

[...]

Esse tal Chópis Cêntis

É muicho legalzinho

Pra levar as namoradas

E dar uns rolézinhos

Quando eu estou no trabalho

Não vejo a hora de descer dos andaime

Pra pegar um cinema do Schwarzenegger

Tombém o Van Daime

[...]

Composição: Dinho / Júlio Rasec.

Disponível em: https://www.letras.mus.br/mamonas-assassinas/24144/. Acesso em: 04 nov. 2020.

A música do grupo Mamonas Assassinas apresenta uma linguagem coloquial que discorre sobre trabalho na construção civil e passeio no shopping center para ir ao restaurante e ao cinema. Dessa forma, é possível perceber que se trata de um discurso de um trabalhador de classe desprivilegiada.

Os versos “A minha felicidade / É um crediário / Nas Casas Bahia” e “Quando eu estou no trabalho / Não vejo a hora de descer dos andaime / Pra pegar um cinema do Schwarzenegger / Tombém o Van Daime” demonstram uma atitude negativa em relação ao trabalho e a evasão pelo consumo, expressando, desse modo, o seguinte conceito sociológico:

  • a) Trabalho como vocação, de Max Weber.
  • b) Trabalho alienado, de Karl Marx.
  • c) Solidariedade orgânica, de Émile Durkheim.
  • d) Comunismo primitivo, de Karl Marx.
#171693
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(1,0) 2 - 

Karl Marx (1818-1883), Émile Durkheim (1858-1917) e Max Weber (1864-1920) são considerados os três autores clássicos da Sociologia. Essa ciência foi consolidada no século XIX tendo esses autores desenvolvido ideias e conceitos fundamentais para essa forma de conhecimento. Cada um deles expressou concepções distintas que estabeleceram as bases das principais escolas sociológicas desenvolvidas posteriormente. Segundo Marx, a sociedade

  • a) é como um organismo vivo, em que cada órgão possui uma função para reproduzir a ordem social; já Durkheim considera que a sociedade é constituída pelo conjunto das ações sociais individuais; enquanto Weber considera que a sociedade é uma totalidade, síntese de múltiplas determinações.
  • b) é uma totalidade fundamentada pelas relações entre classes sociais; já Durkheim considera a sociedade como um organismo em que cada órgão tem sua função para a coesão social; enquanto Weber considera que a sociedade é constituída pelas ações sociais carregadas de sentido para os indivíduos.
  • c) moderna tem como forma típica o capitalismo; já Durkheim considera que a sociedade é composta por indivíduos de diferentes aptidões que são interdependentes entre si; enquanto Weber considera que a sociedade capitalista foi desenvolvida historicamente, determinada pelas lutas de classe.
  • d) é determinada pelos conflitos entre as classes sociais; já Durkheim considera que a sociedade é constituída pela soma das ações individuais; enquanto Weber considera que a sociedade é como um organismo vivo, em que cada órgão possui uma função para reproduzir a coesão social.
#171694
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(1,0) 3 - 

A filosofia contemporânea é demarcada pelo surgimento de novas correntes de pensamento a partir de meados do século XIX, a exemplo do positivismo, do materialismo histórico-dialético e do existencialismo, as quais têm entre seus representantes, respectivamente:

  • a) Martin Heidegger, Hegel e John Locke.
  • b) Nietzsche, David Hume e Immanuel Kant.
  • c) Jean-Paul Sartre, Karl Marx e Friedrich Engels.
  • d) Augusto Comte, Karl Marx e Sören Kierkegaard.
#171695
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(1,0) 4 - 

A filosofia desenvolve-se na Grécia antiga. Com Pitágoras de Samos (séc. V a.C) passa a ser reconhecida como “amizade, amor pelo conhecimento”. A filosofia provocou uma profunda mudança na forma de pensar os diversos aspectos da vida.
Assim, com a sua emergência:

  • a) ocorre a racionalização da consciência mítica e sua passagem para a consciência filosófica.
  • b) o mito e o logos (razão), antes separados, são unidos para gerar o pensamento científico.
  • c) os gregos perdem o sentido do universo, mas criam uma nova religião.
  • d) a explicação racional dá lugar às explicações fantasiosas e deístas.
#171696
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(1,0) 5 - 

Observe a imagem a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://www.google.com/url?sa=... 605276508077000&source=images&cd=vfe&ved=0CAQQtaYDahcKEwi4iP6Vl_3sAhUAAAAAHQAAAAAQaw. Acesso em: 12 nov. 2020.

Em relação à demografia de um país, a população tende a crescer num ritmo desacelerado à medida que as fases demonstradas na figura vão ocorrendo. A taxa de natalidade e a taxa de mortalidade estão diretamente relacionadas às condições socioeconômicas da população e podem indicar o grau de desenvolvimento da nação, além de indicar as políticas que devem ser adotadas. Sobre essas taxas, verifica-se que:

  • a) nos países pobres, a taxa de natalidade é geralmente baixa, assim como a taxa de mortalidade, pois esses encontram-se na fase 3 do gráfico.
  • b) quando a taxa de natalidade é elevada, a população do país tende a aumentar de forma proporcional, fruto de crescimento vegetativo.
  • c) o alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de um país está diretamente relacionado ao aumento da taxa de fertilidade.
  • d) o crescimento vegetativo ou natural corresponde à diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.
#171697
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(1,0) 6 - 

Observe a figura a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/30019680. Acesso em: 12 nov. 2020.

A Terra não é um todo homogêneo, pois é composta por camadas que se diferenciam pela espessura, temperatura, densidade e materiais que as compõem, o que constitui a estrutura geológica do planeta. Sobre essa estrutura do planeta Terra, verifica-se que

  • a) o núcleo interno é a camada mais volumosa da Terra, na qual têm origem os movimentos tectônicos e sísmicos.
  • b) a crosta é a camada mais superficial da Terra, e é composta por rochas graníticas, mostrando-se homogênea.
  • c) o conjunto das crostas continental e oceânica, chamado de Litosfera, constitui a esfera rígida do planeta.
  • d) o manto é a camada central da Terra e divide-se em manto externo e manto interno, composto por ferro e níquel.
#171698
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(1,0) 7 - 

Leia o texto e observe a figura a seguir.
As curvas de nível (ou isoípsas) são linhas que unem os pontos do relevo que têm a mesma altitude. Traçadas num mapa, permitem a visualização tridimensional do relevo. Quanto maior a declividade (inclinação) do relevo, mais próximas as curvas de nível se apresentam no mapa; quanto menor a declividade, maior o afastamento entre elas. [...]
MOREIRA, J. C; SENE, E de. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. Ed. atualizada. São Paulo: Scipione, 2007, p. 30.

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: ww2.uefs.br/geotec/topografia/apostilas/topografia(11).html. Acesso em: 16 nov. 2020.
Considerando as informações apresentadas no texto, a leitura da figura e o fato de que os números presentes na representação topográfica são indicativos de altitude, nota-se que a área delimitada na figura com a letra X representa

  • a) um campo de mineração.
  • b) uma depressão topográfica.
  • c) uma elevação topográfica.
  • d) uma área de agricultura.
#171699
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(1,0) 8 - 

Leia o texto a seguir.
A jovem Raphaella Gondim, 17 anos, é aluna do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Salvador. Devido à pandemia de Covid-19 e à suspensão das aulas presenciais em toda Bahia no período, a estudante resolveu usar o tempo livre para desenvolver uma ideia que já pairava por sua cabeça há cerca de dois anos: um biocombustível a base de banana. Raphaella está no 3º ano do ensino médio na modalidade Integrada do curso de Química. Ela conta que ao estudar sobre biocombustíveis encontrou em propriedades da polpa da banana da prata um potencial para transformar a biomassa em etanol e criar um combustível sustentável.
Adolescente desenvolve projeto de biocombustível a partir da banana: 'fruta mais desperdiçada do Brasil e do mundo'. Disponível em: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2020/11/12/adolescente-desenvolve-projeto-de-biocombustivel-a-partir-da-banana-fruta-mais-desperdicada-do-brasil-e-domundo.ghtml. Acesso em: 12 nov. 2020. (Adaptado).
O aumento do consumo de energia na sociedade atual e a demanda crescente por novas fontes de energia são uma realidade constante vivida em vários países. A diversificação da matriz energética, como a ideia citada no texto, é fundamental para assegurar o desenvolvimento dos países. Sobre as fontes de geração de energia, tem-se o seguinte:

  • a) os biocombustíveis, como o etanol, são considerados uma fonte de energia limpa, pois não produzem resíduos.
  • b) os combustíveis fósseis são tipos de biocombustíveis, visto que têm origem orgânica e são formados ao longo do tempo.
  • c) o petróleo constitui uma fonte de energia renovável, pois as jazidas da camada “pré-sal” reabastecem os poços petrolíferos.
  • d) as fontes de energia podem ser renováveis, como a biomassa e as hidrelétricas, e não renováveis, como o gás natural e o petróleo.
#171700
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(1,0) 9 - 

Leia o texto a seguir.
Diante do surto de varíola de 1904, o presidente Rodrigues Alves decretou a vacinação obrigatória contra a doença – jornais e panfletos produzidos pela população insatisfeita começaram a circular na cidade, acusando Oswaldo Cruz de despotismo sanitário e de ser um cientista “desligado da realidade do país”. Os opositores do presidente afirmavam que essa era uma forma truculenta de impor a vacinação e que deveria ser uma decisão pessoal vacinar-se ou não. Já descontente com as ações precedentes da campanha sanitária e da reforma urbanística que a prejudicava, a população rebelou-se, agredindo os vacinadores.
TASINAFO, C. R.; FREITAS NETO, J. A. de. História Geral e do Brasil. São Paulo: Harbra, 2006. p. 578.
O texto descreve o clima político que antecedeu a Revolta da Vacina. Diante da crise, o presidente Rodrigues Alves

  • a) eximiu-se, deixando toda responsabilidade a cargo de Oswaldo Cruz.
  • b) decretou estado de sítio e revogou a obrigatoriedade da vacinação.
  • c) acionou a Guarda Nacional, impondo pela força a vacinação obrigatória.
  • d) renunciou o governo, como tentativa de pacificar os populares rebelados.
#171701
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(1,0) 10 - 

Leia o texto a seguir.
Passante, não chores a minha morte. Se eu vivesse, tu estarias morto.
Disponível em: www.wikipedia.org/epitafio. Acesso em: 03 nov. 2020.
O texto citado é um epitáfio que a tradição popular atribuiu a Robespierre. Esse epitáfio, como documento de uma memória coletiva, revela a

  • a) imagem de um déspota sanguinário, que foi responsável direto pela implantação do período de terror revolucionário na França.
  • b) consciência popular do esforço do líder dos jacobinos em avançar as mudanças sociais durante a Revolução Francesa.
  • c) mentalidade crítica em relação à Reação Termidoriana, que acabou com a ditadura jacobina e condenou Robespierre à morte.
  • d) indignação de Robespierre com todos os traidores da alta burguesia (os girondinos), que impediram a radicalização da Revolução.
#171702
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(1,0) 11 - 

Leia o texto a seguir.
Marx, Freud, Einstein, todos transmitiram a mesma mensagem para a década de 20: o mundo não era o que parecia ser. Os sentidos, cujas percepções empíricas moldaram as nossas ideias de tempo e espaço, certo e errado, lei e justiça, e a natureza do comportamento do homem não eram confiáveis. Além disso, a análise marxista e freudiana se juntaram para minar, cada uma a sua maneira, o sentimento de responsabilidade pessoal e de dever para com o código da verdadeira moral, que era o centro da civilização europeia do século XIX.
JOHNSON, P. Tempos modernos. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1990. p. 9.
A obra do filósofo alemão Karl Marx contribuiu para minar o sentimento de responsabilidade pessoal com o código moral vigente na sociedade europeia ao mostrar que

  • a) o conhecimento das ciências humanas baseado nas percepções dos sentidos deveria ser substituído pelo conhecimento empirista das ciências naturais.
  • b) o modelo de sociedade baseado nas premissas do certo e do errado deveria dar lugar ao modelo em que o próprio indivíduo definiria seu código moral.
  • c) a violência das guerras e das revoluções não deveria ser o parâmetro para se pensar a organização de um novo modelo ideal de sociedade.
  • d) a moral burguesa que criou os códigos jurídicos expressava o interesse ideológico de uma classe e não a verdadeira justiça social igualitária.
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(1,0) 12 - 

Leia o texto a seguir.
O vínculo entre os legionários e o comandante começou progressivamente a assimilar-se ao existente entre patrão e cliente na vida civil: a partir da época de Mário e Sila, os soldados procuravam os seus generais para a reabilitação econômica, e os generais usavam os soldados para incursões políticas. Os exércitos tornaram-se instrumentos de comandantes populares e as guerras começaram a ser aventuras privadas de cônsules ambiciosos.
ANDERSON, P. Passagens da antiguidade ao feudalismo. Porto: Afrontamento, 1976. p. 80.
Essa definição da guerra como uma “aventura privada de cônsules ambiciosos” pode ser aplicada no conflito bélico em que

  • a) Cipião derrotou o general Aníbal, de Cartago, na Segunda Guerra Púnica.
  • b) César invadiu e conquistou a região da Gália, parte da atual França.
  • c) Crasso combateu a rebelião de escravos liderada pelo gladiador Espártaco.
  • d) Cláudio atravessou o perigoso Canal da Mancha e conquistou a Bretanha.
#171704
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(1,0) 13 - 

Observe a charge a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

A charge é uma leitura crítica e bem humorada de qual episódio da história do Brasil?

  • a) A instauração de um golpe militar, em 1964.
  • b) A renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961.
  • c) A tentativa de impedir a posse de João Goulart, em 1961.
  • d) A instauração do Estado Novo por Getúlio Vargas, em 1937.
#171705
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(1,0) 14 - 

A titulação permanganimétrica é usada em análise química quantitativa para a determinação do teor de íons Fe2+. Uma das reações químicas que ocorre durante o procedimento é representada pela seguinte equação química:
MnO4 - (aq) + 5Fe2+ (aq) + 8H+ (aq) → Mn2+ (aq) + 5Fe3+ (aq) + 4H2O(l)
Em relação a essa equação química, verifica-se que o

  • a) manganês é reduzido, passando do estado de oxidação (Nox) -1 para +2, enquanto o oxigênio é oxidado, passando do estado de oxidação 0 para -2.
  • b) manganês é oxidado, passando do estado de oxidação (Nox) +7 para +2, enquanto o ferro é reduzido, passando do estado de oxidação +2 para +3.
  • c) hidrogênio é oxidado, passando do estado de oxidação (Nox) +1 para 0, enquanto o oxigênio é reduzido, passando do estado de oxidação -1 para -2.
  • d) manganês é reduzido, passando do estado de oxidação (Nox) +7 para +2, enquanto o ferro é oxidado, passando do estado de oxidação +2 para +3.
#171706
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(1,0) 15 - 

O bicarbonato de amônio é um “agente fermentador” comum usado na indústria de panificação, sendo relatado seu uso em pães cozidos no vapor e para regular o tamanho de poros de waffle. Esse composto reage durante a mistura e repouso da massa e se decompõe totalmente a 60 ºC, formando os gases amônia e dióxido de carbono, além de água. O bicarbonato de amônio é mais recomendado para produtos com baixa umidade.
Disponível em: sciencedirect.com/topics/agricultural-and-biological-science/ammonium-bicarbonate. Acesso em: 3 nov. 2020.
A equação química que representa a reação de decomposição do bicarbonato de amônio é dada por:

  • a) NH4HCO3(s) + HCl(aq) → NH4Cl(aq) + H2O(l) + CO2(g)
  • b) H2CO3(s) → CO2(g) + H2O(l)
  • c) NH4HCO3(s) → CO2(g) + NH3(g) + H2O(l)
  • d) NH4HCO3(s) → NH4HCO3(aq) + NH3(g)