Simulado Tribunal de Contas dos Municípios do Pará | MPCM | CONCURSO
SIMULADO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO PARÁ | MPCM
INSTRUÇÕES
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado de concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso público da(o) MPCM.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões de concurso da banca CETAP para o concurso MPCM. Estas questões são especificamente do assunto Tribunal de Contas dos Municípios do Pará da matéria Controle Externo e foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto seus gabaritos são os oficiais da banca.
ESTATÍSTICA
O simulado de Tribunal de Contas dos Municípios do Pará contém um total de 4 questões de concursos com um tempo estimado de 12 minutos para sua realização. O assunto abordado é Tribunal de Contas dos Municípios do Pará da banca CETAP do concurso MPCM.
RANKING
Realize o simulado Tribunal de Contas dos Municípios do Pará até o final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu desempenho perante ao dos seus concorrentes. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no Ranking.
Bons Estudos! Simulado de Concurso é aqui!
- #47078
- Banca
- CETAP
- Matéria
- Tribunal de Contas dos Municípios do Pará
- Concurso
- MPC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Ao Tribunal de Contas dos Municipios do Estado do Pará, orgão de controle externo da gestao de recursos públicos municipais, compete, nos termos da Constituição do Estado e na forma do art. Tda Lei Complementarn.0084/2012, exceto:
- a) Expedir medidas cautelares necessarias ao resguardo do patrimonio público, do ordenamento juridico e ao efetivo exercicio do controle externo, objetivando a efetividade das decisões doTribunal.
- b) Apreciar as contas de governo anualmente prestadas pelos Prefeitos e sobre elas emitir parecer prévio, no prazo de duzentos dias, contados do seu recebimento
- c) Apreciar os balancetes e documentos dos orgãos sujeitos a sua jurisdição, na periodicidade estabelecida no Regimento Interno.
- d) Fiscalizar a aplicação de recursos repassados pelo Municipio a pessoas juridicas de direito público ou privado, a qualquer titulo.
- e) Julgar as contas da Mesa Diretora das Câmaras Municipais.
- #47079
- Banca
- CETAP
- Matéria
- Tribunal de Contas dos Municípios do Pará
- Concurso
- MPC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
O art. 188 do Regimento Interno do Tribunal de Contas dos Municipios do Estado do Para determina que e obrigatória a audiencia do Ministério Público de Contas, entre outros indicados no Regimento ou por deliberação do Plenário, nos processos de:
I- inspeção ordinária e extraordinária.
II-denúncias.
III- admissão de pessoal, concessão de aposentadoria e pensões.
IV- recursos e pedidos de revisão.
V- Termo de Ajustamento de Gestão.
Após a analise dos itens anteriores, marque a unica alternativa correta:
- a) Todos os itens estão corretos.
- b) Apenas os itens I, II, III e IV estão corretos.
- c) Apenas os itens II, III e V estão corretos.
- d) Apenas os itens I e V estão errados.
- e) Apenas o item IV está errado.
- #47080
- Banca
- CETAP
- Matéria
- Tribunal de Contas dos Municípios do Pará
- Concurso
- MPC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
No que diz respeito a Lei Organica do Ministério Público de Contas dos Municipios do Estado do Para, LC 86/2013, e correto afirmar:
- a) Dentre os orgãos auxiltares do Ministerio Público de Contas inclui-se o Conselho Superior do Ministerio Público de Contas dos Municipios
- b) Dentre os orgão da Administração Superior do Ministerio Público de Contas dos Municipios incluem-se os Sub- procuradores de Contas dos Municipios.
- c) Aos servidores do quadro do Ministério Públicos de Contas dos Municipios do Estado do Para não se aplica a Lei 5.810/1994, e sim as regras do seu Regimento Interno.
- d) O Secretario, os Diretores e os demais servidores que compõe o Anexo I da LC 86/2013 receberao salarios dissociados daqueles do Tribunal de Contas dos Municipios do Estado do Para.
- e) A estrutura administrativa do Ministerio Público de Contas dos Municipios do Estado do Para e composta de Secretaria, Departamento Administrativo e Financeiro e Departamento de Gestão Operacional.
- #47081
- Banca
- CETAP
- Matéria
- Tribunal de Contas dos Municípios do Pará
- Concurso
- MPC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Pode-se afirmar sobre a LC 84/2012 - Lei Organica do Tribunal de Contas dos Municipios do Estado do Pará:
- a) Das decisões proferidas pelo Tribunal podem ser interpostos apenas Recurso de Revisao e Embargos de Declaração.
- b) Dos despachos de mero expediente cabe Agravo.
- c) O Ministério Público de Contas não pode interpor recurso.
- d) Os recursos previstos são Recurso Ordinário, Embargos de Declaração e Agravo, cabendo ainda, contra decisão definitiva do Tribunal o pedido de revisão.
- e) Não é possivel o Tribunal determinar medida cauteiar no início de apuragão, e sim no curso dela.