Simulado TRE-RS | Analista Judiciário – Administrativa | CONCURSO
SIMULADO TRE-RS | ANALISTA JUDICIÁRIO – ADMINISTRATIVA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso TRE-RS para o cargo de Analista Judiciário – Administrativa.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CESPE para o concurso TRE-RS. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Judiciário – Administrativa, contendo Direito Penal que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado TRE-RS | Analista Judiciário – Administrativa contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso TRE-RS.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #118557
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Direito Penal
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Acerca dos crimes contra a administração pública, assinale a opção correta.
- a) Comete o crime de peculato de uso o funcionário público que se apropria, para uso momentâneo, de objeto material de que tem a posse em razão do cargo e, após a sua utilização, o devolve intacto.
- b) Agente que auxilia condenado por crime de prisão simples, concedendo abrigo com fim de ocultá-lo dos policiais, comete o crime de favorecimento real.
- c) As ofensas proferidas, ou a negativa em acompanhar o policial, ou em abrir a porta, não são suficientes para a tipificação do delito de resistência.
- d) Dar causa à instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), imputando falsamente a prática de crime, tipifica o crime de denunciação caluniosa.
- e) Os policiais civis que, em função do cargo, exigem dinheiro do proprietário de um veículo furtado, que foi recuperado, cometem o crime de corrupção passiva.
- #118558
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Direito Penal
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Detração é o cômputo ou desconto que deve ser feito na pena, a partir do período em que houve privação da liberdade provisoriamente. Com relação à detração penal, assinale a opção correta.
- a) A prisão civil em sentido estrito foi contemplada com a possibilidade da detração.
- b) A internação em hospital de custódia não pode ser objeto de detração, tendo em vista o silêncio da lei.
- c) A prisão administrativa não pode ser objeto de detração, pois não tem natureza penal.
- d) A prisão provisória no estrangeiro não pode ser objeto de detração, pois o processo não está no Brasil.
- e) A internação em casa de saúde, com finalidade terapêutica, deve ser contemplada com a detração.
- #118559
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Direito Penal
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Um agente alvejou vítima com disparo e, embora tenha iniciado a execução do ilícito, não exauriu toda a sua potencialidade lesiva ante a falha da arma de fogo empregada, fugindo do local do crime em seguida.
Nessa situação hipotética, a atitude do agente configura
- a) tentativa perfeita ou crime falho, pois a execução foi concluída, mas o crime não se consumou.
- b) arrependimento eficaz, uma vez que ele, após ter esgotado todos os meios de que dispunha, evitou que o resultado acontecesse.
- c) crime impossível por absoluta ineficácia do meio empregado para a realização do crime visado.
- d) tentativa imperfeita, pois ele não conseguiu praticar todos os atos executórios necessários à consumação, por interferência externa.
- e) a desistência voluntária, pois ele, voluntariamente, desistiu de prosseguir na execução.
- #118560
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Direito Penal
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Em relação à imputabilidade penal, assinale a opção correta.
- a) Será isento de pena o agente que, por embriaguez habitual, não for capaz de entender o caráter ilícito do fato.
- b) Para definir a maioridade penal, a legislação brasileira seguiu o sistema biopsicológico, ignorando o desenvolvimento mental do menor de dezoito anos de idade.
- c) A embriaguez não acidental e culposa exclui a imputabilidade no caso de ser completa.
- d) Os menores de dezoito anos de idade, por presunção legal, são considerados inimputáveis somente nos casos de possuírem plena capacidade de entender a ilicitude do fato.
- e) Se a embriaguez acidental for completa, acarretará a irresponsabilidade penal.
- #118561
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Direito Penal
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Nessa situação hipotética, Marcelo cometeu os crimes de
- a) abuso de autoridade e falsidade ideológica, e José praticou o crime de desobediência.
- b) abuso de autoridade e falsificação de documento público, e José cometeu o crime de desobediência.
- c) abuso de autoridade e falsidade ideológica, e José cometeu o delito de resistência.
- d) violência arbitrária e falsidade ideológica, e José praticou o delito de desobediência.
- e) violência arbitrária e falsificação de documento público, e José praticou a infração penal de resistência.
- #118562
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Direito Penal
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Mário, chefe e advogado do escritório onde Caio trabalhava como estagiário, mandou-o oferecer a José, servidor de uma serventia judicial, o valor de R$ 1.000 em espécie, para que José não juntasse aos autos de um processo petição protocolada pela parte adversa. José aceitou a oferta, deixou de juntar a peça processual aos autos, mas a propina, que deveria ser paga posteriormente, não foi paga.
No que se refere à situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.
- a) Mário cometeu o crime de corrupção ativa na modalidade tentada e José, o crime de corrupção passiva consumada, sendo Caio isento de pena nesse caso.
- b) Caio e Mário cometeram o crime de corrupção ativa e José, o crime de corrupção passiva, todos na modalidade consumada.
- c) Caio e Mário cometeram o crime de corrupção ativa, mas a conduta de José não é considerada crime.
- d) Caio e Mário cometeram o crime de corrupção passiva na modalidade tentada e José, o de corrupção ativa, também na modalidade tentada.
- e) Mário cometeu o crime de corrupção ativa e José, o crime de corrupção passiva, ambos na modalidade consumada, não tendo Caio cometido nenhum crime, uma vez que agiu em obediência hierárquica.
- #118563
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Direito Penal
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Em relação às penas, assinale a opção correta.
- a) Poderá ser substituída por pena restritiva de direitos a pena privativa de liberdade aplicada a réu reincidente, anteriormente condenado pela prática do crime de lesões corporais culposas e sentenciado a pena de cinco anos de reclusão pela prática de homicídio culposo.
- b) Não se admite que o condenado a prisão em regime fechado execute trabalho externo.
- c) A pena de reclusão será cumprida em regime fechado, semiaberto ou aberto; a de detenção, por sua vez, será cumprida em regime semiaberto ou aberto, vedada a transferência para o regime fechado.
- d) De acordo com o CP, o condenado a pena de seis anos de reclusão poderá cumpri-la em regime semiaberto, ainda que seja reincidente.
- e) A pena de multa aplicada de forma isolada, injustificadamente inadimplida pelo condenado, poderá ser convertida em pena privativa de liberdade.
- #118564
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Direito Penal
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A respeito dos efeitos da condenação, da ação penal e das causas de extinção da punibilidade previstas no Código Penal (CP), assinale a opção correta.
- a) Constitui efeito extrapenal automático da condenação pela prática do crime de corrupção passiva a perda do cargo ocupado por servidor, desde que a pena aplicada ao condenado seja igual ou superior a um ano.
- b) O prazo decadencial de seis meses para a propositura de queixa-crime por crime para o qual se prevê ação penal privada tem início na data em que ocorrer o fato contra o ofendido, independentemente do dia em que tenha tido conhecimento da identidade do autor do crime.
- c) A perda do cargo público imposta na sentença penal condenatória, como efeito extrapenal, possui efeitos permanentes, contudo não implica impossibilidade de investidura em outro cargo público.
- d) As causas de extinção da punibilidade que atingem a pretensão executória eliminam todos os efeitos penais de eventual sentença condenatória, não podendo ser pressuposto da reincidência tampouco ser usada como título executivo judicial na área cível.
- e) A anistia destina-se a um indivíduo determinado, condenado irrecorrivelmente, podendo, assim como o indulto, ser concedida de forma total ou parcial.
- #118565
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Direito Penal
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Se a lei não exige nenhum resultado material ou naturalístico, contendo-se com a ação ou omissão do agente, a infração penal é classificada, ,quanto ao resultado, como:
- a) de mera conduta.
- b) formal.
- c) de perigo.
- d) de ação única.
- e) simples.
- #118566
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Direito Penal
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A pena de interdição temporária de direitos NÃO inclui:
- a) proibição do exercício de mandato eletivo.
- b) suspensão de autorização ou de habilitação para dirigir veículo.
- c) proibição do exercício de profissão, atividade ou ofício que dependam de habilitação especial, de licença ou autorização do poder público.
- d) proibição de frequentar determinados lugares.
- e) proibição de se ausentar da casa de albergado aos sábados e domingos.
- #118567
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Direito Penal
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Quanto ao crime de exercício arbitrário das próprias razões, somente se procede mediante queixa se
- a) cometido por ascendente, descendente, cônjuge ou irmão da vítima.
- b) não há emprego de violência.
- c) cometido para satisfazer pretensão legítima.
- d) visa a recuperar coisa própria que se acha em poder de terceiro por determinação judicial.
- e) não há dano ao patrimônio público.
- #118568
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Direito Penal
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Constitui forma qualificada do crime de violação de sigilo funcional:
- a) quebrar o sigilo fiscal ou bancário, fornecendo, ilegalmente, dados referentes a contribuintes, correntistas e investidores.
- b) utilizar-se, indevidamente, do acesso restrito a sistema de informações da Administração Pública.
- c) permitir, mediante empréstimo de senha, o acesso de pessoas não autorizadas a banco de dados da Administração Pública.
- d) revelar o conteúdo de proposta de concorrência pública, ou facilitar-lhe a revelação.
- e) revelar fato de que tem ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo, resultando da ação dano à Administração Pública.
- #118569
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Direito Penal
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Sobre a pena de MULTA prevista no Código Penal, é INCORRETO afirmar que
- a) deve ser paga dentro de 10 (dez) dias depois do trânsito em julgado da sentença.
- b) se converte em pena de detenção, quando o condenado solvente deixa de pagá-la ou frustra a sua execução.
- c) sua cobrança pode ser efetuada mediante desconto no salário do condenado, quando aplicada isoladamente.
- d) sua execução será suspensa se sobrevém ao condenado doença mental.
- e) se cobrada mediante desconto no salário, não deve incidir sobre os recursos indispensáveis ao sustento do condenado e de sua família.
- #118570
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Direito Penal
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
"A", médico, determina à enfermeira que seja ministrado veneno ao paciente, e ela o faz, acreditando tratar-se de medicamento, verificando-se a morte da vítima. Nesse caso há
- a) cooperação dolosamente distinta.
- b) participação sucessiva, em relação à enfermeira.
- c) concurso de agentes.
- d) autoria imediata, em relação ao médico.
- e) autoria mediata, em relação ao médico.
- #118571
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Direito Penal
- Concurso
- TRE-RS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Dentre os casos de extraterritorialidade incondicionada da lei penal, previstos no Código Penal, NÃO se incluem os crimes cometidos:
- a) contra a fé pública da União.
- b) contra o patrimônio de autarquia ou fundação instituída pelo Poder Público.
- c) contra a administração pública, por quem está a seu serviço.
- d) em aeronaves ou embarcações brasileiras.
- e) contra a vida ou a liberdade do Presidente da República.