Simulado TRE-MT | Analista Judiciário – Análise de Sistemas | CONCURSO
SIMULADO TRE-MT | ANALISTA JUDICIÁRIO – ANÁLISE DE SISTEMAS
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso TRE-MT para o cargo de Analista Judiciário – Análise de Sistemas .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CESPE para o concurso TRE-MT. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Judiciário – Análise de Sistemas , contendo Engenharia de Software que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado TRE-MT | Analista Judiciário – Análise de Sistemas contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso TRE-MT.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #119067
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Engenharia de Software
- Concurso
- TRE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 1 -
Considere as seguintes etapas de um processo do tipo desenvolvimento orientado a testes (TDD).
I Implementar funcionalidade e refatorar.
II Identificar nova funcionalidade.
III Executar o teste.
IV Escrever o teste.
V Implementar a próxima parte da funcionalidade.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta em que essas etapas devem ser realizadas.
- a) I; IV; III; II; V
- b) IV; III; II; I; V
- c) IV; III; II; I; V
- d) II; IV; III; I; V
- e) IV; II; III; I; V
- #119068
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Engenharia de Software
- Concurso
- TRE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 2 -
A técnica de refactoring
- a) resulta em melhoramento do código, pois promove, a cada iteração, uma limpeza no código-fonte e alteração semântica da lógica.
- b) apresenta a desvantagem de exigir uma nova alteração no código existente a cada novo requisito criado, mesmo na parte do código que tenha relação com esse requisito.
- c) é usada para aumentar a complexidade do código a cada iteração, com o intuito de garantir e aumentar a segurança do código.
- d) tem o objetivo de permitir grandes alterações no código a cada iteração no sentido de melhorar a qualidade do código.
- e) permite a reestruturação de códigos de maneira disciplinada e compatível com os métodos ágeis e é uma prática fundamental da XP (eXtreme Programming).
- #119069
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Engenharia de Software
- Concurso
- TRE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 3 -
Assinale a opção correta acerca de métricas de qualidade de software.
- a) O uso de números ou frequências de elementos que compõem o software e que aparecem, por exemplo, em gráficos de controle ou na transição de estados, é feito por medições com métricas externas.
- b) A confiabilidade somente pode ser medida por meio de métrica externa.
- c) A recuperabilidade somente pode ser medida mediante métrica interna.
- d) Métricas internas podem ser aplicadas a um produto de software não executável, como, por exemplo, uma especificação ou código fonte.
- e) Métricas internas medem atributos internos e não podem ser indicadoras de atributos externos, que são medidos por meio de métricas de comportamentos.
- #119070
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Engenharia de Software
- Concurso
- TRE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 4 -
O diagrama da UML 2.0 que descreve os passos a serem percorridos para a conclusão de uma atividade específica e que pode ser representado por um método com certo grau de complexidade, por um algoritmo ou por um processo completo é denominado
- a) comunicação.
- b) sequência.
- c) atividades.
- d) interação geral.
- e) processos.
- #119071
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Engenharia de Software
- Concurso
- TRE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
No que se refere à modelagem orientada a objetos, assinale a opção correta.
- a) No processo de encapsulação, toda a informação é empacotada sob um nome, podendo ser reutilizada com uma especificação ou componente de programa.
- b) Em uma herança, as subclasses se tornam mais genéricas e a junção de todas as subclasses resultam na superclasse.
- c) Entidades externas, diferentemente das ocorrências, podem ser classificadas como objetos
- d) Na característica serviços necessários, o objeto em potencial será útil durante a análise somente se a informação sobre ele precisar ser lembrada para que o sistema possa funcionar.
- e) O polimorfismo está diretamente associado a um atributo por meio de uma referência a subclasse.
- #119072
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Engenharia de Software
- Concurso
- TRE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 6 -
Em um projeto ágil em que se utiliza Scrum, a criação e a estimação de tarefas cabe ao
- a) gerente de projeto.
- b) product owner.
- c) time de desenvolvimento.
- d) Scrum master.
- e) time de desenvolvimento, ao Scrum master e ao product owner, em conjunto.
- #119073
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Engenharia de Software
- Concurso
- TRE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
É correto afirmar que o termo metáforas de interface está associado a um modelo conceitual
- a) fundamentado na ideia de conversação entre uma pessoa e um sistema.
- b) com base em objetos que define como esses objetos são utilizados em determinado contexto.
- c) desenvolvido para ser semelhante, de alguma forma, a aspectos de uma entidade física, embora apresente comportamento e propriedades próprias.
- d) embasado na ideia de possibilitar às pessoas explorar e pesquisar informações valendo-se de sua experiência em realizar tais tarefas com mídias já existentes.
- e) embasado em atividades de manipulação de objetos e navegação por espaços virtuais que explorem o conhecimento que os usuários têm de como realizá-las no mundo físico.
- #119074
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Engenharia de Software
- Concurso
- TRE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 8 -
No Scrum, uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software, um Sprint
- a) é uma lista que contém todas as funcionalidades desejadas para um produto.
- b) consiste em um problema que surge durante um ciclo e que impede a equipe de trabalho de finalizar alguma história.
- c) é um artefato utilizado pela equipe para apresentar o trabalho que deve ser implementado pela equipe de desenvolvimento.
- d) é um item do product backlog que representa parte do produto a ser implementado e deve conter uma descrição detalhada do que será implementado.
- e) representa um ciclo de trabalho, ou seja, a cada Sprint, um conjunto de requisitos é implementado.
- #119075
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Engenharia de Software
- Concurso
- TRE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 9 -
Em desenvolvimento de sistemas, a linguagem padrão usada para especificar, visualizar, documentar e construir artefatos de um sistema e que apresenta, como vantagem, a visualização gráfica, que torna o entendimento do sistema mais fácil para o ser humano, denomina-se
- a) UML.
- b) SQL.
- c) Scrum.
- d) LISP.
- e) C.
- #119076
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Engenharia de Software
- Concurso
- TRE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 10 -
Em se tratando de orientação a objetos, a característica relacionada à possibilidade de que métodos da classe pai sejam implementados de formas distintas em cada classe filha é conhecida como
- a) propriedades.
- b) sobrecarga.
- c) polimorfismo.
- d) encapsulamento.
- e) método.
- #119077
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Engenharia de Software
- Concurso
- TRE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 11 -
No que se refere a classes do tipo interface, assinale a opção correta.
- a) As operações especificadas pela interface devem ser oferecidas pelos objetos que a implementaram.
- b) Esse tipo de classe herda as características e o reaproveita o código de outra classe.
- c) É possível o acesso direto aos métodos de classes desse tipo.
- d) Apenas uma das classes poderá implementar os métodos da interface.
- e) O conjunto de operações especificado por essas classes pode gerar erros de compilação.
- #119078
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Engenharia de Software
- Concurso
- TRE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 12 -
É possível acessar os atributos privados de um objeto por meio apenas de seus métodos de acesso públicos. Essa característica dos objetos, relevante para o desenvolvimento orientado a objeto, é denominada
- a) polimorfismo.
- b) overloading ou sobrecarga.
- c) encapsulamento.
- d) método de herança múltipla.
- e) método de herança.
- #119079
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Engenharia de Software
- Concurso
- TRE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 13 -
Assinale a opção que apresenta corretamente um requisito não funcional de projetos de desenvolvimento de sistemas.
- a) plataforma Java
- b) cálculo do imposto a reter
- c) cálculo da quantidade de horas por tarefa
- d) tela de login
- e) validação de níveis de acesso do funcionário logado
- #119080
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Engenharia de Software
- Concurso
- TRE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 14 -
Após o recebimento do projeto de um cliente, é necessário, na primeira fase do desenvolvimento do sistema, entender o que deve ser feito e o que se espera obter como resultado desse sistema. Essa fase denomina-se
- a) elaboração do orçamento.
- b) desenvolvimento de casos de uso.
- c) levantamento de requisitos.
- d) alocação de recursos.
- e) elaboração do cronograma.
- #119081
- Banca
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- Engenharia de Software
- Concurso
- TRE-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 15 -
Com referência a testes de software, assinale a opção correta.
- a) Testes de regressão são realizados somente durante a manutenção do software.
- b) O teste de integração deve ser realizado logo após os testes individuais de unidades, obrigatoriamente por equipes diferentes da equipe de desenvolvimento.
- c) O teste de unidade tem foco na menor unidade de um sistema, um programa. Testes em funções, procedimentos ou métodos não são considerados testes de unidade.
- d) O teste alfa é conduzido pelo cliente em seu ambiente de uso final.
- e) Testes de sistema não podem explorar requisitos não funcionais.