Processando...

Simulado Tipos de Controle | Concursos Diversos | CONCURSO

Simulado Tipos de Controle | Concursos Diversos

SIMULADO TIPOS DE CONTROLE | DIVERSOS

INSTRUÇÕES

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado de concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso público da(o) Diversos.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões de concurso da banca Diversas para o concurso Diversos. Estas questões são especificamente do assunto Tipos de Controle da matéria Controle Externo e foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto seus gabaritos são os oficiais da banca.

ESTATÍSTICA
O simulado de Tipos de Controle contém um total de 4 questões de concursos com um tempo estimado de 12 minutos para sua realização. O assunto abordado é Tipos de Controle da banca Diversas do concurso Diversos.

RANKING
Realize o simulado Tipos de Controle até o final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu desempenho perante ao dos seus concorrentes. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no Ranking.

Bons Estudos! Simulado de Concurso é aqui!


#46953
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Tipos de Controle
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Sobre os Controles Externo e Interno no Brasil, tem-se que

  • a) o Tribunal de Contas da União e o Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro são integrados, respectivamente, por 7 e 9 Conselheiros.
  • b) não abrangem a aplicação de subvenções ao terceiro setor, tendo em vista o caráter social desse tipo de repasse.
  • c) os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário devem manter um sistema de controle interno integrado.
  • d) o exercício do controle das operações de crédito compete ao Controle Externo, mas não ao Controle Interno.
  • e) sua área de atuação se limita às pessoas físicas e jurídicas públicas.
#46955
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Tipos de Controle
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

Assinale a única opção errada. Na atualidade, classificam-se os controles de acordo com o seguinte:

  • a) Quanto ao aspecto controlado (natureza do controle): i) legalidade - confronto de um ato administrativo com as disposições normativas relativas a ele - ex.: verificação, por parte de autoridade superior, da conformidade dos procedimentos licitatórios adotados, com vista à homologação ou não do certame; ii) mérito (legitimidade e economicidade) - verificação da conveniência e da oportunidade de um ato administrativo - ex.: o exame da conveniência e da oportunidade da construção de estádio; ou iii) resultados - busca confirmar ou não se um ato administrativo alcançou o resultado esperado e o por que disso - ex.: o levantamento do número de crianças vacinadas em determinada campanha.
  • b) Quanto à natureza do controlador: i) administrativo - exercido pela Administração sobre seus próprios atos e sobre os atos dos que lhes são hierarquicamente subordinados - ex.: revogação de ato administrativo; ii) parlamentar (ou legislativo) - exercido pelo Poder Legislativo sobre os atos da Administração Pública - ex.: o controle exercido pelas controladorias, tribunais e conselhos de contas das diversas esferas da federação; ou iii) judicial - exercido pelo Poder Judiciário sobre a legalidade ou não dos atos da Administração - ex.: ação judicial de licitante contra ato do pregoeiro.
  • c) Quanto á localizacao do controlador (origem/extensão do controle): i) interno - exercido por órgãos do próprio Poder cujos atos se pretende controlar - ex.: o exercido pela auditoria interna de um ente da administração indireta; ou ii) externo - quando o fiscalizador se situa em Administração diversa daquela cujo ato se pretende controlar - ex.: o controle do Judiciário sobre os atos administrativos do Legislativo.
  • d) Quanto à forma (iniciativa) de instauração: i) de ofício - executado pela própria Administração no regular exercício de suas funções - ex.: um administrador revoga um procedimento licitatório de unidade administrativa sob sua subordinação hierárquica, em que se verifica algum vício insanável; ou ii) por provocação - exercido devido à interferência de terceiro - ex.: recurso apresentado a autoridade administrativa por pessoa que se depara com ato ilegal da Administração.
  • e) Quanto ao momento do exercício (oportunidade): i) prévio - exercido antes de consumar-se a conduta administrativa - ex.: o Tribunal de Contas examina um edital de licitação assim que da sua publicação; ii) simultâneo (ou concomitante) - exercido à medida em que determinado ato vai-se desenvolvendo - ex.: fiscalização exercida ao longo da execução de uma obra; ou iii) posterior - exercido sobre atos já concluídos - ex.: exame das contas prestadas por um gestor público.
#46956
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Tipos de Controle
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

No âmbito do Governo Federal o órgão central que deve exercer a supervisão técnica dos órgãos que compõem o Sistema de Controle Interno e o Sistema de Correção e das unidades de ouvidoria do Poder Executivo Federal, prestando a orientação normativa necessária, e efetuando auditoria anual de avaliação de gestão dos diversos órgãos que compõem o Governo Federal é:

  • a) TCU
  • b) CGU
  • c) INSS
  • d) SESU.
  • e) Agência Reguladora.
#46957
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Tipos de Controle
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Um dos critérios para se classificar o controle baseia-se no órgão que o exerce. De acordo com esse critério,

I o controle administrativo ou executivo só pode ser exercido por iniciativa da própria autoridade competente, excluída a ação provocada pelos administrados.
II o controle legislativo ou parlamentar, exercido pelos órgãos que compõem o Poder Legislativo, alcança os demais poderes, inclusive suas administrações indiretas.
III o controle judicial, exercido tanto em relação à legalidade quanto à moralidade, restringe-se aos atos vinculados, não se aplicando aos atos discricionários.

Assinale a opção correta.

 

  • a) Nenhum item está certo.
  • b) Apenas o item II está certo.
  • c) Apenas o item III está certo.
  • d) Apenas os itens I e II estão certos.
  • e) Apenas os itens I e III estão certos.