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Simulado Teologia | CONCURSO

Simulado Teologia

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Este Simulado Teologia foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Teologia
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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#214334
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(1,0) 1 - 

O termo religião deriva do latim religio, mas a sua etimologia não tem uma única interpretação. Leia duas explicações diferentes para o sentido deste vocábulo.
"(...) aqueles que retomavam e, de alguma maneira, repercorriam tudo o que diz respeito ao culto dos deuses, foram chamados religiosos do verbo relegere, como elegante deriva de eligere [escolher]."
(CÍCERO. La natura divina (II, 28). Milano: Rizzoli, 2000, p.215.)

"Com este vínculo de piedade estamos próximos e ligados (religati) a Deus: disto tomou o nome religio, e não como Cícero interpreta, de relegendo".
(LACTÂNCIO. Le scienzedellereligioni (IV, 28). Brescia: Morcelliana, 1997, p. 286.)

Com base nos trechos citados, em relação ao sentido etimológico do vocábulo religião, analise as afirmativas a seguir.

I. O termo foi usado tanto para designar os cultos romanos como a nova fé cristã.
II. Para Cícero, só os romanos possuem a verdadeira fé e podem ser considerados religiosos.
III. Para Lactâncio, o termo religião deriva de re-ligare, que significa o que ata os homens à natureza.

Assinale:O termo religião deriva do latim religio, mas a sua etimologia não tem uma única interpretação. Leia duas explicações diferentes para o sentido deste vocábulo.
"(...) aqueles que retomavam e, de alguma maneira, repercorriam tudo o que diz respeito ao culto dos deuses, foram chamados religiosos do verbo relegere, como elegante deriva de eligere [escolher]."
(CÍCERO. La natura divina (II, 28). Milano: Rizzoli, 2000, p.215.)

"Com este vínculo de piedade estamos próximos e ligados (religati) a Deus: disto tomou o nome religio, e não como Cícero interpreta, de relegendo".
(LACTÂNCIO. Le scienzedellereligioni (IV, 28). Brescia: Morcelliana, 1997, p. 286.)

Com base nos trechos citados, em relação ao sentido etimológico do vocábulo religião, analise as afirmativas a seguir.

I. O termo foi usado tanto para designar os cultos romanos como a nova fé cristã.
II. Para Cícero, só os romanos possuem a verdadeira fé e podem ser considerados religiosos.
III. Para Lactâncio, o termo religião deriva de re-ligare, que significa o que ata os homens à natureza.

Assinale:

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • c) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
#214335
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(1,0) 2 - 

"O homem toma conhecimento do sagrado porque este se mostra como algo absolutamente diferente do profano. A fim de indicarmos o ato da manifestação do sagrado, propusemos o termo hierofania. Este termo é cômodo, pois não implica nenhuma precisão suplementar: exprime apenas o que está implicado no seu conteúdo etímológico, a saber, que algo de sagrado nos é revelado".
(ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992, p. 13.)

Com base no trecho acima, assinale a alternativa que caracteriza corretamente a concepção de hierofania.

  • a) A hierofania é a manifestação do sagrado e a percepção de sua existência em qualquer objeto, pessoa ou lugar.
  • b) A experiência religiosa e a profana são equivalentes, pois o sagrado se manifesta como hierofania, logo, como potência ordinária que atua na natureza.
  • c) Uma árvore, um lugar ou um ser humano, quando se tornam hierofanias, perdem suas características físicas e permitem perceber o sagrado em seu estado puro.
  • d) Em toda hierofania intervêm três elementos: o objeto sobrenatural, a realidade visível e o objeto mediador revestido de caráter profano.
  • e) Apenas determinados símbolos, comportamentos ou funções podem ser hierofanias, pois, para mediar a manifestação do sagrado, precisam conter um elemento transcendente inteligível.
#214336
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(1,0) 3 - 

Leia o texto a seguir:

"São raros os fenômenos mágico-religiosos que não impliquem, de uma forma ou de outra, um certo simbolismo; (... ) todo fato mágico-religioso é uma cratofania, uma hierofania, uma teofania." Entende-se por______ a manifestação da divindade em forma sensível e indica-se por um ato de potência, uma manifestação de força associada à esfera do religioso ou do sobre-humano.

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto acima.

  • a) cratofania e teofania.
  • b) hierofania e teofania.
  • c) hierofania e teopatia.
  • d) teofania e cratofania.
  • e) teofania e teopatia.
#214337
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(1,0) 4 - 

Com relação às funções culturais e religiosas do mito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O mito interpreta a realidade: oferece uma interpretação para os fenômenos naturais, legitima práticas rituais ou instituições sociais e responde às grandes indagações que os homens se colocam.
( ) O mito é uma narrativa de façanhas realizadas pelos deuses, semideuses e heróis, projetadas em um tempo originário, capaz de garantir a justificativa religiosa e a imutabilidade dos valores e formas de existência de uma comunidade.
( ) O mito é uma explicação oral dos fenômenos naturais que falseia a realidade ao envolvê-la em uma dimensão mágico- religiosa.

As afirmativas são, respectivamente,

  • a) F, V e F.
  • b) F, V e V.
  • c) V, F e F.
  • d) F, F e V.
  • e) V, V e F.
#214338
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(1,0) 5 - 

As opções a seguir exemplificam corretamente formas típicas de organização religiosa de origem judaico-cristã,à exceção de uma. Assinale-a.

  • a) Movimentos religiosos, como o gnosticismo cristão antigo.
  • b) Igrejas, como a anglicana fundada no século XVI.
  • c) Cultos, como o candomblé Ketu.
  • d) Seitas, como os grupos anabatistas da reforma radical.
  • e) Ordens monásticas, como a dos beneditinos.
#214339
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(1,0) 6 - 

"É uma visão de mundo pela qual cada coisa é permeada por um deus imanente, vale dizer que, em sua doutrina, deus é identificado com o mundo ou com o princípio que o rege".
A definição acima corresponde ao fenômeno religioso denominado

  • a) panteísmo.
  • b) deísmo.
  • c) totemismo.
  • d) animismo.
  • e) manismo.
#214340
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(1,0) 7 - 

"A conhecida frase 'a religião é o ópio do povo' é considerada como a quintessência da concepção marxista do fenômeno religioso. Embora obviamente crítico da religião, Marx leva em conta o caráter dual do fenômeno e expressa:

"A angústia religiosa é ao mesmo tempo a expressão da dor real e o protesto contra ela. A religião é o suspiro da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração, tal como o é o espírito de uma situação sem espírito. É o ópio do povo".
(Adaptado de LOW, Michael,"Marxismo e religião: ópio do povo?", in AaVv. A teoria marxista hoje. Problemas e perspectivas. São Paulo: CLACSO, 2007, pp. 2-3.)

Com base no texto acima, assinale a opção que caracteriza corretamente a posição de Karl Marx em relação à religião.

  • a) A religião é uma realidade transcendente supra-histórica.
  • b) A religião é uma manifestação do sagrado manipulada pelas classes hegemônicas.
  • c) A religião é um sistema simbólico presente em todas as culturas.
  • d) A religião e a ética calvinistas causaram a acumulação primitiva do capital.
  • e) A religião é uma forma de alienação.
#214341
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(1,0) 8 - 

Na abertura da primeira lição de seu Curso de Filosofia Positiva (1830-42), Augusto Comte enuncia a lei dos três estados e indica que, no estado teológico

  • a) os agentes sobrenaturais são substituídos por forças abstratas.
  • b) a natureza é estudada e explicada cientificamente.
  • c) os fenômenos naturais são explicados como entes ou conceitos metafísicos.
  • d) o espírito humano endereça suas pesquisas para a natureza íntima das coisas.
  • e) os homens ocupam-se em descobrir as leis efetivas dos fenômenos naturais e sobrenaturais.
#214342
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(1,0) 9 - 

Analise o trecho a seguir.
"O fiel que se comunicou com seu deus não é apenas um homem que vê novas verdades que o descrente ignora; ele é um homem que pode mais. Ele sente em si mais força, seja para suportar as dificuldades da existência, seja para vencê-las. (...) Chegamos, pois à seguinte definição: uma religião é um sistema solidário de crenças seguintes e de práticas relativas a coisas sagradas, ou seja, separadas, proibidas; crenças e práticas que unem na mesma comunidade moral, chamada igreja, todos os que a ela aderem".

(DURKHEIM, Émile. As formas elementares de vida religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p.30 e 78.)

Considerando o texto de Émile Durkheim, pode-se afirmar que a religião

  • a) é um conceito vinculado à ideia de certo ou errado, de doutrina verdadeira ou falsa.
  • b) é fruto da ação social e implica o compartilhamento de crenças e práticas coletivas.
  • c) é uma filosofia elaborada para aliviar o fardo da existência humana.
  • d) é a manifestação do sagrado que une moralmente uma comunidade e a transforma em igreja.
  • e) é um fenômeno místico irracional perceptível apenas pelo indivíduo que tem fé
#214343
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(1,0) 10 - 

"Encaro a religião como uma atitude do espírito humano, atitude que de acordo com o emprego originário do termo: religio, poderíamos qualificar a partir de uma consideração e observação cuidadosas de certos fatores dinâmicos concebidos como 'potências': espíritos, demônios, deuses, leis, ideias, ideais, ou qualquer outra denominação dada pelo homem a tais fatores; dentro de seu mundo próprio a experiência ter-lhe-ia mostrado suficientemente poderosos, perigosos ou mesmo úteis, para merecerem respeitosa consideração, ou suficientemente grandes, belos e racionais, para serem piedosamente adorados e amados".
(JUNG, C.G.Psicologia e Religião. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 10.)

A respeito da concepção junguiana da religião e sua relação com a psique humana, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

(...) Para Jung todas as religiões são válidas, na medida em que conservam imagens simbólicas advindas do inconsciente.
(...) Espíritos e deuses são manifestações da mesma potência criadora sobrenatural, traduzida em formas diversas pela psique humana.
(... ) A atitude religiosa possui uma função psíquica importante para o desenvolvimento humano, independente do credo ao qual o indivíduo adere.

As afirmativas são, respectivamente,

  • a) F, V e F.
  • b) F, V e V.
  • c) V, F e V.
  • d) F, F e V.
  • e) V, V e F.