Simulado TCM-SP | Agente de Fiscalização – Economia | CONCURSO
SIMULADO TCM-SP | AGENTE DE FISCALIZAÇÃO – ECONOMIA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso TCM-SP para o cargo de Agente de Fiscalização – Economia .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FGV para o concurso TCM-SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Agente de Fiscalização – Economia , contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado TCM-SP | Agente de Fiscalização – Economia contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso TCM-SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #101251
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCM-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Considerando o conjunto do texto 1, o título “Alterar o ECA independe da situação carcerária” representa:
- a) uma opinião que se choca com a do autor do texto;
- b) um argumento favorável à redução da maioridade penal;
- c) um contra-argumento que é explicitado no corpo do texto;
- d) uma tese apoiada em argumentos de autoridade;
- e) um argumento que se apoia na intimidação do leitor.
- #101252
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCM-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
“Nas unidades de internação de menores infratores reproduzem-se as mesmas mazelas dos presídios para adultos: superpopulação, maus-tratos, desprezo por ações de educação, leniência com iniciativas que visem à correição, falhas graves nos procedimentos de reinclusão social etc.”.
Nesse segmento do primeiro parágrafo do texto 1, o emprego da forma ETC. indica que
- a) a enumeração inclui todas as mazelas dos presídios;
- b) além das falhas graves nos procedimentos de reinclusão social há outras falhas graves em outros procedimentos que foram esquecidas;
- c) mazelas de menor importância não foram citadas;
- d) problemas de maior relevância não foram citados por não ser esse o melhor momento para fazê-lo;
- e) a lista de elementos citados não inclui a totalidade das mazelas dos presídios para adultos.
- #101253
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCM-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Na estruturação do texto 1, a função do primeiro parágrafo é:
- a) mostrar que a situação dos centros de internação de menores é caótica e que, por isso mesmo, não podem receber mais delinquentes;
- b) indicar uma crítica ao sistema penitenciário que antecipa a rejeição da redução da maioridade penal;
- c) denunciar falhas na rede de instituições do ECA, idênticas às dos adultos, a fim de que se negue força ao argumento de que a situação carcerária desaconselharia a redução da maioridade penal;
- d) apoiar a ideia de que a redução da maioridade penal não deve fazer com que menores delinquentes sejam internados junto a adultos;
- e) criticar o desapreço das autoridades diante de problemas carcerários que afetam tanto os menores quanto os adultos.
- #101254
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCM-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A linguagem empregada no texto 1 exemplifica tanto a linguagem lógica como a linguagem figurada; o segmento em que ocorrem somente casos de linguagem lógica é:
- a) “...não se separam os adolescentes pelo porte físico, porta aberta para a violência sexual”;
- b) “...locais que pavimentam a entrada de réus primários no mundo da criminalidade”;
- c) “Preservar o paternalismo e a esquizofrenia do ECA equivale a ficar paralisado diante de um falso impasse”;
- d) “No caso da criminalidade juvenil, o correto é assegurar a redução do limite da inimputabilidade...”;
- e) “...conservação e higiene são peças de ficção em 39% das unidades...”.
- #101255
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCM-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
No texto 1 há um grupo de vocábulos com sentido negativo produzido pela presença do prefixo IM/IN/I; a opção em que esse prefixo apresenta esse sentido nos dois vocábulos é:
- a) inadiáveis / internação;
- b) infratores / instituições;
- c) impropriedade / indistintamente;
- d) inexistentes / implicar;
- e) iniciativas / inimputabilidade.
- #101256
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCM-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
No texto 1, há duas oportunidades em que o autor empregou dois pontos(:):
1 – “...as mesmas mazelas dos presídios para adultos: superpopulação, maus-tratos, desprezo por ações de educação...”;
2 – “...para uma conclusão que dele se dissocia: seria contraproducente enviar jovens delinquentes...”.
Sobre essas duas ocorrências desses sinais de pontuação, a afirmação correta é:
- a) as duas ocorrências precedem enumerações;
- b) as duas ocorrências introduzem exemplificações;
- c) as duas ocorrências mostram explicações;
- d) só a primeira ocorrência introduz uma explicação;
- e) só a segunda ocorrência prepara uma explicitação.
- #101257
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCM-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
A substituição do termo destacado por um adjetivo é INADEQUADA em:
- a) “internação de menores” / internação juvenil;
- b) “peças de ficção” / peças fictícias;
- c) “mundo da criminalidade” / mundo criminal;
- d) “adequação da legislação” / adequação legislativa;
- e) “condições dos presídios” / condições presidiárias.
- #101258
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCM-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
“Nas unidades de internação de menores infratores reproduzem-se as mesmas mazelas dos presídios para adultos”; a frase abaixo em que se repete o mesmo sentido do vocábulo sublinhado é:
- a) Os menores têm mesmo que pagar por seus crimes.
- b) Os crimes são punidos pela mesma lei de antigamente.
- c) É mesmo verdade que as leis irão mudar?
- d) Os dois presídios têm as mesmas condições.
- e) As celas são abertas pela mesma chave.
- #101259
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCM-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
O texto entre aspas que exemplifica adequadamente o problema dos presídios destacados no primeiro parágrafo do texto 1 é:
- a) Superpopulação – “Os presos são divididos em vários grupos e cada grupo só tem direito a banho de sol de quinze minutos”.
- b) Maus-tratos - “Os presos são obrigados a permanecer em fila durante a revista diária e, só após o toque da sirene, podem ir para as celas”.
- c) Desprezo por ações de educação – “Os prisioneiros fazem as refeições em conjunto e nem sempre as normas de polidez à mesa são seguidas".
- d) Conservação e higiene são peças de ficção – “Ao serem libertados, os prisioneiros sofrem preconceitos quando se apresentam para empregos”.
- e) Leniência com iniciativas que visem à correição – “Os presos que se rebelam por algum motivo são levados para as solitárias, onde ficam às vezes por vários dias”.
- #101260
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCM-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Ao citar o levantamento feito pelo Conselho Nacional do Ministério Público, o autor do texto 1 tem a finalidade argumentativa de
- a) demonstrar a atualidade das informações prestadas;
- b) indicar a seriedade do tema tratado;
- c) valorizar a precisão da informação dada;
- d) mostrar a polêmica motivada pelo tema;
- e) criticar a incúria das autoridades.
- #101261
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCM-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
O segmento do texto 1 em que está ausente uma estrutura de base comparativa é:
- a) “Assim como os presídios, os centros não regeneram”;
- b) “As condições dos presídios (bem como dos centros de internação) e a violência de jovens delinquentes...”;
- c) “Nas unidades de internação de menores infratores reproduzem-se as mesmas mazelas dos presídios para adultos”;
- d) “...legislação penal a uma realidade em que a violência juvenil se impõe cada vez mais como ameaça à segurança da sociedade”;
- e) “...se o sistema penitenciário tem problemas, a rede de proteção ao menos consagrada no ECA também os tem”.
- #101262
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCM-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
“Assim como os presídios, os centros não regeneram”; a forma de reescrever-se esse período do texto 1 que mostra uma possibilidade de mudança de sentido é:
- a) os centros não regeneram, assim como os presídios;
- b) os centros, assim como os presídios, não regeneram;
- c) os presídios, tais quais os centros, não regeneram;
- d) os centros não regeneram tanto quanto os presídios;
- e) tanto os presídios quanto os centros não regeneram.
- #101263
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCM-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
A seção de jornal de onde foi retirado o texto denomina-se Opinião; no caso do texto 1, a opinião que é estruturalmente a mais importante é a de que:
- a) não se pode aceitar o argumento, contrário à redução da maioridade penal, de que a situação carcerária impede essa redução;
- b) é urgente em todo o país a melhora do sistema penitenciário e a rede de instituições do ECA;
- c) nas unidades de internação ocorre um aprendizado do crime pelos que são réus primários;
- d) o ECA é um estatuto superado, pois desconhece os próprios problemas, protegendo os menores de forma paternalista e esquizofrênica;
- e) é inadiável a obtenção de soluções apropriadas para a violência de jovens delinquentes, que só pode ser obtida pela redução da maioridade penal.
- #101264
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCM-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Em algumas passagens do texto 1 o autor emprega construções com voz passiva, o que traz a vantagem de omitir-se o agente da ação; a frase abaixo que NÃO exemplifica essa estratégia, por não estar na voz passiva, é:
- a) “...graças a uma legislação paternalista, estão a salvo de serem punidos pelas ações que praticam”;
- b) “...em 70% delas, não se separam os adolescentes pelo porte físico, porta aberta para a violência sexual”;
- c) “Nas unidades de internação de menores infratores reproduzem-se as mesmas mazelas dos presídios...”;
- d) “A realidade mostra que as ações para melhorar as condições de detentos e internos são indistintamente inexistentes”;
- e) “Esta é uma questão que precisa ser tratada no âmbito de uma reforma geral da política penitenciária...”.
- #101265
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- TCM-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
“...que seria contraproducente enviar jovens delinquentes, supostamente ainda sem formação criminal consolidada, a presídios onde, ali sim, estariam expostos ao assédio das facções”.
Nesse segmento do texto 1, a forma sublinhada indica:
- a) uma reafirmação de algo dito anteriormente;
- b) uma retificação de erro cometido pelo autor;
- c) uma observação enfática sobre um ponto argumentativo;
- d) uma oposição a outra opinião contrária;
- e) uma ironia sobre declarações do ECA.