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Simulado SP Parcerias de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado SP Parcerias de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO SP PARCERIAS DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso SP Parcerias.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SP Parcerias que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores SP Parcerias, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SP Parcerias de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso SP Parcerias.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso SP Parcerias. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO SP Parcerias
Para realizar o simulado SP Parcerias você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SP Parcerias você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para SP Parcerias é aqui!


#163127
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(1,0) 1 - 

Na análise de um determinado projeto, estão sendo consideradas as seguintes informações:
Taxa livre de risco: 7%. Taxa de retorno do mercado: 12%. Taxa de juros para capital de terceiros, antes dos impostos: 30%. Impostos: 40%. O investidor aceita utilizar como seu custo de oportunidade o retorno calculado, por CAPM, para atividades similares, que é de 15%. Capital de terceiros no total de $ 500.000,00. Capital próprio no montante de $ 500.000,00.
É correto afirmar que o

  • a) beta do projeto é de 1,8.
  • b) custo médio ponderado de capital é maior que 14%.
  • c) beta do projeto é menor que 1,5.
  • d) custo médio ponderado de capital é de 17,5%.
#163128
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(1,0) 2 - 

Considere hipoteticamente que, ao Secretário Municipal de Educação de determinado Município, está sendo imputada a prática de ato de improbidade em razão do recebimento de valores da empresa contratada para o fornecimento de merenda escolar para as unidades de ensino fundamental. De acordo com as acusações, a empresa sagrou-se vencedora na licitação com proposta que considerava a necessidade de repasse, ao administrador, de percentual do pagamento que receberia do Município, mas que estava dentro dos valores praticados pelo mercado. A narrativa dos fatos

  • a) indica prática de ato de improbidade na modalidade que gera enriquecimento ilícito do agente público, acarretando a restituição do acréscimo que experimentar em seu patrimônio.
  • b) indica que, após comprovado o enriquecimento ilícito, o patrimônio do administrador poderá ser alcançado para ressarcir o respectivo valor, não havendo medida passível de ser adotada anteriormente para garantia do referido montante.
  • c) permite que os bens do agente sejam apreendidos e leiloados cautelarmente, para ressarcimento do prejuízo, cabendo a devolução ao agente público do montante que vier a ser apurado caso venha a ser inocentado, independentemente do valor.
  • d) demonstra não estar tipificado ato de improbidade em razão da inexistência de prejuízo ao erário, considerando que a contratação se deu por valor de mercado.
#163129
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SP Parcerias
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(1,0) 3 - 

As prerrogativas e poderes conferidos à Administração direta e indireta para a consecução de suas funções, tipicamente executivas,

  • a) admitem a prática de atos que exteriorizam o exercício de parcela de funções atípicas, a exemplo da edição de decreto que extingue cargos vagos em determinado órgão cujas funções foram absorvidas por outro departamento da estrutura administrativa.
  • b) não se exteriorizam de forma equânime, considerando que o controle exercido pelo Legislativo e Tribunais de Contas sobre os atos e negócios realizados pelos entes que integram a Administração indireta e que possuem natureza jurídica de direito privado restringe-se ao exame do cumprimento da legalidade.
  • c) não excluem o exercício de funções atípicas pelos seus diversos entes, como judicante e normativa, esta última que abrange a edição de decretos autônomos pelo Chefe do Executivo, Superintendentes de autarquias e de fundações integrantes da Administração indireta.
  • d) incluem o exercício do poder de polícia, função tipicamente atribuída ao Poder Judiciário, para, em caráter excepcional, limitar os direitos dos administrados com vistas à garantia da segurança pública.
#163130
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(1,0) 4 - 

Considere hipoteticamente que tramita, em determinado Município de São Paulo, um procedimento de licitação para contratação de uma Parceria Público-Privada, precedido de procedimento de manifestação de interesse público, no âmbito do qual foram apresentados estudos por diversos autorizados, parte deles aproveitada pela Administração pública para modelagem do projeto. No curso da licitação, houve impugnação perante o Tribunal de Contas, que determinou a suspensão do procedimento sob fundamento de suposta restrição nos requisitos de habilitação, com direcionamento do certame àqueles que participaram do chamamento. Diante desse cenário, sob o ponto de vista material, dentre as análises legalmente possíveis com os elementos descritos,

  • a) é cabível defender a legalidade do procedimento no que concerne ao estabelecimento de requisitos de habilitação que priorizem, tecnicamente, a participação dos autorizados no procedimento de chamamento, considerando que estes já se mostraram efetivamente interessados no projeto, aumentando as chances de higidez da prestação material do serviço.
  • b) não se pode estabelecer requisitos de habilitação técnica ou de outra ordem que permitam inferir grau de privilégio para aqueles que participaram do chamamento público, a parte de que também inexiste vedação legal para que os autorizados participem, em condições de igualdade de competição, da licitação, ainda que tenham apresentado projetos técnicos por ocasião dos estudos.
  • c) aqueles que participaram formalmente do chamamento público não podem concorrer na licitação, por ferirem a igualdade de competição de forma presumida, considerando que tiveram acesso a informações restritas e sigilosas por parte da Administração pública, o que lhes confere vantagem na elaboração do correspondente plano de negócios.
  • d) é vedada a participação na licitação, por força de expresso dispositivo legal, dos autorizados no chamamento público que tenham apresentado estudos abrangendo modelagem econômico-financeira e, em especial, trabalhos técnicos, tais como projeto básico, por configurar presumida vantagem em relação aos demais competidores.
#163131
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(1,0) 5 - 

Aos licitantes é concedido direito de apresentação de recurso

  • a) contra as decisões proferidas nos procedimentos de licitação que possam interferir em sua esfera de direitos, conferindo-se efeito suspensivo em algumas hipóteses, como aqueles apresentados contra o julgamento de propostas.
  • b) contra a decisão de habilitação ou inabilitação dos licitantes, nos procedimentos de concorrência ou leilão, cuja apreciação se dará após o julgamento do certame.
  • c) contra as decisões proferidas em cada uma das fases do procedimento licitatório, seja quando se trata de concorrência, seja nos casos de pregão.
  • d) com concessão de efeito suspensivo, tanto nos procedimentos de concorrência, quanto de pregão.
#163132
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(1,0) 6 - 

Um estado da federação celebrou contrato de concessão patrocinada relativa a serviço público rodoviário, cabendo à concessionária a aquisição dos terrenos necessários para implantação da infraestrutura necessária. Nesse modelo de contratação,

  • a) a concessionária deverá adquirir em seu próprio nome os bens necessários à construção da rodovia, com recursos repassados pelo poder concedente, ao qual os bens reverterão ao final do contrato.
  • b) a concessionária poderá, se autorizada pelo edital e contrato, desapropriar os imóveis necessários à implantação da rodovia, os quais não perderão a condição de bens reversíveis enquanto afetados ao serviço público, mesmo que permaneçam na titularidade da contratada.
  • c) cabe ao poder concedente a aquisição direta dos bens destinados à implantação da rodovia, considerando que ficarão afetados ao serviço público de titularidade estadual e, como tal, não podem ser adquiridos por pessoa jurídica de direito privado.
  • d) o poder concedente pode dispor de aporte de recursos, desde que previsto no edital e contrato, para as obras de infraestrutura que abrangerão a aquisição de bens reversíveis, limitado a 70% do valor total do investimento a cargo da concessionária.
#163133
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(1,0) 7 - 

Em um determinado imóvel público do Município funciona uma escola municipal onde os pais dos alunos solicitaram a instalação de uma lanchonete para atendimento nos dias regulares de aulas e aos finais de semana, o que

  • a) é incompatível com a destinação de uso especial, tendo em vista que demandará a outorga de uso privativo daquele destinado à exploração da lanchonete.
  • b) não é admissível em razão da natureza de bem de uso comum do povo que predica o imóvel, porque destinado a uma unidade de ensino público.
  • c) é compatível com a destinação dada ao bem de uso especial, porque preserva a finalidade principal da unidade de ensino, configurando uso privativo de parcela restrita da área para fins de suporte aos frequentadores do equipamento público.
  • d) depende de prévia desafetação do bem público, considerando que a destinação pretendida depende do imóvel municipal estar na categoria de dominical, o que não é aderente a uma unidade de ensino.
#163134
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(1,0) 8 - 

Um empregado público de uma empresa estatal do setor de energia apresentou requerimento dirigido ao Ministério ao qual está administrativamente vinculada aquela pessoa jurídica, pleiteando que fosse estendida administrativamente à sua categoria uma gratificação recentemente concedida aos ocupantes de cargo efetivo naquele órgão e sujeitos ao regime da Lei n° 8.112/1990. O Ministro indeferiu o pedido,

  • a) não tendo referida decisão natureza de ato administrativo, considerando que se trata de indeferimento dirigido a empregado público, cujo vínculo funcional com o ente da Administração indireta é de natureza privada.
  • b) não cabendo recurso administrativo contra referida decisão, considerando que o empregado não integra a estrutura hierárquica da secretaria e que o autor da decisão é a mais alta autoridade do órgão.
  • c) o que não possui fundamento jurídico, considerando que a distinção de regimes funcionais entre cargos e empregos públicos não impede a extensão administrativa de vantagens e gratificações reciprocamente entre seus ocupantes.
  • d) sob o fundamento de que a vantagem fora estrita e regularmente concedida aos ocupantes de cargo efetivo, de acordo com o regime estatutário a que se submetem, cabendo às empresas estatais a emissão de suas decisões e deliberações, observadas as competências estabelecidas em seus atos constitutivos, que devem ser aderentes à lei que autorizou a criação das mesmas.
#163135
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(1,0) 9 - 

Ao considerarmos as estratégias da exploração de atividade econômica pelo Estado, no contexto da regulação da natureza da empresa estatal, verifica-se que

  • a) a criação de subsidiárias de empresa pública e de sociedade de economia mista independe de autorização legislativa.
  • b) existe flexibilidade, eis que a participação de sociedade de economia mista em empresa privada não precisa estar vinculada ao objeto social da empresa investida.
  • c) para a constituição de empresa pública, a correspondente autorização legal deve indicar, de forma clara, relevante interesse coletivo ou imperativo de segurança nacional.
  • d) o setor privado pode deter a maioria do capital votante da empresa pública.
#163136
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(1,0) 10 - 

Na avaliação de um projeto envolvendo autorizações do setor público, o Analista-Técnico se deparou com os seguintes dados:

Vendas:................................................................................... $ 400

Custos operacionais fixos: ..................................................... $ 80

Custos operacionais variáveis: .............................................. $ 240

LAJIR (Lucro antes de Juros e Imposto de Renda).................................................................................... $ 80

Alavancagem financeira:........................................................ 1,5

Diante desses números, o Analista-Técnico pode afirmar corretamente que o projeto apresenta alavancagem

  • a) operacional maior que 2,5.
  • b) operacional de 1,0.
  • c) financeira menor que a alavancagem operacional.
  • d) financeira maior que a alavancagem total.
#163137
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(1,0) 11 - 

Na análise de um determinado projeto, estão sendo consideradas as seguintes informações:

Taxa livre de risco: 7%.

Taxa de retorno do mercado: 12%.

Taxa de juros para capital de terceiros, antes dos impostos: 30%.

Impostos: 40%.

O investidor aceita utilizar como seu custo de oportunidade o retorno calculado, por CAPM, para atividades similares, que é de 15%.

Capital de terceiros no total de $ 500.000,00.

Capital próprio no montante de $ 500.000,00.

É correto afirmar que o

  • a) beta do projeto é de 1,8.
  • b) custo médio ponderado de capital é maior que 14%.
  • c) beta do projeto é menor que 1,5.
  • d) custo médio ponderado de capital é de 17,5%.
#163138
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(1,0) 12 - 

Um importante componente das operações de financiamento de longo prazo no Brasil é caracterizado pela Taxa de Longo Prazo (TLP), que

  • a) conta com um componente de taxa de juros pós-fixada, estabelecida em cada operação.
  • b) é calculada de acordo com metodologia definida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES.
  • c) leva em consideração, como referencial da inflação, o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M).
  • d) é aplicada com fator de ajuste para o componente prefixado, correspondente a 0,57 para o ano de 2018.
#163139
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(1,0) 13 - 

No campo do financiamento de iniciativas empreendedoras,

  • a) o Banco do Brasil atua com pessoas físicas, jurídicas e com o setor público, inserindo-se no Plano Plurianual como agente executor de políticas públicas governamentais, inclusive por meio da aplicação de fundos de financiamentos governamentais.
  • b) o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social também é um banco comercial e pode agilizar o incentivo à inovação, ao desenvolvimento regional e ao desenvolvimento socioambiental, que são prioridades para a instituição.
  • c) o Banco do Nordeste do Brasil atua como banco de desenvolvimento regional, operando majoritariamente com recursos próprios e, residualmente, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste.
  • d) a Caixa Econômica Federal é uma empresa de economia mista que desenvolve atividades bancárias de varejo, assim como exerce papel fundamental no desenvolvimento urbano do País, inclusive por meio da operação com fundos constitucionais, como o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte.
#163140
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(1,0) 14 - 

Um desafio constante para os projetos sociais é caracterizado pela sua avaliação econômica. Nesse contexto, o cálculo do custo de oportunidade

  • a) não se aplica aos projetos sociais.
  • b) se dá por meio dos custos contábeis do projeto.
  • c) pode utilizar conceitos vindos de parâmetros como o valor presente líquido e a taxa interna de retorno.
  • d) é dispensável, uma vez que os projetos sociais tratam de impactos na sociedade, não havendo o que se falar em retorno econômico.
#163141
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(1,0) 15 - 

Considere as seguintes afirmações relacionadas à incorporação do risco na avaliação de projetos de investimentos:

I. A análise de sensibilidade auxilia na identificação de parâmetros cuja alteração pode acarretar impactos na decisão sobre um determinado projeto.

II. A simulação de Monte Carlo resolve os problemas de incerteza inerentes ao projeto, garantindo a adequação da decisão do investidor.

III. A distribuição de impactos e probabilidades de eventos de risco é muitas vezes colocada em uma matriz de riscos.

IV. A análise de cenários busca identificar o impacto, no projeto, decorrente de apenas um único parâmetro de cada vez.

Está correto o que se afirma em

  • a) II e IV, apenas.
  • b) II, III e I V, apenas.
  • c) I, II, III e IV.
  • d) I e III, apenas.