Processando...

Simulado Sociólogo | CONCURSO

Simulado Sociólogo

📚 Simulado Agente de Defensoria - Cientista Social- Sociólogo gratuito | cód.26099

Não deixe a preparação para depois. Treine com o simulado Agente de Defensoria - Cientista Social- Sociólogo hoje mesmo! ⏱️

🔗 Veja mais simulados para o cargo Agente de Defensoria - Cientista Social- Sociólogo

🎯 São milhares de simulados para concursos disponíveis para você praticar e conquistar sua vaga no cargo de Agente de Defensoria - Cientista Social- Sociólogo.

🧪 Este Simulado Agente de Defensoria - Cientista Social- Sociólogo foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

🚀 Aproveite este simulado para o cargo Agente de Defensoria - Cientista Social- Sociólogo e saia na frente!


📖 Questões para o Cargo Agente de Defensoria - Cientista Social- Sociólogo

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do cargo Agente de Defensoria - Cientista Social- Sociólogo


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no cargo Agente de Defensoria - Cientista Social- Sociólogo. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre Agente de Defensoria - Cientista Social- Sociólogo


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o cargo Agente de Defensoria - Cientista Social- Sociólogo.

Ver apostilas para Agente de Defensoria - Cientista Social- Sociólogo


📢 Concursos Abertos para o Cargo Agente de Defensoria - Cientista Social- Sociólogo

Veja os concursos abertos com o cargo Agente de Defensoria - Cientista Social- Sociólogo. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para o cargo Agente de Defensoria - Cientista Social- Sociólogo


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#261837
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Em seu Manifesto Ciborgue, a filósofa norte-americana Donna J. Haraway reflete a respeito do par conceitual natural/artificial em uma lógica ciborgue:
“Imagine que você seja um pé de arroz. Você quer crescer e produzir rebentos antes que os insetos predadores cresçam e produzam rebentos para comer seus tenros brotos. Assim, você divide sua energia entre crescer tão rapidamente quanto possa e produzir toxinas em suas folhas para repelir os insetos. Agora, vamos dizer que você seja um pesquisador tentando convencer os agricultores californianos a deixar de utilizar pesticidas. Você está criando variedades de arroz que produzem mais toxinas alcaloides em suas folhas. Se os pesticidas são aplicados externamente, eles contam como sendo químicos – e grandes quantidades deles acabam nos corpos de imigrantes mexicanos ilegais que são contratados para a colheita. Se eles estão dentro da planta, eles contam como sendo naturais, mas podem acabar nos corpos dos consumidores que comem o arroz.”
Adaptado de HARRAWAY, D. “Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista”, in Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 28.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente a redefinição da relação natural/artificial proposta pela autora.

  • a) O arroz modificado geneticamente influi na constituição do corpo de seus consumidores, e complicações derivadas de agrotóxicos impactam o corpo de imigrantes mexicanos ilegais.
  • b) Na intervenção tecnológica (ciborgue), a natureza constitui os seres por intermédio de processo constante de adaptações, fruto das interações entre os seres e o meio natural.
  • c) O processo de seleção genética do arroz se fundamenta na reprodução orgânica, a única capaz de garantir a herdabilidade de caracteres competitivos.
  • d) A lógica ciborgue supera a seleção darwiniana, natural, em que os seres se auto constituem a partir de suas relações com humanos e não humanos.
  • e) A cultura ciborguiana substitui o par natural/artificial pela oposição natural/cultural, uma vez que as tecnoculturas passam a reger a história evolutiva dos seres, como no exemplo do arroz.
#261838
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A crise humanitária que recentemente atingiu a comunidade Yanomami colocou os direitos indígenas e os serviços públicos prestados a eles no centro do debate nacional.
Assinale a afirmativa correta a respeito da construção da cidadania indígena no Brasil, a partir do paradigma constitucional de 1988.

  • a) O respeito à ancestralidade dos povos tradicionais e o acesso às terras por eles povoadas desde a colonização foram assegurados pelo recurso do marco temporal de demarcação das terras indígenas.
  • b) O meio privilegiado para preservar o direito à identidade indígena foi a adoção de políticas de integração à sociedade brasileira, de modo que os indígenas passassem a gozar da totalidade dos direitos dos demais cidadãos.
  • c) Os direitos de cidadania foram reconhecidos aos indígenas, ao mesmo tempo em que foram garantidas sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam.
  • d) O Estado passou a assumir o dever de tutelar os indígenas, já que eles não são considerados plenamente capazes para os atos da vida pública, fornecendo educação moral, saúde e apoio social.
  • e) A demarcação de terras indígenas tornou-se obrigatória para o poder executivo estadual, a quem cabe homologar, mediante decreto, a demarcação realizada, considerando essa política um instrumento estratégico de combate à crise climática.
#261839
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A sociologia urbana trata da vida social e da interação humana em áreas metropolitanas em diversos momentos históricos. Em relação ao tema, é correto afirmar que

  • a) no contexto da Revolução Industrial, Max Weber e Émile Durkheim analisaram os efeitos gerados pela relação contraditória do trabalhador com o produto de seu trabalho.
  • b) para Marx, a cidade industrial foi um tipo-ideal, uma forma associativa necessária para o desenvolvimento do mercado dotada de uma comunidade com alto grau de autonomia.
  • c) no início do século XX, George Simmel estudou o impacto da industrialização urbana na vida social, identificando como sua força homogeneizadora anula as individualidades.
  • d) nos anos 1920, Robert Park e a perspectiva ecológica da Escola de Chicago abordaram a cidade como um ambiente natural e um modelo biológico, caracterizado por mecanismos de competição, simbiose e dominância.
  • e) a partir dos anos 1970, a sociologia estudou a gentrificação urbana, dinâmica pela qual imóveis e empreendimentos inicialmente destinados a pessoas de classes sociais mais altas passaram por desvalorização e abandono.
#261840
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A análise dos dados é uma das fases mais importantes da pesquisa, pois é a partir dela que são apresentados os resultados. Quanto às principais técnicas de análise de dados, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A análise de conteúdo tem uma função heurística, pois aumenta a prospecção e a descoberta, enriquecendo a tentativa exploratória, por exemplo. ( ) A estatística descritiva univariada é utilizada quando é necessário sumarizar a distribuição de uma única variável, recorrendo a gráficos ou tabelas, por exemplo. ( ) A estatística multivariada é utilizada quando diversas variáveis são medidas simultaneamente em cada elemento amostral, sendo correlacionadas entre si.
As afirmativas são, respectivamente,

  • a) F – V – F.
  • b) F – V – V.
  • c) V – F – F.
  • d) F – F – V.
  • e) V – V – V
#261841
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

A pesquisa é um processo sistemático de desenvolvimento do método científico mediante o qual o pesquisador social intenta descobrir respostas para problemas.
I. Um primeiro tipo de pesquisa busca desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, para formular problemas precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores. II. Um segundo tipo de pesquisa é realizado com o objetivo de identificar fatores determinantes para a ocorrência dos fenômenos.
Com base no trecho, assinale a afirmativa que indica corretamente os tipos de pesquisa I e II, respectivamente.

  • a) Exploratória e explicativa.
  • b) Sintética e descritiva.
  • c) Descritiva e exploratória.
  • d) Explicativa e sintética.
  • e) Conclusiva e compreensiva.