Simulado SME – SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Biologia | CONCURSO
SIMULADO SME – SP | PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO – BIOLOGIA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SME – SP para o cargo de Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Biologia.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FGV para o concurso SME – SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Biologia, contendo Biologia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SME – SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Biologia contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SME – SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #119890
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Com relação às observações feitas por duas pessoas normais, que estão vendo o mesmo objeto de um mesmo lugar e nas mesmas circunstâncias físicas, analise as afirmativas a seguir.
I. As observações não serão idênticas, porque não dependem unicamente das imagens formadas na retina, mas dependem também da experiência, do conhecimento, das expectativas e do estado interno de cada observador.
II. As observações serão idênticas, uma vez que ambos os observadores estarão diante de um mesmo fato e terão a mesma experiência visual, isto é, as imagens formadas na retina dos dois observadores possivelmente serão idênticas.
III. As observações sobre uma mesma radiografia de pulmão, feitas por dois estudantes de medicina, um iniciando e outro terminando o mesmo curso, terão relatos diferentes.
Assinale:
- a) se apenas a afirmativa I estiver correta.
- b) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
- c) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
- d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
- e) se apenas a afirmativa III estiver correta.
- #119891
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Imre Lakatos, filósofo da Ciência, considera que uma hipótese pode ter uma parte central (hard core) não necessariamente testável, mas será considerada uma hipótese cientifica se
I. sua parte central for capaz de gerar hipóteses testáveis, formando um cinturão coerente.
II. sua parte central for capaz de gerar algumas hipóteses testáveis e outras não testáveis.
III. sua parte central puder ser rejeitada por meio do teste de uma única das hipóteses do cinturão.
Está correto o que se afirma em
- a) I, apenas.
- b) II, apenas.
- c) III, apenas.
- d) I e II, apenas.
- e) II e III, apenas.
- #119892
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Com relação ao indutivismo e seus pressupostos, criticados por Popper e Lakatos, analise as afirmativas a seguir.
I. A ciência começa com a observação.
II. A observação proporciona uma base segura a partir da qual deriva o conhecimento.
III. A teoria precede a observação.
Segundo a visão desses autores, o indutivismo é descredenciado
- a) apenas pela afirmativa I.
- b) apenas pela afirmativa II.
- c) apenas pela afirmativa III.
- d) apenas pelas afirmativas I e II.
- e) pelas afirmativas I, II e III.
- #119893
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 19 -
Um experimento, indicado para turmas de Ciências, permite que os alunos entendam a relação entre plantas e animais entre si e com o ambiente. Esse experimento pode ser feito com água de um aquário à qual é acrescentado bromotimol esverdeado, como representado na figura a seguir.
Considere que os tubos são do mesmo tamanho, que as plantas e os animais colocados nos tubos são do mesmo tipo e na mesma quantidade, que o bromotimol esverdeado foi adicionado à água antes dela ser colocada nos tubos, que quantidades iguais de água foram colocadas nos tubos e que o bromotimol esverdeado fica azulado em meio alcalino e, amarelado, em meio ácido. Os tubos são colocados juntos, em local iluminado.
Com relação ao experimento, analise as afirmativas a seguir.
I. O tubo 1 é imprescindível porque, caso existam autotróficos e heterotróficos na água do aquário, eles que podem interferir na quantidade de CO2 do ambiente. O tubo 1 serve de comparação (controle) para os demais tubos.
II. A influência das plantas e a dos animais na quantidade de CO2 no ambiente é evidenciada pelos resultados dos tubos 2 e 3, respectivamente.
III. O resultado do tubo 4 evidencia a relação entre plantas e animais e suas interferências na quantidade de CO2 no ambiente.
Assinale:
- a) se apenas a afirmativa I estiver correta.
- b) se apenas a afirmativa II estiver correta.
- c) se apenas a afirmativa III estiver correta.
- d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
- e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
- #119894
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 20 -
Para demonstrar como as correntes de ar se formam, o professor de Ciências colocou um bastão de incenso aceso próximo à porta da sala, que estava ligeiramente aberta, e pediu aos alunos que, ao observarem o movimento da fumaça, constatassem que o ar entrava por baixo da porta e saía por cima.
O experimento permitiu que os alunos concluíssem que o ar frio
- a) é mais leve que o ar quente e que, por isso, entra por baixo da porta.
- b) é mais denso e empurra o ar quente, fazendo-o passar por baixo da porta.
- c) é mais denso que o ar quente e, por isso, o empurra, fazendoo sair por cima da porta.
- d) é mais denso que o ar quente e, por isso, entra pela parte mais baixa da porta.
- e) é mais leve que o ar quente e que, por isso, tende a passar pela parte mais alta da porta.