Simulado SME – SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Biologia | CONCURSO
SIMULADO SME – SP | PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO – BIOLOGIA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SME – SP para o cargo de Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Biologia.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FGV para o concurso SME – SP. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Biologia, contendo Biologia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SME – SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Biologia contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SME – SP.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #119875
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Uma metodologia de ensino de Ciências se configura em três dimensões:
I. Metodologia relacionada aos conhecimentos necessários à sala de aula.
II. Metodologia relacionada à geração do conhecimento e à socialização no âmbito da sociedade.
III. Metodologia relacionada ao arranjo político-social no qual a sala de aula e a escola estão inseridas.
Assinale a opção que indica, respectivamente, as três dimensões acima citadas
- a) Epistemológica, Institucional e Humana.
- b) Epistemológica, Humana e Institucional.
- c) Institucional, Humana e Epistemológica.
- d) Institucional, Epistemológica e Humana.
- e) Humana, Institucional e Epistemológica.
- #119876
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Dentre as diferentes definições de Ciências, destacamos as três a seguir:
1. Maneira muito eficiente e privilegiada de conhecer o mundo e como ele funciona.
2. Conhecimento confiável que, após gerado, passa pelo crivo de uma comunidade erudita, que o chancela.
3. O discurso que determinada sociedade constrói em determinado tempo, para cumprir certas funções e refletir seus valores, mas não necessariamente como o mundo é.
Caso as definições acima sejam adotadas como orientação para o ensino de Ciências, analise as afirmativas a seguir.
I. A definição 1 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento.
II. A definição 2 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento, mas passando pela aprovação de uma sociedade, como a formada pelos participantes da sala de aula.
III. A definição 3 conduz a um ensino de Ciências que se caracteriza pelo conteudismo, isto é, por uma lista de conhecimentos a serem atingidos pela memorização.
Está correto o que se afirma em
- a) I, apenas.
- b) I e II, apenas.
- c) I e III, apenas.
- d) II e III, apenas.
- e) I, II e III.
- #119877
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A figura a seguir mostra quatro fases (fora de escala) de vida do mosquito Aedes aegypti.
A figura pode ser utilizada em uma aula para que os alunos percebam que, no combate a esse ou a qualquer outro tipo de mosquito,
I. o uso de inseticidas e o de raquetes elétricas é pouco significativo, porque só combate a forma de vida 2.
II. a eliminação de criadouros só combate as formas de vida 1 e 3.
III. a eliminação de criadouros e a raspagem das bordas de criadouros combatem a forma 4.
Está correto o que se afirma em
- a) I, apenas.
- b) I e II, apenas.
- c) I e III, apenas.
- d) II e III, apenas.
- e) I, II e III.
- #119878
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
O professsor apresentou a tabela a seguir em que está representado o tamanho de uma população de lêvedo (Sccharomyces cerevisiae) que teve início quando uma população de 10 indivíduos foi colocada em um meio de cultura adequado.
Após analisar os dados da tabela, os alunos concluíram que, para essa população, a capacidade limite do ambiente está localizada próxima de
- a) 175 indivíduos.
- b) 350 indivíduos.
- c) 500 indivíduos.
- d) 600 indivíduos.
- e) 650 indivíduos.
- #119879
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Para os alunos se iniciarem no estudo de células, uma boa proposta é fazer a observação de fatias de cortiça ao microscópio óptico, como Robert Hooke fez no passado.
Para que um aluno possa refazer a observação de Hooke, o professor deve recomendar que
- a) ele corte uma fatia bem fina de cortiça, coloque sobre uma lâmina, adicione água e observe.
- b) ele corte uma fatia bem fina de cortiça, coloque sobre uma lâmina, adicione água, sobreponha uma lamínula e observe.
- c) ele corte uma fatia bem fina de cortiça, coloque sobre uma lâmina, adicione azul de metileno, sobreponha uma lamínula e observe.
- d) ele raspe a superfície de uma rolha, coloque o pó resultante sobre uma lâmina, coloque azul de metileno, sobreponha uma lamínula e observe.
- e) ele observe a superfície de uma rolha diretamente ao microscópio óptico, usando a luz refletida pela rolha.
- #119880
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
O movimento que propõe, como tarefa central do ensino de Ciências, a de ensinar a natureza da ciência, pode ser definido em sete pontos, dos quais destacamos os três a seguir.
I. O conhecimento científico é inacabado.
II. O conhecimento científico é fundamentado em provas empíricas.
III. O conhecimento científico é objetivo.
Com relação aos pontos destacados a respeito do conhecimento científico, está correto o que se afirma em
- a) I, apenas.
- b) I e II, apenas.
- c) I e III, apenas.
- d) II e III, apenas.
- e) I, II e III.
- #119881
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Para verificar o que seus alunos sabem sobre excreção, o professor apresentou a tabela a seguir e pediu que eles identificassem os componentes do sistema urinário indicados por W, X, Y e Z, considerando uma pessoa saudável.
Analisando os dados fornecidos pela tabela, os alunos chegaram à conclusão correta de que
- a) X representa as veias renais e Z representa as artérias renais.
- b) X representa as veias renais e Y representa a bexiga.
- c) X representa as artérias renais e Z representa o interior da cápsula renal.
- d) W representa o interior da cápsula renal e Y representa a bexiga.
- e) W representa a bexiga e Z representa as veias renais.
- #119882
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Em uma aula de Biologia, um aluno fez o seguinte questionamento: Como é possível saber se existe glicose na urina?
Para responder à pergunta do aluno, o professor deve conseguir um pouco do reagente de Benedict e os seguintes materiais:
I. Urina de uma pessoa normal.
II. Solução diluída (fraca) de glicose.
III. Solução concentrada (forte) de glicose.
IV. Água destilada.
Para montar um experimento seguro, capaz de responder à pergunta do aluno, será suficiente submeter ao teste de Benedict os materiais
- a) I e II, apenas.
- b) I, II e III, apenas.
- c) I, II e IV, apenas.
- d) I, III e IV, apenas.
- e) I, II, III e IV.
- #119883
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
O DDT é um inseticida clorado, desenvolvido em 1939 por Paul Herman Müller, sendo utilizado para o combate dos vetores de doenças como o tifo, a malária e a febre amarela. Em 1973, sua produção e aplicação foram proibidos. Essa proibição foi muito negativa para o combate a insetos causadores de doenças, levando milhares de pessoas à morte por malária e febre amarela.
A respeito do uso do DDT, analise as afirmativas a seguir.
I. Sua ação era eficiente no combate às baratas, às pulgas, aos piolhos e mosquitos, mas não era considerada perigosa para a flora nem para mamíferos e aves.
II. Sua aplicação contra insetos salvou milhões de vidas em todos os continentes, inclusive na Europa, na primeira metade do século XX.
III. Seu uso como defensivo agrícola não teve nenhuma repercussão ambiental, mesmo com o uso de milhares de toneladas de DDT contra insetos e pragas da lavoura.
Está correto o que se afirma em:
- a) I, apenas.
- b) I e II, apenas.
- c) I e III, apenas.
- d) II e III, apenas.
- e) I, II e III.
- #119884
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
As práticas educativas baseadas no Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) e na Abordagem Temática Freireana (de Paulo Freire) apresentam, em comum, elementos estruturantes que podem ser usados como orientação para as atividades didático-pedagógicas. A partir desse fragmento, analise as afirmativas a seguir.
I. As concepções de sujeito e de objeto do conhecimento não devem ser pensadas separadamente. A concepção de sujeito se baseia na ideia dos “homens em relação constante com o mundo e com os outros”.
II. Embora o problema desempenhe o papel de gênese da construção do conhecimento, serve também como elemento de motivação da aprendizagem.
III. Na perspectiva do ENCI é preciso criar condições para que os estudantes expliquem “como” e “porque” conseguiram resolver o problema proposto.
Está correto o que se afirma em
- a) I, apenas.
- b) I e II, apenas.
- c) I e III, apenas.
- d) II e III, apenas.
- e) I, II e III.
- #119885
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Os trabalhos de Galileu, graças, em parte, ao seu método revolucionário e extremamente eficiente, contribuíram para a resolução de problemas concretos.
Sua contribuição para o avanço científico foi importante porque
- a) introduziu um modo de pensar que utilizava bases sólidas provenientes de experimentos e observações seguras.
- b) conseguiu provar, sem deixar dúvidas, todas as suas afirmações.
- c) usou, com segurança, a lógica dedutiva para mostrar a validade de suas afirmações.
- d) derrubou, com firmeza de argumentos, as críticas de seus opositores.
- e) seguiu as orientações propostas por Aristóteles.
- #119886
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
As duas figuras a seguir representam, ainda que fora de escala, alguns astros (pontos brancos, ao fundo) e parte do Sistema Solar, em dois momentos.
As linhas brancas mais espessas representam a trajetória da luz envolvendo três astros: Sol, Terra e Júpiter.
O professor pode utilizar as duas figuras para orientar os alunos na percepção de que
- a) o Sol ilumina todos os demais astros do firmamento.
- b) Júpiter, os demais planetas e o Sol giram em torno da Terra.
- c) a luz que ilumina a Terra é proveniente de Júpiter.
- d) as órbitas dos planetas formam um círculo perfeito.
- e) Júpiter e a Terra giram em torno do Sol.
- #119887
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Empédocles e Aristóteles, dois filósofos gregos, ofereceram importantes contribuições à evolução do pensamento científico, como as incluídas nas duas afirmativas a seguir. Empédocles: a cada geração nascem animais com dentes e outros sem eles, mas apenas os que os possuem sobrevivem.
Aristóteles: animais nascem com os dentes que necessitam. Todos os cães nascem com grandes caninos e as ovelhas nascem sem eles.
As afirmativas de Aristóteles e Empédocles são consideradas, em uma visão científica atual, respectivamente,
- a) ambas são transformistas.
- b) finalista e transformista.
- c) adaptacionista e transformista.
- d) finalista e adaptacionista.
- e) ambas são adaptacionistas.
- #119888
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Ao longo da história do pensamento científico, Aristóteles, Lamarck e Darwin exerceram e exercem grande influência.
respeito desses três pensadores, são destacadas a seguir três atribuições às ações do ambiente.
I. O ambiente orienta as modificações sofridas pelos seres vivos.
II. Os seres vivos são produzidos para viver em determinados ambientes.
III. O ambiente age escolhendo as variedades que melhor sobrevivem nele.
As três citações acima estão relacionadas, respectivamente, às ideias de
- a) Lamarck, Aristóteles e Darwin.
- b) Lamarck, Darwin e Aristóteles.
- c) Aristóteles, Lamarck e Darwin.
- d) Darwin, Lamarck e Aristóteles.
- e) Darwin, Aristóteles e Lamarck.
- #119889
- Banca
- FGV
- Matéria
- Biologia
- Concurso
- SME - São Paulo-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
As três questões fundamentais da filosofia são:
I. O que existe no mundo.
II. Como sabemos o que existe no mundo.
III. O que vamos fazer a respeito do que existe no mundo.
Com relação a essas três questões, é correto afirmar que:
- a) I corresponde à epistemologia, II à metafísica e III à ética.
- b) I corresponde à metafísica, II à ética e III à epistemologia.
- c) I corresponde à metafísica, II à epistemologia e III à ética.
- d) I corresponde à epistemologia, II à ética e III à metafísica.
- e) I corresponde à ética, II à metafísica e III à epistemologia.