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Simulado SESC-PE | Professor Educação Infantil | CONCURSO

Simulado SESC-PE | Professor Educação Infantil

SIMULADO SESC-PE | PROFESSOR EDUCAÇÃO INFANTIL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SESC-PE para o cargo de Professor Educação Infantil.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca UPENET/IAUPE para o concurso SESC-PE. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor Educação Infantil, contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SESC-PE | Professor Educação Infantil contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SESC-PE.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#120054
Banca
UPENET-IAUPE
Matéria
Pedagogia
Concurso
SESC-PE
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 1 - 

No Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) - volume 2 - Formação Pessoal e Social, além da imitação e do faz-de-conta, qual é o outro recurso fundamental no processo de construção do sujeito?

  • a) A oposição.
  • b) A obediência.
  • c) A sujeição.
  • d) A heteronomia.
  • e) A dedicação.
#120055
Banca
UPENET-IAUPE
Matéria
Pedagogia
Concurso
SESC-PE
Tipo
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(1,0) 2 - 

A Resolução CNE/CEB nº 4, de 1 de julho de 2010 preconiza que a escola de Educação Básica é o espaço, em que deverá haver

  • a) ressignificação e recriação da cultura na perspectiva de reconstrução das identidades culturais, para se aprender a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País.
  • b) ressignificação e recriação da cultura na perspectiva de dispensar as identidades culturais, para que se desaprenda a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País.
  • c) reação e repetição da cultura na perspectiva de reconstrução das identidades culturais, para se aprender a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País.
  • d) retenção e reprodução da cultura na perspectiva de extinção das identidades culturais, para se aprender a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País.
  • e) exportação e reflexão da cultura na perspectiva de reconstrução das identidades culturais, para se aprender a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País.
#120056
Banca
UPENET-IAUPE
Matéria
Pedagogia
Concurso
SESC-PE
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(1,0) 3 - 

Para que as crianças possam aprender a gerenciar suas ações e julgamentos conforme princípios outros que não o da simples obediência, e para que possam ter noção da importância da reciprocidade e da cooperação numa sociedade que se propõe a atender o bem comum, é preciso que exercitem o autogoverno, usufruindo de gradativa independência para agir, tendo condições de escolher e tomar decisões, participando do estabelecimento de regras e sanções (RCNEI, 1998, Volume 2).
Nessa perspectiva e conforme o documento supracitado, a passagem da heteronomia para a autonomia supõe

  • a) recursos financeiros (dinheiro) e administrativos (normatizações)
  • b) recursos materiais (fichas) e didáticos (jogos educativos)
  • c) recursos internos (afetivos e cognitivos) e externos (sociais e culturais)
  • d) recursos judiciais (legislação) e financeiros (dinheiro)
  • e) recursos didáticos (jogos educativos) e pedagógicos (atividades individuais e coletivas)
#120057
Banca
UPENET-IAUPE
Matéria
Pedagogia
Concurso
SESC-PE
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(1,0) 4 - 

Quanto à jornada escolar na Educação Infantil, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), é considerada

  • a) em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a oito horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
  • b) em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, cinco horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
  • c) em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a oito horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
  • d) em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
  • e) em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, três horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
#120058
Banca
UPENET-IAUPE
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Pedagogia
Concurso
SESC-PE
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(1,0) 5 - 

O que será admitido, segundo recomenda a Resolução CNE/CEB nº 1, de 5 de julho de 2000, aos egressos das escolas indígenas e postulantes de ingresso em cursos de educação de jovens e adultos?

  • a) O aproveitamento desses estudos, de acordo com as normas fixadas pelo governo estadual.
  • b) O aproveitamento desses estudos, independente das normas fixadas pelo governo municipal.
  • c) O aproveitamento desses estudos, de acordo com as normas fixadas pelo governo federal.
  • d) O aproveitamento desses estudos, independente das normas fixadas pelos sistemas de ensino.
  • e) O aproveitamento desses estudos, de acordo com as normas fixadas pelos sistemas de ensino.
#120059
Banca
UPENET-IAUPE
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Pedagogia
Concurso
SESC-PE
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(1,0) 6 - 

A Resolução CNE/CEB nº 1, de 5 de julho de 2000 no § 2º do Art. 21 preconiza que a língua estrangeira é componente na oferta e prestação de exames supletivos do tipo

  • a) Opcional.
  • b) Parcial.
  • c) Facultativo
  • d) Obrigatório.
  • e) Dispensável.
#120060
Banca
UPENET-IAUPE
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Pedagogia
Concurso
SESC-PE
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(1,0) 7 - 

Os professores levarão em consideração no desenvolvimento de metodologias e estratégias variadas que melhor respondam às diferenças de aprendizagem entre os estudantes e às suas demandas

    • a) a igualdade sociocultural da população escolar, as igualdades de acesso ao consumo de bens culturais e a multiplicidade de interesses e necessidades apresentadas pelos alunos.
    • b) a intensidade sociocultural da população escolar, as desigualdades de acesso ao consumo de bens culturais e a multiplicidade de interesses e necessidades apresentadas pelos alunos.
    • c) a diversidade sociocultural da população escolar, as desigualdades de acesso ao consumo de bens culturais e a multiplicidade de interesses e necessidades apresentadas pelos alunos.
    • d) a intensidade sociocultural da população escolar, as igualdades de acesso ao consumo de bens culturais e a multiplicidade de interesses e necessidades apresentadas pelos alunos.
    • e) a diversidade sociocultural da população escolar, as igualdades de acesso ao consumo de bens culturais e a duplicidade de interesses e necessidades apresentadas pelos alunos.
    #120061
    Banca
    UPENET-IAUPE
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    Pedagogia
    Concurso
    SESC-PE
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 8 - 

    Qual é uma das maneiras em que deverá ser trabalhada a transversalidade nos componentes curriculares, nas áreas de conhecimento e nos temas sociais, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (Parecer CNE/CEB nº 7/2010 e Resolução CNE/CEB nº 4/2010)?

    • a) Perspectiva integrada.
    • b) Perspectiva disciplinada.
    • c) Perspectiva ajustada.
    • d) Perspectiva estruturada.
    • e) Perspectiva tradicional.
    #120062
    Banca
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    Pedagogia
    Concurso
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    (1,0) 9 - 

    O Ensino Fundamental, no Brasil, deve ser ministrado em:

    • a) língua portuguesa, assegurada também às comunidades alemãs a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem, conforme o art. 210, § 2º, da Constituição Federal.
    • b) qualquer língua, assegurada também às comunidades holandesas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem, conforme o art. 210, § 2º, da Constituição Federal.
    • c) língua portuguesa, assegurada também às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem, conforme o art. 210, § 2º, da Constituição Federal.
    • d) qualquer língua, assegurada também às comunidades espanholas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem, conforme o art. 210, § 2º, da Constituição Federal.
    • e) língua portuguesa, assegurada também às comunidades italianas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem, conforme o art. 210, § 2º, da Constituição Federal.
    #120063
    Banca
    UPENET-IAUPE
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    Pedagogia
    Concurso
    SESC-PE
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    (1,0) 10 - 

    O currículo do Ensino Fundamental tem uma base nacional comum e uma parte diversificada, constituindo um todo integrado e não podendo ser consideradas como dois blocos distintos, conforme indicado na Resolução CNE/CEB nº 7 de 14 de dezembro de 2010. Nesse sentido, quem complementa a base nacional comum e quem complementa a parte diversificada, respectivamente?

    • a) Cada estabelecimento escolar e cada sistema de ensino.
    • b) Cada sistema de ensino e cada estabelecimento escolar.
    • c) Cada prefeitura e cada estabelecimento escolar.
    • d) Cada ministro da educação e cada estabelecimento escolar.
    • e) Cada presidente da república do Brasil e cada sistema de ensino.
    #120064
    Banca
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    (1,0) 11 - 

    Em relação ao Currículo preconizado na Resolução CNE/CEB nº 7, de 14 de dezembro de 2010, o foco está nas experiências escolares, o que significa dizer que as orientações e as propostas curriculares que provêm das diversas instâncias só terão concretude por meio das ações educativas que envolvam

    • a) os docentes.
    • b) os pais.
    • c) os coordenadores pedagógicos.
    • d) os gestores escolares.
    • e) os alunos.
    #120065
    Banca
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    (1,0) 12 - 

    O Ensino Fundamental, com a duração de 9 (nove) anos, abrange a população na faixa etária dos

    • a) 6 (seis) aos 14 (quatorze) anos de idade e se estende, também, a todos os que, na idade própria, não tiveram condições de frequentá-lo.
    • b) 7 (sete) aos 15 (quinze) anos de idade e se estende, também, a todos os que, na idade própria, não tiveram condições de frequentá-lo.
    • c) 6 (seis) aos 14 (quatorze) anos de idade e não se estende aos que, na idade própria, não tiveram condições de frequentá-lo.
    • d) 7 (sete) aos 14 (quatorze) anos de idade e se estende, também, a todos os que, na idade própria, não tiveram condições de frequentá-lo.
    • e) 6 (seis) aos 15 (quinze) anos de idade e não se estende aos que, na idade própria, não tiveram condições de frequentá-lo.
    #120066
    Banca
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    Concurso
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    (1,0) 13 - 

    As escolas que ministram ensino fundamental deverão trabalhar considerando essa etapa da educação, além dos benefícios de uma formação comum, independentemente da grande diversidade da população escolar e das demandas sociais, como aquela capaz de assegurar a cada um

    • a) e a alguns o acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura, imprescindíveis para o seu desenvolvimento pessoal e para a vida em sociedade.
    • b) e a alguns o acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura, imprescindíveis para o seu desenvolvimento profissional e para a vida em felicidade.
    • c) e a todos o acesso à alfabetização e aos elementos da psicologia, imprescindíveis para o seu desenvolvimento pessoal e para a vida em sociedade.
    • d) e a todos o acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura, imprescindíveis para o seu desenvolvimento pessoal e para a vida em sociedade.
    • e) e a poucos o acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura, imprescindíveis para o seu desenvolvimento intelectual e para a vida em sociedade.
    #120323
    Banca
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    Pedagogia
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    SESC-PE
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    (1,0) 14 - 

    A certificação decorrente dos exames de EJA deve ser competência dos sistemas de ensino, de acordo com o preconizado no Título IV da Lei nº 9.394/96. Para melhor cumprimento dessa competência, os sistemas de ensino podem solicitar, sempre que se fizer necessário, para a melhoria de seus exames e certificação de EJA, apoio técnico e financeiro do

    • a) Governo Municipal.
    • b) INEP/Ministério da Educação.
    • c) Governo Estadual.
    • d) IPEA/Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.
    • e) Ministério do Planejamento.
    #120324
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    Pedagogia
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    SESC-PE
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    (1,0) 15 - 

    O processo avaliativo nas instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de

    • a) reflexão, promoção ou retificação.
    • b) inclusão, proporção ou categorização.
    • c) seleção, promoção ou classificação.
    • d) inclusão, proporção ou reflexão.
    • e) inclusão, retificação ou categorização.