Simulado SESC-PE | Professor Educação Infantil | CONCURSO
📚 Simulado SESC-PE | Professor Educação Infantil | cód.8046
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🧪 Este Simulado SESC-PE foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: SESC-PE
- 👔 Cargo: Professor Educação Infantil
- 📚 Matéria: Pedagogia
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: UPENET-IAUPE
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
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- #120054
- Banca
- UPENET-IAUPE
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SESC-PE
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- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
No Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) - volume 2 - Formação Pessoal e Social, além da imitação e do faz-de-conta, qual é o outro recurso fundamental no processo de construção do sujeito?
- a) A oposição.
- b) A obediência.
- c) A sujeição.
- d) A heteronomia.
- e) A dedicação.
- #120055
- Banca
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(1,0) 2 -
A Resolução CNE/CEB nº 4, de 1 de julho de 2010 preconiza que a escola de Educação Básica é o espaço, em que deverá haver
- a) ressignificação e recriação da cultura na perspectiva de reconstrução das identidades culturais, para se aprender a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País.
- b) ressignificação e recriação da cultura na perspectiva de dispensar as identidades culturais, para que se desaprenda a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País.
- c) reação e repetição da cultura na perspectiva de reconstrução das identidades culturais, para se aprender a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País.
- d) retenção e reprodução da cultura na perspectiva de extinção das identidades culturais, para se aprender a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País.
- e) exportação e reflexão da cultura na perspectiva de reconstrução das identidades culturais, para se aprender a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País.
- #120056
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(1,0) 3 -
Para que as crianças possam aprender a gerenciar suas ações e julgamentos conforme princípios outros que não o da simples obediência, e para que possam ter noção da importância da reciprocidade e da cooperação numa sociedade que se propõe a atender o bem comum, é preciso que exercitem o autogoverno, usufruindo de gradativa independência para agir, tendo condições de escolher e tomar decisões, participando do estabelecimento de regras e sanções (RCNEI, 1998, Volume 2).
Nessa perspectiva e conforme o documento supracitado, a passagem da heteronomia para a autonomia supõe
- a) recursos financeiros (dinheiro) e administrativos (normatizações)
- b) recursos materiais (fichas) e didáticos (jogos educativos)
- c) recursos internos (afetivos e cognitivos) e externos (sociais e culturais)
- d) recursos judiciais (legislação) e financeiros (dinheiro)
- e) recursos didáticos (jogos educativos) e pedagógicos (atividades individuais e coletivas)
- #120057
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(1,0) 4 -
Quanto à jornada escolar na Educação Infantil, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), é considerada
- a) em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a oito horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
- b) em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, cinco horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
- c) em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a oito horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
- d) em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
- e) em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, três horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
- #120058
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(1,0) 5 -
O que será admitido, segundo recomenda a Resolução CNE/CEB nº 1, de 5 de julho de 2000, aos egressos das escolas indígenas e postulantes de ingresso em cursos de educação de jovens e adultos?
- a) O aproveitamento desses estudos, de acordo com as normas fixadas pelo governo estadual.
- b) O aproveitamento desses estudos, independente das normas fixadas pelo governo municipal.
- c) O aproveitamento desses estudos, de acordo com as normas fixadas pelo governo federal.
- d) O aproveitamento desses estudos, independente das normas fixadas pelos sistemas de ensino.
- e) O aproveitamento desses estudos, de acordo com as normas fixadas pelos sistemas de ensino.
- #120059
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(1,0) 6 -
A Resolução CNE/CEB nº 1, de 5 de julho de 2000 no § 2º do Art. 21 preconiza que a língua estrangeira é componente na oferta e prestação de exames supletivos do tipo
- a) Opcional.
- b) Parcial.
- c) Facultativo
- d) Obrigatório.
- e) Dispensável.
- #120060
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(1,0) 7 -
Os professores levarão em consideração no desenvolvimento de metodologias e estratégias variadas que melhor respondam às diferenças de aprendizagem entre os estudantes e às suas demandas
- a) a igualdade sociocultural da população escolar, as igualdades de acesso ao consumo de bens culturais e a multiplicidade de interesses e necessidades apresentadas pelos alunos.
- b) a intensidade sociocultural da população escolar, as desigualdades de acesso ao consumo de bens culturais e a multiplicidade de interesses e necessidades apresentadas pelos alunos.
- c) a diversidade sociocultural da população escolar, as desigualdades de acesso ao consumo de bens culturais e a multiplicidade de interesses e necessidades apresentadas pelos alunos.
- d) a intensidade sociocultural da população escolar, as igualdades de acesso ao consumo de bens culturais e a multiplicidade de interesses e necessidades apresentadas pelos alunos.
- e) a diversidade sociocultural da população escolar, as igualdades de acesso ao consumo de bens culturais e a duplicidade de interesses e necessidades apresentadas pelos alunos.
- #120061
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(1,0) 8 -
Qual é uma das maneiras em que deverá ser trabalhada a transversalidade nos componentes curriculares, nas áreas de conhecimento e nos temas sociais, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (Parecer CNE/CEB nº 7/2010 e Resolução CNE/CEB nº 4/2010)?
- a) Perspectiva integrada.
- b) Perspectiva disciplinada.
- c) Perspectiva ajustada.
- d) Perspectiva estruturada.
- e) Perspectiva tradicional.
- #120062
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(1,0) 9 -
O Ensino Fundamental, no Brasil, deve ser ministrado em:
- a) língua portuguesa, assegurada também às comunidades alemãs a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem, conforme o art. 210, § 2º, da Constituição Federal.
- b) qualquer língua, assegurada também às comunidades holandesas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem, conforme o art. 210, § 2º, da Constituição Federal.
- c) língua portuguesa, assegurada também às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem, conforme o art. 210, § 2º, da Constituição Federal.
- d) qualquer língua, assegurada também às comunidades espanholas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem, conforme o art. 210, § 2º, da Constituição Federal.
- e) língua portuguesa, assegurada também às comunidades italianas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem, conforme o art. 210, § 2º, da Constituição Federal.
- #120063
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(1,0) 10 -
O currículo do Ensino Fundamental tem uma base nacional comum e uma parte diversificada, constituindo um todo integrado e não podendo ser consideradas como dois blocos distintos, conforme indicado na Resolução CNE/CEB nº 7 de 14 de dezembro de 2010. Nesse sentido, quem complementa a base nacional comum e quem complementa a parte diversificada, respectivamente?
- a) Cada estabelecimento escolar e cada sistema de ensino.
- b) Cada sistema de ensino e cada estabelecimento escolar.
- c) Cada prefeitura e cada estabelecimento escolar.
- d) Cada ministro da educação e cada estabelecimento escolar.
- e) Cada presidente da república do Brasil e cada sistema de ensino.
- #120064
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(1,0) 11 -
Em relação ao Currículo preconizado na Resolução CNE/CEB nº 7, de 14 de dezembro de 2010, o foco está nas experiências escolares, o que significa dizer que as orientações e as propostas curriculares que provêm das diversas instâncias só terão concretude por meio das ações educativas que envolvam
- a) os docentes.
- b) os pais.
- c) os coordenadores pedagógicos.
- d) os gestores escolares.
- e) os alunos.
- #120065
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(1,0) 12 -
O Ensino Fundamental, com a duração de 9 (nove) anos, abrange a população na faixa etária dos
- a) 6 (seis) aos 14 (quatorze) anos de idade e se estende, também, a todos os que, na idade própria, não tiveram condições de frequentá-lo.
- b) 7 (sete) aos 15 (quinze) anos de idade e se estende, também, a todos os que, na idade própria, não tiveram condições de frequentá-lo.
- c) 6 (seis) aos 14 (quatorze) anos de idade e não se estende aos que, na idade própria, não tiveram condições de frequentá-lo.
- d) 7 (sete) aos 14 (quatorze) anos de idade e se estende, também, a todos os que, na idade própria, não tiveram condições de frequentá-lo.
- e) 6 (seis) aos 15 (quinze) anos de idade e não se estende aos que, na idade própria, não tiveram condições de frequentá-lo.
- #120066
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(1,0) 13 -
As escolas que ministram ensino fundamental deverão trabalhar considerando essa etapa da educação, além dos benefícios de uma formação comum, independentemente da grande diversidade da população escolar e das demandas sociais, como aquela capaz de assegurar a cada um
- a) e a alguns o acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura, imprescindíveis para o seu desenvolvimento pessoal e para a vida em sociedade.
- b) e a alguns o acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura, imprescindíveis para o seu desenvolvimento profissional e para a vida em felicidade.
- c) e a todos o acesso à alfabetização e aos elementos da psicologia, imprescindíveis para o seu desenvolvimento pessoal e para a vida em sociedade.
- d) e a todos o acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura, imprescindíveis para o seu desenvolvimento pessoal e para a vida em sociedade.
- e) e a poucos o acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura, imprescindíveis para o seu desenvolvimento intelectual e para a vida em sociedade.
- #120323
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(1,0) 14 -
A certificação decorrente dos exames de EJA deve ser competência dos sistemas de ensino, de acordo com o preconizado no Título IV da Lei nº 9.394/96. Para melhor cumprimento dessa competência, os sistemas de ensino podem solicitar, sempre que se fizer necessário, para a melhoria de seus exames e certificação de EJA, apoio técnico e financeiro do
- a) Governo Municipal.
- b) INEP/Ministério da Educação.
- c) Governo Estadual.
- d) IPEA/Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.
- e) Ministério do Planejamento.
- #120324
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(1,0) 15 -
O processo avaliativo nas instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de
- a) reflexão, promoção ou retificação.
- b) inclusão, proporção ou categorização.
- c) seleção, promoção ou classificação.
- d) inclusão, proporção ou reflexão.
- e) inclusão, retificação ou categorização.