Simulado SESA-ES | Assistente Social | CONCURSO
SIMULADO SESA-ES | ASSISTENTE SOCIAL
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SESA-ES para o cargo de Assistente Social .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CESPE para o concurso SESA-ES. Estas questões são especificamente para o cargo de Assistente Social , contendo Serviço Social que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SESA-ES | Assistente Social contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SESA-ES.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #120823
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SESA-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
No que se refere às políticas e ações para promover a saúde dos diversos segmentos da população brasileira, assinale a opção correta.
- a) O programa melhor em casa presta assistência médica domiciliar a qualquer paciente, exceto em regime de plantão e nos finais de semana e deve estar necessariamente vinculado a um hospital.
- b) O programa de volta para casa regulamenta o auxílio-reabilitação psicossocial para pacientes crônicos, egressos de internações cuja duração tenha sido superior a um ano.
- c) O CAPS AD III propicia atenção integral e contínua a usuários de álcool e outras drogas, com funcionamento nas vinte e quatro horas e em todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.
- d) A rede cegonha, instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde, consiste em uma rede de cuidados voltada exclusivamente à criança no momento do nascimento.
- e) As unidades de pronto atendimento (UPA 24h) são estruturas de alta complexidade que prestam serviço no mesmo nível que as urgências hospitalares, exceto o acolhimento e a classificação de risco.
- #120824
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SESA-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece que a guarda
- a) obriga a prestação de assistência material, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais.
- b) poderá ser revogada somente após cumprimento do prazo de um ano, mediante fundamentação de equipe psicossocial.
- c) não permite, em nenhuma hipótese, a realização de visitas pelos pais por 90 dias, quando se tratar de crianças com até seis anos de idade.
- d) confere à criança ou adolescente a condição de dependente, salvo para os direitos previdenciários.
- e) poderá ser deferida nos procedimentos de tutela e adoção por estrangeiros.
- #120825
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SESA-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Acerca das atividades de planejamento, gestão, assessoria, qualificação e formação profissional na política de saúde, assinale a opção correta.
- a) Apesar do crescimento do número de assistentes sociais atuando na área, a inserção destes profissionais em processos de auditoria de gestão ainda é inexistente.
- b) A assessoria em matéria de serviço social, desde que prestada aos movimentos sociais, não é atribuição privativa do assistente social.
- c) A assessoria em serviço social é uma atividade que visa administrar as unidades de forma vertical, com o objetivo de promover a operacionalização da gestão democrática.
- d) O processo de centralização das políticas sociais requer que os assistentes sociais atuem nos níveis de planejamento, gestão e coordenação de equipes, programas e projetos.
- e) Entre as competências dos assistentes sociais relacionadas à qualificação profissional, inclui-se a realização de atividades de capacitação direcionadas a sua categoria profissional.
- #120888
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SESA-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A respeito da atuação do profissional de serviço social na área da saúde, dentro do eixo atendimento direto aos usuários, assinale a opção correta.
- a) Nas ações socioeducativas, os assistentes sociais devem fornecer informações com o objetivo único de convencer os usuários a aderirem ao tratamento de saúde.
- b) A avaliação socioeconômica de usuários, por ser o instrumento mais justo, deve ser utilizada como critério de elegibilidade.
- c) A consciência sanitária é um dos objetivos do assistente social que utiliza do atendimento aos usuários para enfatizar a participação e a construção de estratégias coletivas.
- d) São atribuições do assistente social no atendimento direto aos usuários: marcação de consultas e exames e comunicação de óbitos.
- e) O trabalho interdisciplinar com os demais profissionais da saúde cria uma identidade que contribui para a diluição das particularidades profissionais, atribuindo unidade à equipe.
- #120889
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SESA-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Em relação à intersetorialidade na política de saúde, assinale a opção correta.
- a) O Ministério da Saúde, apesar de estar aprofundando a discussão sobre intersetorialidade, ainda não conseguiu colocar este princípio em prática nas experiências de seus programas.
- b) Uma das preocupações da área de saúde com a promoção de políticas intersetoriais pode ser observada na revitalização do debate sobre os determinantes sociais do processo saúde-doença.
- c) Dentre os desafios já superados do processo de incorporação da intersetorialidade nos serviços de saúde está a mudança do paradigma biológico para o paradigma de promoção da saúde.
- d) O processo de consolidação do Sistema Único de Saúde é marcado pela priorização de estratégias de construção de um sistema de seguridade social, o que foi mediado pela diretriz da intersetorialidade.
- e) A intersetorialidade, apesar de mostrar sua importância no alcance de melhores resultados em saúde, não tem sido vista como estratégia para atuar sobre problemas estruturais da sociedade.
- #120890
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SESA-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A respeito das concepções sobre intersetorialidade e os campos de produção de conhecimento sobre a temática, assinale a opção correta.
- a) Na política educacional, a intersetorialidade é vista como uma solução para a precarização da gestão escolar e consequentemente preenche as lacunas do sistema educacional.
- b) Considerando as diferentes concepções sobre intersetorialidade, pode-se afirmar que existe um consenso discursivo e um dissenso prático, marcado pela contradição entre a necessidade de integração de práticas e saberes e um aparelho estatal setorializado.
- c) A assistência social e a educação são as duas áreas de conhecimento que mais têm produzido sobre intersetorialidade, embora os melhores conceitos definidores da categoria sejam da medicina social.
- d) Segundo a produção teórica da Administração Pública, a intersetorialidade é uma proposta de administração interna do governo que visa compartilhar as responsabilidades entre as políticas públicas, desafogando, assim, as que estão sobrecarregadas.
- e) A saúde coletiva vem apresentando, ao longo dos anos de produção sobre intersetorialidade, uma visão exógena sobre a temática, isto é, toma a iniciativa de juntar-se com os demais setores para prevenir problemas de saúde.
- #120891
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SESA-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
No que diz respeito à intersetorialidade, assinale a opção correta.
- a) O planejamento, sob o prisma da intersetorialidade, possui caráter normativo e prescritivo para se alcançar a sinergia dos diferentes atores e políticas envolvidos nas ações.
- b) A intersetorialidade contribui para a dissolução das disciplinas e anulação dos espaços específicos das políticas setoriais.
- c) A intersetorialidade tem suas bases na tradição da ciência moderna, segundo a qual os saberes passaram a se articular de modo a propiciar uma análise global dos problemas.
- d) A intersetorialidade visa a união de diferentes setores para fortalecer a ação do Estado sobre o controle da população.
- e) A intersetorialidade possibilita construir uma visão complexa do objeto de intervenção estatal comum a diferentes áreas, a partir dos aportes e acúmulos dos diferentes setores.
- #120893
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SESA-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A reestruturação produtiva e a recomposição do exército industrial de reserva, bem como a mundialização do capital e a contrarreforma neoliberal são direções tomadas pela ofensiva burguesa, dos anos 1980 e 1990 aos dias atuais, para recuperar as taxas de lucro do capital. BEHRING, E. R. Expressões políticas da crise e as novas configurações do Estado e da sociedade civil. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009, p. 70 (com adaptações). Considerando as ideias apresentadas no texto e a relação Estado/sociedade no modo de produção capitalista, assinale a opção correta
- a) Para legitimar as alterações na relação Estado/sociedade, decorrentes das novas direções dadas, há uma ofensiva ideológica em curso que se aporta em inúmeras estratégias para garantir o consentimento e a legitimação dessas políticas.
- b) A cultura da crise fomentada na década de 1980 foi uma estratégia da sociedade civil para disputar ideologicamente a constituição da hegemonia com a burguesia, uma vez que ela estimulava a população a questionar a implementação das políticas neoliberais.
- c) As transformações ocorridas no Estado capitalista foram motivadas, exclusivamente, por interesses na valorização e acumulação do capital.
- d) As direções que regem a organização da vida social na atualidade mobiliza a sociedade a participar da regulação das ações estatais, fortalecendo assim o controle democrático da sociedade civil.
- e) A contrarreforma do Estado possui o mesmo nível de profundidade entre os países periféricos, por terem a mesma classe diretiva na hegemonia dos estados.
- #120894
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SESA-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Com base nas diferentes concepções relativas a relação Estado/sociedade ao longo da história do capitalismo, assinale a opção correta.
- a) A compreensão de que a relação entre Estado e sociedade civil é uma relação essencialmente dialética foi estabelecida por Hegel e, posteriormente, aprofundada por Marx.
- b) Segundo Marx, a relação contraditória entre Estado e sociedade caracteriza a atuação estatal como uma instância não alienada da representação da contradição público/privada.
- c) Gramsci defende que, por serem instâncias distintas, é no encontro do Estado (aparelho privado de hegemonia) com a sociedade civil que se dão as disputas de projetos societários.
- d) O Estado, segundo a concepção liberal, é o guardião dos interesses privados, devendo limitar-se à tutela da ordem pública e apoiar-se nas leis civis, de forma que seja a mediação necessária à vida em sociedade.
- e) Hegel defende a constituição de uma esfera pública em que seja possível a socialização e a democratização do poder, por meio da formação de uma burocracia capacitada para gerir os interesses gerais da sociedade.
- #120896
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SESA-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Apesar da finalidade conciliatória em comum, mediação e conciliação apresentam nítidas distinções em seus propósitos e em seu alcance social. Em relação ao assunto, assinale a opção correta.
- a) A mediação direciona-se, exclusivamente, ao atendimento de demandas pessoais das partes.
- b) A mediação exige a participação de apenas um profissional, preferencialmente da área do direito.
- c) Na mediação é permitida a divulgação das informações trazidas à tona durante o processo.
- d) A mediação privilegia a desconstrução do conflito.
- e) A principal característica da mediação é construir acordos.
- #120898
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SESA-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A respeito dos fundamentos da ética e da ética-profissional, assinale a opção correta.
- a) Um ser capaz de agir eticamente é um ser que se submete a um determinado código de valores, sem possibilidade real de escolha.
- b) Um código de ética profissional pode ser considerado um dogma, haja vista que os sujeitos profissionais não têm autonomia para tomar suas decisões.
- c) A objetivação da ética profissional ocorre por meio da ação moral, da normatização de deveres e valores, da teorização ética e da ação ético-política.
- d) A moral, por regulamentar ações a nível individual, não se responsabiliza por fazer a mediação entre o indivíduo e a sociedade, não interferindo, portanto, na reprodução das relações sociais.
- e) A moral se transforma ao longo da história sem conexão com as forças ideológicas que disputam o poder, não estando, portanto, a serviço de nenhum modelo de sociedade.
- #120900
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SESA-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Com base no Código de Ética do assistente social, assinale a opção correta.
- a) A quebra do sigilo profissional só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do/a usuário/a, de terceiros e da coletividade.
- b) Compete ao/à assistente social substituir o profissional de Serviço Social que tenha sido exonerado/a por defender os princípios da ética profissional para garantir a continuidade da prestação do serviço.
- c) É permitido ao/à assistente social não realizar denúncia de maus tratos às crianças e adolescentes às autoridades e aos órgãos competentes, desde que esteja sob seus cuidados profissionais.
- d) É vedado ao assistente social integrar comissões interdisciplinares de ética no seu local de trabalho quando se tratar de avaliação de conduta de outro profissional de Serviço Social.
- e) É permitido ao/à assistente social intervir na prestação de serviços que estejam sendo efetuados por outro profissional somente em caso de pedido da chefia e comprovada a necessidade por terceiros.
- #120901
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SESA-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Acerca da legislação e resoluções sobre o trabalho do assistente social, assinale a opção correta.
- a) É permitida a utilização do nome social em assinaturas decorrentes do trabalho desenvolvido por assistente social travesti e assistente social transexual, juntamente com o número do registro profissional.
- b) Aos assistentes sociais que ocupam cargos de chefia de equipes multiprofissionais, independentemente do atendimento direto ao usuário, é facultativa a inscrição no Conselho Regional de Serviço Social – CRESS.
- c) O desagravo público aplica-se apenas às situações de ofensa à honra profissional entre assistentes sociais.
- d) Nos casos em que o setor de serviço social é extinto e o profissional deixar a instituição, todo o material técnico–sigiloso deve ser imediatamente encaminhado ao CRES.
- e) Na intervenção profissional de indivíduos com necessidades de saúde decorrentes do uso de substâncias psicoativas associadas a transtornos psíquicos, o assistente social deve tratar também os problemas somáticos.
- #120902
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SESA-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Assinale a opção correta referente à redação de relatórios e laudos.
- a) O relatório de acompanhamento deve possuir informações detalhadas sobre a identificação do usuário, visto que este é dirigido à instituição.
- b) Os relatórios de visita devem apresentar uma breve descrição das relações familiares, focando-se na emissão de uma conclusão final.
- c) Os relatórios de visita familiar devem ser carregados de impressões de cunho pessoal para melhor caracterizar o modo de vida da família.
- d) O relatório informativo admite uma comunicação menos interativa com a instituição, pois sua mensagem é dirigida ao próprio profissional que a elaborou.
- e) O laudo precisa ser completo, visto que contém uma análise fundamentada que embasa a avaliação.
- #120903
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SESA-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Em relação à perícia, laudo, parecer e estudo social, assinale a opção correta.
- a) O parecer social refere-se à opinião fundamentada que o assistente social emite sobre a situação social estudada.
- b) O laudo social é emitido quando o parecer da perícia social não é suficiente para subsidiar uma decisão.
- c) A perícia social se confunde com o estudo social uma vez que, apesar de não ter qualquer relação, adota a mesma metodologia.
- d) Por se tratar de uma declaração técnica, a perícia social, sob nenhuma hipótese, pode ser considerada um meio de prova no âmbito do judiciário.
- e) Na realização do estudo social não é recomendável o uso de vários instrumentos, pois eles podem prejudicar a análise da situação.