Processando...

Simulado SES-PR de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado SES-PR de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO SES-PR DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso SES-PR.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SES-PR que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores SES-PR, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SES-PR de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso SES-PR.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso SES-PR. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO SES-PR
Para realizar o simulado SES-PR você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SES-PR você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para SES-PR é aqui!


#172691
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SES-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

A manutenção do potencial doador de órgãos falecido requer atenção do intensivista. Sabe-se que alguns pontos são fundamentais nesse manejo. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A restauração da oferta de oxigênio aos tecidos é fundamental. A primeira medida para este objetivo é a introdução de droga vasopressora, pois sabe-se que a infusão de volume não tem sucesso uma vez que o potencial doador perde o tônus vascular.

( ) A reposição hormonal no potencial doador é fundamental. É sugerido o uso de vasopressina, metilprednisolona, insulina e hormônio tireoidiano.

( ) Sabe-se que o controle da natremia no potencial doador é importante fator para se conseguirem melhores resultados dos transplantes, principalmente em relação ao enxerto hepático.

( ) O uso de drogas vasopressoras deve contraindicar o transplante de órgãos sólidos, sendo recomendado apenas a captação das córneas com o coração parado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • a) F; F; V; F.
  • b) F; F; V; V.
  • c) V; V; F; F.
  • d) F; V; V; F.
#172692
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SES-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Um jovem de 19 anos, vítima de acidente de motocicleta foi internado há 03 dias na unidade de terapia intensiva com trauma craniano grave. A tomografia de crânio evidenciou hemorragia subaracnoide Fisher IV. Hoje durante a avaliação do intensivista foi constatado que o paciente apresentava midríase não fotorreagente bilateral, não reagia à estimulação dolorosa intensa, e o drive respiratório estava abolido. Recebeu midazolam e fentanil em infusão contínua até 36 horas atrás quando foi decidido por realizar janela de sedação. Desde então está sem receber nenhuma droga depressora do sistema nervoso central. Estava estável clinicamente sem necessidade de drogas vasopressoras e não apresentava alterações metabólicas que justificassem o quadro, além da causa de base. Assinale a conduta adequada.

  • a) O intensivista deve procurar nas anotações se foi usada alguma droga depressora do sistema nervoso central, com meia vida maior do que as já utilizadas. Não havendo interferência de nenhuma droga, deverá solicitar a presença de um responsável legal e solicitar autorização para a abertura do protocolo de morte cerebral.
  • b) O intensivista deve procurar nas anotações se foi usada alguma droga depressora do sistema nervoso central, com meia vida maior do que as já utilizadas. Não havendo interferência de nenhuma droga, deverá iniciar o protocolo para diagnostico da morte cerebral. Também deve comunicar o responsável legal sobre a evolução do paciente e conduta tomada.
  • c) O intensivista deve procurar nas anotações se foi usada alguma droga depressora do sistema nervoso central, com meia vida maior do que as já utilizadas. Não havendo interferência de nenhuma droga, deverá solicitar que um neurologista inicie o protocolo para diagnostico da morte cerebral. Também deve comunicar o responsável legal sobre a evolução do paciente e conduta tomada.
  • d) O intensivista deve aguardar um período de 72 horas após a última dose de sedação e repetir o exame físico.
#172693
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SES-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Um homem, 37 anos, portador de cirrose alcoólica, está internado na unidade de terapia intensiva para tratamento de peritonite bacteriana espontânea e pneumonia grave adquirida na comunidade. Ao exame físico, encontra-se séptico, taquipnéico, taquicárdico e com ascite volumosa. Durante internação, está evoluindo com piora da função renal e oligúria, apesar da administração de altas doses de diuréticos de alça. Os exames laboratorias mais recentes evidenciaram os seguintes valores: Hb = 9 mg/dL Ht = 26% Leucograma = 16.000 (bastão:15%; segmentados: 60%) Plaquetas = 200.000/mm3 Ureia = 150 mg/dL Creatinina = 3,5 mg/dL Na+ = 138 mEq/L K+ = 4,5 mEq/L Cl- = 96 mEq/L Gasometria arterial: pH = 7,30 PaC02 = 32 mmHg Pa02 = 58 mmHg Bic = 20 mEq/L Sat02 = 89% Assinale a alternativa que contenha o(s) distúrbio(os) ácido-base presente(s)

  • a) O paciente apresenta acidose metabólica com anion gap normal.
  • b) O paciente apresenta acidose metabólica pura com anion gap elevado .
  • c) O paciente apresenta acidose metabólica com anion gap elevado e alcalose respiratória.
  • d) O paciente não apresenta distúrbio ácido-base.
#172694
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SES-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Você admitiu na unidade de terapia intensiva um paciente de 55 anos de idade com diagnóstico de insuficiência cardíaca descompensada devido à insuficiência aórtica grave. O paciente tem dispneia de repouso, crepitações finas nos 2/3 inferiores bilateral, edema de membros inferiores de 4+/6+, aumento do volume abdominal, fígado palpável a 10 cm do rebordo costal direito com borda romba e doloroso, pressão arterial: 80x40 mmHg e frequência cardíaca: 110 bpm. Além disso, o paciente está sonolento. Assinale a alternativa correta.

  • a) Trata-se de um paciente com insuficiência cardíaca descompensada, perfil quente e úmido. O manejo consiste em diurético em altas doses e vasodilatador.
  • b) Trata-se de um paciente com insuficiência cardíaca descompensada, perfil frio e úmido. O manejo consiste em diurético associado a inotrópico e vasoconstritor.
  • c) Trata-se de um paciente com insuficiência cardíaca descompensada, perfil quente e úmido. O manejo consiste em diurético e vasodilatador.
  • d) Trata-se de um paciente com insuficiência cardíaca descompensada, perfil quente e úmido. O manejo consiste em diurético e milrinone.
#172695
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SES-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Uma paciente internada na unidade de terapia intensiva devido à pancreatite biliar tem RX de tórax com imagem sugestiva de derrame pleural à direita. Você solicitou ultrassonografia do tórax, que evidenciou lâmina de líquido pleural de 30 mm e optou pela punção diagnóstica. Os resultados laboratoriais estão contidos na tabela abaixo. Após analisar os dados, assinale qual a sua impressão diagnóstica e conduta.

Líquido pleural Valores séricos

pH: 7,35 DHL: 300

DHL: 700 Proteínas: 3,0

Proteínas: 2,0 Albumina 2,0

Albumina: 1,0

Aspecto seroso

Volume 50 mL

  • a) Trata-se de um exudato e solicita avalição de um Cirurgião Torácico devido à localização do derrame.
  • b) Trata-se de um empiema e solicita avaliação do Cirurgião Torácico.
  • c) Trata-se de transudato e solicita a avaliação de um Cirurgião Torácico.
  • d) Trata-se de um transudato e opta pela observação da paciente.
#172696
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SES-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

O tétano ainda é uma patologia prevalente no mundo todo, e é responsável por 1 milhão de mortes ao ano. É doença grave e o manejo dos pacientes com tétano deve ser realizado em ambiente de terapia intensiva. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O manejo clínico inclui a neutralização da toxina tetânica (tetanospasmina) com imunoglobulina humana ou heteróloga.

II. O uso de benzodiazepínicos não é indicado nos casos graves.

III. A instabilidade autonômica é responsável pelos desfechos desfavoráveis e a morte.

IV. O uso de bloqueadores neuromusculares é questionável uma vez que podem prolongar a permanência dos pacientes na UTI.

  • a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
  • b) Somente a alternativa I está correta.
  • c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
  • d) As afirmativas I e III estão corretas.
#172697
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SES-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A síndrome hepatorrenal (SHR) é uma situação clínica que requer internação do paciente na unidade de terapia intensiva. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) A SHR corresponde à perda de função renal, potencialmente reversível, que ocorre nos pacientes com doença hepática crônica e ascite. ( ) A SHR ocorre em raros casos e a mortalidade é reduzida devido à boa resposta à terapêutica. ( ) O diagnóstico da SHR inclui a presença de ascite, creatinina sérica > 1,5 mg/dL, ausência de choque, presença ou não doença renal prévia. ( ) O tratamento definitivo da SHR é o transplante hepático. ( ) O uso de vasoconstritores e albumina não tem resultados satisfatórios. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • a) V; V; F; V; V.
  • b) V; F; F; F; F.
  • c) F; V; V; F; V.
  • d) V; F; F; V; F.
#172698
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SES-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Na unidade de terapia intensiva em que você trabalha está internado um paciente de 55 anos do sexo masculino, asmático grave e hipertenso. A causa da internação foi acidente vascular encefálico isquêmico de fossa posterior. O paciente está em ventilação espontânea com suplementação de oxigênio por cateter nasal a 2L/min. Durante o plantão, o paciente evoluiu com rebaixamento do nível de consciência, hipotensão arterial e broncoespasmo grave não responsivo à terapia broncodilatadora. Você indicou intubação orotraqueal e ventilação mecânica e solicitou o material necessário para o procedimento. O hospital passa por dificuldades econômicas sérias, e a enfermeira de plantão informa que o carrinho de emergência não está com o arsenal terapêutico completo. As drogas disponíveis estão relacionadas abaixo. Assinale qual a melhor droga para proceder à intubação orotraqueal nessa situação.

  • a) Quetamina
  • b) Midazolam
  • c) Fentanil
  • d) Diazepam
#172699
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SES-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Foi internada na unidade de terapia intensiva em que você trabalha uma jovem de 19 anos encontrada por familiares com rebaixamento do nível de consciência, extremidades frias e algumas cartelas vazias de medicamento que não pode ser identificado. A lavagem gástrica não permitiu recuperar nenhum comprimido. No exame físico, você identificou, além do rebaixamento do nível de consciência, hipotensão e bradicardia. Você procedeu à intubação orotraqueal, iniciou a ventilação mecânica e infusão de noradrenalina. Mesmo assim, a paciente manteve bradicardia e episódios de extrassistolia ventricular. Evoluiu com parada cardíaca em fibrilação ventricular. O óbito foi constatado após a realização de 8 ciclos de manobras de reanimação. Assinale a alternativa que apresenta a sua principal suspeita em relação ao fármaco causador da intoxicação

  • a) Intoxicação por paracetamol.
  • b) Intoxicação por antidepressivo tricíclico.
  • c) Intoxicação por hipoglicemiante oral.
  • d) Intoxicação concomitante por paracetamol e hipoglicemiante oral.
#172700
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SES-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

O vasoespasmo é uma complicação temida em pacientes com hemorragia subaracnóide (HSA) e deve ter manejo otimizado. Acomete cerca de 70% dos pacientes com HSA apesar do tratamento adequado. Assinale a alternativa correta, considerando que a causa base da HSA já foi resolvida cirurgicamente.

  • a) O tratamento do vasoespasmo inclui a hipertensão induzida, hidratação adequada e manutenção de níveis adequados de hemoglobina. O uso da nimodipina deve ser desencorajado.
  • b) O tratamento do vasoespasmo inclui a hipertensão induzida, hidratação adequada, manutenção dos níveis adequados de hemoglobina e hipotermia até que o processo seja resolvido. A nimodipina não deve ser usada devido à hipotensão arterial que induz em 90% dos casos.
  • c) O tratamento do vasoespasmo inclui a hipertensão induzida, hidratação adequada e manutenção de níveis adequados de hemoglobina. O uso de nimodipina é recomendado sendo que a dose sugerida é de 60 mg a cada 4 horas. Em casos refratários pode ser tentado resgate por angioplastia e injeção intrarterial de papaverina.
  • d) O tratamento do vasoespasmo inclui a hipertensão induzida, hidratação adequada e manutenção de níveis adequados de hemoglobina. O uso da nimodipina só é recomendado em situações de vasoespasmo grave. A angioplastia por balão e o uso de papaverina intrarterial não é recomendado.
#172701
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SES-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

Na unidade de terapia intensiva em que você trabalha está internado um paciente do sexo masculino, com 42 anos de idade, no segundo dia após IAM anterior extenso. Subitamente o paciente refere dor epigástrica intensa e náuseas. Na sequência apresenta hematêmese em grande quantidade que se repete por mais duas vezes seguidas. O paciente evoluiu com sonolência e hipotensão. Indique qual a conduta a ser tomada de imediato.

  • a) Reposição volêmica imediata com cristalóide, intubação orotraqueal, ventilação mecânica, coleta de exames laboratoriais com tipagem sanguínea, sondagem gástrica, solicitação de avaliação pelo plantonista da endoscopia.
  • b) Intubação orotraqueal, transfusão de hemácias, iniciar inibidor de bomba de prótons. Quando o paciente estiver estável, proceder à extubação e solicitar avaliação do Gastroenterologista.
  • c) Reposição volêmica com soro albuminado, solicitação de endoscopia de urgência.
  • d) Reposição de hemácias e plasma fresco congelado de imediato, iniciar droga vasoativa. Quando o paciente estiver estável solicitar avaliação do Gastroenterologista.
#172702
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SES-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

A gestante pode apresentar complicações relacionadas à gestação e uma delas é a Hellp síndrome. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. A Hellp síndrome é caracterizada por heólise microangiopática, elevação de bilirrubinas e queda da haptoglobina sérica. II. A Elevação de enzimas hepáticas ocorre tardiamente e não deve ser utilizada na avaliação diagnóstica. III. Plaquetopenia geralmente é menos que 100.000/mm³. IV. As alterações laboratoriais podem ocorrer até o sétimo dia após o parto. IV. As alterações laboratoriais podem ocorrer até o sétimo dia após o parto.

  • a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.
  • b) As afirmativas I, III e IV são verdadeiras
  • c) Apenas a afirmativa II é verdadeira.
  • d) Nenhuma afirmativa é verdadeira.
#172703
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SES-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

Você admitiu na unidade de terapia intensiva um homem com anemia aguda decorrente de hemorragia intensa durante a realização de colecistectomia. O paciente está em ventilação espontânea com suplementação de oxigênio por cateter a 0,5L/min. A pressão arterial é 130x90 mmHg, e a frequência cardíaca é de 95 bpm. O paciente recebeu dois concentrados de hemácias no centro cirúrgico e é admitido na UTI, recebendo a terceira bolsa de sangue. Após 4 horas do término da transfusão, o paciente relata dispneia, apresenta queda da saturação de oxigênio (SatO2= 88%) mas mantém estabilidade hemodinâmica. Assinale a alternativa correta:

  • a) O paciente pode ter desenvolvido TRALI (transfusion releted acute lung injury) e deve ser solicitado RX de tórax para auxílio diagnóstico.
  • b) O paciente pode ter apresentado novo sangramento do leito cirúrgico e deve ser solicitada nova bolsa de concentrado de hemácias até que o cirurgião reavalie o quadro.
  • c) O paciente provavelmente teve um tromboembolismo pulmonar maciço e deve ser iniciada anticoagulação plena com enoxaparina.
  • d) O paciente deve estar séptico e você inicia antibioticoterapia de amplo expectro.
#172704
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SES-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

Uma porcentagem de pacientes com pancreatite aguda pode evoluir com a forma grave da doença. Para estes pacientes é proposto que as intervenções terapêuticas sejam iniciadas já na sala de emergência, enquanto é disponibilizado o leito na unidade de terapia intensiva. Assinale a alternativa correta em relação ao manejo de pacientes com pancreatite grave.

  • a) Reposição volêmica com solução salina na dose inicial de 20 mL/Kg em bolus seguida da manutenção de 500 mL/h em 6 horas com meta de diurese de 0,5 mL/Kg/h. A solução salina 0,9% parece ser melhor. Antibioticoterapia somente diante de achados clássicos de infecção. Jejum oral por 07 dias e nutrição parenteral exclusiva até melhora clínica do paciente.
  • b) Reposição volêmica com solução salina com dose inicial de 20 mL/kg em bolus seguida da manutenção de hidratação endovenosa buscando-se diurese de 0,5 mL/Kg/h. A solução de Ringer lactato parece ser melhor. Antibioticoterapia com carbapenêmicos. Nutrição precoce nas primeiras 48 horas de evolução, por via enteral, e sonda locada preferencialmente em posição pós-pilórica.
  • c) Reposição volêmica com solução salina com dose inicial de 20 mL/kg em bolus seguida da manutenção de hidratação endovenosa buscando-se diurese de 0,5 mL/Kg/h. A solução de Ringer lactato parece ser melhor. Antibioticoterapia com carbapenêmicos. Nutrição precoce nas primeiras 48 horas de evolução, preferencialmente parenteral, e após melhora clínica transição para nutrição enteral com sonda locada em posição pós-pilórica obrigatoriamente.
  • d) Reposição volêmica com solução salina com dose inicial de 20 mL/kg em bolus seguida da manutenção de hidratação endovenosa buscando-se diurese de 0,5 mL/Kg/h. A solução de Ringer lactato parece ser melhor. Antibioticoterapia com carbapenêmicos. Nutrição precoce nas primeiras 48 horas de evolução, preferencialmente enteral com sonda locada em posição pós-pilórica obrigatoriamente.
#172705
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SES-PR
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Pacientes com traumatismo craniano grave, atualmente, são bastante frequentes nas unidades de terapia intensiva. A hipertensão intracraniana pode estar presente em boa parte destes pacientes, e é necessário tomar medidas terapêuticas para o controle da pressão intracraniana. Analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.

  • a) A terapêutica de primeira linha para o controle da hipertensão intracraniana inclui sedação com tipoental, hiperventilação para manter PaCO2 entre 22 e 30 mmHg, uso de noradrenalina para manter pressão arterial médica acima de 120 mmHg e hipotermia terapêutica.
  • b) A terapêutica de primeira linha propõe o uso de terapia osmolar sendo indicado o uso de manitol 20% ou salina hipertônica 20%. Ambas as soluções podem ser utilizadas livremente até atingir o controle da pressão intracraniana, pois as complicações decorrentes do uso dessas soluções são mínimas.
  • c) Na impossibilidade de monitorização da pressão de perfusão cerebral, o uso de droga vasoativa deve ser indicado o mais precocemente possível, sendo a meta de pressão arterial média entre 110 mmHg e 130 mmHg.
  • d) Na fase aguda do trauma craniano grave, está indicada a infusão contínua de fentanil ou morfina para adequada analgesia. Além disso deve-se buscar reduzir consumo cerebral de oxigênio sendo sugerido o uso de propofol em pacientes estáveis ou midazolam em pacientes instáveis hemodinamicamente.