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Simulado SEJUS-DF de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado SEJUS-DF de Matérias Diversas para Cargos diversos

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#141420
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(1,0) 1 - 

Em certo plano amostral, em uma população de 100 elementos, optou-se pelo seguinte critério: joga-se uma moeda (honesta) e, se der cara, o elemento entra na amostra; se der coroa, ele não entra na amostra. Qual o tamanho esperado dessa amostra?

  • a) 10
  • b) 20
  • c) 30
  • d) 50
#141421
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. Bancas Diversas
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Matérias Diversas
Concurso
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(1,0) 2 - 

Na compra de certa mercadoria, uma empresa de importação gastou R$ 10.000,00 ao câmbio R$ 2,00 por dólar. No ano seguinte, fez nova compra e, aproveitando o câmbio de R$ 1,50, gastou o valor de R$ 10.000,00. Assim, a taxa de câmbio média no período foi de

  • a) R$ 1,125.
  • b) R$ 1,333.
  • c) R$ 1,667.
  • d) R$ 1,750.
#141422
Banca
. Bancas Diversas
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Matérias Diversas
Concurso
SEJUS-DF
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(1,0) 3 - 

O Teorema Central do Limite é a principal justificativa para o uso da amostragem em problemas que envolvam populações infinitas, ou mesmo em populações finitas, porém, muito grandes quando comparadas ao tamanho da amostra. O resultado de um censo apontou que, em uma cidade com 25.000 famílias, a renda média era de R$ 3.170,00 e o desvio-padrão, de R$ 2.000,00. Um pesquisador utilizou uma amostra aleatória simples de 400 famílias daquela população e obteve média de R$ 3.070,00 com desvio-padrão de R$ 1.920,00.
Ao fazer um histograma para a renda média das 400 famílias amostradas, +1 unidade-padrão (z) estará associado ao valor

  • a) R$ 2.020,00.
  • b) R$ 3.166,00.
  • c) R$ 3.270,00.
  • d) R$ 4.990,00
#141423
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(1,0) 4 - 

A prática de atos infracionais na adolescência e as condutas judiciais em relação a essa prática são, ainda hoje, muito discutidas e polemizadas, tendo sofrido, ao longo da história das políticas de atendimento às crianças e aos adolescentes, graduais modificações nos vários setores da sociedade. Assinale a alternativa que traduz a perspectiva das políticas públicas atuais, contempladas pelo SINASE (2006).

  • a) As diretrizes pedagógicas do SINASE consolidam a visão marxista de que os adolescentes vitimizados pela sociedade capitalista precisam ser isolados do convívio social para que possam se recuperar.
  • b) Os adolescentes autores de atos infracionais que não apresentam um projeto de vida fora da marginalidade não encontram respaldo no SINASE para a defesa de seus direitos, pois não se colocam como cidadãos e protagonistas de suas histórias.
  • c) A ação do governo e da sociedade não deve ser direcionada exclusivamente para o controle à repressão dessa parcela da população, mas para a garantia de condições de vida com dignidade.
  • d) Pelas marcas da desigualdade social em sua identidade marginal, o adolescente delinquente não tem recuperação.
#141424
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(1,0) 5 - 

(linha 1) CASO JONILSON: trata-se de um adolescente que deu entrada nesta instituição aos treze anos, com uma passagem por roubo. Sete meses depois, fez sua segunda (linha 4) passagem, pelo mesmo motivo. Após 45 dias, é registrada outra entrada, desta vez sem especificação, pela qual ele foi sentenciado a permanecer na instituição por tempo (linha 7) indeterminado. Cinco meses após a primeira sentença, é deferida outra de igual teor, relativa a outro processo. Após um ano e cinco meses de cumprimento de medida, o (linha 10) adolescente evade da instituição, aproveitando-se do benefício de saída semanal. Apenas dez dias após a evasão, Jonilson retorna à instituição, em outra ocorrência que (linha13) envolveu assalto a mão armada e sequestro. Passados quatro dias do seu retorno, o jovem evadiu novamente, dessa vez pulando as cercas da instituição. Após vinte dias, é (linha16) registrada outra entrada dele, dessa vez por mandado de busca e apreensão.
A família de Jonilson é composta pela mãe e por (linha 19) quatro irmãos, três homens e uma mulher, dos quais dois não residem na mesma residência por já estarem casados. O jovem é o caçula da prole e não chegou a conviver com o pai, (linha 22) que foi assassinado quando ele tinha um mês de idade e sua irmã, apenas um ano de idade. A renda familiar é pequena, dependendo a família de benefícios sociais oferecidos pelo (linha 25) governo. A mãe demonstra comumente certa incapacidade de controle sobre o comportamento do filho, bem como de impor-lhe limites. Apesar disso, a relação entre os dois é de (linha 28) profunda afeição, expressando ambos saudade e sofrimento pela falta de perspectivas de retorno à convivência. Jonilson também mantém bom relacionamento com sua irmã. (linha 31) Entretanto, tanto mãe quanto irmã, que são os familiares que visitam o jovem na instituição, afirmaram recentemente ao menor que, diante das últimas ocorrências envolvendo o (linha 34) adolescente, elas encontram-se desmotivadas a acompanhar seu processo socioeducativo. Nesse momento, Jonilson levanta e, nervoso, pede que a mãe e a irmã não deixem de (linha 37) ir às visitas, argumentando: “... quando vejo vocês, parece que tudo pode mudar, ainda ...”
Pelo fato de estar sob ameaça de sua integridade (linha 40) física, Jonilson não está frequentando a escola. Esse fato é motivo de revolta e decepção com a instituição, reclamando todos os dias: “queria tanto me adiantar na vida estudando, (linha 43) ainda nem sei escrever direito...”
A sua situação institucional lhe gera revolta, não aceitando a reclusão que lhe é imposta sem nenhuma (linha 46) perspectiva. Ao ser questionado sobre sua conduta, não revela senso crítico ou de responsabilização por seus atos, atribuindo a Deus a responsabilidade sobre o que já fez, (linha 49) justificando: “... afinal, se Deus quisesse, já teria me impedido”. Da mesma forma, se desresponsabiliza pelas mudanças que possam vir a ocorrer em sua vida: “... se Deus (linha 52) quiser,ele dá um jeito pra eu mudar”. Esse pensamento denota, entre outras coisas, imaturidade por parte do jovem, que não aparenta demandas pessoais e tampouco confia em (linha 55) suas próprias condições de assumir e mudar sua trajetória no mundo da marginaldidade (parecer de um psicólogo da equipe técnica)
Avaliando fatores de risco e fatores de proteção relativos ao caso apresentado no texto V, assinale a alternativa correta.

  • a) Pela tragédia na história familiar (filho de pai assassinado) e pelo descaso atual da mãe e da irmã em acompanhar a medida, pode-se concluir que não existe nenhum fator de proteção no contexto da família.
  • b) Os fatores de risco são imensos em todos os aspectos da vida do adolescente, especialmente o descrédito do adolescente em si mesmo. Tal situação é impeditiva de qualquer intervenção psicossocial ou pedagógica efetiva.
  • c) As tantas reincidências no cometimento de atos infracionais revelam uma trajetória sem volta para o adolescente, que agrava cada vez mais sua situação judicial, sem possibilidade alguma de investimento e de aproveitamento da medida.
  • d) A religiosidade do adolescente é um fator de risco definitivo em virtude da alienação, que impede a responsabilização.
#141425
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(1,0) 6 - 

A respeito da natureza multidisciplinar da atuação do educador social, assinale a alternativa correta.

  • a) A pedagogia social não recebe contribuições da psicologia, da sociologia, da antropologia, da psicologia social, das ciências médicas e do direito.
  • b) A prática, por si só, confere ao educador os elementos necessários ao pleno domínio de seu ofício, sendo a capacitação profissional apenas oportunidade a ser oferecida pelo sistema.
  • c) A aquisição, pelo educador, de atitudes e habilidades que favoreçam e viabilizem sua atuação junto ao educando não é importante.
  • d) O educador social, pela complexidade de sua ação, tem a obrigação de atualizar-se em programas de educação continuada.
#141426
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(1,0) 7 - 

Constitui desafio histórico da Secretaria Especial de Direitos Humanos, que participou na criação do SINASE,

  • a) a necessidade de fiscalização e monitoramento dos programas de execução socioeducativo
  • b) a redução dos recursos orçamentários específicos da área, mantendo a otimização dos recursos já existentes.
  • c) a inclusão do adolescente em conflito com a lei em programas especializados e independentes das demais políticas públicas e sociais.
  • d) a liberação do sistema socioeducativo do compromisso com os egressos.
#141427
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(1,0) 8 - 

O ECA prevê medidas protetivas relacionadas à assistência e à saúde, tais como:

I Requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico.

II Inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e a toxicômanos.

III Impossibilidade de colocação em família substituta.

IV Advertência aos pais pelo juiz.

Assinale a alternativa correta.

  • a) Nenhum item está certo.
  • b) Apenas um item está certo.
  • c) Apenas dois itens estão certos.
  • d) Apenas três itens estão certos.
#141428
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(1,0) 9 - 

Entre os diversos desafios da sociedade atual, o universo das drogas no mundo da infância e da juventude em risco social apresenta-se como um dos mais complexos, promovendo uma “inclusão marginal” dos adolescentes excluídos do mercado de trabalho formal.

W.U. Marques. Adolescentes e drogas no contexto da justiça. In: Sudbrack (org.). Brasília: Plano editora, 2003, p.101.

A respeito dos adolescentes envolvidos com drogas, é correto afirmar que

  • a) os adolescentes envolvidos com tráfico de drogas não têm direito à proteção do Estado.
  • b) o consumo do crack pelas crianças e adolescentes em situação de rua vem tomando proporções de uma epidemia nacional.
  • c) o consumo do crack é uma realidade apenas de São Paulo, por uma estratégia de mercado do narcotráfico, que distribui cada produto em territórios específicos.
  • d) as estratégias de redução de danos não são aplicáveis aos adolescentes envolvidos com crack.
#141429
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(1,0) 10 - 

Com relação aos fundamentos éticos da atuação do socioeducador, é correto afirmar que este profissional deve

I conhecer, aceitar e praticar os princípios de uma deontologia da ação socioeducativa que tenha por base os direitos humanos.

II perceber e incorporar os direitos humanos somente como dispositivos de natureza jurídica.

III assumir sua posição de poder e de autoridade por meio do uso da coerção física que se faz inevitável no cotidiano institucional.

IV reconhecer a violência simbólica (tratamento humilhante e degradante) como uma das principais causas da violência reativa por parte dos educandos, principalmente em se tratando de medidas privativas e restritivas de liberdade.

V recorrer a formas de resolução de conflitos em sua atuação cotidiana para fazer cumprir a lei.

A quantidade de itens certos é igual a

  • a) 1
  • b) 2
  • c) 3
  • d) 4
#141430
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(1,0) 11 - 

Acerca da relação entre o uso de drogas e as medidas socioeducativas, é correto afirmar que

  • a) os adolescentes abusadores e dependentes de drogas devem ser tratados como delinquentes, pois praticam atos infracionais.
  • b) a medida socioeducativa não pode ser aplicada para adolescentes dependentes de drogas.
  • c) um adolescente apreendido pela polícia pelo uso e porte de cocaína deve ser preso em flagrante e encaminhado para internação.
  • d) o uso de drogas lícitas e ilícitas deve ser alvo de medidas de proteção.
#141431
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(1,0) 12 - 

“Se beber, não dirija.” é o apelo da campanha nacional para a prevenção de acidentes de trânsito que se popularizou como a Lei Seca. Assinale a alternativa correta, com relação a essa campanha.

  • a) Trata-se de uma campanha que reproduz a política de tolerância zero utilizada nos Estados Unidos.
  • b) É uma campanha de tratamento e prevenção do alcoolismo — problema de saúde pública com altos custos sociais.
  • c) É uma campanha na perspectiva da redução de danos no trânsito pelo uso de bebidas alcoólicas, priorizada pela política nacional da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD).
  • d) É uma campanha desarticulada das políticas públicas da SENAD, pois aborda, de forma repressora, o problema dos dependentes de drogas, que são doentes e devem receber tratamento.
#141432
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(1,0) 13 - 

Considerando a realidade do uso de drogas na população brasileira, julgue os itens subsequentes.

I As bebidas alcoólicas são as drogas mais consumidas pelos brasileiros de todas as idades.

II A maconha é a droga mais experimentada pelos estudantes das escolas públicas brasileiras.

III A taxa de incidência do alcoolismo está aumentando, até mesmo na população feminina.

IV Na nova legislação, o uso de drogas ilícitas não resulta em penas privativas de liberdade.

V Adolescentes dependentes de drogas ilícitas devem receber medidas protetivas.

A quantidade de itens certos é igual a

  • a) 1
  • b) 2
  • c) 3
  • d) 4
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(1,0) 14 - 

O SINASE é o conjunto ordenado de princípios, regras e critérios, de caráter jurídico, político, financeiro e administrativo, que envolve, desde o processo de apuração do ato infracional até a execução da medida socioeducativa. Na qualidade de política pública destinada à inclusão do adolescente em conflito com a lei, demanda iniciativas dos diferentes campos das políticas públicas e sociais.

SINASE, p. 24 (com adaptações).

Assinale a alternativa que não corresponde a essa perspectiva de conceito e integração das políticas públicas preconizada pelo SINASE.

  • a) Estímulo à prática da intersetorialidade.
  • b) Expedição de resoluções independentes, disciplinando matérias relacionadas à saúde do adolescente.
  • c) Promoção de discussões, encontros, seminários conjuntos.
  • d) Respeito às competências e às atribuições de cada ente federativo.
#141434
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(1,0) 15 - 

Considerando-se a execução das medidas socioeducativas, assinale a alternativa correta.

  • a) O acesso às políticas sociais, indispensável ao desenvolvimento dos adolescentes, dar-se-á preferencialmente por meio de equipamentos privados, com gestão compartilhada e parcerias não governamentais para garantir a qualidade do atendimento.
  • b) As medidas socioducativas devem priorizar os núcleos de internação para proteger ao máximo os adolescentes das gangues de extermínio e dos preconceitos da sociedade, que não acredita em sua recuperação.
  • c) A integração com a comunidade é recomendada, exceto no caso da internação provisória.
  • d) Na política do SINASE, considera-se que o acesso às políticas sociais em meio externo favorece trabalhar os preconceitos que pesam sobre os adolescentes em medida socioeducativa.