Simulado SEJUS-DF de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO SEJUS-DF DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso SEJUS-DF.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SEJUS-DF que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores SEJUS-DF, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SEJUS-DF de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso SEJUS-DF.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso SEJUS-DF. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO SEJUS-DF
Para realizar o simulado SEJUS-DF você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SEJUS-DF você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para SEJUS-DF é aqui!
- #141420
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- Matérias Diversas
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(1,0) 1 -
Em certo plano amostral, em uma população de 100 elementos, optou-se pelo seguinte critério: joga-se uma moeda (honesta) e, se der cara, o elemento entra na amostra; se der coroa, ele não entra na amostra. Qual o tamanho esperado dessa amostra?
- a) 10
- b) 20
- c) 30
- d) 50
- #141421
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(1,0) 2 -
Na compra de certa mercadoria, uma empresa de importação gastou R$ 10.000,00 ao câmbio R$ 2,00 por dólar. No ano seguinte, fez nova compra e, aproveitando o câmbio de R$ 1,50, gastou o valor de R$ 10.000,00. Assim, a taxa de câmbio média no período foi de
- a) R$ 1,125.
- b) R$ 1,333.
- c) R$ 1,667.
- d) R$ 1,750.
- #141422
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(1,0) 3 -
O Teorema Central do Limite é a principal justificativa para o uso da amostragem em problemas que envolvam populações infinitas, ou mesmo em populações finitas, porém, muito grandes quando comparadas ao tamanho da amostra. O resultado de um censo apontou que, em uma cidade com 25.000 famílias, a renda média era de R$ 3.170,00 e o desvio-padrão, de R$ 2.000,00. Um pesquisador utilizou uma amostra aleatória simples de 400 famílias daquela população e obteve média de R$ 3.070,00 com desvio-padrão de R$ 1.920,00.
Ao fazer um histograma para a renda média das 400 famílias amostradas, +1 unidade-padrão (z) estará associado ao valor
- a) R$ 2.020,00.
- b) R$ 3.166,00.
- c) R$ 3.270,00.
- d) R$ 4.990,00
- #141423
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(1,0) 4 -
A prática de atos infracionais na adolescência e as condutas judiciais em relação a essa prática são, ainda hoje, muito discutidas e polemizadas, tendo sofrido, ao longo da história das políticas de atendimento às crianças e aos adolescentes, graduais modificações nos vários setores da sociedade. Assinale a alternativa que traduz a perspectiva das políticas públicas atuais, contempladas pelo SINASE (2006).
- a) As diretrizes pedagógicas do SINASE consolidam a visão marxista de que os adolescentes vitimizados pela sociedade capitalista precisam ser isolados do convívio social para que possam se recuperar.
- b) Os adolescentes autores de atos infracionais que não apresentam um projeto de vida fora da marginalidade não encontram respaldo no SINASE para a defesa de seus direitos, pois não se colocam como cidadãos e protagonistas de suas histórias.
- c) A ação do governo e da sociedade não deve ser direcionada exclusivamente para o controle à repressão dessa parcela da população, mas para a garantia de condições de vida com dignidade.
- d) Pelas marcas da desigualdade social em sua identidade marginal, o adolescente delinquente não tem recuperação.
- #141424
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(1,0) 5 -
(linha 1) CASO JONILSON: trata-se de um adolescente que deu entrada nesta instituição aos treze anos, com uma passagem por roubo. Sete meses depois, fez sua segunda (linha 4) passagem, pelo mesmo motivo. Após 45 dias, é registrada outra entrada, desta vez sem especificação, pela qual ele foi sentenciado a permanecer na instituição por tempo (linha 7) indeterminado. Cinco meses após a primeira sentença, é deferida outra de igual teor, relativa a outro processo. Após um ano e cinco meses de cumprimento de medida, o (linha 10) adolescente evade da instituição, aproveitando-se do benefício de saída semanal. Apenas dez dias após a evasão, Jonilson retorna à instituição, em outra ocorrência que (linha13) envolveu assalto a mão armada e sequestro. Passados quatro dias do seu retorno, o jovem evadiu novamente, dessa vez pulando as cercas da instituição. Após vinte dias, é (linha16) registrada outra entrada dele, dessa vez por mandado de busca e apreensão.
A família de Jonilson é composta pela mãe e por (linha 19) quatro irmãos, três homens e uma mulher, dos quais dois não residem na mesma residência por já estarem casados. O jovem é o caçula da prole e não chegou a conviver com o pai, (linha 22) que foi assassinado quando ele tinha um mês de idade e sua irmã, apenas um ano de idade. A renda familiar é pequena, dependendo a família de benefícios sociais oferecidos pelo (linha 25) governo. A mãe demonstra comumente certa incapacidade de controle sobre o comportamento do filho, bem como de impor-lhe limites. Apesar disso, a relação entre os dois é de (linha 28) profunda afeição, expressando ambos saudade e sofrimento pela falta de perspectivas de retorno à convivência. Jonilson também mantém bom relacionamento com sua irmã. (linha 31) Entretanto, tanto mãe quanto irmã, que são os familiares que visitam o jovem na instituição, afirmaram recentemente ao menor que, diante das últimas ocorrências envolvendo o (linha 34) adolescente, elas encontram-se desmotivadas a acompanhar seu processo socioeducativo. Nesse momento, Jonilson levanta e, nervoso, pede que a mãe e a irmã não deixem de (linha 37) ir às visitas, argumentando: “... quando vejo vocês, parece que tudo pode mudar, ainda ...”
Pelo fato de estar sob ameaça de sua integridade (linha 40) física, Jonilson não está frequentando a escola. Esse fato é motivo de revolta e decepção com a instituição, reclamando todos os dias: “queria tanto me adiantar na vida estudando, (linha 43) ainda nem sei escrever direito...”
A sua situação institucional lhe gera revolta, não aceitando a reclusão que lhe é imposta sem nenhuma (linha 46) perspectiva. Ao ser questionado sobre sua conduta, não revela senso crítico ou de responsabilização por seus atos, atribuindo a Deus a responsabilidade sobre o que já fez, (linha 49) justificando: “... afinal, se Deus quisesse, já teria me impedido”. Da mesma forma, se desresponsabiliza pelas mudanças que possam vir a ocorrer em sua vida: “... se Deus (linha 52) quiser,ele dá um jeito pra eu mudar”. Esse pensamento denota, entre outras coisas, imaturidade por parte do jovem, que não aparenta demandas pessoais e tampouco confia em (linha 55) suas próprias condições de assumir e mudar sua trajetória no mundo da marginaldidade (parecer de um psicólogo da equipe técnica)
Avaliando fatores de risco e fatores de proteção relativos ao caso apresentado no texto V, assinale a alternativa correta.
- a) Pela tragédia na história familiar (filho de pai assassinado) e pelo descaso atual da mãe e da irmã em acompanhar a medida, pode-se concluir que não existe nenhum fator de proteção no contexto da família.
- b) Os fatores de risco são imensos em todos os aspectos da vida do adolescente, especialmente o descrédito do adolescente em si mesmo. Tal situação é impeditiva de qualquer intervenção psicossocial ou pedagógica efetiva.
- c) As tantas reincidências no cometimento de atos infracionais revelam uma trajetória sem volta para o adolescente, que agrava cada vez mais sua situação judicial, sem possibilidade alguma de investimento e de aproveitamento da medida.
- d) A religiosidade do adolescente é um fator de risco definitivo em virtude da alienação, que impede a responsabilização.
- #141425
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(1,0) 6 -
A respeito da natureza multidisciplinar da atuação do educador social, assinale a alternativa correta.
- a) A pedagogia social não recebe contribuições da psicologia, da sociologia, da antropologia, da psicologia social, das ciências médicas e do direito.
- b) A prática, por si só, confere ao educador os elementos necessários ao pleno domínio de seu ofício, sendo a capacitação profissional apenas oportunidade a ser oferecida pelo sistema.
- c) A aquisição, pelo educador, de atitudes e habilidades que favoreçam e viabilizem sua atuação junto ao educando não é importante.
- d) O educador social, pela complexidade de sua ação, tem a obrigação de atualizar-se em programas de educação continuada.
- #141426
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(1,0) 7 -
Constitui desafio histórico da Secretaria Especial de Direitos Humanos, que participou na criação do SINASE,
- a) a necessidade de fiscalização e monitoramento dos programas de execução socioeducativo
- b) a redução dos recursos orçamentários específicos da área, mantendo a otimização dos recursos já existentes.
- c) a inclusão do adolescente em conflito com a lei em programas especializados e independentes das demais políticas públicas e sociais.
- d) a liberação do sistema socioeducativo do compromisso com os egressos.
- #141427
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(1,0) 8 -
O ECA prevê medidas protetivas relacionadas à assistência e à saúde, tais como:
I Requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico.
II Inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e a toxicômanos.
III Impossibilidade de colocação em família substituta.
IV Advertência aos pais pelo juiz.
Assinale a alternativa correta.
- a) Nenhum item está certo.
- b) Apenas um item está certo.
- c) Apenas dois itens estão certos.
- d) Apenas três itens estão certos.
- #141428
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(1,0) 9 -
Entre os diversos desafios da sociedade atual, o universo das drogas no mundo da infância e da juventude em risco social apresenta-se como um dos mais complexos, promovendo uma “inclusão marginal” dos adolescentes excluídos do mercado de trabalho formal.
W.U. Marques. Adolescentes e drogas no contexto da justiça. In: Sudbrack (org.). Brasília: Plano editora, 2003, p.101.
A respeito dos adolescentes envolvidos com drogas, é correto afirmar que
- a) os adolescentes envolvidos com tráfico de drogas não têm direito à proteção do Estado.
- b) o consumo do crack pelas crianças e adolescentes em situação de rua vem tomando proporções de uma epidemia nacional.
- c) o consumo do crack é uma realidade apenas de São Paulo, por uma estratégia de mercado do narcotráfico, que distribui cada produto em territórios específicos.
- d) as estratégias de redução de danos não são aplicáveis aos adolescentes envolvidos com crack.
- #141429
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(1,0) 10 -
Com relação aos fundamentos éticos da atuação do socioeducador, é correto afirmar que este profissional deve
I conhecer, aceitar e praticar os princípios de uma deontologia da ação socioeducativa que tenha por base os direitos humanos.
II perceber e incorporar os direitos humanos somente como dispositivos de natureza jurídica.
III assumir sua posição de poder e de autoridade por meio do uso da coerção física que se faz inevitável no cotidiano institucional.
IV reconhecer a violência simbólica (tratamento humilhante e degradante) como uma das principais causas da violência reativa por parte dos educandos, principalmente em se tratando de medidas privativas e restritivas de liberdade.
V recorrer a formas de resolução de conflitos em sua atuação cotidiana para fazer cumprir a lei.
A quantidade de itens certos é igual a
- a) 1
- b) 2
- c) 3
- d) 4
- #141430
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(1,0) 11 -
Acerca da relação entre o uso de drogas e as medidas socioeducativas, é correto afirmar que
- a) os adolescentes abusadores e dependentes de drogas devem ser tratados como delinquentes, pois praticam atos infracionais.
- b) a medida socioeducativa não pode ser aplicada para adolescentes dependentes de drogas.
- c) um adolescente apreendido pela polícia pelo uso e porte de cocaína deve ser preso em flagrante e encaminhado para internação.
- d) o uso de drogas lícitas e ilícitas deve ser alvo de medidas de proteção.
- #141431
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(1,0) 12 -
“Se beber, não dirija.” é o apelo da campanha nacional para a prevenção de acidentes de trânsito que se popularizou como a Lei Seca. Assinale a alternativa correta, com relação a essa campanha.
- a) Trata-se de uma campanha que reproduz a política de tolerância zero utilizada nos Estados Unidos.
- b) É uma campanha de tratamento e prevenção do alcoolismo — problema de saúde pública com altos custos sociais.
- c) É uma campanha na perspectiva da redução de danos no trânsito pelo uso de bebidas alcoólicas, priorizada pela política nacional da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD).
- d) É uma campanha desarticulada das políticas públicas da SENAD, pois aborda, de forma repressora, o problema dos dependentes de drogas, que são doentes e devem receber tratamento.
- #141432
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(1,0) 13 -
Considerando a realidade do uso de drogas na população brasileira, julgue os itens subsequentes.
I As bebidas alcoólicas são as drogas mais consumidas pelos brasileiros de todas as idades.
II A maconha é a droga mais experimentada pelos estudantes das escolas públicas brasileiras.
III A taxa de incidência do alcoolismo está aumentando, até mesmo na população feminina.
IV Na nova legislação, o uso de drogas ilícitas não resulta em penas privativas de liberdade.
V Adolescentes dependentes de drogas ilícitas devem receber medidas protetivas.
A quantidade de itens certos é igual a
- a) 1
- b) 2
- c) 3
- d) 4
- #141433
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(1,0) 14 -
O SINASE é o conjunto ordenado de princípios, regras e critérios, de caráter jurídico, político, financeiro e administrativo, que envolve, desde o processo de apuração do ato infracional até a execução da medida socioeducativa. Na qualidade de política pública destinada à inclusão do adolescente em conflito com a lei, demanda iniciativas dos diferentes campos das políticas públicas e sociais.
SINASE, p. 24 (com adaptações).
Assinale a alternativa que não corresponde a essa perspectiva de conceito e integração das políticas públicas preconizada pelo SINASE.
- a) Estímulo à prática da intersetorialidade.
- b) Expedição de resoluções independentes, disciplinando matérias relacionadas à saúde do adolescente.
- c) Promoção de discussões, encontros, seminários conjuntos.
- d) Respeito às competências e às atribuições de cada ente federativo.
- #141434
- Banca
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(1,0) 15 -
Considerando-se a execução das medidas socioeducativas, assinale a alternativa correta.
- a) O acesso às políticas sociais, indispensável ao desenvolvimento dos adolescentes, dar-se-á preferencialmente por meio de equipamentos privados, com gestão compartilhada e parcerias não governamentais para garantir a qualidade do atendimento.
- b) As medidas socioducativas devem priorizar os núcleos de internação para proteger ao máximo os adolescentes das gangues de extermínio e dos preconceitos da sociedade, que não acredita em sua recuperação.
- c) A integração com a comunidade é recomendada, exceto no caso da internação provisória.
- d) Na política do SINASE, considera-se que o acesso às políticas sociais em meio externo favorece trabalhar os preconceitos que pesam sobre os adolescentes em medida socioeducativa.