Simulado SEJUS-DF de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
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🧪 Este Simulado SEJUS-DF foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: SEJUS-DF
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
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- #141420
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(1,0) 1 -
Em certo plano amostral, em uma população de 100 elementos, optou-se pelo seguinte critério: joga-se uma moeda (honesta) e, se der cara, o elemento entra na amostra; se der coroa, ele não entra na amostra. Qual o tamanho esperado dessa amostra?
- a) 10
- b) 20
- c) 30
- d) 50
- #141421
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(1,0) 2 -
Na compra de certa mercadoria, uma empresa de importação gastou R$ 10.000,00 ao câmbio R$ 2,00 por dólar. No ano seguinte, fez nova compra e, aproveitando o câmbio de R$ 1,50, gastou o valor de R$ 10.000,00. Assim, a taxa de câmbio média no período foi de
- a) R$ 1,125.
- b) R$ 1,333.
- c) R$ 1,667.
- d) R$ 1,750.
- #141422
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(1,0) 3 -
O Teorema Central do Limite é a principal justificativa para o uso da amostragem em problemas que envolvam populações infinitas, ou mesmo em populações finitas, porém, muito grandes quando comparadas ao tamanho da amostra. O resultado de um censo apontou que, em uma cidade com 25.000 famílias, a renda média era de R$ 3.170,00 e o desvio-padrão, de R$ 2.000,00. Um pesquisador utilizou uma amostra aleatória simples de 400 famílias daquela população e obteve média de R$ 3.070,00 com desvio-padrão de R$ 1.920,00.
Ao fazer um histograma para a renda média das 400 famílias amostradas, +1 unidade-padrão (z) estará associado ao valor
- a) R$ 2.020,00.
- b) R$ 3.166,00.
- c) R$ 3.270,00.
- d) R$ 4.990,00
- #141423
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(1,0) 4 -
A prática de atos infracionais na adolescência e as condutas judiciais em relação a essa prática são, ainda hoje, muito discutidas e polemizadas, tendo sofrido, ao longo da história das políticas de atendimento às crianças e aos adolescentes, graduais modificações nos vários setores da sociedade. Assinale a alternativa que traduz a perspectiva das políticas públicas atuais, contempladas pelo SINASE (2006).
- a) As diretrizes pedagógicas do SINASE consolidam a visão marxista de que os adolescentes vitimizados pela sociedade capitalista precisam ser isolados do convívio social para que possam se recuperar.
- b) Os adolescentes autores de atos infracionais que não apresentam um projeto de vida fora da marginalidade não encontram respaldo no SINASE para a defesa de seus direitos, pois não se colocam como cidadãos e protagonistas de suas histórias.
- c) A ação do governo e da sociedade não deve ser direcionada exclusivamente para o controle à repressão dessa parcela da população, mas para a garantia de condições de vida com dignidade.
- d) Pelas marcas da desigualdade social em sua identidade marginal, o adolescente delinquente não tem recuperação.
- #141424
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(1,0) 5 -
(linha 1) CASO JONILSON: trata-se de um adolescente que deu entrada nesta instituição aos treze anos, com uma passagem por roubo. Sete meses depois, fez sua segunda (linha 4) passagem, pelo mesmo motivo. Após 45 dias, é registrada outra entrada, desta vez sem especificação, pela qual ele foi sentenciado a permanecer na instituição por tempo (linha 7) indeterminado. Cinco meses após a primeira sentença, é deferida outra de igual teor, relativa a outro processo. Após um ano e cinco meses de cumprimento de medida, o (linha 10) adolescente evade da instituição, aproveitando-se do benefício de saída semanal. Apenas dez dias após a evasão, Jonilson retorna à instituição, em outra ocorrência que (linha13) envolveu assalto a mão armada e sequestro. Passados quatro dias do seu retorno, o jovem evadiu novamente, dessa vez pulando as cercas da instituição. Após vinte dias, é (linha16) registrada outra entrada dele, dessa vez por mandado de busca e apreensão.
A família de Jonilson é composta pela mãe e por (linha 19) quatro irmãos, três homens e uma mulher, dos quais dois não residem na mesma residência por já estarem casados. O jovem é o caçula da prole e não chegou a conviver com o pai, (linha 22) que foi assassinado quando ele tinha um mês de idade e sua irmã, apenas um ano de idade. A renda familiar é pequena, dependendo a família de benefícios sociais oferecidos pelo (linha 25) governo. A mãe demonstra comumente certa incapacidade de controle sobre o comportamento do filho, bem como de impor-lhe limites. Apesar disso, a relação entre os dois é de (linha 28) profunda afeição, expressando ambos saudade e sofrimento pela falta de perspectivas de retorno à convivência. Jonilson também mantém bom relacionamento com sua irmã. (linha 31) Entretanto, tanto mãe quanto irmã, que são os familiares que visitam o jovem na instituição, afirmaram recentemente ao menor que, diante das últimas ocorrências envolvendo o (linha 34) adolescente, elas encontram-se desmotivadas a acompanhar seu processo socioeducativo. Nesse momento, Jonilson levanta e, nervoso, pede que a mãe e a irmã não deixem de (linha 37) ir às visitas, argumentando: “... quando vejo vocês, parece que tudo pode mudar, ainda ...”
Pelo fato de estar sob ameaça de sua integridade (linha 40) física, Jonilson não está frequentando a escola. Esse fato é motivo de revolta e decepção com a instituição, reclamando todos os dias: “queria tanto me adiantar na vida estudando, (linha 43) ainda nem sei escrever direito...”
A sua situação institucional lhe gera revolta, não aceitando a reclusão que lhe é imposta sem nenhuma (linha 46) perspectiva. Ao ser questionado sobre sua conduta, não revela senso crítico ou de responsabilização por seus atos, atribuindo a Deus a responsabilidade sobre o que já fez, (linha 49) justificando: “... afinal, se Deus quisesse, já teria me impedido”. Da mesma forma, se desresponsabiliza pelas mudanças que possam vir a ocorrer em sua vida: “... se Deus (linha 52) quiser,ele dá um jeito pra eu mudar”. Esse pensamento denota, entre outras coisas, imaturidade por parte do jovem, que não aparenta demandas pessoais e tampouco confia em (linha 55) suas próprias condições de assumir e mudar sua trajetória no mundo da marginaldidade (parecer de um psicólogo da equipe técnica)
Avaliando fatores de risco e fatores de proteção relativos ao caso apresentado no texto V, assinale a alternativa correta.
- a) Pela tragédia na história familiar (filho de pai assassinado) e pelo descaso atual da mãe e da irmã em acompanhar a medida, pode-se concluir que não existe nenhum fator de proteção no contexto da família.
- b) Os fatores de risco são imensos em todos os aspectos da vida do adolescente, especialmente o descrédito do adolescente em si mesmo. Tal situação é impeditiva de qualquer intervenção psicossocial ou pedagógica efetiva.
- c) As tantas reincidências no cometimento de atos infracionais revelam uma trajetória sem volta para o adolescente, que agrava cada vez mais sua situação judicial, sem possibilidade alguma de investimento e de aproveitamento da medida.
- d) A religiosidade do adolescente é um fator de risco definitivo em virtude da alienação, que impede a responsabilização.
- #141425
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(1,0) 6 -
A respeito da natureza multidisciplinar da atuação do educador social, assinale a alternativa correta.
- a) A pedagogia social não recebe contribuições da psicologia, da sociologia, da antropologia, da psicologia social, das ciências médicas e do direito.
- b) A prática, por si só, confere ao educador os elementos necessários ao pleno domínio de seu ofício, sendo a capacitação profissional apenas oportunidade a ser oferecida pelo sistema.
- c) A aquisição, pelo educador, de atitudes e habilidades que favoreçam e viabilizem sua atuação junto ao educando não é importante.
- d) O educador social, pela complexidade de sua ação, tem a obrigação de atualizar-se em programas de educação continuada.
- #141426
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(1,0) 7 -
Constitui desafio histórico da Secretaria Especial de Direitos Humanos, que participou na criação do SINASE,
- a) a necessidade de fiscalização e monitoramento dos programas de execução socioeducativo
- b) a redução dos recursos orçamentários específicos da área, mantendo a otimização dos recursos já existentes.
- c) a inclusão do adolescente em conflito com a lei em programas especializados e independentes das demais políticas públicas e sociais.
- d) a liberação do sistema socioeducativo do compromisso com os egressos.
- #141427
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(1,0) 8 -
O ECA prevê medidas protetivas relacionadas à assistência e à saúde, tais como:
I Requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico.
II Inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e a toxicômanos.
III Impossibilidade de colocação em família substituta.
IV Advertência aos pais pelo juiz.
Assinale a alternativa correta.
- a) Nenhum item está certo.
- b) Apenas um item está certo.
- c) Apenas dois itens estão certos.
- d) Apenas três itens estão certos.
- #141428
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(1,0) 9 -
Entre os diversos desafios da sociedade atual, o universo das drogas no mundo da infância e da juventude em risco social apresenta-se como um dos mais complexos, promovendo uma “inclusão marginal” dos adolescentes excluídos do mercado de trabalho formal.
W.U. Marques. Adolescentes e drogas no contexto da justiça. In: Sudbrack (org.). Brasília: Plano editora, 2003, p.101.
A respeito dos adolescentes envolvidos com drogas, é correto afirmar que
- a) os adolescentes envolvidos com tráfico de drogas não têm direito à proteção do Estado.
- b) o consumo do crack pelas crianças e adolescentes em situação de rua vem tomando proporções de uma epidemia nacional.
- c) o consumo do crack é uma realidade apenas de São Paulo, por uma estratégia de mercado do narcotráfico, que distribui cada produto em territórios específicos.
- d) as estratégias de redução de danos não são aplicáveis aos adolescentes envolvidos com crack.
- #141429
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(1,0) 10 -
Com relação aos fundamentos éticos da atuação do socioeducador, é correto afirmar que este profissional deve
I conhecer, aceitar e praticar os princípios de uma deontologia da ação socioeducativa que tenha por base os direitos humanos.
II perceber e incorporar os direitos humanos somente como dispositivos de natureza jurídica.
III assumir sua posição de poder e de autoridade por meio do uso da coerção física que se faz inevitável no cotidiano institucional.
IV reconhecer a violência simbólica (tratamento humilhante e degradante) como uma das principais causas da violência reativa por parte dos educandos, principalmente em se tratando de medidas privativas e restritivas de liberdade.
V recorrer a formas de resolução de conflitos em sua atuação cotidiana para fazer cumprir a lei.
A quantidade de itens certos é igual a
- a) 1
- b) 2
- c) 3
- d) 4
- #141430
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(1,0) 11 -
Acerca da relação entre o uso de drogas e as medidas socioeducativas, é correto afirmar que
- a) os adolescentes abusadores e dependentes de drogas devem ser tratados como delinquentes, pois praticam atos infracionais.
- b) a medida socioeducativa não pode ser aplicada para adolescentes dependentes de drogas.
- c) um adolescente apreendido pela polícia pelo uso e porte de cocaína deve ser preso em flagrante e encaminhado para internação.
- d) o uso de drogas lícitas e ilícitas deve ser alvo de medidas de proteção.
- #141431
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(1,0) 12 -
“Se beber, não dirija.” é o apelo da campanha nacional para a prevenção de acidentes de trânsito que se popularizou como a Lei Seca. Assinale a alternativa correta, com relação a essa campanha.
- a) Trata-se de uma campanha que reproduz a política de tolerância zero utilizada nos Estados Unidos.
- b) É uma campanha de tratamento e prevenção do alcoolismo — problema de saúde pública com altos custos sociais.
- c) É uma campanha na perspectiva da redução de danos no trânsito pelo uso de bebidas alcoólicas, priorizada pela política nacional da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD).
- d) É uma campanha desarticulada das políticas públicas da SENAD, pois aborda, de forma repressora, o problema dos dependentes de drogas, que são doentes e devem receber tratamento.
- #141432
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(1,0) 13 -
Considerando a realidade do uso de drogas na população brasileira, julgue os itens subsequentes.
I As bebidas alcoólicas são as drogas mais consumidas pelos brasileiros de todas as idades.
II A maconha é a droga mais experimentada pelos estudantes das escolas públicas brasileiras.
III A taxa de incidência do alcoolismo está aumentando, até mesmo na população feminina.
IV Na nova legislação, o uso de drogas ilícitas não resulta em penas privativas de liberdade.
V Adolescentes dependentes de drogas ilícitas devem receber medidas protetivas.
A quantidade de itens certos é igual a
- a) 1
- b) 2
- c) 3
- d) 4
- #141433
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(1,0) 14 -
O SINASE é o conjunto ordenado de princípios, regras e critérios, de caráter jurídico, político, financeiro e administrativo, que envolve, desde o processo de apuração do ato infracional até a execução da medida socioeducativa. Na qualidade de política pública destinada à inclusão do adolescente em conflito com a lei, demanda iniciativas dos diferentes campos das políticas públicas e sociais.
SINASE, p. 24 (com adaptações).
Assinale a alternativa que não corresponde a essa perspectiva de conceito e integração das políticas públicas preconizada pelo SINASE.
- a) Estímulo à prática da intersetorialidade.
- b) Expedição de resoluções independentes, disciplinando matérias relacionadas à saúde do adolescente.
- c) Promoção de discussões, encontros, seminários conjuntos.
- d) Respeito às competências e às atribuições de cada ente federativo.
- #141434
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(1,0) 15 -
Considerando-se a execução das medidas socioeducativas, assinale a alternativa correta.
- a) O acesso às políticas sociais, indispensável ao desenvolvimento dos adolescentes, dar-se-á preferencialmente por meio de equipamentos privados, com gestão compartilhada e parcerias não governamentais para garantir a qualidade do atendimento.
- b) As medidas socioducativas devem priorizar os núcleos de internação para proteger ao máximo os adolescentes das gangues de extermínio e dos preconceitos da sociedade, que não acredita em sua recuperação.
- c) A integração com a comunidade é recomendada, exceto no caso da internação provisória.
- d) Na política do SINASE, considera-se que o acesso às políticas sociais em meio externo favorece trabalhar os preconceitos que pesam sobre os adolescentes em medida socioeducativa.