Simulado SEJUS-DF de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO SEJUS-DF DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso SEJUS-DF.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SEJUS-DF que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores SEJUS-DF, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SEJUS-DF de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso SEJUS-DF.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso SEJUS-DF. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO SEJUS-DF
Para realizar o simulado SEJUS-DF você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SEJUS-DF você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para SEJUS-DF é aqui!
- #141435
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEJUS-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
A tentativa de suicídio é uma das temáticas difíceis da adolescência, sendo bastante mobilizadora com relação às equipes profissionais e à sociedade em geral. Considerando o suicídio na adolescência, julgue os itens que se seguem.
I No Brasil, o suicídio ainda não é abordado como uma temática de saúde pública, o que desfavorece formas de prevenção, tanto a partir de iniciativas do governo quanto de toda a sociedade.
II Muitos suicídios de jovens poderiam ser evitados, caso os sinais de aviso tivessem sido levados em conta.
III Não é possível prevenir suicídios, pois não há como prever essa conduta tão impulsiva do adolescente.
IV O suicídio é uma temática que não deve ser abordada, para não estigmatizar os grupos vulneráveis como suicidas.
V O investimento em profissionais que possam dar atendimento humanizado, a organização de serviços de saúde, voltados ao suicídio e outras crises, e a participação da comunidade na formação de redes solidárias são tentativas do Ministério da Saúde para a diminuição do número de suicídios na adolescência — e de tentativas — no Brasil.
A quantidade de itens certos é igual a
- a) 1
- b) 2
- c) 3
- d) 4
- #141436
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEJUS-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Com relação ao trabalho com as famílias, assinale a alternativa correta.
- a) A estratégia básica de políticas de prevenção da marginalização de adolescentes de famílias em condição de vulnerabilidade social implica um trabalho junto às famílias nas comunidades.
- b) Como medida protetiva, em famílias conflitivas, o educador deve priorizar o recolhimento do adolescente em abrigos, para evitar que ele se envolva com a cultura marginal.
- c) No contexto de vulnerabilidade social, acrescido de situações de violência familiar, uma efetiva política preventiva à marginalização de crianças e adolescentes deve priorizar o afastamento da convivência familiar e comunitária.
- d) Pesquisas junto aos adolescentes em conflito com a lei vêm mostrando que a prática de violência pelos jovens representa uma reprodução da violência vivida na família. Sendo a família um contexto de risco, na medida socioeducativa devem-se evitar contatos com os familiares.
- #141437
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEJUS-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
A concepção sistêmica da adolescência extrapola os fatores individuais e coloca-se como processo relacional que se dá em um contexto familiar e sociocultural. Julgue os itens a seguir, que dizem respeito às implicações da concepção sistêmica da adolescência para as ações educativas.
I Os programas devem incluir não apenas os adolescentes, mas também os demais segmentos envolvidos, destacando-se: a família, a escola, as instituições e os grupos de pares.
II Se a família como um todo não conseguir mudar seu funcionamento a partir da adolescência dos filhos, estará impedindo que eles cresçam e se desenvolvam. Assim, pela desestruturação familiar, o adolescente fica duplamente condenado, e o educador social fica impossibilitado de ajudá-lo.
III A política atual não permite incluir os pais de adolescentes nos espaços educativos e pedagógicos, em virtude dos custos e da falta de profissionais especialistas no quadro.
IV Por trás do fato de existirem crianças e adolescentes excluídos da escola, nas favelas, no trabalho precoce, em situação de risco, está a família desassistida pela política oficial, em especial quando se trata do enfrentamento das problemáticas com os filhos adolescentes.
V A violência doméstica é um fator de risco preponderante para o aumento de adolescentes em situação de rua, afastados do ambiente familiar e comunitário.
A quantidade de itens certos é igual a
- a) 1
- b) 2
- c) 3
- d) 4
- #141438
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEJUS-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
A sociedade como um todo, mas, sobretudo, os trabalhadores sociais e gestores de políticas públicas precisam reavaliar o olhar estigmatizante que fatalmente é dirigido às famílias que saem do padrão ideal da família nuclear, legalmente constituída, com o casal parental presente, fundada sobre uma única relação conjugal, com o pai provedor. Ao mesmo tempo, estudos revelam importantes relações entre a delinquência juvenil e a dinâmica familiar, notadamente a falta da figura paterna.
Com relação às famílias contemporâneas e às novas constelações familiares, assinale a alternativa correta.
- a) Encontra-se ainda preservado no imaginário social a respeito da família, nas diferentes classes sociais brasileiras, o padrão da família ideal, mas o cotidiano nos confronta e confronta as próprias famílias com uma realidade bastante diferente do padrão da família ideal.
- b) A presença do pai-provedor em casa representa indicador de garantia da qualidade da convivência familiar aos filhos, como direito fundamental priorizado pelo ECA.
- c) Os novos tipos de família que surgiram a partir do divórcio representam um fator de risco para o desenvolvimento dos filhos pequenos e devem ter sempre a intervenção das instâncias reguladoras.
- d) As famílias monoparentais (chefiadas por mulheres) constituem a grande parte da organização familiar apresentada pelos adolescentes em medida socioeducativa, comprovando, assim, o fracasso deste tipo de desestruturação familiar.
- #141439
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEJUS-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Para sentir-se um cidadão, ou seja, para sentir-se sujeito de direitos e se assumir enquanto sujeito de deveres, é fundamental o sentimento de pertencer a uma comunidade. É no sentimento de pertença que se alicerça a autonomia. Assinale a alternativa que não corresponde aos princípios do desenvolvimento do adolescente no contexto sociofamiliar
- a) A identidade pessoal encontra suas bases primeiras na identidade familiar. A família é a matriz da identidade.
- b) Para as crianças pequenas, a família constitui espaço privilegiado do desenvolvimento humano. No entanto, o papel da família parece menos evidente no desenvolvimento do adolescente.
- c) A origem familiar, o nome de família, a linhagem dos ancestrais, a história transgeracional são os ingredientes que fundam o sentimento de pertença a uma comunidade e que vão permitir ao indivíduo sentir-se participante do tecido social mais amplo face ao qual ele possui direitos e deveres.
- d) Na família, os vínculos afetivos sólidos podem ser um dos responsáveis pelo desenvolvimento de uma criança mais saudável e autônoma.