Processando...

Simulado SEJUS-DF | CONCURSO

Simulado SEJUS-DF

SIMULADO SEJUS-DF

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no SEJUS-DF.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SEJUS-DF que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores SEJUS-DF, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SEJUS-DF contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no SEJUS-DF.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no SEJUS-DF. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO SEJUS-DF
Para realizar o simulado SEJUS-DF você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SEJUS-DF você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para SEJUS-DF é aqui!


#206474
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEJUS-DF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Podem se inscrever no processo seletivo do ProUni, referente ao primeiro semestre de 2010, os candidatos não portadores de diploma de curso superior que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 e alcançado no mínimo quatrocentos pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação).

Internet: .

Acerca do programa mencionado no texto, assinale a alternativa incorreta.

  • a) Para concorrer às bolsas, o candidato deve ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.
  • b) Criado ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso, apenas no último triênio, o ProUni passou a ser aceito por universidades privadas; até 2007, apenas faculdades e centros universitários haviam aderido ao programa.
  • c) Professores da rede pública no exercício do magistério da educação básica, integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição pública, podem concorrer às bolsas, desde que as pleiteiem para cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.
  • d) O ProUni tem por finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior.
  • e) Alunos que cursaram o ensino médio completo em escolas da rede privada e tenham usufruído de bolsas integrais nas respectivas instituições podem concorrer às bolsas do ProUni.
#206476
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEJUS-DF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Nosso país tem uma grande parcela de jovens que ainda se encontra excluída do sistema educacional, pelo descaso social, com necessidades de trabalhar para o sustento de suas famílias, tendo de, às vezes, ter tempo para procurar emprego, ou fazer “bicos”. O incentivo que não existe a esse jovem que se encontra marginalizado pela sociedade, por questões sociais, “desigualdades” e até a estrutura familiar, vem contribuir para sua exclusão.

Internet: .

Acerca do sistema educacional brasileiro, da situação atual da educação no país e de temas correlatos, assinale a alternativa correta.

  • a) Com relação ao financiamento da educação, o percentual dos impostos arrecadados que a União, os estados, os municípios e o Distrito Federal devem investir é o mesmo, ressalvando-se o fato de que caberá à União o repasse de verbas aos entes federados com maiores dificuldades financeiras.
  • b) Considerada um retrocesso, a decisão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, de reduzir a quantidade de dias letivos anuais, de 200 para 180, repercutiu em uma sensível degradação da qualidade no ensino público no país, razão pela qual já se cogita sua reversão.
  • c) A exclusão dos jovens do sistema educacional, mencionada no texto, é uma referência ao fato de que o país não possui um programa de educação destinado aos trabalhadores (jovens e adultos), já que a antiga modalidade (supletivo) não foi substituída por outra alternativa que atendesse a esse segmento.
  • d) Entre os sistemas de avaliação da educação brasileira implementados pelo Estado, merecem menção o SAEB, exclusivo para o ensino fundamental, e o ENEM, apenas para o ensino médio.
  • e) A educação básica compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.
#206477
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEJUS-DF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Pietra Ferrari é uma italiana naturalizada brasileira. Após anos de luta nos movimentos de defesa dos direitos humanos, foi escolhida para representar um grupo de mulheres na política nacional. Com base no que dispõe a Constituição Federal, é correto afirmar que Pietra poderá ocupar o cargo de

  • a) presidente da República.
  • b) presidente da Câmara dos Deputados.
  • c) presidente do Senado Federal.
  • d) governadora do seu estado.
  • e) vice-presidente da República.
#206479
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEJUS-DF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Após três anos de trabalho árduo na administração pública do Distrito Federal, Joana conquistou a tão sonhada estabilidade no cargo. Entretanto, acreditando que não poderia mais ser demitida, Joana começou a se ausentar do serviço, ser displicente com suas atividades e descumprir as ordens de seus superiores. Depois de seis meses trabalhando como estável, Joana foi sumariamente demitida do cargo. Acerca dessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

  • a) A demissão de Joana foi correta.
  • b) A demissão de Joana prescinde de processo administrativo.
  • c) A demissão de Joana poderia se dar mediante procedimento de avaliação de desempenho.
  • d) Se a demissão de Joana for invalidada por sentença judicial, ela deverá ser reconduzida ao cargo anteriormente ocupado.
  • e) Se a demissão de Joana for invalidada por sentença judicial, ela deverá ser revertida ao cargo anteriormente ocupado.
#206480
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEJUS-DF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

No exercício de sua autonomia política, o Distrito Federal criou uma lei que promove os direitos humanos assegurados na Constituição Federal. Acerca desse ato legislativo, assinale a alternativa correta, à luz da Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF).

  • a) Ao se promulgar a lei, foi atendido um dos objetivos prioritários do Distrito Federal.
  • b) O Distrito Federal só pode promover os direitos humanos por meio de lei.
  • c) A lei visa atender à exigência presente na Constituição Federal do Brasil, mas não na LODF.
  • d) Segundo a LODF, a dignidade da pessoa humana é um objetivo prioritário.
  • e) A referida lei é manifestação da autonomia administrativa da Câmara Legislativa.
#206482
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEJUS-DF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Considere que a Câmara Legislativa do Distrito Federal queira fortalecer a soberania popular e resolva submeter uma lei aprovada na Casa ao crivo da população. Nessa situação, a soberania será exercida por meio de

  • a) plebiscito.
  • b) referendo.
  • c) iniciativa popular.
  • d) sufrágio universal com voto indireto, mas secreto.
  • e) sufrágio universal com voto direto, mas aberto.
#206483
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEJUS-DF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Paulo, José e João são servidores públicos da administração indireta. No dia 10 de fevereiro de 2010, precavendo-se para os acontecimentos do carnaval, os três saíram às ruas do Distrito Federal, executando serviços de fiscalização em atividades de comércio e em locais proibidos para menores. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta acerca das atividades executadas por eles.

  • a) Ao buscar a manutenção da ordem pública, os três servidores atuaram como polícia judiciária.
  • b) Paulo, José e João poderiam ter delegado suas atribuições a pessoas da iniciativa privada.
  • c) Os atos emitidos pelos três servidores não podem ser considerados atos administrativos.
  • d) Àquele que se encontre irregular, a administração poderá aplicar sanções como: interdição de atividade, fechamento de estabelecimento e apreensão de objetos.
  • e) No exercício de suas atribuições, Paulo, José e João só poderão atuar repressivamente.
#206484
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEJUS-DF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Pedro é agente público e recebe estipêndio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória. Diante dessa informação, é possível afirmar que Pedro não é

  • a) vereador.
  • b) ministro de Estado.
  • c) diretor de secretaria em tribunal superior.
  • d) juiz federal.
  • e) secretário municipal.
#206485
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEJUS-DF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Mário pretende construir em uma área nobre de Brasília. Depois de pagar pelo projeto da casa, Mário foi informado por seu arquiteto de que, para iniciar as obras, seria necessário ir à administração e requerer um alvará de licença, e de que esse alvará seria sempre irrevogável, mesmo antes de iniciada a obra. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

  • a) O arquiteto prestou todas as informações corretamente.
  • b) O arquiteto errou ao dizer que a administração deveria expedir um alvará de licença.
  • c) O ato administrativo a ser requerido por Mário é a permissão para construir.
  • d) A informação de que o alvará de licença é sempre irrevogável está correta.
  • e) Por se tratar de licença para construir, a jurisprudência tem entendimento de que é possível a revogação enquanto não iniciada a obra licenciada.
#206486
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEJUS-DF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Ana Maria, servidora pública, foi suspensa de suas atividades no ano de 2003. Angélica, sua colega de trabalho, sofreu penalidade de advertência um ano antes. Sabendo-se que as duas não cometeram nenhuma outra infração, é correto afirmar que

  • a) as duas servidoras tiveram os registros das penalidades cancelados em 2008.
  • b) Ana Maria teve de esperar cinco anos de efetivo exercício para ver seu registro cancelado.
  • c) os registros das penalidades não poderão ser cancelados.
  • d) Angélica não teve a sua penalidade registrada.
  • e) Ana Maria e Angélica tiveram de aguardar, respectivamente, três e cinco anos de efetivo exercício até que o registro delas fosse cancelado.