**Simulado Segmentação de Público | Concursos Diversos | CONCURSO
SIMULADO SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICO | DIVERSOS
INSTRUÇÕES
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado de concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso público da(o) Diversos.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões de concurso da banca Diversas para o concurso Diversos. Estas questões são especificamente do assunto Segmentação de Público da matéria Comunicação Social e foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto seus gabaritos são os oficiais da banca.
ESTATÍSTICA
O simulado de Segmentação de Público contém um total de 11 questões de concursos com um tempo estimado de 33 minutos para sua realização. O assunto abordado é Segmentação de Público da banca Diversas do concurso Diversos.
RANKING
Realize o simulado Segmentação de Público até o final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu desempenho perante ao dos seus concorrentes. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no Ranking.
Bons Estudos! Simulado de Concurso é aqui!
- #45652
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(1,0) 1 -
- a) a capacidade de relatar um fato de maneira simples, reduzindo sua ambiguidade e complexidade.
- b) o ato de amplificar o acontecimento e suas consequências, com o objetivo de reforçar o impacto da notícia.
- c) a intenção de mostrar o sentido do acontecimento a fim de aumentar a sua relevância para o público-alvo.
- d) a estratégia de inserir a novidade em um contexto já conhecido, correspondendo às expectativas do receptor.
- e) a estruturação da notícia, ressaltando aspectos dramáticos e apelando para as emoções da audiência.
- #45653
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(1,0) 2 -
Um jornal diário de grande circulação de São Paulo publicou duas notícias. A primeira abordava um acidente com expressivo número de vítimas fatais, ocorrido em uma rodovia estadual. Já a segunda notícia trazia uma relação do preço do álcool combustível vendido em cinquenta postos da capital.
Com relação aos critérios de noticiabilidade adotados pelos editores daquele jornal, os dois acontecimentos citados se referem, respectivamente, a:
- a) raridade e proeminência;
- b) importância e interesse pessoal;
- c) repercussão e utilidade;
- d) humor e raridade;
- e) culto e progresso.
- #45654
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(1,0) 3 -
Considere:
O assessor de imprensa consegue emplacar no veículo de maior circulação da cidade, durante as férias de julho, uma informação considerada de baixo valor-notícia se analisada pelos critérios de noticiabilidade definidos por Nelson Traquina.
I. Graças ao valor-notícia equilíbrio, assuntos que teriam menor valor-notícia, por outros critérios, ganham espaço.
PORQUE
II. O valor-notícia equilíbrio tem relação com a quantidade de notícias sobre um determinado assunto que já existe ou que tenha sido publicado há pouco tempo.
As asserções
- a) I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
- b) I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
- c) I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
- d) I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
- e) I e II são proposições falsas.
- #45655
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(1,0) 4 -
- a) da proximidade, porque quanto mais pessoas puderem se identificar com o personagem da situação noticiada, mais importante ela será.
- b) do interesse, que determina que quanto mais pessoas possam ter a vida afetada pela notícia, mais importante ela é.
- c) do ineditismo, porque a notícia menos provável é mais importante do que a notícia esperada.
- d) da empatia, quanto mais curiosidade ela desperta na audiência, mais importante ela será.
- e) do apelo, quanto mais perto estiver o leitor do fato jornalístico, mais importante a notícia gerada será para esse leitor.
- #45656
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(1,0) 5 -
- a) Valores-notícia em suas diversas categorias.
- b) Interesses comerciais específicos da empresa.
- c) Pressão dos grupos sociais de onde partem as informações.
- d) Acompanhamento linear à ideologia dos que detém a propriedade da empresa jornalística.
- e) Organização dos grupos que conseguem entregar à redação as informações com maior rapidez e precisão.
- #45657
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(1,0) 6 -
De acordo com Nelson Traquina, os jornalistas veem certas coisas e não outras e veem de certa maneira as coisas que veem. (TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo. Florianópolis, Insular, 2005).
Acerca deste pensamento é correto afirmar:
- a) A organização do trabalho na redação, a concorrência com outros veículos e o dia em que o fato acontece não fazem parte da noticiabilidade, pois não interferem no processo de seleção das notícias.
- b) Os critérios de noticiabilidade contextuais se referem à avaliação direta do acontecimento em termos da sua importância ou interesse, enquanto que os critérios substantivos sugerem o que deve ser realçado, omitido ou prioritário na abordagem do que será notícia.
- c) Os valores-notícia conhecidos como consonância se referem à seleção dos fatos entre aqueles que podem ou não ser explicados por ideias preestabelecidas. Já critérios como visualidade e disponibilidade implicam a construção dos fatos já selecionados como notícia.
- d) Os critérios de noticiabilidade podem ser divididos entre critérios de seleção, que dizem respeito à análise dos fatos com potencial para se tornarem notícia e os de construção, que se referem à forma da construção da notícia a partir desta seleção.
- e) Os valores-notícia são categorias de seleção e construção das notícias impostos pela direção do veículo por meio do Manual de Redação que impedem que a influência ideológica de cada jornalista interfira no processo de seleção e construção do noticiário.
- #45658
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(1,0) 7 -
Um cordeiro nasceu com seis patas na pequena aldeia de Velistsikhe, no estado norteamericano da Georgia, e virou atração nos Estado Unidos (Extra, 26.01.2012).
Matérias como esta são classificadas no jornalismo como pertencentes ao gênero
- a) conto.
- b) fait-divers.
- c) editorial.
- d) artigo.
- e) calhau.
- #45659
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(1,0) 8 -
- a) as pessoas agendam seus assuntos e suas conversas em função do que a mídia veicula.
- b) o aspecto essencial da opinião pública representa uma transação entre o consenso social e as convicções individuais.
- c) a opinião das pessoas reflete o medo do isolamento, a tendência ao silêncio e a necessidade de consonância.
- d) os meios que oferecem a temática comum são também os que indicam o enfoque a ser dado a cada um dos temas.
- e) qualquer receptor, diante de duas referências cognitivas compatíveis, sentirá desconforto psicológico provocado pela dissonância cognitiva.
- #45660
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(1,0) 9 -
- a) da cobertura e da divulgação.
- b) da divulgação interna e da responsabilidade global.
- c) da difusão globalizada e da apropriação localizada.
- d) da editoria de economia e da impressão global.
- e) do específico e da reportagem ambiental.
- #45661
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(1,0) 10 -
- a) O princípio da onipresença, utilizado para se determinar o efeito do agendamento, defende que, nos processos de produção da informação, os meios de comunicação apresentam mais semelhanças do que diferenças entre suas rotinas de trabalho e produtos finais apresentados.
- b) Apesar de ser considerada uma teoria de efeito a longo prazo, a hipótese do agendamento mostra claramente que os meios de comunicação têm como objetivo maior a persuasão e, para tanto, utilizam-se de diversas técnicas semelhantes às que foram adotadas por pesquisadores norte-americanos da primeira metade do século XX.
- c) Com os primeiros estudos acerca desse novo pensamento, concluiu-se que, ao final da elaboração e difusão de uma agenda, a imprensa não é bem sucedida em seu propósito de dizer aos leitores sobre o que pensar.
- d) Os pesquisadores Maxwell McCombs e Donald Shaw, pioneiros na apresentação da hipótese do agendamento, confirmam que a mídia tem a capacidade de influenciar a opinião pública com a projeção dos acontecimentos, estabelecendo um pseudoambiente fabricado e montado pelos meios de comunicação.
- e) A agenda interpessoal corresponde aos temas que um indivíduo considera como mais importantes dentro do seu repertório de prioridades.
- #45662
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(1,0) 11 -
A partir da definição do texto jornalístico, analise as afirmativas seguintes e aponte a alternativa CORRETA:
I- Dentre os critérios de noticiabilidade, podemos apontar a proximidade, o marco geográfico e o impacto social;
II- Na técnica da pirâmide invertida, as notícias menos importantes aparecem primeiramente no texto, deixando os fatos mais importantes para o final da reportagem;
III- O lead flash é conceito de um lead que transcreva um pronunciamento de fonte ou entrevistado.
- a) Somente a afirmativa I está correta.
- b) Somente a afirmativa II está correta.
- c) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
- d) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
- e) Todas as afirmativas estão erradas.