Simulado SEE/MG - Pedagogia | CONCURSO
OBJETIVOS | Simulado SEE/MG - Pedagogia
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO | Simulado SEE/MG - Pedagogia
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso SEE/MG.
SOBRE AS QUESTÕES | Simulado SEE/MG - Pedagogia
Este simulado contém questões da banca FCC, para nível Médio do cargo de Assistente Técnico Educacional - Apoio Técnico. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SEE/MG.
*Conteúdo Programático do Simulado SEE/MG - Pedagogia.
Pedagogia
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Pedagogia.
- #44242
- Banca
- FCC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
- a) tratamento clínico especializado para os alunos deficientes.
- b) suportes técnicos e científicos sistemáticos aos professores.
- c) psicólogos educacionais para avaliar as deficiências.
- d) formação técnica aos pais de alunos deficientes.
- #44243
- Banca
- FCC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
- a) analisar a demanda escolar e compatibilizá-la com a capacidade física das escolas.
- b) destinar parte das taxas de matrícula para o fundo de construção de novas escolas.
- c) verificar o nível de desempenho do corpo docente e propor ações de reciclagem.
- d) selecionar os alunos mais capazes, encaminhando-os para escolas particulares.
- #44244
- Banca
- FCC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
- a) número de dias letivos e carga horária mínima anual de acordo com as necessidades do planejamento político pedagógico de cada escola.
- b) número de dias letivos e carga horária mínima anual, de acordo com as peculiaridades locais, definidos pela direção da escola.
- c) carga horária mínima anual e dias letivos a critério das necessidades do sistema de ensino municipal em acordo com o sistema de ensino estadual.
- d) carga horária mínima anual de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar.
- #44245
- Banca
- FCC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 4 -
- a) os pais ou responsáveis têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.
- b) a direção da escola não pode negar matrícula a qualquer criança que apresentar atestado de pobreza.
- c) é função da secretaria da escola efetuar lista de inscrição de acordo com a idade/série para matricular primeiramente as crianças de menor idade.
- d) é função do Conselho Tutelar acompanhar as matrículas escolares cuidando para não haver desrespeito legal.
- #44246
- Banca
- FCC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 5 -
- a) cinco anos e onze meses.
- b) seis anos de idade.
- c) sete anos de idade.
- d) oito anos de idade.
- #44247
- Banca
- FCC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 6 -
- a) obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar.
- b) realização de reunião mensal entre pais e professores para o devido acompanhamento da aprendizagem dos alunos.
- c) oportunidade de encaminhamento administrativo a serviços de psicólogos e assistentes sociais para o avanço intelectual dos alunos.
- d) definição das funções dos professores e dos pais no plano de ensino da escola, prevendo as ações de ambas as partes no processo de aprendizagem do aluno.
- #44248
- Banca
- FCC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 7 -
A alfabetização passa a ser concebida, pela UNESCO (1999), como “conhecimento básico, necessário a todos num mundo em transformação; em sentido amplo, é um direito humano fundamental [...]".
A alfabetização, nesta concepção, tem principalmente o papel de
- a) ensinar técnicas de leitura e escrita para melhor desenvolver a concentração dos alunos nos estudos.
- b) possibilitar a inserção das pessoas no mercado de trabalho informal, de maneira a permitir a ascensão social.
- c) incentivar os alunos a teorizar, por meio da aquisição de conhecimentos empíricos, para que consigam prosseguir os estudos.
- d) promover a participação em atividades sociais, econômicas, políticas e culturais, além de ser requisito básico para a educação continuada durante a vida.
- #44249
- Banca
- FCC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 8 -
- a) encaminhados pela professora à direção da escola, para a devida advertência do aluno.
- b) comunicados ao Conselho Tutelar pelos dirigentes de estabelecimentos de Ensino Fundamental.
- c) notificados à secretaria da escola, pelo professor, para devido registro no livro de ocorrências.
- d) registrados no diário de classe, para posterior notificação ao Conselho de Escola.
- #44250
- Banca
- FCC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 9 -
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB n° 9.394/1996), o ensino será ministrado com base, dentre outros, no seguinte princípio:
- a) respeito ao uso do livro escolar escolhido pela família e/ou criança.
- b) liberdade do uso ou não de uniforme nas dependências da escola.
- c) igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
- d) incentivo aos estudos e acompanhamento das lições de casa pela família.
- #44251
- Banca
- FCC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 10 -
Para que a escola seja inclusiva, respeitando e valorizando a diversidade cultural existente em nossa sociedade, nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, públicos e privados,
- a) o estudo da história e cultura afrobrasileira e indígena é obrigatório.
- b) a aprendizagem de LIBRAS tornou-se parte integrante dos currículos escolares.
- c) o direito à liberdade de expressão foi legalmente instituído aos grupos socialmente discriminados.
- d) a aquisição da leitura e da escrita se dará a partir do estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente.
- #44252
- Banca
- FCC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 11 -
- a) escolas especiais aos alunos portadores de deficiência e cursos de formação específica aos pais dos alunos.
- b) professores especializados, com curso de pedagogia e especialização em educação especial.
- c) salas de aula especiais, na escola regular de ensino, por meio de atendimento individualizado de acordo com a deficiência apresentada.
- d) atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.
- #44253
- Banca
- FCC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 12 -
No Estatuto da Criança e do Adolescente, está previsto que é direito dos pais ou responsáveis
- a) matricular seu filho em escola da rede privada, por meio de bolsa de estudo concedida pelo MEC.
- b) reivindicar dispensa das aulas de Educação Física ao filho, mediante comprovação de qualquer tipo de deficiência.
- c) ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.
- d) participar da definição orçamentária da escola em relação à distribuição de bolsas de estudo aos alunos carentes.
- #44254
- Banca
- FCC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 13 -
- a) onze anos.
- b) treze anos.
- c) doze anos incompletos.
- d) quatorze anos incompletos.
- #44255
- Banca
- FCC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 14 -
A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis (ECA, Art.15).
Segundo a legislação, o direito à liberdade compreende vários aspectos, dentre eles
- a) participar do ensino à distância para poder trabalhar.
- b) estudar, obedecer as leis e ir a eventos culturais.
- c) realizar as tarefas de casa e conservar seu material escolar.
- d) brincar, praticar esportes e divertir-se.