Simulado SEE-PB | Professor – Língua Portuguesa | CONCURSO
SIMULADO SEE-PB | PROFESSOR – LÍNGUA PORTUGUESA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEE-PB para o cargo de Professor – Língua Portuguesa.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca INSTITUTO AOCP para o concurso SEE-PB. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – Língua Portuguesa, contendo Português que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEE-PB | Professor – Língua Portuguesa contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEE-PB.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #122764
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 16 -
Assinale a alternativa correta.
- a) O alfabeto oficial da Língua Portuguesa apresenta cinco letras denominadas vogais. Contudo há 12 fonemas (sons) vocálicos em português: 7 orais e 5 nasais.
- b) As 26 letras do alfabeto oficial da Língua Portuguesa são suficientes para representar todos os fonemas (sons) do português.
- c) Em Língua Portuguesa, tanto as vogais quanto as consoantes podem isoladamente formar sílabas.
- d) Uma letra do alfabeto oficial da Língua Portuguesa pode representar uma sequência de fonemas (sons), como acontece no caso dos dígrafos.
- #122765
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 17 -
Assinale a alternativa em que a classificação da oração indicada no período está correta.
- a) Em “De acordo com o jornal, o cartunista teve que deixar de produzir tirinhas para sair da depressão.”, a primeira oração é subordinada adverbial final.
- b) Em “Para se livrar da depressão, o cartunista Angeli não vai mais produzir tirinhas.”, a primeira oração é subordinada adverbial conformativa.
- c) Em “Depois que ele se livrar da depressão, o cartunista Angeli poderá voltar a produzir tirinhas.”, a primeira oração é subordinada adverbial proporcional.
- d) Em “O jornal veio com a notícia de que o cartunista Angeli não vai mais produzir tirinhas.”, a segunda oração é subordinada substantiva completiva nominal.
- #122766
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 18 -
O trecho “Essa reflexão deve ser feita primordialmente através das chamadas atividades epilinguísticas” pode ser reescrito, sem prejuízo para a compreensão global das ideias apresentadas, por
- a) Essa reflexão deve ser feita essencialmente através das chamadas atividades metalinguísticas.
- b) Essa reflexão deve ser feita sobretudo através das chamadas atividades epilinguísticas.
- c) Essa reflexão deve ser feita tão somente por meio de atividades sobre a língua em contexto de uso.
- d) Essa reflexão deve ser feita exclusivamente por meio das chamadas atividades epilinguísticas.
- #122767
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 19 -
Analise as asserções a seguir:
I. Em “Além da leitura e da escrita, também tem espaço em sala de aula para a reflexão sobre a língua e a linguagem.”, o emprego da vírgula é obrigatório.
PORQUE
II. Em “Além da leitura e da escrita, também tem espaço em sala de aula para a reflexão sobre a língua e a linguagem.”, a vírgula foi empregada para separar orações coordenadas sindéticas.
A respeito das asserções I e II e da relação estabelecida entre elas, assinale a alternativa correta.
- a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
- b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
- c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
- d) As asserções I e II são proposições falsas.
- #122768
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Português
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 20 -
Assim como abordado no Texto 3, todas as afirmações a seguir estão relacionadas à aprendizagem de leitura pautada na perspectiva dos gêneros textuais e no percurso uso-reflexão-uso, EXCETO
- a) a leitura é considerada um processo em que o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e de interpretação do texto, pautado em objetivos claros, em seus conhecimentos prévios sobre o assunto, sobre o autor, sobre a língua e sobre as manifestações da linguagem.
- b) a leitura deve ser realizada por meio de atividades focadas no reconhecimento de classes gramaticais, que nos orienta na leitura de textos diversos.
- c) a leitura deve ser uma atividade que envolva estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação.
- d) a leitura deve se pautar em textos autênticos que possibilitem a aprendizagem do funcionamento da língua e a construção de sentidos.