Simulado SEE-PB | Professor – Filosofia | CONCURSO
SIMULADO SEE-PB | PROFESSOR – FILOSOFIA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEE-PB para o cargo de Professor – Filosofia .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca INSTITUTO AOCP para o concurso SEE-PB. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – Filosofia , contendo Filosofia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEE-PB | Professor – Filosofia contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEE-PB.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #122728
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 16 -
O filósofo Thomas Hobbes proporcionou ao tema do poder a primeira abordagem jurídica da modernidade. Em sua filosofia, o indivíduo é movido por paixões naturais, por isso a sua meta não consiste em ser benevolente em relação aos outros, mas sim em realizar tanto os seus interesses quanto os seus desejos. A partir disso, o estado de natureza pode ser caracterizado como
- a) “uma guerra de todos contra todos”, porque há conflitos entre os indivíduos e predominam os interesses egoístas.
- b) uma soberania absoluta exercida por reis.
- c) repleto de leis e de organização.
- d) uma paz perpétua, ou seja, tranquilidade e pacificidade constantes.
- #122730
- Banca
- AOCP
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 17 -
“A denominação socialismo utópico foi criada por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), os quais a ela contrapuseram o que chamaram de socialismo científico” (ARANHA e MARTINS, 2016, p. 279). Sobre o tema socialismo, assinale a alternativa correta.
- a) O termo utópico, apesar de uma conotação positiva, assume, por Marx e por Engels, um sentido negativo de algo irrealizável. Embora eles reconhecessem a importância das teorias do socialismo utópico como precursoras da conscientização do proletariado, consideravam-nas inócuas por serem paternalistas e por acreditarem que apenas pela via pacífica seria possível suprir as injustiças sociais.
- b) Todos os socialistas utópicos reconheceram o antagonismo entre burguesia e proletariado.
- c) Os principais socialistas utópicos foram o britânico Robert Owen e os franceses JeanPaul Sartre, Fourier e Proudhon.
- d) Tanto Marx quanto Engels defendem que, se os burgueses aderissem ao socialismo, todos os problemas sociais, políticos e econômicos seriam solucionados de uma vez por todas. Aliás, isso foi tematizado antes por Foucault.
- #122732
- Banca
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- SEE-PB
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(1,0) 18 -
Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
Um dos pensadores mais influentes da filosofia contemporânea foi o francês Michel Foucault (1926-1984). Na década de 1960, conhecida como período da ______________, Foucault investigou a constituição dos saberes. Nessa época, foram publicados os livros: A história da loucura (1961), O nascimento da clínica (1963), As palavras e as coisas (1966) e Arqueologia do saber (1969). O interesse do filósofo era investigar o modo de existência dos _________________, sobretudo dos que se apresentavam como científicos, para alcançar a compreensão da maneira como se construiu o saber do século XX, em especial o que tomou como objeto o homem.
- a) genealogia / poderes
- b) arqueologia / saberes
- c) genealogia / pensamentos
- d) arqueologia / discursos
- #122733
- Banca
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- Concurso
- SEE-PB
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(1,0) 19 -
A respeito da relação entre mito e filosofia, encontramos basicamente duas visões opostas: uma que afirma a descontinuidade entre mito e filosofia e outra que defende a continuidade entre mito e filosofia. Assinale a alternativa correta sobre o tema.
- a) Ao descrever as condições históricas que determinaram o nascimento da filosofia grega, Hegel aponta o desaparecimento da sociedade patriarcal e o surgimento das cidades livres e organizadas por leis. A exposição hegeliana do nascimento da filosofia produziu uma linhagem de historiadores da filosofia para os quais esse nascimento significa continuidade entre a religião, o mitos e a filosofia.
- b) Segundo o historiador John Burnet, que é um dos principais representantes da concepção que defende a descontinuidade entre mito e filosofia, esta nasceu quando as velhas explicações míticas e religiosas da realidade já não podiam explicar coisa alguma e haviam se tornado contos fantasiosos aos quais ninguém dava crédito.
- c) O helenista F. M. Cornford, como fiel discípulo de Hegel, contestou a ideia de um nascimento da filosofia como continuidade do pensamento mitológico e afirmou que a filosofia nascente transportou, em uma forma laica e em um pensamento mais abstrato, as formulações da religião e do mito sobre a natureza e os homens.
- d) Na linha de descontinuidade, está o alemão Werner Jaeger, o qual, em sua obra Paideia: a formação do homem grego, considera que a filosofia nasce em clara oposição às epopeias homéricas e aos poemas de Hesíodo.
- #122734
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- SEE-PB
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(1,0) 20 -
Na Grécia Antiga, “o mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa (origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da água, dos ventos, do bem e do mal, da saúde e da doença, da morte, dos instrumentos de trabalho, das raças, das guerras, do poder, etc.)” (CHAUÍ, 2009, p. 34).
A partir do trecho citado e de seus conhecimentos sobre a mitologia grega, assinale a alternativa correta.
- a) O mito não pode ser considerado conhecimento.
- b) O mito é a expressão de uma primeira tentativa da consciência humana de explicar a filosofia pré-socrática, ou seja, o período cosmológico.
- c) O mito consistia em uma narrativa acerca da origem e do funcionamento do universo, bem como abordava a origem dos seres humanos, o fundamento dos costumes humanos e a interferência dos deuses.
- d) O mito faz parte da tradição ocidental de cunho escrito. No caso, primeiramente, cada mito foi escrito e, em seguida, passou a ser narrado pelos poetas.