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Simulado SEE-MG de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado SEE-MG de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO SEE-MG DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso SEE-MG.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SEE-MG que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores SEE-MG, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SEE-MG de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso SEE-MG.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso SEE-MG. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO SEE-MG
Para realizar o simulado SEE-MG você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SEE-MG você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para SEE-MG é aqui!


#156487
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(1,0) 1 - 

Um órgão colegiado é composto pelos professores da classe, por representantes dos alunos e, em alguns casos, dos pais. É a instância que permite acompanhamento dos alunos, visando a um conhecimento mais minucioso da turma e de cada um e análise do desempenho do professor com base nos resultados alcançados. Tem a responsabilidade de formular propostas referentes à ação educativa, facilitar e ampliar as ações mútuas entre professores, pais e alunos, e incentivar projetos de investigação. (Fonte: LIBÂNEO, José C. Organização e Gestão da escola. Teoria e Prática. 5. ed. Revista e ampliada. Goiânia. Ed. Alternativa, 2004)
Com relação ao histórico do Conselho de Classe no Brasil, analise as seguintes afirmações:
I. O modelo francês de Conselho de Classe serviu de parâmetro para a maioria dos conselhos organizados e implementados nas escolas brasileiras.
II. O conselho de classe foi introduzido formalmente nas escolas brasileiras por meio dos Regimentos Escolares, a partir da Lei Federal nº 5.692/71. O processo de institucionalização dessa prática escolar, na década de 1970, foi se restringindo a uma avaliação classificatória na seleção de alunos aprovados e reprovados, configurando-se como mecanismo de exclusão social sob o aval da qualificação pedagógica.
III. A adequação do Conselho de Classe a contextos diferenciados ocorre na transição da LDB nº 5.692/71 para LDB nº 9.394/96. A mudança de paradigma ocorreu de forma dialética entre a vivência autoritária e a construção democrática, refletindo-se em suas práticas avaliativas e se convertendo em ambiente de maior participação.
É CORRETO o que se afirma em:

  • a) I e II, apenas.
  • b) I e III, apenas.
  • c) III, apenas.
  • d) I, II e III.
#156488
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(1,0) 2 - 

Para a identificação das necessidades educacionais especiais dos alunos e a tomada de decisões quanto ao atendimento necessário, a escola deve realizar, com assessoramento técnico, a avaliação do aluno no processo de ensino e aprendizagem, contando, para tal, com: a) a experiência de seu corpo docente, diretores, coordenadores, orientadores e supervisores educacionais; b) o setor responsável pela educação especial do respectivo sistema; c) a colaboração da família e a cooperação dos serviços de Saúde, Assistência Social, Trabalho, Justiça e Esporte, bem como do Ministério Público, quando necessário. (Fonte: Art. 6º, Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica /Secretaria de Educação Especial. MEC/SEESP, 2001).
Analise as seguintes asserções:
I. O Art. 6º, das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001), em consonância com a Declaração de Salamanca (1994), dispõe que toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas e que os sistemas educacionais deveriam ser designados e programas educacionais deveriam ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade de tais características e necessidades.
PORQUE
II. Toda criança tem direito fundamental à educação, e deve ser dada a ela a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem.
A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar:

  • a) I e II são proposições falsas.
  • b) I e II são proposições verdadeiras e II é uma justificativa correta de I.
  • c) I e II são proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa correta de I.
  • d) I é uma proposição falsa e II é uma proposição verdadeira.
#156489
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(1,0) 3 - 

Um calendário digital marca do 1/1 até o dia 31/12. Quantas vezes por ano o mostrador apresenta todos os algarismos iguais?

  • a) 6
  • b) 10
  • c) 12
  • d) 15
#156490
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(1,0) 4 - 

Thais explicou para sua amiga Juliana que a educação profissional e tecnológica é um nível de ensino que se articula com o ensino regular, visando à formação para o trabalho.
Essa explicação de Thais está:

  • a) Certa, porque esse nível de ensino é oferecido para formar trabalhadores.
  • b) Certa, porque esse nível de ensino se articula com o ensino regular e com outras modalidades educacionais.
  • c) Errada, porque a educação profissional e tecnológica se configura como modalidade e não como nível de ensino.
  • d) Errada, porque a educação profissional e tecnológica integra os diferentes níveis e modalidades de Educação.
#156491
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(1,0) 5 - 

Analise as assertivas abaixo.
I. A criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista) apresenta dificuldade nas habilidades sociais, na interação social, dificuldade no contato visual, pouca expressão facial, alterações na linguagem e de comportamento, como, por exemplo, um atraso na fala, e pode apresentar agressividade sem uma razão aparente.
II. Pessoas com altas habilidades/superdotados são os educandos que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual superior; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora.
III. A deficiência intelectual é caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual, mas não em comportamentos adaptativos expressos em habilidades sociais, práticas e conceituais, com início antes dos 18 anos, e ressalta “que de acordo com a AAIDD, limitações no funcionamento intelectual estão presentes quando o indivíduo apresentar coeficiente de inteligência (QI) superior a 70”.
IV. O aluno com mielomeningocele não apresenta deficiência intelectual. Porém, ele pode apresentar a hidrocefalia associada e, nesse caso, poderá ou não apresentar comprometimentos no processo de aprendizagem.
V. O aluno com paralisia cerebral apresenta alteração de tônus e a coordenação de movimentos para locomoção apresenta-se comprometida. Sempre apresenta deficiência intelectual associada.
Em relação às assertivas propostas, estão CORRETAS apenas

  • a) I e IV.
  • b) I e III.
  • c) I, II e IV.
  • d) I, II e III.
#156492
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(1,0) 6 - 

Observe a propaganda do Serviço autorizado da Willys:

É uma propaganda dos anos 1960, oferecendo o serviço de manutenção de uma grande montadora multinacional. Considerando o contexto, o slogan (Pelo homem se conhece o serviço) e a imagem, em relação à percepção dos trabalhadores, estão corretamente interpretados em:

  • a) A imagem e o texto dizem: quem não trabalha na Willys não está preparado! Configura uma clara chamada de interessados em trabalhar na empresa em crescimento no país.
  • b) A Willys veio para o Brasil com a política dos 50 anos em 5, de que vai exigir a vinda de estrangeiros, preparados para o uso de tecnologia industrial no lugar de nacionais.
  • c) Ampara-se nas noções de modernidade em que o serviço oferecido por uma grande empresa, onde se espera treinamento dos funcionários e padrão dos serviços, é sempre melhor.
  • d) Associa-se às políticas advindas com o desenvolvimentismo, que trouxe, além da própria tecnologia, a educação e a formação técnica do trabalhador, uma novidade no Brasil.
#156493
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(1,0) 7 - 

O neoliberalismo chegou com atraso ao Brasil e terminou cedo. O Pacto Liberal-Dependente de 1991 foi dominante no Brasil entre, aproximadamente, 1991 a 2005. Nasceu do colapso do Plano Cruzado e do decorrente vácuo de poder que se estabeleceu entre 1987 e 1990. Para a classe capitalista de um país em desenvolvimento como o Brasil, a opção política fundamental está sempre em decidir se deve se aliar aos trabalhadores e às classes médias profissionais que constituem seu mercado interno ou às elites dos países ricos; em outras palavras, se deve ser parte da construção de uma nação ou se deve assumir a dependência. No primeiro caso, ela tem de aceitar maiores salários da burocracia pública e dos trabalhadores, e maiores gastos do Estado com educação, saúde e assistência social. Em compensação, tem um mercado interno maior e mais seguro para realizar lucros e investir; conta com o apoio do Estado na competição internacional; e se beneficia de maior estabilidade política, porque os governos são dotados de maior legitimidade. No segundo caso, as elites capitalistas locais globalistas pagam menos impostos e contam com aprovação maior da parte das elites dos países ricos à qual agrada sua submissão. [...]

(BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A construção política do Brasil: Sociedade, economia e Estado desde a Independência. 2. ed. São Paulo: Editora 34. p. 296)

A globalização e a chamada “nova ordem mundial” não são movimentos espontâneos, mas a articulação de pactos e de afirmação de modelos. Entre 1991 e 2005, como afirma Bresser-Pereira, o Brasil aderiu ao chamado neoliberalismo com o Pacto Liberal-Dependente. No trecho, é perceptível uma crítica do autor que está expressa corretamente em:

  • a) A opção neoliberal questiona o tamanho do Estado, diminuindo os investimentos em políticas sociais, principalmente voltadas aos trabalhadores e, consequentemente, levando ao aumento da desigualdade social.
  • b) Ao decidir pelo neoliberalismo como política, a classe capitalista se alia às elites dos países ricos e abre mão de um mercado interno maior para ceder à prevalência dos interesses dos países dominantes.
  • c) As articulações políticas e os projetos nacionais não precisam escolher entre a aproximação dos países ricos e as políticas sociais: a nação deve se aproximar dos países hegemônicos sem se afastar dos trabalhadores.
  • d) O Estado brasileiro precisa diminuir os impostos pagos pelos capitalistas locais para gerar desenvolvimento. Para isso, o Estado precisa estar mais enxuto e diminuir a burocracia pública em números e em salários.
#156494
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(1,0) 8 - 

A Globalização que se segue à internacionalização do capitalismo, adota práticas comuns que

  • a) territorializam todas as relações. Já territorializavam as relações econômicas e avançaram também sobre o campo cultural.
  • b) rompem definitivamente com a separação entre os países, criando fronteiras mais fluidas para a economia e para a cultura.
  • c) estabelecem parceiros comerciais por meio da formação de blocos que reúnem países apenas em trocas econômicas.
  • d) definem novos padrões hegemônicos econômicos, jurídicos, políticos, sociais e culturais que reconfiguram o mundo.
#156495
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(1,0) 9 - 

Matutos, caipiras, jecas: certamente era com esses olhos que, em 1950, os 10 milhões de citadinos viam os outros 41 milhões de brasileiros que moravam no campo, nos vilarejos e cidadezinhas de menos de 20 mil habitantes. Olhos, portanto, de gente moderna, “superior”, que enxerga gente atrasada, “inferior”. (MELLO, João Manuel Cardoso de; NOVAIS, Fernando A. Capitalismo Tardio e Sociabilidade Moderna. In.: SCHWARCZ, Lilia Moritz (org). História da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 574)

O trecho revela a relação conturbada entre o campo e a cidade na modernidade brasileira.

Sobre isso, é CORRETO afirmar:

  • a) A cidade oferecia a aventura e a novidade. O campo oferecia as certezas. No campo, estava a certeza da continuidade e da garantia da terra na produção de alimentos, vitais para as necessidades para a vida do homem.
  • b) A estrutura social do campo no Brasil era marcada por uma hierarquização social rígida: latifundiários capitalistas no topo e trabalhadores assalariados abaixo, produzindo exclusivamente para o mercado.
  • c) Expõe a fratura campo X cidade. A vida na cidade atrai e fixa, porque oferece melhores oportunidades e acena um futuro de progresso individual, enquanto o campo, ao contrário, marcado por incertezas, repele e expulsa.
  • d) No Brasil sempre se manteve uma distância muito grande entre o urbano e o rural. O rural ficava isolado, distante, sem contato com os serviços e as modernidades e, assim, mantinha-se ignorando o que acontecia no país.
#156496
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(1,0) 10 - 

Em relação ao Brasil, as questões nacionais são objeto de estudos na tentativa de sua compreensão e encaminhamento. Segundo José Murilo de Carvalho:

“os mitos nacionais, especialmente os mitos de origem, e os heróis nacionais são alguns dos instrumentos mais poderosos para a construção das identidades nacionais [...]. A falta de identificação dos brasileiros com sua própria história é equiparada à falta de confiança nos líderes políticos, e mesmo pela sua clara rejeição a eles, incluindo aqueles eleitos para os mais altos cargos. (CARVALHO, José Murilo de. Nação imaginária: memória, mitos e heróis. In: NOVAES, Adauto (Org.). A crise do Estado-Nação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p.p.398-412).

A partir do trecho e com base nos conhecimentos sobre identidade nacional, é CORRETO afirmar:

  • a) A ausência de lutas na emancipação e constituição da nação brasileira marcou uma trajetória singular de afirmação do Estado brasileiro em comparação aos seus pares na América Latina e excluiu a adoção de D. Pedro I como o único herói nacional e mito fundador possível.
  • b) Nos últimos anos, é evidente a descrença dos brasileiros sobre seus líderes políticos, entretanto nem sempre foi assim, já que heróis como Tiradentes, D. Pedro I e Duque de Caxias eram exaltados e representavam consenso com relação ao modelo e à imagem para o país.
  • c) O Brasil não é nacionalista, não possui heróis que lhe sirvam de modelo como em outras nações no mundo e, por isso, não se identifica com uma identidade nacional capaz de construir características que lhe deem coesão e sentimento de pertencimento.
  • d) Os mitos e heróis são importantes na construção de uma memória nacional para organizar o passado, tornar o presente inteligível e encarar o futuro. Porém, no caso brasileiro, se carece de heróis nacionais e de mitos fundadores que fossem consenso da população.
#156497
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(1,0) 11 - 

Com relação à Segunda Grande Guerra (1939-1945), é CORRETO afirmar:

  • a) A questão nacional explica a Segunda Grande Guerra. A Guerra se apoiava na responsabilidade de Adolf Hitler de desencadear o conflito com seu desejo de tornar a Alemanha a nação mais poderosa do mundo, subjugando todas as demais, encarnando, ele próprio, o delírio do totalitarismo.
  • b) A Guerra de 1939 é um resultado perverso de uma conjunção de fatores, desde questões imperialistas e disputas não resolvidas no primeiro conflito, como a crise do capitalismo liberal e o despertar de nacionalismos após as derrotas e crises que levaram à consolidação de regimes totalitários.
  • c) A Segunda Grande Guerra expôs o conflito capitalismo X socialismo. Hoje já não se tem dúvidas quanto à decisão eminentemente política dos dirigentes americanos de lançarem as duas bombas atômicas sobre o Japão: era o recado de que o capitalismo era superior ao socialismo como projeto e modelo.
  • d) O esforço de matar e morrer pela nação, que construiu a camaradagem a todos os nacionais, continuou sendo a estratégia de articulação dos Estados. Com a derrota dos inimigos além das fronteiras nacionais na Primeira Guerra, foi preciso substituir por outros, agora a guerra era travada dentro das próprias fronteiras.
#156498
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(1,0) 12 - 

“Ela é imaginada como uma comunidade porque, independentemente da desigualdade e da exploração efetiva que possam existir dentro dela, a nação sempre é concebida como uma profunda camaradagem horizontal. No fundo, foi essa fraternidade que tornou possível, nestes dois últimos séculos, que tantos milhões de pessoas tenham-se disposto não tanto a matar, mas sobretudo a morrer por essas criações imaginárias limitadas. (ANDERSON, Benedict. Nações Imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. p. 34)

Anderson (2008) refere-se à nação, sob um olhar antropológico, como uma comunidade política imaginada e traduzida, assim, por uma fraternidade capaz de possibilitar as guerras mundiais. A Primeira Grande Guerra (1914-1918) foi o primeiro conflito, de dimensão mundial, que rompeu com o intervalo de “paz” após as guerras napoleônicas. Sobre a Primeira Grande Guerra, considerando o conceito de comunidades imaginadas de Anderson, é CORRETO afirmar:

  • a) A derrota da Alemanha e seus aliados na Primeira Grande Guerra definiu as nações entre vencedores e perdedores. As nações perdedoras carregaram a pecha da vergonha e tiveram que recomeçar. As nações vencedoras provaram sua superioridade, resolveram as antigas rivalidades e reforçaram seus governos vitoriosos.
  • b) A guerra exigiu dos seus indivíduos a crença de que a vitória dependia de sua coragem e resistência em defender a nação de um inimigo: o estrangeiro. O estrangeiro era, assim, acima de tudo, tomado como o assassino do irmão, independente da distância consanguínea ou de classe social desse irmão.
  • c) A guerra se relaciona com o contexto do imperialismo, que colocou frente a frente nações em disputas territoriais e por recursos. Cada indivíduo nacional carregava a consciência de ser parte necessária da luta pela competitividade que garantiria a sobrevivência econômica, e consequente política da nação.
  • d) O conflito mobilizou os ódios e os brios nacionais sob um aspecto etnocêntrico. Cada nação se considerava com superioridade inquestionável frente às outras, o que fez com que soldados, de um lado e de outro, se enfrentassem para provar que eram mais fortes e preparados para sobreviver, colocando as questões territoriais em segundo plano.
#156499
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(1,0) 13 - 

Observe a Charge a seguir:

A charge representa os paradoxos da sociedade brasileira atual, refletindo as pressões da opinião pública sobre grupos, classes, pessoas. Analisada sob a realidade da sociedade brasileira atual a charge

  • a) coloca em xeque os avanços sociais ao indicar que a educação e o trabalho, fruto de investimentos recentes, não lograram sucesso.
  • b) critica a sociedade brasileira que não quer trabalhar, que não valoriza o esforço e, ao contrário valoriza a sorte e o talento.
  • c) em tom profético, sintetiza pontos centrais da vida em sociedade e aponta que, no fundo, nada realmente mudou no país.
  • d) registra a indignação com a atual política e com a pressão da opinião pública sobre as políticas sociais tratadas como custo social.
#156500
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(1,0) 14 - 

As questões nacionais no Oriente Médio e na África, que marcam conflitos históricos atuais no mundo, envolvem, sobretudo, disputas atuais e ideologia. Nos movimentos ocorridos na Tunísia e no Egito, conhecidos como Primaveras Árabes, é CORRETO afirmar:

  • a) Acusa-se o Ocidente de promover a desagregação nacional, ao ameaçar os valores e os princípios morais e, assim, fortalecem-se os governos locais.
  • b) Amparam-se numa solução civil, buscando romper com as estruturas arcaicas, pautadas na religião, por um modelo mais laico e liberal.
  • c) Buscou-se a eleição de um inimigo comum, a partir da coesão nos discursos de combate à desigualdade e da defesa da tradição.
  • d) Diferenciam-se nas soluções adotadas, enquanto a Tunísia voltou por uma continuidade de uma política religiosa, o Egito ocidentalizou-se totalmente.
#156501
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(1,0) 15 - 

O crescimento da ultradireita no mundo europeu é um fenômeno atual, visível e preocupante. Atentados e passeatas têm marcado a rotina da sociedade europeia atual. Esses movimentos são

  • a) ultranacionalistas, com a tendência de repudiarem os imigrantes em apoio à União Europeia como a única capaz de fortalecer as nações que a formam.
  • b) tomados como indicativos da crise político-partidária, já que demonstram insatisfação com os políticos tradicionais de esquerda e buscam novos nomes.
  • c) isolados, são fenômenos tipicamente das sociedades europeias e do histórico de ódio cultural que levaram às duas grandes guerras mundiais.
  • d) contra o multiculturalismo, atacando estrangeiros e diferentes com a justificativa de que corrompem a cultura e ameaçam a unidade nacional.