Simulado SEDUC-RJ | Professor – Educação Física | CONCURSO
SIMULADO SEDUC-RJ | PROFESSOR – EDUCAÇÃO FÍSICA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEDUC-RJ para o cargo de Professor – Educação Física .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CEPERJ para o concurso SEDUC-RJ. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – Educação Física , contendo Educação Física que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEDUC-RJ | Professor – Educação Física contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEDUC-RJ.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #123425
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Na semana de planejamento, a equipe de professores de Educação Física discute sobre os conteúdos a serem selecionados para o ano letivo:
Professor 1- “Temos que fazer com que os alunos vivenciem o jogo.”
Professor 2- “Nada disso! Vamos trabalhar o desenvolvimento motor dessa garotada!”
Professor 3- “Gente! Vamos valorizar o saber do aluno! Vamos trazer para a escola as brincadeiras deles! As brincadeiras populares.”
Professor 4- “Minha gente... Esse pessoal precisa conhecer sobre o jogo que jogam!”
De acordo com os estudos apresentados por Darido (2003), os professores do diálogo reproduzido acima são adeptos, respectivamente, das seguintes abordagens:
- a) construtivista, crítico-superadora, sistêmica e desenvolvimentista
- b) crítico-superadora, sistêmica, construtivista e desenvolvimentista
- c) crítico-superadora, desenvolvimentista, sistêmica e construtivista
- d) sistêmica, crítico-superadora, construtivista e desenvolvimentista
- e) sistêmica, desenvolvimentista, construtivista e crítico-superadora
- #123426
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
A aprendizagem de habilidades motoras progride sequencialmente de forma previsível e independente da idade do aprendiz. Gallahue e Ozmun (2003) classificam o desenvolvimento dessa aprendizagem nos níveis inicial, intermediário e avançado, caracterizados respectivamente por movimentos:
- a) descoordenados; pouco desajeitados; altamente coordenados
- b) pouco coordenados; altamente coordenados; precisos
- c) altamente coordenados; lentos; pouco desajeitados
- d) desajeitados; lentos; descoordenados
- e) lentos; precisos; pouco coordenados
- #123459
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Um planejamento de ensino eficaz em educação física escolar requer, dentre outras ações, que o professor vá além da condição de ministrador de atividades físicas e que desenvolva reflexões, pesquisas e ações contextualizadas com a realidade social e cultural, ligados ao movimento humano. Campos (2011) desenvolve tais ideias e propõe que, para elaboração do planejamento de ensino, é necessário que o professor observe também os seguintes requisitos:
- a) conhecer a comunidade, informar aos alunos suas obrigações e regras de convivência, comunicar-se pedagogicamente e saber se impor nas aulas
- b) ter conhecimento do planejamento escolar, conhecer criticamente os planos oficiais da educação, diagnosticar a realidade da escola e conhecer e saber aplicar as tendências da educação física
- c) utilizar todas as tendências da educação física, participar dos projetos da escola, montar as aulas de todo o ano letivo e promover atividades de cunho transformador
- d) dominar as leis educacionais, conhecer os alunos e suas realidades, promover a disciplina e cooperar com os outros setores da escola
- e) planejar com todo o corpo docente da escola, educar com a interdisciplinaridade, promover eventos esportivos e identificar talentos esportivos
- #123461
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
O professor Nando trabalhou Jogos Populares com os alunos do 7º ano. Ao final de seis semanas, quando concluiu o que havia planejado, elaborou um instrumento capaz de avaliar o final desse processo de aquisição de conteúdo por parte dos alunos. De acordo com os PCNs, essa fase da avaliação contínua denomina-se:
- a) formativa
- b) somativa
- c) inicial
- d) concomitante
- e) diagnóstica
- #123463
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Gallahue e Ozmun (2003) afirmam que um auto conceito negativo ou deficiente pode resultar em problemas de comportamento, dificuldade de aprendizagem e delinquência. Segundo os autores, a percepção que o estudante tem de si afeta o nível de desempenho acadêmico. E os educadores precisam saber utilizar as atividades motoras para encorajar a formação de auto conceitos positivos e estáveis.
Ainda de acordo com os autores citados, é muito importante que as experiências motoras dos educandos sejam orientadas para o êxito, pois assim auxiliariam na melhora do auto conceito. E para que isso aconteça, Gallahue e Ozmun sugerem que os educadores usem métodos de abordagens:
- a) de solução de problemas e orientada para a competição
- b) centralizadas na criança e orientada para a competição
- c) por comando e instrução individualizada
- d) de solução de problemas e instrução individualizada
- e) por comando e centralizadas na criança