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Simulado SEDUC-RJ | Professor – Educação Física | CONCURSO

Simulado SEDUC-RJ | Professor – Educação Física

SIMULADO SEDUC-RJ | PROFESSOR – EDUCAÇÃO FÍSICA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEDUC-RJ para o cargo de Professor – Educação Física .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CEPERJ para o concurso SEDUC-RJ. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – Educação Física , contendo Educação Física que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEDUC-RJ | Professor – Educação Física contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEDUC-RJ.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#123399
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 1 - 

Ao apresentar algumas situações de ensino com vistas à transformação didático-pedagógica do esporte, Kunz (2001) de?ne certas estratégias didáticas do professor e sugere os seguintes exemplos de aulas, relativos ao ensino do salto e da corrida veloz coletiva, respectivamente:

1- Somar os saltos de uma equipe para viabilizar a quebra do recorde mundial do salto em distância.
2- Desenvolver o revezamento de corrida de resistência.

Tais exemplos referem-se à estratégia de “transcendência de limites”:

  • a) pela criação / inventividade
  • b) pela experimentação
  • c) pela aprendizagem
  • d) pelo rendimento
  • e) pelo arranjo material
#123401
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

Em suas reflexões sobre o ensino da Educação Física, Hildebrant-Stramann (2003) afirma a necessidade de mudanças radicais em nosso pensamento a fim de que essas mudanças sejam efetivadas na ação educativa dos esportes na escola. Para o autor, são três as exigências:

  • a) aulas centradas no professor; aprendizagem restrita às experiências; intenção racionalista
  • b) aprendizagem orientada ao desenvolvimento do movimento técnico; conteúdos normatizados e sistematizados; instruções direcionadas do movimento
  • c) método com base cientí?ca; aulas orientadas em metas pré definidas; planejamento e organização rigorosa das ações
  • d) aulas planejadas em conjunto por professores e alunos; aprendizagem aberta às experiências; conteúdos relacionados à vida cotidiana
  • e) conteúdos vinculados à concorrência e sobrepujança; método de ensino flexível; intencionalidade pedagógica
#123403
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 3 - 

Segundo Soler (2006), o jogo possui importância fundamental na formação e desenvolvimento do ser humano. O autor cita pesquisas de Friedmann (1996) para afimar que diversos enfoques da sociedade são projetados na prática do jogo. Esses enfoques são:

  • a) sociológico, educacional, psicológico, antropológico, folclórico e filosófico
  • b) corporal, psicológico, cultural, histórico e conceitual
  • c) lúdico, paci?cador, congregador e religioso
  • d) cooperativo, educacional, ético, fraterno e solidário
  • e) psicológico, ?losó?co, corporal, persuasivo, instrucional e hierárquico
#123405
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
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(1,0) 4 - 

Daólio (2004) observa que o conceito de “ser cultural” vem ganhando notoriedade no seio da Educação Física brasileira, apoiado pelo conceito de cultura da antropologia social de Clifford Geertz. Com base nesse referencial teórico, é possível dimensionar a Educação Física como uma área que trata do seguinte aspecto:

  • a) movimento nas suas manifestações sociais relacionadas ao corpo
  • b) movimento nas suas manifestações sociais relacionadas à cultura do movimento
  • c) ser humano nas suas manifestações culturais relacionadas ao corpo
  • d) ser humano nas suas manifestações culturais relacionadas aos fatos sociais
  • e) ser humano nas suas manifestações culturais relacionadas à cultura do movimento
#123407
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 5 - 

O esporte, enquanto manifestação histórico-cultural moderna, só pode ser pensado e analisado como um elemento constitutivo da sociedade capitalista. Essa afirmação corrobora a ideia de ruptura entre o esporte e as práticas corporais das sociedades pré- capitalistas. Segundo Bracht (in Assis de Oliveira, 2001), diferente de hoje, nas sociedades tradicionais as práticas corporais estavam necessariamente associadas a instituições de caráter:

  • a) religioso e escolar
  • b) comercial e militar
  • c) religioso e militar
  • d) escolar e comercial
  • e) militar e escolar
#123409
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 6 - 

É na fase escolar que jovens vivenciam um conjunto significativo de mudanças, principalmente na questão corporal, em que as influências culturais e sociais em relação à padronização do corpo produzem prejuízos na formação desses jovens. Nesse aspecto, a educação física pode tanto aprofundar tais crises quanto pode auxiliar em sua superação. Nesse sentido, Chaves (in Pereira e Souza, 2011) analisa a importância da educação física como promotora da superação a partir de ações como:

  • a) desenvolvimento de atividades que promovam corpos esbeltos na busca de adequação dos jovens à sociedade
  • b) definição de regras de convivência que proíbam atitudes preconceituosas de cunho corporal e de debates sobre o tema
  • c) promoção de habilidades motoras e o sentido olímpico na busca de corpos atléticos saudáveis.
  • d) problematização e discussão desse contexto, promovendo o corpo e as práticas corporais como conteúdos da disciplina
  • e) desenvolvimento e valorização da competitividade pelo esporte, na busca de desviar a atenção dos jovens para o problema das drogas e das formas de preconceitos
#123411
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDUC-RJ
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Múltipla escolha
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(1,0) 7 - 

De acordo com os PCNs+ (Ensino Médio), os conceitos, habilidades e competências a serem desenvolvidos na Educação Física podem ser traduzidos de acordo com três eixos que organizam a disciplina. Esses eixos são:

  • a) contextualização socio-cultural; investigação e compreensão; representação e comunicação
  • b) contextualização sócio-cultural; investigação e compreensão; linguagem corporal
  • c) investigação e compreensão; linguagem corporal e análise; síntese
  • d) investigação e compreensão; representação e comunicação; correlação, identidade e integração
  • e) representação e comunicação; linguagem corporal e correlação; identidade e integração
#123412
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 8 - 

Como prova oficial de salto no atletismo, o salto em altura, ao longo dos anos, desenvolveu técnicas e estilos que contribuíram significativamente para a superação de marcas antes inpensáveis para o ser humano. Darido e Souza Jr. (2007), indicam que a técnica do salto em altura divide-se nas seguintes fases:

    • a) corrida de aproximação; chamada; suspensão; recepção
    • b) chamada; pêndulo; transposição do sarrafo; queda
    • c) corrida de aproximação; chamada; transposição do sarrafo; recepção
    • d) chamada; transposição do sarrafo; recepção; queda
    • e) corrida de aproximação; pêndulo, extensão; queda
    #123415
    Banca
    CEPERJ
    Matéria
    Educação Física
    Concurso
    SEDUC-RJ
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    (1,0) 9 - 

    De acordo com Soler (2006), quando o conteúdo esporte é vivenciado na escola, geralmente se desenvolvem aspectos de treinamento com objetivos ao alto rendimento e de características excludentes para os alunos menos habilidosos. Nesse sentido, o autor aponta alternativas para a prática esportiva baseada no princípio socioeducativo, com características próprias, e que abarca os seguintes princípios necessários:

    • a) da cooperação, do absenteísmo e da ludicidade
    • b) da competitividade ética, do companheirismo e do olimpismo
    • c) do fair play, da cooperação e da competitividade lúdica
    • d) da coletividade, do olimpismo e do treinamento tático
    • e) da participação, da co educação e da cooperação
    #123417
    Banca
    CEPERJ
    Matéria
    Educação Física
    Concurso
    SEDUC-RJ
    Tipo
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    (1,0) 10 - 

    Durante a tramitação da atual LDB, a Educação Física foi “manipulada" de várias formas e por grupos diferentes de acordo com os mais diversos interesses, com avanços e retrocessos de toda sorte. Segundo Castellani Filho (1998), uma vez promulgada tal lei, em relação à posição no currículo oficial nacional e concepção, manteve-se:

    • a) na parte diversificada do currículo pleno e não superou a subordinação ao paradigma da aptidão física
    • b) na parte diversificada do currículo pleno e não superou a subordinação ao paradigma da cultura corporal
    • c) na base nacional comum dos currículos da educação básica e não superou a subordinação ao paradigma da aptidão física
    • d) na base nacional comum dos currículos da educação básica e não superou a subordinação ao paradigma da cultura corporal
    • e) na base nacional comum dos currículos da educação básica e não superou a subordinação ao paradigma desenvolvimentista
    #123419
    Banca
    CEPERJ
    Matéria
    Educação Física
    Concurso
    SEDUC-RJ
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    (1,0) 11 - 

    A quadrilha é uma dança tradicional das festividades juninas muito comuns nas escolas do Rio de Janeiro. Muitos dos passos executados pelos dançarinos foram influenciados pelos franceses e inspirados na dança da nobreza europeia. Isso explica termos como “anarriê", “anavantur" e “balancê". Para orientar atividades como essas, devem os professores de Educação Física se valer tanto do conhecimento histórico-social, quanto do técnico-corporal.

    Darido e Souza Jr (2007) identificam, em seu livro, alguns passos de forma clara e específica. Conforme os autores, o “beija-?or" se realiza quando:

    • a) os cavalheiros dão um passo para trás, sem largar a mão da dama, ficando semi ajoelhados. As damas dão duas voltinhas pela esquerda, os cavalheiros levantam-se e aguardam o próximo passo
    • b) os pares seguem até o meio do salão, as damas estendem a mão para o cavalheiro beijar
    • c) as damas passam a rodar para a direita, ficando as duas filas rodando em sentido contrário
    • d) as damas levantam os braços, passando-os por cima dos ombros com a palma das mãos para cima. Os cavalheiros que estão atrás seguram as mãos da dama e continuam a marchar
    • e) os cavalheiros, sem largar as mãos das damas, fazem meia- volta e seguem a marcha na frente das damas
    #123421
    Banca
    CEPERJ
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    Educação Física
    Concurso
    SEDUC-RJ
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    (1,0) 12 - 

    Uma abordagem de ensino utilizada amplamente na educação física é denominada de psicomotricidade. Campos (2011) observa que, apesar de bem adequada ao cotidiano das aulas de educação física, esta abordagem é significativamente questionada pela possibilidade de promover na prática docente:

    • a) a desvalorização dos aspectos motores e a diminuição da desportivização dos conteúdos
    • b) o distanciamento do ensino das aptidões motoras e o descompromisso com as realidades sociais
    • c) o ensino de conteúdos sem contextualização e o descuido do trabalho interdisciplinar
    • d) a alienação da consciência crítica e a falta de contato com as outras disciplinas
    • e) a falta de planejamento desportivo e o distanciamento de detecção de talentos
    #123422
    Banca
    CEPERJ
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    Educação Física
    Concurso
    SEDUC-RJ
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    (1,0) 13 - 

    De acordo com os PCNs do Ensino Médio, faz parte do rol de habilidades e competências a serem desenvolvidas nesse segmento da educação básica:

    “Compreender as diferentes manifestações da cultura corporal, reconhecendo e valorizando as diferenças de desempenho, linguagem e expressão."


    O professor contribui especialmente para o desenvolvimento desse conjunto de ações quando propõe:

    • a) jogos regionais e pré-desportivos
    • b) danças, jogos musicais e rítmicos
    • c) estudos sobre anatomia, biologia e fisiologia
    • d) atividades ginásticas com diferentes finalidades
    • e) atividades de defesa e ataque
    #123423
    Banca
    CEPERJ
    Matéria
    Educação Física
    Concurso
    SEDUC-RJ
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    (1,0) 14 - 

    Enquanto função psicomotora, o tônus interfere significativamente não só nos aspectos afetivos, como também no diálogo corporal que o indivíduo estabelece com o mundo. Contudo, Fonseca (2009) admite que o estudo da função tônica se situa no estudo do sistema nervoso central, tratando-se de um dos mais vastos e complexos da neurofisiologia. Isso refere-se a um dos conceitos mais caros para o ensino da Educação Física, pois segundo esse autor a função tônica:

    • a) é a habilidade do músculo para desempenhar repetidamente um trabalho contra uma resistência
    • b) impossibilita a relação dialética corporal da atividade de relação interior/exterior
    • c) é a habilidade em desempenhar numerosas repetições de certa atividade fatigante
    • d) representa a aquisição de certa estrutura temporal adequada à contemporaneidade
    • e) toma parte em todos os comportamentos de postura e movimento
    #123424
    Banca
    CEPERJ
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    Educação Física
    Concurso
    SEDUC-RJ
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    (1,0) 15 - 

    Uma questão polêmica na educação física escolar é a avaliação. Tal problema é detectado ainda na formação de professores dentro das universidades, como afirma a pesquisa de Paiva e Souza (in Monteiro e Cupollilo, 2011), em que aponta que o ensino sobre a avaliação ainda possui características conservadoras e limitadas. Portanto, a hipótese da pesquisa demonstra que professores avaliam de acordo com a forma denominada “tendência clássica de avaliação". Tal tendência expressa uma avaliação centrada nos seguintes fatores:

    • a) desempenho motor, aptidão física, quantidade de acertos e reprodução mecânica de gestos desportivos
    • b) cultura corporal de movimentos, gestos naturais, in?uência social e ética dos desportos.
    • c) desporto de rendimento, disciplina, gestos olímpicos e otimização dos movimentos
    • d) aptidão motora, psicomotricidade, coordenação de movimentos e conhecimento das regras desportivas
    • e) autonomia, aprendizado motor, organização de eventos e disciplina