Simulado SEDUC-RJ | Professor – Educação Física | CONCURSO
SIMULADO SEDUC-RJ | PROFESSOR – EDUCAÇÃO FÍSICA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEDUC-RJ para o cargo de Professor – Educação Física .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CEPERJ para o concurso SEDUC-RJ. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – Educação Física , contendo Educação Física que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEDUC-RJ | Professor – Educação Física contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEDUC-RJ.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #123399
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Ao apresentar algumas situações de ensino com vistas à transformação didático-pedagógica do esporte, Kunz (2001) de?ne certas estratégias didáticas do professor e sugere os seguintes exemplos de aulas, relativos ao ensino do salto e da corrida veloz coletiva, respectivamente:
1- Somar os saltos de uma equipe para viabilizar a quebra do recorde mundial do salto em distância.
2- Desenvolver o revezamento de corrida de resistência.
Tais exemplos referem-se à estratégia de “transcendência de limites”:
- a) pela criação / inventividade
- b) pela experimentação
- c) pela aprendizagem
- d) pelo rendimento
- e) pelo arranjo material
- #123401
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Em suas reflexões sobre o ensino da Educação Física, Hildebrant-Stramann (2003) afirma a necessidade de mudanças radicais em nosso pensamento a fim de que essas mudanças sejam efetivadas na ação educativa dos esportes na escola. Para o autor, são três as exigências:
- a) aulas centradas no professor; aprendizagem restrita às experiências; intenção racionalista
- b) aprendizagem orientada ao desenvolvimento do movimento técnico; conteúdos normatizados e sistematizados; instruções direcionadas do movimento
- c) método com base cientí?ca; aulas orientadas em metas pré definidas; planejamento e organização rigorosa das ações
- d) aulas planejadas em conjunto por professores e alunos; aprendizagem aberta às experiências; conteúdos relacionados à vida cotidiana
- e) conteúdos vinculados à concorrência e sobrepujança; método de ensino flexível; intencionalidade pedagógica
- #123403
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Segundo Soler (2006), o jogo possui importância fundamental na formação e desenvolvimento do ser humano. O autor cita pesquisas de Friedmann (1996) para afimar que diversos enfoques da sociedade são projetados na prática do jogo. Esses enfoques são:
- a) sociológico, educacional, psicológico, antropológico, folclórico e filosófico
- b) corporal, psicológico, cultural, histórico e conceitual
- c) lúdico, paci?cador, congregador e religioso
- d) cooperativo, educacional, ético, fraterno e solidário
- e) psicológico, ?losó?co, corporal, persuasivo, instrucional e hierárquico
- #123405
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Daólio (2004) observa que o conceito de “ser cultural” vem ganhando notoriedade no seio da Educação Física brasileira, apoiado pelo conceito de cultura da antropologia social de Clifford Geertz. Com base nesse referencial teórico, é possível dimensionar a Educação Física como uma área que trata do seguinte aspecto:
- a) movimento nas suas manifestações sociais relacionadas ao corpo
- b) movimento nas suas manifestações sociais relacionadas à cultura do movimento
- c) ser humano nas suas manifestações culturais relacionadas ao corpo
- d) ser humano nas suas manifestações culturais relacionadas aos fatos sociais
- e) ser humano nas suas manifestações culturais relacionadas à cultura do movimento
- #123407
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
O esporte, enquanto manifestação histórico-cultural moderna, só pode ser pensado e analisado como um elemento constitutivo da sociedade capitalista. Essa afirmação corrobora a ideia de ruptura entre o esporte e as práticas corporais das sociedades pré- capitalistas. Segundo Bracht (in Assis de Oliveira, 2001), diferente de hoje, nas sociedades tradicionais as práticas corporais estavam necessariamente associadas a instituições de caráter:
- a) religioso e escolar
- b) comercial e militar
- c) religioso e militar
- d) escolar e comercial
- e) militar e escolar
- #123409
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
É na fase escolar que jovens vivenciam um conjunto significativo de mudanças, principalmente na questão corporal, em que as influências culturais e sociais em relação à padronização do corpo produzem prejuízos na formação desses jovens. Nesse aspecto, a educação física pode tanto aprofundar tais crises quanto pode auxiliar em sua superação. Nesse sentido, Chaves (in Pereira e Souza, 2011) analisa a importância da educação física como promotora da superação a partir de ações como:
- a) desenvolvimento de atividades que promovam corpos esbeltos na busca de adequação dos jovens à sociedade
- b) definição de regras de convivência que proíbam atitudes preconceituosas de cunho corporal e de debates sobre o tema
- c) promoção de habilidades motoras e o sentido olímpico na busca de corpos atléticos saudáveis.
- d) problematização e discussão desse contexto, promovendo o corpo e as práticas corporais como conteúdos da disciplina
- e) desenvolvimento e valorização da competitividade pelo esporte, na busca de desviar a atenção dos jovens para o problema das drogas e das formas de preconceitos
- #123411
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
De acordo com os PCNs+ (Ensino Médio), os conceitos, habilidades e competências a serem desenvolvidos na Educação Física podem ser traduzidos de acordo com três eixos que organizam a disciplina. Esses eixos são:
- a) contextualização socio-cultural; investigação e compreensão; representação e comunicação
- b) contextualização sócio-cultural; investigação e compreensão; linguagem corporal
- c) investigação e compreensão; linguagem corporal e análise; síntese
- d) investigação e compreensão; representação e comunicação; correlação, identidade e integração
- e) representação e comunicação; linguagem corporal e correlação; identidade e integração
- #123412
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Como prova oficial de salto no atletismo, o salto em altura, ao longo dos anos, desenvolveu técnicas e estilos que contribuíram significativamente para a superação de marcas antes inpensáveis para o ser humano. Darido e Souza Jr. (2007), indicam que a técnica do salto em altura divide-se nas seguintes fases:
- a) corrida de aproximação; chamada; suspensão; recepção
- b) chamada; pêndulo; transposição do sarrafo; queda
- c) corrida de aproximação; chamada; transposição do sarrafo; recepção
- d) chamada; transposição do sarrafo; recepção; queda
- e) corrida de aproximação; pêndulo, extensão; queda
- #123415
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
De acordo com Soler (2006), quando o conteúdo esporte é vivenciado na escola, geralmente se desenvolvem aspectos de treinamento com objetivos ao alto rendimento e de características excludentes para os alunos menos habilidosos. Nesse sentido, o autor aponta alternativas para a prática esportiva baseada no princípio socioeducativo, com características próprias, e que abarca os seguintes princípios necessários:
- a) da cooperação, do absenteísmo e da ludicidade
- b) da competitividade ética, do companheirismo e do olimpismo
- c) do fair play, da cooperação e da competitividade lúdica
- d) da coletividade, do olimpismo e do treinamento tático
- e) da participação, da co educação e da cooperação
- #123417
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Durante a tramitação da atual LDB, a Educação Física foi “manipulada" de várias formas e por grupos diferentes de acordo com os mais diversos interesses, com avanços e retrocessos de toda sorte. Segundo Castellani Filho (1998), uma vez promulgada tal lei, em relação à posição no currículo oficial nacional e concepção, manteve-se:
- a) na parte diversificada do currículo pleno e não superou a subordinação ao paradigma da aptidão física
- b) na parte diversificada do currículo pleno e não superou a subordinação ao paradigma da cultura corporal
- c) na base nacional comum dos currículos da educação básica e não superou a subordinação ao paradigma da aptidão física
- d) na base nacional comum dos currículos da educação básica e não superou a subordinação ao paradigma da cultura corporal
- e) na base nacional comum dos currículos da educação básica e não superou a subordinação ao paradigma desenvolvimentista
- #123419
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A quadrilha é uma dança tradicional das festividades juninas muito comuns nas escolas do Rio de Janeiro. Muitos dos passos executados pelos dançarinos foram influenciados pelos franceses e inspirados na dança da nobreza europeia. Isso explica termos como “anarriê", “anavantur" e “balancê". Para orientar atividades como essas, devem os professores de Educação Física se valer tanto do conhecimento histórico-social, quanto do técnico-corporal.
Darido e Souza Jr (2007) identificam, em seu livro, alguns passos de forma clara e específica. Conforme os autores, o “beija-?or" se realiza quando:
- a) os cavalheiros dão um passo para trás, sem largar a mão da dama, ficando semi ajoelhados. As damas dão duas voltinhas pela esquerda, os cavalheiros levantam-se e aguardam o próximo passo
- b) os pares seguem até o meio do salão, as damas estendem a mão para o cavalheiro beijar
- c) as damas passam a rodar para a direita, ficando as duas filas rodando em sentido contrário
- d) as damas levantam os braços, passando-os por cima dos ombros com a palma das mãos para cima. Os cavalheiros que estão atrás seguram as mãos da dama e continuam a marchar
- e) os cavalheiros, sem largar as mãos das damas, fazem meia- volta e seguem a marcha na frente das damas
- #123421
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Uma abordagem de ensino utilizada amplamente na educação física é denominada de psicomotricidade. Campos (2011) observa que, apesar de bem adequada ao cotidiano das aulas de educação física, esta abordagem é significativamente questionada pela possibilidade de promover na prática docente:
- a) a desvalorização dos aspectos motores e a diminuição da desportivização dos conteúdos
- b) o distanciamento do ensino das aptidões motoras e o descompromisso com as realidades sociais
- c) o ensino de conteúdos sem contextualização e o descuido do trabalho interdisciplinar
- d) a alienação da consciência crítica e a falta de contato com as outras disciplinas
- e) a falta de planejamento desportivo e o distanciamento de detecção de talentos
- #123422
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
De acordo com os PCNs do Ensino Médio, faz parte do rol de habilidades e competências a serem desenvolvidas nesse segmento da educação básica:
“Compreender as diferentes manifestações da cultura corporal, reconhecendo e valorizando as diferenças de desempenho, linguagem e expressão."
O professor contribui especialmente para o desenvolvimento desse conjunto de ações quando propõe:
- a) jogos regionais e pré-desportivos
- b) danças, jogos musicais e rítmicos
- c) estudos sobre anatomia, biologia e fisiologia
- d) atividades ginásticas com diferentes finalidades
- e) atividades de defesa e ataque
- #123423
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Enquanto função psicomotora, o tônus interfere significativamente não só nos aspectos afetivos, como também no diálogo corporal que o indivíduo estabelece com o mundo. Contudo, Fonseca (2009) admite que o estudo da função tônica se situa no estudo do sistema nervoso central, tratando-se de um dos mais vastos e complexos da neurofisiologia. Isso refere-se a um dos conceitos mais caros para o ensino da Educação Física, pois segundo esse autor a função tônica:
- a) é a habilidade do músculo para desempenhar repetidamente um trabalho contra uma resistência
- b) impossibilita a relação dialética corporal da atividade de relação interior/exterior
- c) é a habilidade em desempenhar numerosas repetições de certa atividade fatigante
- d) representa a aquisição de certa estrutura temporal adequada à contemporaneidade
- e) toma parte em todos os comportamentos de postura e movimento
- #123424
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Uma questão polêmica na educação física escolar é a avaliação. Tal problema é detectado ainda na formação de professores dentro das universidades, como afirma a pesquisa de Paiva e Souza (in Monteiro e Cupollilo, 2011), em que aponta que o ensino sobre a avaliação ainda possui características conservadoras e limitadas. Portanto, a hipótese da pesquisa demonstra que professores avaliam de acordo com a forma denominada “tendência clássica de avaliação". Tal tendência expressa uma avaliação centrada nos seguintes fatores:
- a) desempenho motor, aptidão física, quantidade de acertos e reprodução mecânica de gestos desportivos
- b) cultura corporal de movimentos, gestos naturais, in?uência social e ética dos desportos.
- c) desporto de rendimento, disciplina, gestos olímpicos e otimização dos movimentos
- d) aptidão motora, psicomotricidade, coordenação de movimentos e conhecimento das regras desportivas
- e) autonomia, aprendizado motor, organização de eventos e disciplina