Processando...

Simulado SEDUC-RJ | Professor – Artes | CONCURSO

Simulado SEDUC-RJ | Professor – Artes

SIMULADO SEDUC-RJ | PROFESSOR – ARTES

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEDUC-RJ para o cargo de Professor – Artes.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CEPERJ para o concurso SEDUC-RJ. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – Artes, contendo Educação Artística que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEDUC-RJ | Professor – Artes contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEDUC-RJ.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#123575
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Artística Diversas
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

Viola Spolin utiliza a estrutura do jogo como fundamento de sua proposta para o ensino do Teatro, como meio para liberar o aluno dos seguintes comportamentos de palco:

  • a) físicos e emocionais
  • b) orgânicos e expressivos
  • c) improvisados e sequenciados
  • d) mecânicos e rígidos
  • e) contextualizados e conscientes
#123576
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Artística Diversas
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

As primeiras manifestações cênicas no Brasil foram empreendidas por:

  • a) franceses, com a vinda da família real para o Brasil
  • b) holandeses, na capitania de Pernambuco
  • c) jesuítas, como instrumento de catequese
  • d) silvícolas, como ritual religioso
  • e) colonizadores portugueses, como recurso didático
#123577
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Artística Diversas
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

A poética do oprimido, segundo seu idealizador, Augusto Boal, pode ser traduzida, em seu objetivo maior, a partir da seguinte assertiva:

  • a) “Espectador, que palavra feia! O espectador, ser passivo, é menos que um homem e é necessário reumanizá-lo."
  • b) “Para salvar a plateia, é preciso encher o palco de assassinos, de adúlteros, de insanos e, em suma, de uma rajada de monstros."
  • c) "O ator renuncia a si mesmo para viver seu personagem: a fé cênica é imprescindível nesse processo."
  • d) “Tudo nesse teatro é de fato calculado com uma minúcia adorável e matemática, nada é deixado ao acaso."
  • e) “Representar verdadeiramente significa estar certo, ser lógico, coerente, pensar, lutar, sentir e agir em uníssono com o papel."
#123578
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Artística Diversas
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 19 - 

Considere os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte como referência para responder a questão.

“Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você além das outras três
Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava o rock para as matinês"

João e Maria (Chico Buarque)

“A necessidade de narrar fatos e representar por meio da ação dramática está presente em rituais de diversas culturas e tempos, e provavelmente diz respeito à necessidade humana de recriar a realidade em que vive e de transcender seus limites.

Pode-se relacionar a base desse processo de investigação próprio ao teatro com os processos de imitação, simbolização e jogo na infância. A criança observa gestos e atitudes no meio ambiente, joga com as possibilidades do espaço, faz brincadeiras de faz de conta e vive personagens como o herói construído na música de Chico Buarque de Holanda."

(PCN – Artes)

Um dos conteúdos do ensino do Teatro definidos pelo documento em referência é: Exercício constante de observação e análise diante das propostas e cenas de colegas, por meio de formulações verbais e escritas. Este conteúdo está contido no eixo denominado Teatro como:

  • a) experimentação artística e técnica
  • b) sensibilização
  • c) comunicação e produção coletiva
  • d) produto histórico e cultural
  • e) apreciação
#123579
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Artística Diversas
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 20 - 

Considere os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte como referência para responder a questão.

“Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você além das outras três
Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava o rock para as matinês"

João e Maria (Chico Buarque)

“A necessidade de narrar fatos e representar por meio da ação dramática está presente em rituais de diversas culturas e tempos, e provavelmente diz respeito à necessidade humana de recriar a realidade em que vive e de transcender seus limites.

Pode-se relacionar a base desse processo de investigação próprio ao teatro com os processos de imitação, simbolização e jogo na infância. A criança observa gestos e atitudes no meio ambiente, joga com as possibilidades do espaço, faz brincadeiras de faz de conta e vive personagens como o herói construído na música de Chico Buarque de Holanda."

(PCN – Artes)

Sob essa perspectiva, o referido documento relaciona como um dos objetivos gerais do ensino do Teatro:

  • a) exercitar a memorização de textos e dos movimentos dos personagens a partir de técnicas teatrais
  • b) reconhecer a prática do teatro como tarefa coletiva de desenvolvimento da solidariedade social
  • c) compreender o teatro como um conjunto de procedimentos artísticos dependente do talento individual
  • d) empregar a memória das experiências sensoriais para construção de diferentes personagens
  • e) conhecer procedimentos de encenação do texto teatral, distinguindo os aspectos técnicos e artísticos