Simulado SEDUC-RJ | Professor – Artes | CONCURSO
SIMULADO SEDUC-RJ | PROFESSOR – ARTES
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEDUC-RJ para o cargo de Professor – Artes.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CEPERJ para o concurso SEDUC-RJ. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – Artes, contendo Educação Artística que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEDUC-RJ | Professor – Artes contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEDUC-RJ.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #123575
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Viola Spolin utiliza a estrutura do jogo como fundamento de sua proposta para o ensino do Teatro, como meio para liberar o aluno dos seguintes comportamentos de palco:
- a) físicos e emocionais
- b) orgânicos e expressivos
- c) improvisados e sequenciados
- d) mecânicos e rígidos
- e) contextualizados e conscientes
- #123576
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
As primeiras manifestações cênicas no Brasil foram empreendidas por:
- a) franceses, com a vinda da família real para o Brasil
- b) holandeses, na capitania de Pernambuco
- c) jesuítas, como instrumento de catequese
- d) silvícolas, como ritual religioso
- e) colonizadores portugueses, como recurso didático
- #123577
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
A poética do oprimido, segundo seu idealizador, Augusto Boal, pode ser traduzida, em seu objetivo maior, a partir da seguinte assertiva:
- a) “Espectador, que palavra feia! O espectador, ser passivo, é menos que um homem e é necessário reumanizá-lo."
- b) “Para salvar a plateia, é preciso encher o palco de assassinos, de adúlteros, de insanos e, em suma, de uma rajada de monstros."
- c) "O ator renuncia a si mesmo para viver seu personagem: a fé cênica é imprescindível nesse processo."
- d) “Tudo nesse teatro é de fato calculado com uma minúcia adorável e matemática, nada é deixado ao acaso."
- e) “Representar verdadeiramente significa estar certo, ser lógico, coerente, pensar, lutar, sentir e agir em uníssono com o papel."
- #123578
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Considere os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte como referência para responder a questão.
“Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você além das outras três
Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava o rock para as matinês"
João e Maria (Chico Buarque)
“A necessidade de narrar fatos e representar por meio da ação dramática está presente em rituais de diversas culturas e tempos, e provavelmente diz respeito à necessidade humana de recriar a realidade em que vive e de transcender seus limites.
Pode-se relacionar a base desse processo de investigação próprio ao teatro com os processos de imitação, simbolização e jogo na infância. A criança observa gestos e atitudes no meio ambiente, joga com as possibilidades do espaço, faz brincadeiras de faz de conta e vive personagens como o herói construído na música de Chico Buarque de Holanda."
(PCN – Artes)
Um dos conteúdos do ensino do Teatro definidos pelo documento em referência é: Exercício constante de observação e análise diante das propostas e cenas de colegas, por meio de formulações verbais e escritas. Este conteúdo está contido no eixo denominado Teatro como:
- a) experimentação artística e técnica
- b) sensibilização
- c) comunicação e produção coletiva
- d) produto histórico e cultural
- e) apreciação
- #123579
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Considere os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte como referência para responder a questão.
“Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você além das outras três
Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava o rock para as matinês"
João e Maria (Chico Buarque)
“A necessidade de narrar fatos e representar por meio da ação dramática está presente em rituais de diversas culturas e tempos, e provavelmente diz respeito à necessidade humana de recriar a realidade em que vive e de transcender seus limites.
Pode-se relacionar a base desse processo de investigação próprio ao teatro com os processos de imitação, simbolização e jogo na infância. A criança observa gestos e atitudes no meio ambiente, joga com as possibilidades do espaço, faz brincadeiras de faz de conta e vive personagens como o herói construído na música de Chico Buarque de Holanda."
(PCN – Artes)
Sob essa perspectiva, o referido documento relaciona como um dos objetivos gerais do ensino do Teatro:
- a) exercitar a memorização de textos e dos movimentos dos personagens a partir de técnicas teatrais
- b) reconhecer a prática do teatro como tarefa coletiva de desenvolvimento da solidariedade social
- c) compreender o teatro como um conjunto de procedimentos artísticos dependente do talento individual
- d) empregar a memória das experiências sensoriais para construção de diferentes personagens
- e) conhecer procedimentos de encenação do texto teatral, distinguindo os aspectos técnicos e artísticos