Simulado SEDUC-RJ | Professor – Artes | CONCURSO
SIMULADO SEDUC-RJ | PROFESSOR – ARTES
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEDUC-RJ para o cargo de Professor – Artes.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CEPERJ para o concurso SEDUC-RJ. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – Artes, contendo Educação Artística que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEDUC-RJ | Professor – Artes contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEDUC-RJ.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #123560
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
De acordo com Laban (1990), o professor de dança, numa turma de crianças, deve estar atento aos procedimentos metodológicos, a fim de manter a espontaneidade e naturalidade infantis. Uma das características desta fase, que deve ser respeitada, é a seguinte:
- a) utilização de todo o corpo como forma de expressão
- b) falta de interesse nos fatores velocidade e resistência
- c) concentração na execução dos movimentos aprendidos
- d) facilidade de aprendizagem pelas partes isoladas
- e) capacidade de correção dos próprios movimentos
- #123561
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Dalcroze dá uma importante contribuição para o lançamento dos fundamentos da Dança Moderna quando formula um sistema de ensino para a educação auditiva. Um dos princípios do seu método é o seguinte:
- a) a ampliação da imaginação se faz pela separação entre pensamento e movimento
- b) o desenvolvimento do sentido musical passa necessariamente pelo corpo inteiro
- c) a improvisação e a movimentação instintiva devem ser valorizadas na escola
- d) Da educação musical começa pelo senso rítmico que é basicamente neurológico
- e) o despertar do instinto motor compromete a noção de ordem e equilíbrio
- #123562
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A cavalhada, folguedo do Sudeste brasileiro e herdeiro das tradições da Cavalaria Medieval, representa os combates, as guerras e os torneios travados entre os seguintes povos:
- a) muçulmanos e árabes
- b) romanos e gregos
- c) hindus e persas
- d) mouros e cristãos
- e) católicos e islâmicos
- #123563
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Marques (2003) aponta que o ensino da dança deve valorizar o contexto dos alunos, garantindo a relação entre conhecimento em dança e os aspectos sociopolítico-culturais. Desta forma, a autora constata que a utilização de dois processos metodológicos auxilia na experimentação, articulação e pensamento em arte. Esses dois aspectos são:
- a) composição coreográfica e dança folclórica
- b) dança popular e aprendizagem de repertório
- c) improvisação e aprendizagem de repertório
- d) dança popular e dança folclórica
- e) improvisação e composição coreográfica
- #123564
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Merleau-Ponty foi um dos filósofos que mergulharam seus estudos e trabalhos na corporeidade, representada pela relação do homem com seu corpo, fruto de uma construção social, através de um processo histórico. A afirmativa que traduz a ideia desse filósofo é a seguinte:
- a) o homem é sobretudo um ser pensante e deve dirigir sua vida pela razão, educando os impulsos para a aquisição de virtudes.
- b) o homem é um ser que constrói a sua essência na inserção na práxis humana por meio da sua atividade produtiva.
- c) o corpo é o veículo do ser no mundo e o lugar onde a transcendência do sujeito articula-se com o mundo.
- d) o corpo, com suas paixões, contamina a alma racional tornando- se um obstáculo à realização do ideal de bem e verdade a que ele aspira.
- e) a transcendência às condições exteriores e o encontro do verdadeiro sentido das coisas estão na razão do homem.
- #123565
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Uma aula de música que apresenta como proposta a construção de instrumentos de percussão, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais situa-se dentro do processo ensino-aprendizagem relacionada ao seguinte eixo norteador:
- a) apreciação signi?cativa em música
- b) escuta e compreensão da linguagem musical
- c) escuta e compreensão da linguagem musical
- d) compreensão da música como produto cultural e histórico
- e) contextualização da música no tempo e no espaço
- #123566
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Dentre as metodologias estrangeiras que até hoje influenciam os trabalhos dos professores de música nas escolas, destaca-se o método de Dalcroze, que tem como característica básica:
- a) os intervalos
- b) a rítmica
- c) a linha melódica
- d) o andamento
- e) as alturas
- #123567
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
• O nascimento da ópera
• A expansão da orquestra
• O florescimento da música instrumental que passa a ter a mesma importância da vocal
Os tópicos citados acima representam o período da música universal denominados:
- a) Romântico
- b) Renascentista
- c) Clássico
- d) Medieval
- e) Barroco
- #123568
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A Bossa Nova, com uma proposta diferente na poética, na rítmica, na harmonia e na forma de cantar, foi um movimento artístico musical que projetou a MPB no exterior.
De uma perspectiva histórica, a Bossa Nova foi criada por:
- a) Vinicius de Moraes, Carlos Lyra e Tom Jobim
- b) João Gilberto, Tom Jobim e Caetano Veloso
- c) Elizeth Cardoso, Tom Jobim e Edu Lobo
- d) João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes
- e) Tom Jobim, Baden Powell e João Gilberto
- #123569
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Produzir graus distintos de suavidade e de forte com a voz e um instrumento é um exercício que tem como objetivo a conscientização do elemento básico da linguagem musical chamado:
- a) intensidade
- b) altura
- c) timbre
- d) densidade
- e) duração
- #123570
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
“Aprender arte com sentido está associado à compreensão daquilo que é ensinado.”
PCN
Os PCNs indicam que a ordem com que são abordados os conteúdos em arte deve ter, basicamente, o seguinte ponto de partida:
- a) fatos históricos cronologicamente apresentados
- b) assuntos com nível fácil de compreensão
- c) conhecimentos anteriores dos alunos
- d) informações técnicas sobre materiais.
- e) temas de aspecto generalizado.
- #123571
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
A arte barroca surgiu opondo-se a conceitos da arte renascentista e in?uenciando músicos, escritores, pintores e escultores. Os princípios estéticos do estilo barroco que caracterizam as obras são, fundamentalmente:
- a) intensidade, subjetividade e razão.
- b) realismo, harmonia e regularidade.
- c) repetição, simplicidade e equilíbrio.
- d) movimento, ornamentação e emoção.
- e) rebuscamento, objetividade e proporção
- #123572
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Oscar Niemeyer, o grande arquiteto brasileiro, revolucionou os espaços arquitetônicos, na década de 40, com o projeto feito para a Igreja de São Francisco, na Pampulha, em Belo Horizonte, onde usou pela primeira vez, os seguintes recursos arquitetônicos:
- a) painéis decorados com azulejos
- b) vitrais compondo a iluminação interna.
- c) abóbadas no teto em disposição simétrica.
- d) formas sinuosas com concreto armado.
- e) estruturas retas na construção das paredes.
- #123573
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Van Gogh descreveu sua obra “Quarto de dormir” do seguinte modo:
“As paredes são violeta pálido. O piso é de ladrilhos vermelhos. A madeira da cama e das cadeiras, amarelo de manteiga fresca, os lençóis e as almofadas de um tom leve de limão esverdeado. A colcha escarlate. A janela verde. A mesa de toilette, laranja e a bacia azul. As portas, de cor lilás.”
in Derdik, Edith – Formas de pensar o desenho
Na descrição do artista, aparecem três cores que se classi?cam como cores primárias. Essas cores são as seguintes::
- a) vermelho, verde e laranja.
- b) azul, amarelo e vermelho.
- c) amarelo, laranja e azul
- d) vermelho, verde e amarelo
- e) verde, azul e laranja.
- #123574
- Banca
- CEPERJ
- Matéria
- Educação Artística Diversas
- Concurso
- SEDUC-RJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
A avaliação em arte gera muita polêmica, devido à complexidade em estabelecer critérios para julgar a produção artística e estética dos alunos. Para atingir seu verdadeiro sentido, é fundamental que a ação avaliativa seja considerada como:
- a) veri?cação constante do processo de assimilação e expressão dos conhecimentos em arte pelos alunos
- b) sondagem diagnóstica das aptidões e capacidades dos alunos para a atividade artística.
- c) classi?cação criteriosa da expressividade e da qualidade dos trabalhos dos alunos.
- d) mensuração conceitual do desempenho dos alunos em arte através de testes bimestrais.
- e) resultado da aprendizagem dos conteúdos mínimos adquiridos pelos alunos durante o período letivo