Simulado SEDUC-MT | Professor de Educação Básica – Pedagogia | CONCURSO
SIMULADO SEDUC-MT | PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – PEDAGOGIA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEDUC-MT para o cargo de Professor de Educação Básica – Pedagogia.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IBFC para o concurso SEDUC-MT. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Educação Básica – Pedagogia, contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEDUC-MT | Professor de Educação Básica – Pedagogia contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEDUC-MT.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #123700
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
O planejamento da prática docente é uma maneira flexível para permitir adaptações às necessidades de aprendizagem das crianças. A esse respeito, assinale a alternativa correta:
- a) Vincular os conteúdos acabados com o caráter socialmente comum do conhecimento nas questões relativas ao aprendizado das crianças
- b) Estabelecer metas para que as crianças possam alcançar e promover canais de comunicação que ajudem no processo de participação e construção
- c) Definir a estrutura cognitiva que deverá ser organizada e associada à aprendizagem das crianças em determinados momentos
- d) Definir as regulações que são importantes nas relações interativas e que se deduz uma série de funções relativas aos professores
- e) Desenvolver uma influência direta sobre o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças em uma perspectiva diretiva e condicionada
- #123701
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Em relação ao desenvolvimento da criança, assinale a alternativa correta.
- a) A família e a escola devem ter um objetivo comum
- b) A relação é um objeto resultante entre conhecer/ desconhecer
- c) A busca sistêmica está entre o significado e o aprender
- d) A observação é dirigida aos sistemas progressivos
- e) A modalidade de aprendizagem aproxima-se de maneira individual
- #123702
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Várias diretrizes curriculares incluem a modalidade oral ao lado da modalidade escrita, ressaltando a importância desse estudo no desenvolvimento da competência discursiva dos alunos. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O trabalho com o oralidade em sala de aula desenvolve a competência comunicativo-interativa.
( ) Ver a língua em funcionamento significa avaliar as relações entre fala, escrita e leitura como práticas discursivas, nenhuma tratada de forma secundária em relação a outra.
( ) Uma prática social discursiva não envolve interlocutores em determinada concepção de normatização em relação as suas competências.
( ) O trabalho pedagógico possui um caráter interacional para desenvolver a capacidade de expressão dos alunos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
- a) V, V, V, F
- b) V, F, F, V
- c) V, V, F, F
- d) V, V, F, V
- e) V, F, V, V
- #123703
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Sobre o processo relacional da teoria da aprendizagem, assinale a alternativa correta:
- a) Relação da retenção de um assunto novo com o uso das linhas centrais do significado Relação da retenção de um assunto novo com o uso das linhas centrais do significado
- b) Relação de disponibilidade do que é ensinado com as representações de ensino
- c) Relação do conteúdo a ser ensinado com o que o indivíduo que aprende já conhece
- d) Relação da inteligência do indivíduo que aprende com a programação de ensino
- e) Relação estrutural do meio social e o ensino circunstancial
- #123704
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A dificuldade de aprendizagem não se refere a uma única causa, mas a uma ampla gama de problemas que podem afetar qualquer área do desempenho da criança. Sobre esse contexto, assinale a alternativa correta a seguir:
- a) A dificuldade de aprendizagem é uma expressão que se refere aos distúrbios da escrita e do raciocínio
- b) A rotina escolar é um catalizador de dificuldades e problemas que a criança passa na aquisição da aprendizagem
- c) A criança necessita de um amadurecimento intelectual e emocional no desenvolvimento de estruturas diversas no contexto educacional
- d) Os problemas intercorrentes que fazem parte do universo infantil apresentam processos acerca da aprendizagem
- e) É importante que a criança seja acompanhada por um profissional adequado para que ela possa superar as dificuldades da criança nas diferentes etapas de evolução
- #123705
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
O ato pedagógico, conforme Libâneo (1994, p. 56) “é uma atividade sistemática de interação entre os seres sociais”. De acordo com essa citação, é correto afirmar:
- a) A interação é um ato técnico em prol da qualidade do ensino
- b) A interação abrange as ações da instituição escolar
- c) A interação ocorre quando se criam situações de comunicação entre os sujeitos envolvidos
- d) A interação deve ocorrer indiretamente como função social
- e) A interação privilegia os interesses individuais nas constituição dos sujeitos
- #123706
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Analise as afirmações a seguir sobre as novas tecnologias na Educação Infantil.
I. Contribuem para as práticas educacionais.
II. Envolvem as crianças em novas descobertas.
III. Promovem mudanças na abordagem pedagógica.
IV. Podem tornar o processo de transmissão de conhecimento mais dinâmico e criativo.
V. Utilizam as estruturas cognitivas humana/profissional.
VI. Facilitam os tipos de comunicação e interação entre o professor e a criança.
Estão corretas as afirmativas:
- a) I, II, III, IV e V apenas
- b) I, II, III e VI apenas
- c) I, II, III e V apenas
- d) I, II, III, IV e VI apenas
- e) I, II e III apenas
- #123707
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), a educação visa o pleno desenvolvimento do educando, entretanto, cada criança tem sua personalidade.
Sobre esse aspecto, é correto afirmar:
- a) As crianças aprendem em tempos diferentes em um processo contínuo
- b) A revisão das referências conceituais nos diferentes tempos educativos
- c) O tempo da criança diz respeito a inter-relação da qualidade
- d) Os processos formativos absolutos devem ser sistemáticos
- e) A educação da criança é delimitada a identidade intrínseca
- #123708
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Valorizar atitudes e comportamentos favoráveis à saúde, em relação à alimentação e à higiene pessoal, desenvolvendo a responsabilidade no cuidado com o próprio corpo e com os espaços que habita são informações importantes que a criança precisa ter conhecimento. Dessa forma, analise as afirmações a seguir:
I. A criança pode registrar as diferenças e semelhanças entre os diversos ambientes em que vive.
II. A criança pode identificar a presença comum de água, seres vivos, ar, luz, calor, solo e características específicas do mundo que a cerca.
III. A criança pode perceber as características do corpo humano e aprender a respeitar as diferenças individuais.
IV. A criança pode reconhecer etapas de transformação de materiais e objetos do ambiente, realizando experimentos simples.
V. A criança, não se pode esperar a elaboração, classificação e interpretação das relações de forma, função e dependência entre elas.
Estão corretas as afirmativas:
- a) I, II e III apenas
- b) I, II, III e IV apenas
- c) I, II, III e V apenas
- d) II, III, IV e V apenas
- e) II, III e IV apenas
- #123709
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Sobre Alfabetizar letrando assinale a alternativa correta.
- a) A criança precisa ler para escrever
- b) A leitura e a escrita devem ser ensinadas separadamente
- c) A oralidade difculta a aprendizagem
- d) É necessário que a criança memorize e seja um ouvinte
- e) O professor deve atuar como mediador
- #123710
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A contínua realização do projeto educativo possibilita o conhecimento das ações desenvolvidas pelos diferentes professores, sendo base de diálogo e reflexão para toda equipe escolar. Dessa forma, é correto afirmar que:
- a) O projeto educativo pressupõe metas inexequíveis
- b) O projeto educativo define a sistemática dos recursos econômicos
- c) O projeto educativo precisa ter a dimensão de presente e futuro
- d) O projeto educativo deve ser aprovado por instâncias governamentais
- e) O projeto educativo deve seguir a base comum do ato pedagógico
- #123711
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
O ato de planejar é um ato decisório de maior importância e efetivado dentro de um projeto coletivo institucional. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O planejamento permite a reflexão sobre as atividades anteriores, considerando o diagnóstico realizado, para melhor desempenho educacional.
( ) O planejamento do ensino, ou seja, o planejamento da atividade docente propriamente dita, necessita ser precedido de um Projeto Pedagógico e de um Projeto Curricular Institucional.
( ) O planejamento não é um ato de preencher formulários, mas sim um ato de decisão na prática docente para o alcance dos objetivos da aprendizagem.
( ) O planejamento isolado e diversificado de cada professor possibilita a formação de um corpo, individual e semelhante que é fundamental e necessária dentro da escola.
( ) O planejamento considera os resultados da aprendizagem para verificar se a didática e os procedimentos utilizados em sala de aula foram adequados
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
- a) V, V, V, F, F
- b) V, V, V, F, V
- c) V, V, F, V, F
- d) V, V, V, V, F
- e) V, V, F, V, V
- #123712
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
com o outro, com sua singularidade, ser solidário com suas necessidades, confiando em suas capacidades. Cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimentos e a cooperação de profissionais de diferentes áreas. Diante dessa afirmação, analise os itens a seguir:
I. O cuidado precisa considerar as necessidades da criança.
II. As crianças devem ser observadas, ouvidas e respeitadas, pois dão pistas importantes sobre a qualidade do cuidado que estão recebendo.
III. As atitudes e procedimentos de cuidado são influenciadas por crenças e valores em torno da saúde, da educação e do desenvolvimento infantil.
IV. O cuidado na esfera da instituição da educação infantil significa compreendê-lo como parte integrante da dimensão emocional.
V. A base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro a desenvolver suas capacidades.
VI. O desenvolvimento integral da criança está associado aos cuidados biológicos do corpo, como a qualidade da alimentação e dos cuidados com a saúde.
Estão corretas as afirmativas:
- a) I, II, III, IV e V apenas
- b) I, II, III, IV e VI apenas
- c) I, II, III e V apenas
- d) I, II, III, V e VI apenas
- e) I, II, III e VI apenas
- #123713
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
A criança tem o direito de ser educada e cuidada sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel e degradante conforme descrito no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069/1990). Dessa forma, assinale a alternativa correta a seguir.
- a) Os castigos físicos aumentam cada vez mais a situação de crianças que são abandonadas em instituições específicas e que como consequência elevam a mortalidade dos jovens na sociedade
- b) Os conflitos que envolvem a violência contra a criança são resultados da falta de criação de políticas públicas de prevenção
- c) Os responsáveis das crianças devem utilizar formas de correção e de disciplina conforme programa de acolhimento institucional
- d) Os agentes públicos executores ou qualquer pessoa encarregada de cuidar de crianças devem executar medidas disciplinares rígidas
- e) Considera-se castigo físico a ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com uso da força física sobre a criança
- #123714
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
O ensino de matemática na Educação Infantil desenvolve a estruturação do pensamento e do raciocínio lógico da criança. Sobre esse aspecto, assinale a alternativa correta.
- a) A matemática tem o seu papel na formação das capacidades intelectuais das crianças
- b) A matemática generaliza a abstração no campo das relações das crianças
- c) A matemática oferece a intervenção sobre os conteúdos isolados no ensino infantil
- d) A matemática explora a sensibilidade estética nos primeiros ciclos das crianças
- e) A matemática cria estratégias generalizadas para a formação da criança