Simulado SEDUC-MT | Professor de Educação Básica – Pedagogia | CONCURSO
📚 Simulado SEDUC-MT | Professor de Educação Básica - Pedagogia | cód.8263
Um bom desempenho começa com preparação. Faça o simulado SEDUC-MT agora mesmo! 📊
🔗 Vejam mais simulados SEDUC-MT
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado SEDUC-MT foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: SEDUC-MT
- 👔 Cargo: Professor de Educação Básica - Pedagogia
- 📚 Matéria: Pedagogia
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: IBFC
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado SEDUC-MT e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões SEDUC-MT
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso SEDUC-MT. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre SEDUC-MT
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso SEDUC-MT.
📢 Concursos Abertos para SEDUC-MT
Veja os concursos abertos da instituição SEDUC-MT. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para SEDUC-MT
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #123715
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Os jogos motores trazem oportunidades de aprendizagens sociais pois as crianças aprendem a colaborar umas com as outras, combinando e respeitando as etapas que devem ser seguidas. Em relação aos jogos motores, é correto afirmar que:
- a) As posições das crianças quando sentadas ou deitadas devem ser respeitadas, sem interferência ou modificação dos adultos
- b) O espaço deve ser livre e a descoberta e exploração do movimento é organizado conforme o interesse da criança sem que o professor precise organizar essas atividades
- c) As brincadeiras tradicionais devem ser evitadas, pois sua contribuição nas experiências motoras é duvidosa para o desenvolvimento corporal
- d) O professor pode organizar atividades que exijam o aperfeiçoamento das capacidades motoras e que tragam novos desafios para as crianças, considerando seus progressos
- e) Materiais que rolem pelo chão, como bolas e cilindros promovem um esforço muito grande que as crianças podem suportar em relação ao seu corpo
- #123716
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Nas brincadeiras as crianças amadurecem algumas capacidades de socialização por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais, portanto, o brincar é:
- a) Uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia
- b) Uma capacidade de vivenciar a realidade de maneira contraditória afetando o desenvolvimento
- c) Uma sensibilidade irreal do que já se conhece
- d) Uma experiência prévia além da sensibilidade
- e) Uma atividade que deve ser acompanhada pelo professor
- #123717
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Considerando as possibilidades de aprendizagem que se apresentam nas diferentes faixas etárias, faz-se necessário uma atuação que propicie o desenvolvimento de capacidades de ordem afetiva e cognitiva, embora a criança desenvolva suas capacidades de formas diversas. Dessa forma, assinale a alternativa correta a seguir.
- a) As capacidades de ordem afetiva estão associadas à possibilidade de cada criança perceber-se como membro participante de um grupo, de uma comunidade e de uma sociedade
- b) As capacidades de ordem cognitiva estão associadas aos desenvolvimento dos recursos para pensar
- c) As capacidades de ordem cognitivas estão associadas à possibilidade de apropriação das potencialidades do auto conhecimento e ao uso do corpo na expressão das emoções
- d) As capacidades de ordem afetiva estão associadas à possibilidade de produção artística e apreciação desta produção oriundas de diferentes culturas
- e) As capacidades de ordem afetiva estão associadas à possibilidade de estabelecimento de condições para o convívio social
- #123718
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Compreende-se a música como linguagem e forma de conhecimento que está presente no cotidiano de modo intenso das crianças, pela intervenção do professor ou familiares, além de outras situações de convívio social da criança. Com essa perspectiva, analise as afirmações a seguir.
I. A linguagem musical promove o equilíbrio centrado na experimentação e imitação.
II. A linguagem musical possibilita um exercício sensível e expressivo na criança.
III. A linguagem musical tem estrutura e características próprias, tendo como produtos musicais a interpretação, a improvisação e a composição.
IV. A linguagem musical busca desenvolver o prazer da escuta e a capacidade de observação das crianças
V. A linguagem musical é um sistema de produção independente que integra as várias dimensões da criança.
Estão corretas as afirmativas:
- a) II, III e IV apenas
- b) II, III e V apenas
- c) I, II, III e IV apenas
- d) I, II, III e V apenas
- e) II, III, IV e V apenas
- #123719
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) É importante promover a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais.
( ) É importante construir novas formas de subjetividade na constituição da identidade da criança no processo de aprendizagem.
( ) É importante oferecer condições e recursos para que as crianças usufruam de seus direitos civis e sociais.
( ) É importante assumir a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias.
( ) É importante proteger a dignidade da criança como pessoa humana tanto entre elas quanto entre adultos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
- a) V, F, V, V, V
- b) V, F, F, V, V
- c) V, V, F, V, V
- d) V, V, F, F, V
- e) V, F, V, F, V