Processando...

Simulado SEDUC-MT | Professor de Educação Básica – Educação Física | CONCURSO

Simulado SEDUC-MT | Professor de Educação Básica – Educação Física

📚 Simulado SEDUC-MT | Professor de Educação Básica - Educação Física | cód.8261

Quer ser destaque no concurso SEDUC-MT? Comece por este simulado agora mesmo! 🎓

 

🔗 Vejam mais simulados SEDUC-MT

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado SEDUC-MT foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado SEDUC-MT e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões SEDUC-MT

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso SEDUC-MT


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso SEDUC-MT. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre SEDUC-MT


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso SEDUC-MT.

Ver apostilas para SEDUC-MT


📢 Concursos Abertos para SEDUC-MT

Veja os concursos abertos da instituição SEDUC-MT. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para SEDUC-MT


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#123660
Banca
IBFC
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDUC-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

A seleção dos conteúdos e a distribuição das atividades desenvolvidas pela área da Educação Física, para o curso noturno em função das características do curso e do grupo, devem receber uma atenção especial. Mas do que qualquer outro contexto, cabe em relação aos cursos noturnos um esforço para a otimização na transmissão dos conteúdos listados como relevantes. Cabe, no momento, uma reflexão sobre o papel social da Educação Física. Assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) Promover a integração e a inserção no grupo
  • b) Representar uma via de acesso, de valorização e de apreciação da cultura corporal
  • c) Apontar a relação entre a cultura corporal e o exercício da cidadania
  • d) Validar e instrumentar o lazer, resgatando o prazer enquanto aspecto fundamental para a Saúde e melhoria da qualidade de vida
  • e) Permitir que os alunos se exercitem um pouco, porém a educação física para o curso noturno, não possui caráter avaliativo
#123661
Banca
IBFC
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDUC-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

De acordo com os PCN´s, um dos temas transversais a serem desenvolvidos nas aulas de Educação Física é a Pluralidade Cultural. Neste contexto, as interseções da Educação Física para este tema, permite ... Assinale a alternativa correta:

  • a) que os alunos apenas conheçam outras culturas
  • b) que se vivenciem diferentes práticas corporais advindas das mais diversas manifestações culturais
  • c) que o aluno vivencie apenas o que julga necessário
  • d) que se conheça outras culturas, a fm de questionar cada uma delas
  • e) que se vivenciem diversas culturas, para que o aluno possa escolher a sua própria cultura
#123662
Banca
IBFC
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDUC-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A Educação Física, dentro da sua especialidade, deverá abordar os temas transversais apontados como temas de urgência para o país como um todo, além de poder tratar outros relacionados às necessidades especificas de cada região, com a intenção de ampliar o olhar sobre a pratica cotidiana e, ao mesmo tempo, estimular a reflexão para a construção de novas formas de abordagem de conteúdo. Neste contexto, os temas a serem desenvolvidos nas aulas de Educação Física são (BRASIL, 1998): Assinale a alternativa correta:

  • a) Ética, saúde, pluralidade cultural, meio ambiente, orientação sexual, trabalho e consumo
  • b) Ética, saúde, história do Brasil, trabalho e beleza
  • c) Trabalho e consumo, saúde e beleza, sedentarismo, pluralidade cultural e meio ambiente
  • d) História da atividade física, meio ambiente, esporte e lazer, trabalho e consumo
  • e) Bem estar, esporte e lazer, jogos recreativos, esporte competitivo, trabalho e consumo
#123663
Banca
IBFC
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDUC-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

O jogo satisfaz necessidades das crianças, especialmente as necessidades de “ação”. Para entender o avanço da criança no seu desenvolvimento, o professor dever conhecer quais as motivações, tendências e incentivos que a colocam em ação. Não sendo o jogo aspecto dominante da consciência, ele deve ser entendido como “_____________________________” por estimular a criança no exercício do pensamento, que pode desvincular-se das situações reais e levá-la a agir independentemente do que ela vê. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

  • a) fator perigoso
  • b) fator irrelevante
  • c) passa tempo
  • d) atividade indispensável
  • e) fator de desenvolvimento
#123664
Banca
IBFC
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDUC-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

A Educação Física é uma disciplina que trata, pedagogicamente, na escola, do conhecimento de uma área denominada cultura corporal, configurada com temas ou formas de atividades, particularmente corporais, como jogo, esporte, ginástica, dança ou outras, que constituirão seu conteúdo. (COLETIVO DE AUTORES, 1992). Neste contexto, o estudo desse conhecimento visa apreender a: Assinale a alternativa correta.

  • a) Expressão corporal como linguagem
  • b) Cultura do corpo como atividade principal
  • c) O jogo como atividade principal
  • d) Linguagem do movimento
  • e) Movimentos repetitivos
#123665
Banca
IBFC
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDUC-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Estruturar um programa de Educação Física ou de outra disciplina e selecionar os seus conteúdos é um problema metodológico básico, uma vez que, quando se aponta o conhecimento e os métodos para sua assimilação, se evidencia a natureza do pensamento teórico que se pretende desenvolver nos alunos. Podemos dizer que o programa é o pilar da disciplina e que seus elementos principais são: (COLETIVO DE AUTORES. 1992). I. O conhecimento de que trata a disciplina, sistematizado e distribuído, que geralmente se denomina de conteúdos de ensino; II. O tempo pedagogicamente necessário para o processo de apropriação do conhecimento; III. Os procedimentos didático-metodológicos para ensiná-lo.
Assinale a alternativa correta:

  • a) I apenas
  • b) II apenas
  • c) II e III apenas
  • d) I, II e III
  • e) III apenas
#123666
Banca
IBFC
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDUC-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

.De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998) “Em relação ao âmbito escolar, a partir do Decreto no 69.450, de 1971, a Educação Física passou a ser considerada como a atividade que, por seus meios, processos e técnicas, desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando. O decreto deu ênfase à aptidão física, tanto na organização das atividades como no seu controle e avaliação, e a iniciação esportiva, a partir da quinta série, se tornou um dos eixos fundamentais de ensino; buscava-se a descoberta de novos talentos que pudessem participar de competições internacionais, representando a pátria. Nesse período, o chamado modelo piramidal norteou as diretrizes políticas para a Educação Física: a Educação Física escolar e o desporto estudantil seriam a base da pirâmide; a melhoria da aptidão física da população urbana e o empreendimento da iniciativa privada na organização desportiva para a comunidade comporiam o desporto de massa, o segundo nível da pirâmide”. Neste contexto, podemos afirmar que o objetivo do modelo piramidal era... Assinale a alternativa CORRETA.

  • a) despertar o interesse dos alunos pela competição
  • b) selecionar indivíduos aptos para competir dentro e fora do país
  • c) incluir os alunos menos habilidosos
  • d) formar um exército composto por uma juventude forte e saudável
  • e) o desenvolvimento psicomotor do aluno
#123667
Banca
IBFC
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDUC-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

A expectativa da Educação Física escolar, que tem como objeto a reflexão sobre a cultura corporal, contribui para a afirmação dos interesses de classe das camadas populares, na medida em que desenvolve uma reflexão pedagógica sobre valores como: I. Solidariedade substituindo individualismo II. Cooperação confrontando a disputa III. Distribuição em confronto com apropriação IV. Liberdade de expressão dos movimentos - a emancipação
Assinale a alternativa CORRETA:

  • a) I e II apenas
  • b) I, II e III apenas
  • c) III, IV apenas
  • d) I, II, III e IV
  • e) II e IV apenas
#123668
Banca
IBFC
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDUC-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Para Guimarães et al (2007), atividades de aventura por proporcionarem uma fuga da rotina e diversas emoções peculiares, poder ser fator de motivação e interesse dos alunos nas aulas de Educação Física, além da interação dos mesmos com a natureza, partindo do principio de que o homem deve: Assinale a alternativa correta

  • a) compreender a importância do meio ambiente, respeitando como algo isolado da sua existência
  • b) compreender o meio ambiente como parte dele e ele como parte do meio ambiente para que assim dê o devido valor
  • c) compreender o meio ambiente como parte dele e ele como parte do meio ambiente, assim não há porque se preocupar
  • d) compreender que é um ser independente do meio ambiente
  • e) compreender que nas aulas de educação física o meio ambiente é o fator principal
#123669
Banca
IBFC
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDUC-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Ao desenvolver atividades de aventura nas aulas de Educação Física, devem apresentar uma didática e pedagogicamente com a parte teórica e prática, sendo que o espaço adequado e equipamento específico não necessariamente a escola precisa oferecer e ter, pois a ação da educação não se restringe a uma prática pela prática, mas a vivência oferece inúmeros conhecimentos, tanto esportivo, cultural, social. (CASSÁRIO/2011). Neste contexto, de acordo com o autor, as aulas de Educação Física devem: Assinale a alternativa correta.

  • a) promover o amadurecimento e a autonomia do aluno
  • b) promover somente a atividade física e a saúde
  • c) promover propostas que visam fortalecer os conhecimentos de lazer, esporte e meio ambiente
  • d) promover somente o lazer e descanso dos alunos, depois de disciplinas mais importantes como a matemática
  • e) promover propostas que visam o desenvolvimento de habilidades esportivas
#123670
Banca
IBFC
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDUC-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

A temática das atividades de aventura constitui um conjunto de praticas recentes dentro da área da Educação Física e podem acontecer sem diferenciação de gênero, habilidades motoras, questões culturais e/ou interesses competitivos. Tal temática pode constituir-se como praticas de elevado poder formativo e, se tratadas de forma pedagógica, podem: Assinale a alternativa CORRETA

    • a) Auxiliar de maneira eficaz na tarefa de educar os alunos coerentemente para com os assuntos ligados à educação ambiental e à aprendizagem de algumas modalidades ligadas a atividades de aventura
    • b) Estabelecer propostas de atividades no intuito de fortalecer os conhecimentos do lazer, esporte e meio ambiente
    • c) Desenvolver o ensino aprendizagem de maneira mais prazerosa, substituindo as demais disciplinas
    • d) Realizar atividades ligadas a educação ambiental, promovendo a interdisciplinaridade
    • e) Promover discussões sobre a importância do esporte de aventura, como única atividade diferenciada que contribui para a educação ambiental
    #123671
    Banca
    IBFC
    Matéria
    Educação Física
    Concurso
    SEDUC-MT
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 12 - 

    Compreende-se que as Atividades Rítmicas e Expressivas enquanto conhecimento da Educação Física deve enfatizar movimento com sons e música, para inspirar vivencias e experiências diversas, no sentido de possibilitar a ________________________ e a ____________________________, desenvolvendo de forma simultânea o domínio motor, cognitivo e afetivo-social. (PIZZATO s/d). Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

    • a) desenvoltura / capacidade física
    • b) educação corporal / capacidade física
    • c) expressão corporal / educação rítmica
    • d) educação rítmica / coordenação motora
    • e) expressão corporal / desenvoltura
    #123672
    Banca
    IBFC
    Matéria
    Educação Física
    Concurso
    SEDUC-MT
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 13 - 

    Os PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (BRASIL/ 1997) apresentam os objetivos gerais para o ensino fundamental, esperando que, ao final do ensino fundamental os alunos sejam capazes de: Assinale a alternativa INCORRETA.

    • a) Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais e sociais
    • b) Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência
    • c) Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais
    • d) Conhecer a diversidade de padrões de saúde, beleza e desempenho que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos, analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia e aceitando o consumismo e o preconceito
    • e) Reconhecer condições de trabalho que comprometam os processos de crescimento e desenvolvimento, não as aceitando para si nem para os outros, reivindicando condições de vida dignas
    #123673
    Banca
    IBFC
    Matéria
    Educação Física
    Concurso
    SEDUC-MT
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 14 - 

    De acordo com os PCN´s (BRASIL, 1998b), o desenvolvimento do principio da solidariedade na escola deve passar pela _______________ e ________________. Os alunos devem ser levados a _________________ e __________________ sobre ela juntamente com os outros valores. Só conhecendo, vivenciando situações concretas e refletindo sobre elas o aluno pode construir uma postura solidária. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

    • a) prática / reflexão / pensar / praticar
    • b) teoria / prática / pensar / realizar
    • c) revisão / reflexão / refletir / revisar
    • d) aprendizagem / prática / aprender / praticar
    • e) teoria / revisão / revisar / memorizar
    #123674
    Banca
    IBFC
    Matéria
    Educação Física
    Concurso
    SEDUC-MT
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 15 - 

    De acordo com Nascimento (1984), o domínio da ética ou da moral é constituído pela investigação a respeito das noções de bem e mal, justo e injusto, do conjunto de valores que os homens admitem por tradição, por hábito ou pela adesão a um conjunto de crenças. Neste contexto, nas aulas de Educação Física os jogos representam excelentes oportunidades para a experiência de valores como: I. respeito mútuo II. solidariedade, justiça e o diálogo III. princípios em relação aos temas transversais IV. a importância de seguir padrões impostos pela sociedade
    Assinale a alternativa CORRETA:

    • a) I apenas
    • b) II apenas
    • c) I e II apenas
    • d) IV apenas
    • e) I, II e III apenas