Simulado SEDUC-MT | Professor de Educação Básica – Educação Física | CONCURSO
SIMULADO SEDUC-MT | PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEDUC-MT para o cargo de Professor de Educação Básica – Educação Física.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IBFC para o concurso SEDUC-MT. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Educação Básica – Educação Física, contendo Educação Física que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEDUC-MT | Professor de Educação Básica – Educação Física contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEDUC-MT.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #123660
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A seleção dos conteúdos e a distribuição das atividades desenvolvidas pela área da Educação Física, para o curso noturno em função das características do curso e do grupo, devem receber uma atenção especial. Mas do que qualquer outro contexto, cabe em relação aos cursos noturnos um esforço para a otimização na transmissão dos conteúdos listados como relevantes. Cabe, no momento, uma reflexão sobre o papel social da Educação Física. Assinale a alternativa INCORRETA.
- a) Promover a integração e a inserção no grupo
- b) Representar uma via de acesso, de valorização e de apreciação da cultura corporal
- c) Apontar a relação entre a cultura corporal e o exercício da cidadania
- d) Validar e instrumentar o lazer, resgatando o prazer enquanto aspecto fundamental para a Saúde e melhoria da qualidade de vida
- e) Permitir que os alunos se exercitem um pouco, porém a educação física para o curso noturno, não possui caráter avaliativo
- #123661
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
De acordo com os PCN´s, um dos temas transversais a serem desenvolvidos nas aulas de Educação Física é a Pluralidade Cultural. Neste contexto, as interseções da Educação Física para este tema, permite ... Assinale a alternativa correta:
- a) que os alunos apenas conheçam outras culturas
- b) que se vivenciem diferentes práticas corporais advindas das mais diversas manifestações culturais
- c) que o aluno vivencie apenas o que julga necessário
- d) que se conheça outras culturas, a fm de questionar cada uma delas
- e) que se vivenciem diversas culturas, para que o aluno possa escolher a sua própria cultura
- #123662
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A Educação Física, dentro da sua especialidade, deverá abordar os temas transversais apontados como temas de urgência para o país como um todo, além de poder tratar outros relacionados às necessidades especificas de cada região, com a intenção de ampliar o olhar sobre a pratica cotidiana e, ao mesmo tempo, estimular a reflexão para a construção de novas formas de abordagem de conteúdo. Neste contexto, os temas a serem desenvolvidos nas aulas de Educação Física são (BRASIL, 1998): Assinale a alternativa correta:
- a) Ética, saúde, pluralidade cultural, meio ambiente, orientação sexual, trabalho e consumo
- b) Ética, saúde, história do Brasil, trabalho e beleza
- c) Trabalho e consumo, saúde e beleza, sedentarismo, pluralidade cultural e meio ambiente
- d) História da atividade física, meio ambiente, esporte e lazer, trabalho e consumo
- e) Bem estar, esporte e lazer, jogos recreativos, esporte competitivo, trabalho e consumo
- #123663
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
O jogo satisfaz necessidades das crianças, especialmente as necessidades de “ação”. Para entender o avanço da criança no seu desenvolvimento, o professor dever conhecer quais as motivações, tendências e incentivos que a colocam em ação. Não sendo o jogo aspecto dominante da consciência, ele deve ser entendido como “_____________________________” por estimular a criança no exercício do pensamento, que pode desvincular-se das situações reais e levá-la a agir independentemente do que ela vê. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
- a) fator perigoso
- b) fator irrelevante
- c) passa tempo
- d) atividade indispensável
- e) fator de desenvolvimento
- #123664
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A Educação Física é uma disciplina que trata, pedagogicamente, na escola, do conhecimento de uma área denominada cultura corporal, configurada com temas ou formas de atividades, particularmente corporais, como jogo, esporte, ginástica, dança ou outras, que constituirão seu conteúdo. (COLETIVO DE AUTORES, 1992). Neste contexto, o estudo desse conhecimento visa apreender a: Assinale a alternativa correta.
- a) Expressão corporal como linguagem
- b) Cultura do corpo como atividade principal
- c) O jogo como atividade principal
- d) Linguagem do movimento
- e) Movimentos repetitivos
- #123665
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Estruturar um programa de Educação Física ou de outra disciplina e selecionar os seus conteúdos é um problema metodológico básico, uma vez que, quando se aponta o conhecimento e os métodos para sua assimilação, se evidencia a natureza do pensamento teórico que se pretende desenvolver nos alunos. Podemos dizer que o programa é o pilar da disciplina e que seus elementos principais são: (COLETIVO DE AUTORES. 1992). I. O conhecimento de que trata a disciplina, sistematizado e distribuído, que geralmente se denomina de conteúdos de ensino; II. O tempo pedagogicamente necessário para o processo de apropriação do conhecimento; III. Os procedimentos didático-metodológicos para ensiná-lo.
Assinale a alternativa correta:
- a) I apenas
- b) II apenas
- c) II e III apenas
- d) I, II e III
- e) III apenas
- #123666
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
.De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998) “Em relação ao âmbito escolar, a partir do Decreto no 69.450, de 1971, a Educação Física passou a ser considerada como a atividade que, por seus meios, processos e técnicas, desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando. O decreto deu ênfase à aptidão física, tanto na organização das atividades como no seu controle e avaliação, e a iniciação esportiva, a partir da quinta série, se tornou um dos eixos fundamentais de ensino; buscava-se a descoberta de novos talentos que pudessem participar de competições internacionais, representando a pátria. Nesse período, o chamado modelo piramidal norteou as diretrizes políticas para a Educação Física: a Educação Física escolar e o desporto estudantil seriam a base da pirâmide; a melhoria da aptidão física da população urbana e o empreendimento da iniciativa privada na organização desportiva para a comunidade comporiam o desporto de massa, o segundo nível da pirâmide”. Neste contexto, podemos afirmar que o objetivo do modelo piramidal era... Assinale a alternativa CORRETA.
- a) despertar o interesse dos alunos pela competição
- b) selecionar indivíduos aptos para competir dentro e fora do país
- c) incluir os alunos menos habilidosos
- d) formar um exército composto por uma juventude forte e saudável
- e) o desenvolvimento psicomotor do aluno
- #123667
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A expectativa da Educação Física escolar, que tem como objeto a reflexão sobre a cultura corporal, contribui para a afirmação dos interesses de classe das camadas populares, na medida em que desenvolve uma reflexão pedagógica sobre valores como: I. Solidariedade substituindo individualismo II. Cooperação confrontando a disputa III. Distribuição em confronto com apropriação IV. Liberdade de expressão dos movimentos - a emancipação
Assinale a alternativa CORRETA:
- a) I e II apenas
- b) I, II e III apenas
- c) III, IV apenas
- d) I, II, III e IV
- e) II e IV apenas
- #123668
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Para Guimarães et al (2007), atividades de aventura por proporcionarem uma fuga da rotina e diversas emoções peculiares, poder ser fator de motivação e interesse dos alunos nas aulas de Educação Física, além da interação dos mesmos com a natureza, partindo do principio de que o homem deve: Assinale a alternativa correta
- a) compreender a importância do meio ambiente, respeitando como algo isolado da sua existência
- b) compreender o meio ambiente como parte dele e ele como parte do meio ambiente para que assim dê o devido valor
- c) compreender o meio ambiente como parte dele e ele como parte do meio ambiente, assim não há porque se preocupar
- d) compreender que é um ser independente do meio ambiente
- e) compreender que nas aulas de educação física o meio ambiente é o fator principal
- #123669
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Ao desenvolver atividades de aventura nas aulas de Educação Física, devem apresentar uma didática e pedagogicamente com a parte teórica e prática, sendo que o espaço adequado e equipamento específico não necessariamente a escola precisa oferecer e ter, pois a ação da educação não se restringe a uma prática pela prática, mas a vivência oferece inúmeros conhecimentos, tanto esportivo, cultural, social. (CASSÁRIO/2011). Neste contexto, de acordo com o autor, as aulas de Educação Física devem: Assinale a alternativa correta.
- a) promover o amadurecimento e a autonomia do aluno
- b) promover somente a atividade física e a saúde
- c) promover propostas que visam fortalecer os conhecimentos de lazer, esporte e meio ambiente
- d) promover somente o lazer e descanso dos alunos, depois de disciplinas mais importantes como a matemática
- e) promover propostas que visam o desenvolvimento de habilidades esportivas
- #123670
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A temática das atividades de aventura constitui um conjunto de praticas recentes dentro da área da Educação Física e podem acontecer sem diferenciação de gênero, habilidades motoras, questões culturais e/ou interesses competitivos. Tal temática pode constituir-se como praticas de elevado poder formativo e, se tratadas de forma pedagógica, podem: Assinale a alternativa CORRETA
- a) Auxiliar de maneira eficaz na tarefa de educar os alunos coerentemente para com os assuntos ligados à educação ambiental e à aprendizagem de algumas modalidades ligadas a atividades de aventura
- b) Estabelecer propostas de atividades no intuito de fortalecer os conhecimentos do lazer, esporte e meio ambiente
- c) Desenvolver o ensino aprendizagem de maneira mais prazerosa, substituindo as demais disciplinas
- d) Realizar atividades ligadas a educação ambiental, promovendo a interdisciplinaridade
- e) Promover discussões sobre a importância do esporte de aventura, como única atividade diferenciada que contribui para a educação ambiental
- #123671
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Compreende-se que as Atividades Rítmicas e Expressivas enquanto conhecimento da Educação Física deve enfatizar movimento com sons e música, para inspirar vivencias e experiências diversas, no sentido de possibilitar a ________________________ e a ____________________________, desenvolvendo de forma simultânea o domínio motor, cognitivo e afetivo-social. (PIZZATO s/d). Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
- a) desenvoltura / capacidade física
- b) educação corporal / capacidade física
- c) expressão corporal / educação rítmica
- d) educação rítmica / coordenação motora
- e) expressão corporal / desenvoltura
- #123672
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Os PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (BRASIL/ 1997) apresentam os objetivos gerais para o ensino fundamental, esperando que, ao final do ensino fundamental os alunos sejam capazes de: Assinale a alternativa INCORRETA.
- a) Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais e sociais
- b) Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência
- c) Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais
- d) Conhecer a diversidade de padrões de saúde, beleza e desempenho que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos, analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia e aceitando o consumismo e o preconceito
- e) Reconhecer condições de trabalho que comprometam os processos de crescimento e desenvolvimento, não as aceitando para si nem para os outros, reivindicando condições de vida dignas
- #123673
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
De acordo com os PCN´s (BRASIL, 1998b), o desenvolvimento do principio da solidariedade na escola deve passar pela _______________ e ________________. Os alunos devem ser levados a _________________ e __________________ sobre ela juntamente com os outros valores. Só conhecendo, vivenciando situações concretas e refletindo sobre elas o aluno pode construir uma postura solidária. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
- a) prática / reflexão / pensar / praticar
- b) teoria / prática / pensar / realizar
- c) revisão / reflexão / refletir / revisar
- d) aprendizagem / prática / aprender / praticar
- e) teoria / revisão / revisar / memorizar
- #123674
- Banca
- IBFC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEDUC-MT
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
De acordo com Nascimento (1984), o domínio da ética ou da moral é constituído pela investigação a respeito das noções de bem e mal, justo e injusto, do conjunto de valores que os homens admitem por tradição, por hábito ou pela adesão a um conjunto de crenças. Neste contexto, nas aulas de Educação Física os jogos representam excelentes oportunidades para a experiência de valores como: I. respeito mútuo II. solidariedade, justiça e o diálogo III. princípios em relação aos temas transversais IV. a importância de seguir padrões impostos pela sociedade
Assinale a alternativa CORRETA:
- a) I apenas
- b) II apenas
- c) I e II apenas
- d) IV apenas
- e) I, II e III apenas