Processando...

Simulado SEDUC-MT | Professor de Educação Básica – Educação Física | CONCURSO

Simulado SEDUC-MT | Professor de Educação Básica – Educação Física

SIMULADO SEDUC-MT | PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – EDUCAÇÃO FÍSICA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEDUC-MT para o cargo de Professor de Educação Básica – Educação Física.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IBFC para o concurso SEDUC-MT. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Educação Básica – Educação Física, contendo Educação Física que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEDUC-MT | Professor de Educação Básica – Educação Física contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEDUC-MT.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#123675
Banca
IBFC
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDUC-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

De acordo com os PCN´s, em relação ao âmbito escolar, a partir do Decreto nº 69.450, de 1971, a Educação Física passou a ser considerada como “____________________________”. O decreto deu ênfase à aptidão física, tanto na organização das atividades como no seu controle e avaliação, e a iniciação esportiva, a partir da quinta série, se tornou um dos eixos fundamentais de ensino, buscava-se a descoberta de novos talentos que pudessem participar de competições internacionais, representando a pátria. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

  • a) a atividade que, por seus meios, processos e técnicas, desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando
  • b) a única atividade que é capaz de desenvolver o ser humano na sua totalidade
  • c) uma atividade importante para o desenvolvimento dos alunos, porém menos importante que as demais disciplinas escolares
  • d) a atividade principal no intuito de desenvolver capacidades físicas e habilidades de um atleta, foco da educação física escolar na atualidade
  • e) a atividade que por seus processos e técnicas é capaz de desenvolver corpos perfeitos, de acordo com os padrões da sociedade
#123676
Banca
IBFC
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDUC-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

De acordo com Souza & Votre (1993), na década de 30, surgem no Brasil as primeiras instituições formadoras de professores de educação física, com caráter _________________, que priorizava o __________________ e a ________________. Esse enfoque no condicionamento físico possibilitava a aplicação de uma avaliação que seguia uma tendência fundamentada em ________________ e que privilegiava os comportamentos humanos observáveis passiveis de mensuração (avaliação clássica), ou seja, uma verificação quantitativa da extensão de conteúdos assimilados pelos alunos. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

  • a) militarista, condicionamento físico, disciplina, medidas
  • b) comunista, condicionamento físico, competição, medidas
  • c) socialista, bem estar, atividade física, saúde
  • d) militarista, esporte, aptidão física, resultados
  • e) comunista, condicionamento físico, saúde, resultados
#123677
Banca
IBFC
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDUC-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

As aulas de Educação Física nas escolas proporcionam às crianças o contato com uma grande variedade de experiências de movimentos. Toda esta vivência motora envolve os conhecimentos de diversos elementos que vão muito além do aprendizado de seqüência de movimentos, tais como _____________________ e ______________________ relacionados ao corpo humano e suas possibilidades de movimento, entre outros. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

  • a) ritmo / movimento
  • b) alterações fisiológicas / princípios biomecânicos
  • c) alterações fisiológicas / antroposóficas
  • d) princípios cognitivos / biodinâmicos
  • e) atividades físicas / princípios mecânicos
#123678
Banca
IBFC
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDUC-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 19 - 

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os conteúdos para as aulas de Educação Física estão organizados em três blocos, que deverão ser desenvolvidos ao longo de todo o ensino fundamental, embora no presente documento sejam especificados apenas os conteúdos dos dois primeiros ciclos. Essa organização tem a função de evidenciar quais são os objetos de ensino e a aprendizagem que estão sendo priorizados, servindo como subsidio ao trabalho do professor, que deverá distribuir os conteúdos a serem trabalhados de maneira equilibrada e adequada. Assim, não se trata de uma estrutura estática ou inflexível, mas sim de uma forma de organizar o conjunto de conhecimentos abordado, segundo os diferentes enfoques que podem ser dados. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA que define estes blocos.

  • a) Conhecimentos sobre o corpo e a mente / Atividades ginásticas / Esportes, jogos e lutas
  • b) Esportes, jogos, lutas e atividades lúdicas / Conhecimento sobre o corpo / Ginástica geral
  • c) Conhecimento sobre o corpo / Esportes, jogos, lutas e ginástica / Atividades rítmicas e expressivas
  • d) Conhecimento sobre o corpo e a mente / Ginástica rítmica e expressão corporal / Esportes e lutas
  • e) Esportes, jogos, lutas e ginástica / Conhecimentos sobre o corpo e mente / Atividades expressivas
#123679
Banca
IBFC
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDUC-MT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 20 - 

Os objetivos da Educação Física para o primeiro ciclo, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil/1997) são: Assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) Participar de diferentes atividades corporais, procurando adotar uma atitude cooperativa e solidaria, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões sociais, físicas, sexuais ou culturais
  • b) Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações de cultura corporal presentes no cotidiano
  • c) Conhecer algumas de suas possibilidades e limitações corporais de forma a poder estabelecer algumas metas pessoais (qualitativas e quantitativas)
  • d) Organizar autonomamente alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais simples
  • e) Realizar atividades corporais, adotando atitude cooperativa, porém buscando superar limites e priorizando a competição