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Simulado SEDUC-CE | Professor – História | CONCURSO

Simulado SEDUC-CE | Professor – História

SIMULADO SEDUC-CE | PROFESSOR – HISTÓRIA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEDUC-CE para o cargo de Professor – História .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca UECE-CEV para o concurso SEDUC-CE. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – História , contendo História que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEDUC-CE | Professor – História contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEDUC-CE.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#123833
Banca
UECE-CEV
Matéria
História Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

As complexas relações estabelecidas pouco a pouco entre Portugal e o reino do Congo, iniciadas no final do século XV e que culminaram com a influência portuguesa nas instituições sociais congolesas a partir do século XVI, especialmente na constituição da monarquia do Congo em moldes lusitanos, sem dúvida, tiveram relação

  • a) com os interesses portugueses no tráfico atlântico.
  • b) com a festa de coroação de Reis do Congo difundida ao longo do século XIX.
  • c) com a expansão das missões portuguesas jesuítas no continente africano.
  • d) com o aniquilamento das tradições bakongos vigentes no século XIV.
#123834
Banca
UECE-CEV
Matéria
História Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 2 - 

No que tange à luta dos movimentos negros americanos contra a discriminação racial, analise as seguintes afirmações:

I. A partir da metade dos anos de 1950 nasceu um movimento que efetuou uma série de boicotes contra todas as formas de discriminação racial.

II. No decorrer da década de 1960 as ações se radicalizaram, uma das razões foi o assassinato de Malcom X em uma manifestação no ano de 1965.

III. Martin Luther King, liderou o grupo radical dos Panteras Negras e foi assassinado no ano de 1968.

É correto o que se afirma em:

  • a) II e III apenas.
  • b) I, II e III.
  • c) I e II apenas.
  • d) I e III apenas.
#123835
Banca
UECE-CEV
Matéria
História Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 3 - 

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre o processo de modernização da América Latina no decorrer da Segunda Guerra Mundial.

( ) O desenvolvimento industrial foi bastante superficial e a urbanização derivou da fuga de camponeses da fuga das condições miseráveis da vida no campo.

( ) As classes elevadas da sociedade eram constituídas por uma oligarquia proprietária de terras e uma pequena burguesia industrial e comerciante.

( ) O modelo político foi o populismo, os casos emblemáticos foram Vargas no Brasil e Peron na Argentina.

( ) Entrou em decadência no final dos anos de 1950 e levou a uma forte instabilidade, política, em muitos casos desencadeou ditaduras militares apoiadas por potências estrangeiras.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  • a) V, V, V, V.
  • b) F, F, F, F.
  • c) V, V, F, F.
  • d) F, F, V, V
#123836
Banca
UECE-CEV
Matéria
História Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 4 - 

Lutero, no decorrer do seu conflito, com a igreja romana obteve apoio significativo de várias categorias, inclusive dos humanistas alemães. Do mesmo modo que os humanistas faziam com as grandes obras da literatura antiga, Lutero pretendia trazer o texto autêntico do Evangelho, eliminando os trechos mais complicados dos comentários inseridos por meio da teologia medieval. Igualmente os humanistas podiam reconhecer-se nas doutrinas luteranas, que consideravam o homem capaz de ler e interpretar por si próprio as Sagradas Escrituras e se opunham à autenticidade da vida religiosa à toda forma de ritualismo. Na Alemanha dentre todos os que inicialmente se declararam a favor de Lutero estava

  • a) Johannes Reuchlin.
  • b) Ulrich von Hutten.
  • c) Erasmo de Rotterdam.
  • d) Filipe Melâncton. 
#123837
Banca
UECE-CEV
Matéria
História Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 5 - 

Algumas lideranças africanas e seus agrupamentos políticos exerceram importância fundamental nos processos de emancipação de seus países. Relacione corretamente o líder político com o que se diz sobre ele, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I

1. Gamal Abdel Nasser

2. Muammar al-Gaddafi

3. M. Ahmed Ben Bella

4. Eduardo C. Mondlane

5. Patrice Lumumba

6. Jomo Kenyatta

Coluna II

( ) Foi o principal líder da guerra da Argélia, episódio que marcou a luta argelina pela independência da França.

( ) Primeiro presidente da Frente de Libertação de Moçambique, grupo que lutou contra o domínio português.

( ) Lutou contra o rei Faruk I, aboliu a monarquia e tornou-se presidente do Egito.

( ) Teve uma curta carreira política; eleito primeiro-ministro de seu país, lutou contra o domínio belga no Congo.

( ) Político e líder na luta contra o domínio britânico, foi o primeiro Presidente do Quênia independente.

( ) Derrotou o rei Idris I e seu sucessor Hasan; ocupou durante quarenta e dois anos o posto de autoridade máxima na Líbia.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

    • a) 6, 2, 3, 4, 1, 5.
    • b) 3, 4, 1, 5, 6, 2.
    • c) 2, 6, 4, 3, 2, 1.
    • d) 4, 5, 6, 1, 2, 3.
    #123838
    Banca
    UECE-CEV
    Matéria
    História Diversas
    Concurso
    SEDUC-CE
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 6 - 

    Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo sobre o comércio de pessoas e mercadorias no continente africano.

    ( ) A história da África é marcada desde a antiguidade pelas relações entre tráfico de escravos e diásporas.

    ( ) O comércio escravista sempre se constituiu em uma prática única e específica do continente africano.

    ( ) Após a formação de Axum no século III d.C. ocorreu um incremento nos bens comerciais com ampliação para a venda de escravos.

    ( ) com a consolidação do mundo muçulmano, desde o século VII d.C. tem havido uma diminuição na correlação tráfico escravista e diáspora.

    Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

    • a) F, F, V, V.
    • b) V, V, F, F.
    • c) F, V, F, V.
    • d) V, F, V, F.
    #123839
    Banca
    UECE-CEV
    Matéria
    História Diversas
    Concurso
    SEDUC-CE
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 7 - 

    A ocupação do continente africano, particularmente a parte subsaariana, teve um longo percurso, a partir de meados do século XI até atingir o seu ápice na segunda metade do século XIX, quando ocorreu uma verdadeira partilha da África por países como França, Inglaterra, Alemanha, Itália, Bélgica, Espanha, Portugal e Holanda. Esse processo histórico tem sido interpretado como

    • a) mercantilismo e metalismo.
    • b) colonialismo e imperialismo.
    • c) extrativismo e processo civilizatório.
    • d) neocolonialismo e capitalismo.
    #123840
    Banca
    UECE-CEV
    Matéria
    História Diversas
    Concurso
    SEDUC-CE
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 8 - 

    A expansão do islamismo na Tunísia, no Marrocos, na Espanha, em Cabul e Samarcanda foi efetuada no califado

    • a) Otomano.
    • b) Abássida.
    • c) Omíada.
    • d) Córdova.
    #123841
    Banca
    UECE-CEV
    Matéria
    História Diversas
    Concurso
    SEDUC-CE
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 9 - 

    A questão da islamização da África e a história do Sudão possui a seguinte particularidade: o reino cristão da Núbia resistiu às incursões muçulmanas e, apenas no século XIII, com a invasão egípcia, o norte se converteu ao Islã. A vontade de impor a nova religião também para o sul cristão foi uma das causas da guerra civil que ainda hoje continua. Sobre a islamização sudanesa, é correto afirmar que se trata de um processo

    • a) heterogêneo e mais ligado às classes dirigentes sudanesas.
    • b) dinâmico e carismático que atinge todos os níveis sociais do Sudão.
    • c) uniforme e baseado em uma visão ortodoxa e radical.
    • d) sincrético, com grande difusão do sufismo adaptado às culturas locais.
    #123842
    Banca
    UECE-CEV
    Matéria
    História Diversas
    Concurso
    SEDUC-CE
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 10 - 

    “Bizâncio” e “Império Bizantino” são termos convencionais, utilizados por estudiosos modernos e contemporâneos, para referir-se à continuação do Império Romano no Oriente. No que concerne aos dois termos analise as seguintes afirmações:

    I. O termo “bizantino” deriva de “Byzantion”, antigo assentamento helênico que o imperador Constantino, à procura de um segundo centro para o Império, decidiu urbanizar e atribuir ao lugar o seu próprio nome “Constantinopla”.

    II. Os árabes e otomanos chamavam os bizantinos “rum”, isto é, romanos, mas Carlos Magno, considerando-se como único sucessor dos antigos imperadores romanos, designava-os como “gregos”.

    III. Nas fontes medievais, é possível encontrar a palavra “bizantino”, algumas vezes, para indicar apenas os habitantes da capital imperial.

    É correto o que se afirma somente em

    • a) II.
    • b) I e III.
    • c) III.
    • d) I e II.
    #123847
    Banca
    UECE-CEV
    Matéria
    História Diversas
    Concurso
    SEDUC-CE
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 11 - 

    A atuação político-religiosa de Teodósio I, após o Edito de Tessalônica, de 27 de fevereiro de 380, procura criar normas práticas para o cumprimento da nova lei. Como imperador, Todósio I

    • a) se converteu ao Cristianismo e condenou a doutrina ariana no Concílio de Niceia.
    • b) concedeu liberdade ampla e irrestrita de culto aos cristãos.
    • c) procurou restaurar o paganismo, sem usar de violência contra os cristãos.
    • d) fez do Cristianismo a única religião oficial do império e perseguiu os pagãos.
    #123849
    Banca
    UECE-CEV
    Matéria
    História Diversas
    Concurso
    SEDUC-CE
    Tipo
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    (1,0) 12 - 

    Ainda com relação ao texto apresentado, é correto afirmar que Sesóstris é

    • a) egípcio.
    • b) colco.
    • c) etíope.
    • d) fenício.
    #123851
    Banca
    UECE-CEV
    Matéria
    História Diversas
    Concurso
    SEDUC-CE
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 13 - 

    Tendo o texto acima como referência inicial, é correto afirmar que Heródoto, como historiador, procura analisar e

    • a) resgatar a origem do Egito.
    • b) investigar diferentes informações.
    • c) valorizar a questão racial.
    • d) determinar as identidades de vários povos.
    #123852
    Banca
    UECE-CEV
    Matéria
    História Diversas
    Concurso
    SEDUC-CE
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 14 - 

    A batalha de Kadesh (moderna Síria) travada entre o Egito de Ramsés II e o Império Hitita, liderado por Muwatalli II, no ano de 1274 a.C., deixou vários resultados, possivelmente o mais significativo é a documentação detalhada e registrada que permite saber todas das fases da disputa, as estratégias militares e as armas utilizadas nos combates, e inclui o primeiro tratado internacional do qual é possível saber claramente todas as cláusulas. Esse acordo, conhecido também como “paz eterna”, foi registrado em diferentes lugares após ter sido redigido em

    • a) siríaco e assírio.
    • b) cuneiforme e semítico.
    • c) hieróglifo e acadiano.
    • d) hierático e demótico.
    #123854
    Banca
    UECE-CEV
    Matéria
    História Diversas
    Concurso
    SEDUC-CE
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 15 - 

    De modo geral a ideia de império tem sido relacionada à conquista de ampla extensão territorial, entretanto ela sofre alterações no decorrer do tempo. No que tange à definição de império no decorrer da história, analise as seguintes afirmações.

    I. Os romanos atribuíam o título de imperator aos seus comandantes vitoriosos: em Roma, após Augusto, instaurou-se um regime que de fato é do tipo monárquico, o termo imperador indicava o indivíduo que comanda o Estado.

    II. Império no período medieval indica um tipo de monarquia que, devido à ampla extensão territorial, lembrando o antigo império romano, objetiva diferenciar-se de outras monarquias conduzidas por um rei. No sistema feudal, o imperador era o soberano à que todos os outros soberanos se submetiam.

    III. Napoleão utilizou o título de imperador. Assim, o termo tem uma conotação militar, o imperador é o comandante do exército, o conquistador do império com explícita diferenciação em relação ao rei.

    É correto o que se afirma em

    • a) I, II e III.
    • b) I e II apenas.
    • c) II e III apenas.
    • d) I e III apenas.