Simulado SEDUC-CE | Professor – História | CONCURSO
SIMULADO SEDUC-CE | PROFESSOR – HISTÓRIA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEDUC-CE para o cargo de Professor – História .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca UECE-CEV para o concurso SEDUC-CE. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – História , contendo História que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEDUC-CE | Professor – História contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEDUC-CE.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #123855
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- História Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
As relações entre o ensino de história e a educação em direitos humanos acontecem não apenas na rotina diária da atividade educativa; elas ultrapassam a esfera do cotidiano, porque são reflexos de diferentes formas de representação existentes
- a) nos preconceitos e nas inúmeras ameaças aos direitos humanos e disputas de poder.
- b) nos espaços escolares onde se considera o(a) professor(a) incapaz de ensinar corretamente.
- c) nas concepções de história e educação presentes na prática pedagógica dos docentes.
- d) nas interações entre alunos e alunas e as formas de relacionamentos com a escola.
- #123856
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- História Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Atente para as seguintes afirmações a respeito das novas tecnologias de comunicação e informação no ensino de história:
I. Essas tecnologias contribuem para a busca de informações prévias sobre o tema de estudo, utilizando os mesmos critérios metodológicos da pesquisa histórica quais sejam: seleção temática, interpretação e argumentação.
II. Possibilitam a produção de informação como os hipertextos, a viabilização de laboratórios e a formação integrada por meio de metodologias colaborativas.
III. Para a melhoria da qualidade do ensino de História, faz-se necessária somente a inserção do computador e multimeios.
É correto o que se afirma em
- a) I e II apenas.
- b) II e III apenas.
- c) I, II e III.
- d) I e III apenas.
- #123858
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- História Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
No que diz respeito aos fins educativos da História, não basta apenas que se saiba sobre os fatos ocorridos no passado; é necessário situá-los em seu contexto, perceber que, no estudo do passado, há diferenciados pontos de vista, alguns até discordantes entre si; além disso, é preciso que se estabeleça a reflexão de que há múltiplas maneiras de obter e avaliar as informações sobre o pretérito. Assim sendo, é correto dizer que os objetivos didáticos do ensino de História são os seguintes:
- a) desconstruir completamente o passado e reconstrui-lo com base no presente.
- b) analisar, estabelecer relações, compreender e transmitir o passado.
- c) verificar o passado e o presente com vistas a projetar um futuro próximo.
- d) proporcionar uma cultura humanista que concebe o passado encerrado em si.
- #123860
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- História Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
O trabalho do historiador requer métodos específicos, como levantar informações sobre o objeto de estudo, estabelecer hipóteses explicativas, analisar e classificar as fontes históricas, estabelecer relações de causalidade, elaborar a explicação histórica do fenômeno estudado. Esta última é a fase da interpretação, possivelmente a mais árdua, uma vez que requer
- a) a aplicação de uma teoria explicativa de caráter geral.
- b) uma verificação empírica dos fatos estudados.
- c) o estabelecimento de uma rede de informações compreensíveis.
- d) a comprovação de todos os passos anteriores da pesquisa.
- #123866
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- História Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre História Oral.
( ) Desde sua implementação seus métodos e objetivos de pesquisa têm sido regularmente mantidos.
( ) Por meio de narrativas populares, aproxima-se de comunidades não hegemônicas explorando a sua subjetividade.
( ) Entrelaça-se com a literatura, a linguística, a antropologia, as religiões, a música, a cultura de massa e a política.
( ) Parte de eventos pontuais e determinados lugares e refere-se mais aos acontecimentos do que aos significados.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
- a) V, V, F, F.
- b) F, F, F, V.
- c) V, F, V, V.
- d) F, V, V, F.