Simulado SEDUC-CE | Professor – Geografia | CONCURSO
SIMULADO SEDUC-CE | PROFESSOR – GEOGRAFIA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEDUC-CE para o cargo de Professor – Geografia.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca UECE-CEV para o concurso SEDUC-CE. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – Geografia, contendo Geografia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEDUC-CE | Professor – Geografia contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEDUC-CE.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #123913
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Sobre as formas de consumo e a economia dos serviços no Brasil, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:.
( ) Os serviços vinculados às funções de decisão, financeirização, inovação tecnológica da produção e atendimento pós-venda abandonam as metrópoles e se aglomeram cada vez mais em cidades médias e pequenas.
( ) a fluidez da comunicação pela Internet, mesmo se apoiando na comunicação física da rede, não respeita a centralidade econômica e política no Brasil, sendo mais intensa exatamente em áreas onde a pobreza é marcante.
( ) As mudanças no setor de distribuição atacadista e varejista implicaram uma transformação dos hábitos da população brasileira, que passou a conviver com a presença do consumo estandardizado em supermercados e shopping centers.
( ) A rápida expansão dos segmentos de franquia e marketing demonstra como o signo e o monopólio estabelecido através de marcas tendem a ser cada vez mais lucrativo no Brasil.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
- a) V, F, V, F.
- b) V, V, F, V.
- c) F, V, F, F.
- d) F, F, V, V.
- #123914
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
No que diz respeito às mais recentes leituras da geografia dos transportes e da circulação no Brasil, assinale a afirmação verdadeira.
- a) É indiscutível a integração plena do território no Brasil, para a qual os diversos meios de transporte, como o naval, o aéreo e o rodoviário, atuam de igual maneira.
- b) Fato importante, no que diz respeito à exportação de commodities minerais no Brasil, é a consolidação do Porto de Itaqui, principalmente devido ao desenvolvimento das atividades da Vale do Rio Doce, em Carajás.
- c) Na Amazônia, as relações territoriais comandadas pelo avanço nos meios de comunicação e transporte já não mais submetem a circulação e o fluxo de pessoas aos ritmos impostos pelas enchentes e vazantes dos grandes rios.
- d) O Porto de Santos já não é o mais importante do País, sobretudo por que deixou de drenar parte dos fluxos da Região Metropolitana de São Paulo e do interior paulista.
- #123916
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre a urbanização brasileira:
( ) Nos grandes centros urbanos, o aumento da degradação ambiental é consequência exclusiva da ação dos grupos mais pobres da sociedade, que poluem rios e lagoas com efluentes domésticos e lançam seus resíduos sólidos indiscriminadamente sobre ruas ou terrenos abandonados.
( ) Destaca as grandes cidades como palco de contradições entre inovações, modernização e pobreza.
( ) A primazia de metrópoles regionais como Manaus, Fortaleza e Curitiba se acentua, tornando-as centro de controle da vida econômica e política do País, rebaixando o tradicional comando exercido por São Paulo e Rio de Janeiro.
( ) Conjuntos habitacionais, favelas e cortiços, de um lado, e condomínios exclusivos, murados e controlados, de outro, demarcam os extremos da diferenciação espacial da habitação nas cidades brasileiras.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
- a) V, F, V, F.
- b) V, V, F, F.
- c) F, V, F, V.
- d) F, F, V, V.
- #123917
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Considerando o processo de industrialização no Brasil, é correto afirmar que
- a) a recente organização do espaço industrial configura um novo mapa locacional, onde a instalação da indústria de bens de capital em regiões periféricas compromete a centralidade econômica de antigos polos, como o estado de São Paulo.
- b) a opção por um desenvolvimento subordinado à penetração de investimentos internacionais, com pouca intervenção econômica do Estado, marcou a estrutura produtiva industrial brasileira nos governos da ditadura militar.
- c) os distritos industriais marshallianos são, atualmente, a base da acumulação industrial brasileira, engendrando uma competição positiva, na qual a concentração geográfica das empresas e as relações de cooperação entre elas proporcionam uma eficiência coletiva.
- d) um dos aspectos da nova economia industrial brasileira é a capacidade com que circuitos da produção inteiros sofrem processos de disjunção funcional, combinando estratégias produtivas e territoriais a fim de atingirem alta produtividade.
- #123921
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
O agronegócio globalizado é uma variável chave para compreender as contradições materializadas no campo brasileiro no início do século XXI. Atente para o que se diz a seguir sobre essa temática.
I. É cada vez mais presente na agricultura brasileira um sistema produtivo “empresarial”, que envolve aquisição e arrendamento de terras para a produção de agrocombustíveis, grãos e florestas plantadas.
II. O arranjo territorial da reestruturação produtiva da agricultura no Brasil vai se organizar de maneira seletiva, privilegiando determinadas “manchas” de expansão agroindustrial.
III. Quanto mais desenvolvida for a atividade agrícola na qual são implementados os pacotes tecnológicos direcionados ao aumento da produção, maior será sua dependência das condições climáticas.
É correto o que se afirma em
- a) I e II apenas.
- b) I, II e III.
- c) I e III apenas.
- d) II e III apenas.
- #123922
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
As desigualdades socioespaciais e a exploração humana, que marcam o Brasil em todas as escalas, é um dado das estruturas fundamentais do país e desempenha um papel importante no território e na sociedade. Sobre as questões da desigualdade no Brasil do campo e da cidade, é verdadeiro afirmar que
- a) as condições socioambientais deram saltos qualitativos no Brasil e um modelo de desenvolvimento sustentável foi adotado, o que promoveu benefícios sociais e uma maior conservação dos recursos naturais.
- b) as políticas de desenvolvimento das últimas décadas contemplaram a distribuição equitativa das terras entre os trabalhadores rurais, e o resultado foi a emergência de uma agricultura competitiva, voltada para o abastecimento do mercado consumidor internacional.
- c) o financiamento imobiliário e a oferta de crédito para a compra de casas, disponibilizados por programas de habitação do governo federal, não foi suficiente para extinguir o déficit habitacional no Brasil, tendo em vista que a população mais pobre continua ocupando prédios abandonados ou áreas de preservação ambiental.
- d) nas grandes cidades brasileiras, os movimentos sociais urbanos praticamente desapareceram, como resultado de conquistas sociais mais significativas, pela diminuição do uso especulativo do solo e pela gradativa redução das assimetrias socioespaciais.
- #123924
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
“O mundo estaria se ‘desterritorializando’? Sob o impacto dos processos de globalização que ‘comprimiram’ o espaço e o tempo, (...) o que restaria de nossos ‘territórios’, de nossa ‘geografia’?
Fonte: HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização – do fim dos territórios à multiterritorialidade. 2ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. pp. 19 e 20.
Na geografia, o debate contemporâneo sobre territorialização, desterritorialização e reterritorialização conclui acerca
- a) de uma tendência ao enfraquecimento dos controles territoriais, em consequência de uma rearticulação das velocidades na sociedade do movimento.
- b) do predomínio da fluidez sobre a estabilidade, resultando numa sociedade de fluxos sem necessidade de base material.
- c) do aumento da hibridização cultural e, portanto, de uma multiplicidade de identidades que esvazia o território.
- d) da formação de uma multiplicidade de territorialidades, que vai dos limites fixos do gueto aos mais flexíveis territórios-rede.
- #123925
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A distribuição geográfica das empresas‑rede na economia mundial apresenta-se como uma condicionante territorial da institucionalidade empresarial contemporânea. Elas também se colocam como uma representação da aplicabilidade das novas tecnologias às mudanças na organização produtiva e no consumo. Sobre as empresas‑rede, é correto afirmar que
- a) se articulam em uma área de mercado restrita, geralmente em torno de sua localização geográfica.
- b) a inovação tecnológica transforma‑se em função crucial e sua evolução passa a ser associada às metas de lucratividade, com base em estruturas horizontais flexíveis, no que diz respeito às empresas, e em estruturas verticais e hierárquicas, no que concerne ao território.
- c) seu arranjo territorial é organizado seguindo um princípio de gravitação em que a fricção espacial, representada pelo custo do transporte ou outros fatores locacionais, produz diferenciação no alcance e na capacidade de instalação da empresa.
- d) a instalação da empresa é determinada por uma vasta série de especificidades geográficas e históricas, todas advindas da contiguidade territorial e dos modelos de equilíbrio de localização.
- #123926
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
“Os processos espaciais são as forças através das quais o movimento de transformação da estrutura social, o processo, se efetiva espacialmente, refazendo a espacialidade da sociedade. (...) trata-se de uma expressão empregada por geógrafos para tentar dar conta do que ocorre no espaço ao longo do tempo”.
Fonte: CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. 4ª edição. São Paulo: Editora Ática S.A., 1999. pp. 36 e 37.
Considerando os processos espaciais na cidade, é correto afirmar que
- a) indicam a dinâmica da ação socioeconômica sobre o espaço urbano, mas não ajudam na leitura das formas espaciais, em especial porque interpretam apenas os fenômenos sociais.
- b) são excludentes entre si, pois não ocorrem simultaneamente na mesma cidade ou em uma mesma zona urbana.
- c) têm na segregação, dinâmica da segregação e inércia, processos que definem especificamente a divisão social do espaço; e na centralização, descentralização e coesão, processos que definem a divisão econômica do espaço.
- d) podem ser vistos como sinônimos de processos ecológicos, portanto, respeitam o mesmo princípio que fundamenta as dinâmicas da ecologia vegetal.
- #123928
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre os recentes fatos que simbolizam as mudanças geopolíticas do presente.
( ) Os Estados Unidos continuam sendo a maior potência política e econômica do mundo, pois sua superioridade militar é esmagadora e o país ainda detém o maior produto interno bruto (PIB) do planeta.
( ) O Brexit, isto é, a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia, é uma vitória dos políticos progressistas e liberais britânicos que nunca aceitaram o projeto de integração regional no qual os países europeus concordam em transferir poderes soberanos das instituições nacionais para um conjunto de instituições supranacionais.
( ) A Rússia, um histórico agente da geopolítica mundial, alterou suas estratégias militares e não mais se coloca como uma potência capaz de interferir nos rumos dos conflitos internacionais.
( ) Com o apoio das grandes potências globais, as manifestações políticas na Síria resultaram em consequências positivas para o país, que viu o conflito histórico entre sírios, curdos e o Estado Islâmico ser encerrado.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
- a) V, F, F, F.
- b) V, V, F, V.
- c) F, V, V, F.
- d) F, F, V, V.
- #123929
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A partir do ano 2000, a América Latina demarcou importante mudança em seu quadro geopolítico, ao construir um cenário que contemplou uma diversidade de correntes ideológicas alternativas e experiências governamentais heterodoxas. Porém, a partir de 2012, esse movimento entrou numa fase de esgotamento, representando uma crise do chamado “ciclo progressista” e o retorno a um “ciclo conservador” na política e na economia. Acerca desse conjunto de transformações, assinale a afirmação verdadeira.
- a) Na Venezuela, mesmo com uma inflação elevada e com uma crise de escassez de alimentos e de produtos de necessidade básica, o presidente Maduro continua mantendo alta popularidade e o controle sobre o parlamento.
- b) A vitória do presidente Piñera, no Chile, nas eleições governamentais de 2017, consolida uma virada conservadora do país face à alternativa político-econômica do eixo de centro-esquerda.
- c) A liderança de Evo Morales se mantém absoluta na Bolívia, sendo o único presidente do “ciclo progressista” da América Latina a ampliar a sua força política até a próxima década.
- d) Eleito na Argentina para implementar uma política econômica de inspiração neoliberal, o presidente Maurício Macri não realiza mais do que uma continuidade das políticas estatizantes que marcaram os anos do kirchnerismo.
- #123931
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Relacione corretamente as teorias que articulam espaço e desenvolvimento, com suas devidas interpretações, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. Teoria das localidades centrais
2. Teorias dos circuitos da economia urbana
3. Teoria do desenvolvimento desigual e combinado
4. Teoria dos polos
( ) Explica a existência, nas cidades dos países subdesenvolvidos, de dois sistemas de fluxo econômico, cada um sendo um subsistema do sistema global que a cidade em si representa.
( ) Considera os núcleos de povoamento como centros dotados de funções hierarquizadas, compondo um sistema de cidades representado graficamente pela superposição de hexágonos.
( ) Os efeitos de encadeamento gerados por uma indústria motriz no interior de um centro geram economias externas (infraestrutura, proximidade dos consumidores, mão de obra e serviços especializados), que atraem outras atividades econômicas.
( ) Configura uma justaposição espacial de acumulação, na qual os superlucros são extraídos de uma diferenciação regional e internacional de níveis de riqueza econômica.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- a) 3, 2, 4, 1.
- b) 4, 3, 1, 2.
- c) 1, 4, 2, 3.
- d) 2, 1, 4, 3.
- #123936
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Uma das palavras mais usadas para compreender as mudanças no mundo contemporâneo é flexibilidade. Entende-se seu verdadeiro significado nas relações de trabalho quando há
- a) o princípio de fluxo contínuo de produção e trabalho numa empresa, interligado por esteiras, gerando economias de escala em grandes séries.
- b) uma organização vertical das diferentes etapas de produção em que a repetição de tarefas causa um encadeamento sucessivo rígido de montagem e tensões psicológicas e fisiológicas no trabalhador.
- c) o aumento da variedade de trabalho exercida pelos trabalhadores, os quais podem ser deslocados de uma tarefa para outra ou, ainda, designados a novas funções ampliadas e agregadas ao serviço original.
- d) a execução de operações simples e padronizadas num processo produtivo, definidas a partir de um alto grau de especialização de tarefas.
- #123938
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
O conjunto de transformações na economia e na sociedade, atualmente, desencadeia uma configuração específica de capitalismo na qual o capital portador de juros está localizado no centro das relações econômicas e sociais. Sobre os detalhes dessa configuração, é correto afirmar que
- a) destaca um regime de acumulação que permite ao capital especulativo e financeiro uma maior capacidade de ação perante os demais capitais, influenciando diretamente as outras esferas da economia.
- b) estimula a concentração e centralização do capital bancário, industrial e comercial em mercados nacionais.
- c) realiza uma estreita relação entre os interesses do Estado e os do capital dos grandes monopólios, fortalecendo as regulamentações burocráticas.
- d) produz impérios econômicos baseados em economias produtivas com complexas hierarquias gerenciais.
- #123939
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Leia atentamente o seguinte excerto: “Quando a sociedade age sobre o espaço, ela não o faz sobre os objetos como realidade física, mas como realidade social, isto é, objetos sociais já valorizados aos quais ela (a sociedade) busca oferecer ou impor um novo valor. A ação se dá sobre objetos já agidos, isto é, portadores de ações concluídas, mas ainda presentes. Esses objetos da ação são, desse modo, dotados de uma presença humana e por ela qualificados”.
Fonte: SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 3ª edição. São Paulo: HUCITEC, 1999. p. 88.
O texto retrata o conceito de espaço como
- a) uma construção teórica, derivada de um paradigma racionalista e hipotético-dedutivo.
- b) um receptáculo que contém as coisas, base indispensável para a vida do homem.
- c) um campo de representações simbólicas, definido por uma afetividade bem particular, assentada em sentimentos individuais.
- d) uma forma-conteúdo, condicionando e sendo condicionado pelo processo de reprodução social.