Simulado SEDUC-CE | Professor – Geografia | CONCURSO
SIMULADO SEDUC-CE | PROFESSOR – GEOGRAFIA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEDUC-CE para o cargo de Professor – Geografia.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca UECE-CEV para o concurso SEDUC-CE. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – Geografia, contendo Geografia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEDUC-CE | Professor – Geografia contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEDUC-CE.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #123940
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Marcado pelo desempenho ativo dos grandes grupos produtivos transnacionais, o capitalismo do pós-Segunda Guerra Mundial centrou‑se numa combinação prodigiosa entre regulamentação política e econômica e regulação social. Isso culminou num aprofundamento da concentração do capital, com a formação de oligopólios de alcance mundial em importantes esferas da economia, determinando a alocação do trabalho social e a repartição dos produtos entre os diferentes departamentos da produção. Acerca das características dessa fase do capitalismo, é correto afirmar que
- a) se pautou no consumo de massa de bens duráveis, sobretudo ao produzir uma sociedade de consumo.
- b) foi marcado pelas ações de um Estado que privatizou as necessidades coletivas e a seguridade social.
- c) esteve fundamentado em um processo produtivo flexível, que priorizou a fabricação de pequenos lotes de uma variedade de tipos de produto.
- d) destacou empresas de comunicação e de serviços financeiros como fontes dominantes de emprego.
- #123941
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
No que diz respeito ao real sentido da globalização e da ordem mundial contemporânea, é correto afirmar que
- a) o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, que permite tornar o mundo socialmente mais justo e igualitário, é uma grande conquista da globalização.
- b) a globalização é o estágio supremo da internacionalização da economia e seu maior destaque é a garantia de que a maior parte dos países do mundo participe dessa dinâmica de maneira proporcional.
- c) a produção globalizada e a informação globalizada permitem às firmas globais obterem um lucro em escala mundial e isso constitui o verdadeiro motor da atividade econômica contemporânea.
- d) com a consolidação do processo de globalização, pode-se viver em um espaço sem fronteiras, isto é, uma aldeia global onde todos podem conhecer extensivamente e profundamente o planeta.
- #123943
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
A leitura geográfica dos conceitos de lugar e paisagem, no ensino de geografia, pressupõem estudos
- a) de identidade, com registros de memória social, percepção das relações e elementos que compõem o vivido e a subjetividade.
- b) relacionais, que permitem construir uma noção de espaço plano e isotrópico.
- c) estruturais, que auxiliam na construção do conhecimento geográfico pela via da escala global.
- d) analíticos, que articulam conhecimentos dedutivos na leitura da relação entre natureza e sociedade.
- #123944
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
É correto falar do espaço geográfico como um meio técnico-científico-informacional quando
- a) as motivações de uso dos sistemas técnicos são estranhas às lógicas locais e nacionais, e o espaço passa a se distinguir em função da extensão dos objetos culturais.
- b) a sociedade começa a fabricar um tempo novo e os tempos sociais tendem a se superpor e a contrapor os tempos naturais.
- c) as técnicas e o trabalho se casam com as dádivas da natureza, com a qual se relacionam sem outra mediação.
- d) a ciência e a tecnologia estão na base da produção, da utilização e do funcionamento do espaço e tendem a constituir o seu substrato.
- #123945
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Atente para o seguinte excerto: “A cartografia é considerada uma linguagem, um sistema de código de comunicação imprescindível em todas as esferas da aprendizagem em geografia, articulando fatos, conceitos e sistemas conceituais que permitem ler e escrever as características do território”.
Fonte: CASTELLAR, Sonia. A psicologia genética e a aprendizagem no ensino de geografia. In: CASTELLAR, Sonia (organizadora). Educação e geografia – Teorias e práticas docentes. 3ª edição. São Paulo: Contexto, 2014. p. 45.
O texto interpreta a cartografia escolar como
- a) uma metodologia de grande auxílio na representação das relações espaciais topológicas, isto é, aquelas que se baseiam na localização dos lugares pelo sistema de paralelos e meridianos.
- b) uma opção metodológica para o ensino de geografia, que estrutura um esquema de ação, na medida em que ajuda o estudante na construção progressiva das relações espaciais tanto no plano perceptivo quanto no plano representativo.
- c) uma das mais respeitáveis técnicas do saber geográfico, o que implica utilizá-la no ensino de geografia com rigor, não prescindindo de uma escala matemática.
- d) um saber técnico que interessa exclusivamente a estudantes em fase avançada de compreensão da geografia, uma vez que requer um conhecimento de medidas de distâncias em graus.