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Simulado Seduc-CE | Professor de Filosofia | CONCURSO

Simulado Seduc-CE | Professor de Filosofia

SIMULADO SEDUC-CE | PROFESSOR DE FILOSOFIA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Seduc-CE para o cargo de Professor de Filosofia.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Seduc-CE para o concurso Seduc-CE. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Filosofia, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Seduc-CE | Professor de Filosofia contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Seduc-CE.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#50256
Banca
CESPE
Matéria
Filosofia
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
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difícil

(1,0) 1 - 

Segundo Platão, em sua obra A República, a cidade tem origem no (a)

  • a) fato de que os indivíduos não são autossuficientes.
  • b) própria natureza humana, que só se realiza na relação com os outros.
  • c) desenvolvimento das forças produtivas do trabalho humano e na ampliação natural de seu intercâmbio.
  • d) desenvolvimento do comércio.
#50257
Banca
CESPE
Matéria
Filosofia
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 2 - 

Segundo Platão,

  • a) a ideia, só acessível aos deuses, representa o bom, o belo, o justo e o verdadeiro em cada ente. Dela, os humanos têm apenas representações meramente sensíveis e mais ou menos distorcidas.
  • b) a ideia do bem, da beleza, da justiça e da verdade não pode ser representada.
  • c) o bom, o belo, o justo e o verdadeiro se contradizem sempre para o ser humano
  • d) o bom, o belo, o justo e o verdadeiro em cada coisa não podem ser dissociados e representam sua ideia, que não é acessível à sensibilidade, apenas ao entendimento.
#50258
Banca
CESPE
Matéria
Filosofia
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
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difícil

(1,0) 3 - 

Em A Política, Aristóteles afirma que

  • a) o Estado está na ordem da natureza e antecede ao indivíduo.
  • b) o Estado é resultado de um processo histórico.
  • c) o Estado é sempre governado pela classe dominante.
  • d) o Estado está na ordem racional estabelecida pela natureza.
#50259
Banca
CESPE
Matéria
Filosofia
Concurso
SEDUC-CE
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difícil

(1,0) 4 - 

A obra Cidade de Deus, de Santo Agostinho, tem como tema central

  • a) a constituição de uma filosofia da história com base na providência divina e em sua justificação teológica.
  • b) a afirmação das verdades reveladas e da teologia cristã como base da política mundana.
  • c) a retomada dos argumentos platônicos expostos em A República como base para a constituição da cidade de Deus.
  • d) a constituição dos princípios da cidade de Deus em conflito com a cidade terrena, ou a cidade do diabo.
#50260
Banca
CESPE
Matéria
Filosofia
Concurso
SEDUC-CE
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(1,0) 5 - 

Em O Príncipe, Maquiavel afirma que

  • a) a fortuna governa todas as ações humanas.
  • b) Deus governa todas as ações humanas.
  • c) as coisas do mundo são governadas pela natureza ou por Deus.
  • d) a fortuna governa metade de nossas ações e nos deixa governar a outra metade.
#50261
Banca
CESPE
Matéria
Filosofia
Concurso
SEDUC-CE
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difícil

(1,0) 6 - 

Para Hobbes, o estado de natureza

  • a) é idêntico ao estado de guerra.
  • b) implica a liberdade para cada um fazer o que bem lhe aprouver.
  • c) faz homens livres e responsáveis pelas próprias ações.
  • d) é um estado de paz, de harmonia e de assistência mútua.
#50262
Banca
CESPE
Matéria
Filosofia
Concurso
SEDUC-CE
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(1,0) 7 - 

Para Locke, a liberdade natural do homem

  • a) consiste em estar livre de qualquer poder superior na Terra, tendo somente a lei da natureza como regra para ordenar suas ações, sem precisar pedir permissão ou depender da vontade de qualquer outro homem.
  • b) é a liberdade para qualquer um fazer o que lhe apraz, viver como lhe convém, sem ser refreado por leis.
  • c) importa em ter regra permanente pela qual viva, comum a todos os membros de uma sociedade.
  • d) é o estado de guerra de todos contra todos.
#50263
Banca
CESPE
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Filosofia
Concurso
SEDUC-CE
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(1,0) 8 - 

Para Rousseau,

  • a) a causa da desigualdade humana é puramente natural.
  • b) há dois tipos de desigualdade, uma natural ou física, e outra moral ou política.
  • c) a causa da desigualdade humana é puramente histórica.
  • d) as causas da desigualdade humana se originam do estabelecimento da propriedade privada.
#50264
Banca
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Filosofia
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SEDUC-CE
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(1,0) 9 - 

Em seu célebre opúsculo, Resposta à pergunta: O que é o esclarecimento?, Kant afirma que esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é o culpado. Para Kant, a menoridade provém do(a)

  • a) ignorância natural do ser humano.
  • b) incapacidade de o indivíduo fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo.
  • c) tutela que a religião exerce sobre o entendimento da maioria dos seres humanos.
  • d) mau uso que os indivíduos fazem de sua própria razão natural.
#50265
Banca
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SEDUC-CE
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(1,0) 10 - 

Assinale a opção correspondente ao imperativo categórico de Kant.

  • a) Age de tal modo que a máxima de tua ação possa ser sempre erigida em princípio de uma legislação universal.
  • b) Age de tal modo que a tua ação atenda ao princípio da razão e da igualdade entre os homens.
  • c) Age de tal modo que tua ação respeite as regras estabelecidas pela comunidade em que tu vives.
  • d) Age de tal modo que a tua ação esteja de acordo com os mandamentos de Deus.
#50266
Banca
CESPE
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Concurso
SEDUC-CE
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(1,0) 11 - 

Em Filosofia do Direito, Hegel afirma que a liberdade

  • a) consiste na identidade do interesse particular (da família e da sociedade civil) com o interesse geral (do Estado).
  • b) consiste no reconhecimento racional pelos indivíduos do que representa o interesse universal do Estado
  • c) consiste na subordinação dos indivíduos ao poder da razão.
  • d) só é possível pela subordinação dos indivíduos ao poder do Estado.
#50267
Banca
CESPE
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Filosofia
Concurso
SEDUC-CE
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(1,0) 12 - 

Para Hegel, em Filosofia da História,

  • a) a razão governa o mundo, mas a história universal não é um processo racional.
  • b) a razão governa a ação dos indivíduos, mas não governa sua história como história universal.
  • c) a razão governa o mundo, e a história universal é um processo racional.
  • d) a história não é um processo racional, ela se torna um processo racional apenas no Ocidente.
#50268
Banca
CESPE
Matéria
Filosofia
Concurso
SEDUC-CE
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(1,0) 13 - 

Para Marx, a medida do valor é determinada

  • a) pela lei da oferta e da procura.
  • b) pelo tempo de trabalho socialmente necessário para a produção de um valor de uso.
  • c) pelo desenvolvimento das forças produtivas.
  • d) pela relação entre o capital investido e a taxa de lucro aferida.
#50269
Banca
CESPE
Matéria
Filosofia
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
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(1,0) 14 - 

Para Wittgenstein,

  • a) ética e política são uma e a mesma coisa.
  • b) ética e estética são uma e a mesma coisa.
  • c) a ética subsume a estética.
  • d) a estética subsume a ética.
#50270
Banca
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Filosofia
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SEDUC-CE
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(1,0) 15 - 

Para Deleuze, em Nietzsche e a Filosofia, o projeto mais geral de Nietzsche consiste em

  • a) fazer da filosofia uma teoria dos afetos.
  • b) demonstrar a irracionalidade da metafísica e da religião.
  • c) introduzir na filosofia os conceitos de sentido e de valor.
  • d) realizar a crítica global de toda a história e de toda a filosofia ocidental.