Simulado Seduc-CE | Professor de Filosofia | CONCURSO
SIMULADO SEDUC-CE | PROFESSOR DE FILOSOFIA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Seduc-CE para o cargo de Professor de Filosofia.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Seduc-CE para o concurso Seduc-CE. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Filosofia, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Seduc-CE | Professor de Filosofia contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Seduc-CE.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #50271
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), para a Filosofia, as competências e habilidades propostas são reunidas, sinteticamente, em
- a) relação da Filosofia com outras disciplinas; história da Filosofia; conteúdos relevantes para o exercício da cidadania.
- b) representação e comunicação; argumentação e interpretação; conteúdos relevantes para o exercício da cidadania.
- c) habilidades e conhecimentos específicos orientados para o mundo do trabalho; conteúdos relevantes para o exercício da cidadania; contextualização histórica e sociocultural.
- d) representação e comunicação; investigação e compreensão e contextualização sociocultural.
- #50272
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Os PCN para a Filosofia consideram que o uso de manual e as aulas expositivas são
- a) recomendados como principal método de ensino de Filosofia.
- b) recursos que devem ser utilizados, embora acompanhados da utilização de métodos e temas que sejam mais próximos da realidade cotidiana dos educandos.
- c) reconhecidos como métodos ainda preponderantes, mas que não são os mais adequados e devem ser superados.
- d) métodos que não são preponderantes, mas que deveriam ser mais utilizados, ainda que acompanhados da utilização de métodos e temáticas mais acessíveis e mais próximas da realidade cotidiana dos educandos.
- #50273
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Os PCN para o ensino de Filosofia no ensino médio recomendam
- a) quatro horas-aula por semana, ministradas em pelo menos duas séries.
- b) quatro horas-aula por semana, ministradas em pelo menos uma série.
- c) duas horas-aula por semana, ministradas em pelo menos duas das séries.
- d) duas horas-aula por semana, ministradas em todas as séries.
- #50274
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
O método filosófico de Sócrates consiste em
- a) afastar-se do mundo, para meditar melhor a respeito das ideias, que são a realidade fundamental da natureza.
- b) ver, em todos os seres, a união indissolúvel da matéria unida à forma, tomando a natureza e os seus reinos como objetos de estudos.
- c) alegar a própria ignorância para, na interlocução com os que julgam saber mais, descobrir a verdade.
- d) duvidar de toda a realidade para, então, a partir do próprio pensamento, construir um sistema de conhecimento que considere correto, tendo, por consequência, a convicção da própria existência.
- #50275
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
A respeito de Francis Bacon e de suas ideias, assinale a opção correta.
- a) Defendeu o método dedutivo como o mais indicado para a moderna ciência.
- b) Foi um dos iniciadores do pensamento moderno, por sua defesa do método experimental em oposição ao conhecimento meramente teórico e escolástico.
- c) Em sua teoria do pensamento acrítico, a tarefa da filosofia é vista como a liberação, pelo homem, de preconceitos e superstições.
- d) De acordo com suas ideias, os ídolos consistem em realidades e evidências que estimulam a mente humana e propiciam o verdadeiro conhecimento.