Simulado Seduc-CE | Professor de Educação Física | CONCURSO
SIMULADO SEDUC-CE | PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Seduc-CE para o cargo de Professor de Educação Física.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Cespe para o concurso Seduc-CE. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Educação Física, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Seduc-CE | Professor de Educação Física contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Seduc-CE.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #50298
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Considere que, em uma prova de língua inglesa, as notas de cinco alunos sejam N1, N2, N3, N4 e N5, Considere, ainda, que N1 seja inferior a N4, que N2 seja inferior a N5, que N3 não seja superior a N4 nem inferior a N2 e que N4 não ultrapasse N2. Em face dessa situação, é correto afirmar que
- a) N1 < N2 = N3 = N4 < N5.
- b) N1 = N2 < N3 < N4 = N5.
- c) N1 < N2 < N3 < N4 < N5.
- d) N1 < N2 = N3 < N4 < N5.
- e) N1 < N2 < N3 = N4 = N5.
- #50299
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Um professor, desconfiado que seus alunos - A, B e C - colaram em uma prova, indagou cada um deles e recebeu as seguintes respostas.
A disse: "Quem colou foi B."
B disse: "Quem colou foi C."
C disse: "A está mentindo."
Posteriormente, os fatos mostraram que A não colou, que apenas um deles mentiu e que apenas um deles colou na prova.
Considerando-se essa situação, é correto afirmar que
- a) A mentiu, B disse a verdade e não colou, C disse a verdade e colou
- b) A disse a verdade, B disse a verdade e não colou, C mentiu e colou
- c) A disse a verdade, B disse a verdade e colou, C mentiu e não colou
- d) A disse a verdade, B mentiu e colou, C disse a verdade e não colou.
- e) A mentiu, B disse a verdade e colou, C disse a verdade e não colou.
- #50300
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A principal função do professor de educação física é ensinar habilidades motoras. Um meio de verificar o progresso do aluno é utilizar medidas de resultado/produto. Ao se utilizar dessas medidas, o professor deve observar
- a) o tipo de parâmetro empregado para a realização da habilidade avaliada.
- b) as características cinéticas da habilidade avaliada.
- c) as características cinemáticas da habilidade avaliada.
- d) as medidas de performance da habilidade avaliada.
- e) o comportamento dos aspectos invariantes da habilidade avaliada.
- #50301
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
O professor deve verificar o estágio de aprendizagem do aluno. Desse modo, um aluno no estágio associativo de aprendizagem apresenta
- a) sequência temporal e espacial de movimento desordenada, execução de movimentos desnecessários e incapacidade de identificar erros.
- b) padrão de movimento permanentemente estável, movimentos precisos e consistentes e capacidade de adaptar o movimento às variações contextuais.
- c) curvas de performance estáveis nas primeiras sessões de prática da habilidade.
- d) grande número de erros, padrão de movimento variável e dificuldade para identificar erros.
- e) pouco dispêndio de energia, poucos erros na execução da habilidade e aumento da capacidade de identificar os estímulos relevantes.
- #50302
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
De acordo com a teoria de esquema, o programa motor generalizado é constituído de dois elementos: aspectos invariantes e parâmetros. O conceito de parâmetros na execução de uma habilidade motora refere-se
- a) aos aspectos que atuam de modo independente da variação das situações ambientais.
- b) às características do movimento que permanecem constantes.
- c) ao ritmo de uma classe particular de movimento.
- d) à sequência das ações, ao timing relativo e à força relativa empregados na habilidade.
- e) à quantidade de força, à velocidade e à direção modificáveis em situações diversas.
- #50303
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A prática e o feedback são elementos fundamentais para a aprendizagem, logo a estrutura da prática deve ser considerada por quem ensina habilidades motoras. Desse modo, considere que seu aprendiz desconheça a habilidade a ser aprendida. Nessa situação, nas primeiras sessões, uma prática efetiva para que ele apreenda o movimento é a prática
- a) distribuída
- b) em bloco.
- c) randômica.
- d) maciça.
- e) variada.
- #50304
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Considere que um professor seja o responsável pelo treinamento dos alunos da 7.ª e da 8.ª séries que compõem a equipe de futebol de uma escola. Nessa situação, para que os alunos estejam fisicamente preparados para a variabilidade das situações de jogo, o professor deve estruturar os treinos
- a) utilizando exercícios para passes variados.
- b) com práticas randômicas conforme as especificidades da aprendizagem.
- c) combinando práticas em blocos com práticas variadas.
- d) com base em repetições de jogadas ensaiadas.
- e) utilizando exercícios para o desenvolvimento dos fundamentos do jogo por meio do método analítico-sintético.
- #50305
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Na abordagem dinâmica da aprendizagem, a interação entre as restrições relacionadas ao indivíduo, à tarefa e ao ambiente são referenciais importantes para a ação do professor. Nesse sentido, para facilitar a aprendizagem, o professor pode manipular os fatores da tarefa
- a) fornecendo dicas importantes, variando o contexto em que as dicas são apresentadas e controlando gradualmente a quantidade e a complexidade de estímulos.
- b) utilizando oportunidades de práticas em contexto ambiental semelhante ao ambiente em que a habilidade será executada.
- c) ensinando a tarefa de forma fracionada, com o objetivo de facilitar a aprendizagem.
- d) ensinando a tarefa pelos princípios do método globalfuncional, por meio do qual é possível transpor todo e qualquer tipo de restrição.
- e) simplificando regras, alterando dimensões de ferramentas e implementos e modificando a altura da rede e tamanho das áreas de jogo.
- #50306
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
De acordo com a visão desenvolvimentista, o conjunto de mudanças que acontecem no comportamento motor humano, ao longo do tempo, ocorre desde o nascimento até
- a) o fim da vida.
- b) o final da infância.
- c) o fim do período maturacional.
- d) o início da fase adulta
- e) o estágio de operações formais.
- #50307
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Com base nos dados de crescimento físico na adolescência o professor pode acompanhar e avaliar o desenvolvimento de seus alunos. Na adolescência, a velocidade de crescimento em estatura ocorre em três fases: início de aceleração, velocidade de pico e desaceleração. A fase de início de aceleração principia
- a) aos nove anos de idade, em meninos e meninas.
- b) aos dezoito anos de idade nos meninos e aos dezesseis anos de idade nas meninas.
- c) aos onze anos de idade nos meninos e aos nove anos de idade nas meninas.
- d) aos treze anos de idade nos meninos e aos quinze anos de idade nas meninas.
- e) aos treze anos de idade nos meninos e aos onze anos de idade nas meninas.
- #50308
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Durante um jogo de decisão de um campeonato escolar, um aluno fez um gol, nos minutos finais do jogo, utilizando-se da mão. O juiz do jogo não percebeu a infração e confirmou como válido o gol que conferiu o título à turma. Posteriormente, ao ser perguntado se ele colocou a mão na bola, o aluno respondeu "- Não importa, o importante é que estou me sentindo muito querido pela nossa torcida".
Considerando a situação hipotética apresentada, é correto afirmar que, conforme a teoria de desenvolvimento moral de Kohlberg, o comportamento desse aluno é típico do estágio de crescimento moral correspondente ao
- a) estágio 5 - nível pós-convencional.
- b) estágio 1 - nível pré-convencional.
- c) estágio 2 - nível pré-convencional.
- d) estágio 3 - nível convencional
- e) estágio 4 - nível convencional.
- #50309
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Na pré-escola e nas primeiras séries do ensino fundamental, o professor deve observar aspectos do desenvolvimento da percepção visual infantil, como a percepção de profundidade. Nesse sentido, para o treinamento da interceptação de objetos, o professor pode manipular fatores do ambiente, como
- a) movimentos dentro e fora da água.
- b) atividades de rolamento do corpo sobre várias superfícies e em vários ângulos.
- c) atividades de locomoção em diferentes ritmos.
- d) posições de equilíbrio estático e dinâmico.
- e) atividades com bolas de diferentes tamanhos, com variação de distância, velocidade e trajetória.
- #50310
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Os educadores precisam estar atentos aos rituais escolares para que ali não se corra o risco de a educação conservar, valorizar e perpetuar padrões de comportamento diferenciados entre os sexos. Dessa forma, transfere-se para a escola todas as expectativas de resistência e superação de padrões relacionados a gênero, raça e classe, pensando na invenção de novos comportamentos que demarquem novos arranjos sociais e culturais em uma ação entre meninos e meninas.Pereira Mourão. Identificações de gênero: jogando e brincando em universos divididos. Motriz, Rio Claro, v. 11, n.º 3, p. 205-10, set./dez. 2005 (com adaptações).
A fim de contribuir para o processo de equidade de gênero na sociedade contemporânea, o professor de educação física, no plano de curso anual, deve
- a) excluir das aulas os meninos que cometam atitudes discriminatórias contra as meninas.
- b) estabelecer regras, nos jogos esportivos, que obriguem os meninos a passar a bola para as meninas, independentemente de quem esteja mais bem posicionado para marcar pontos.
- c) dividir a turma por sexo em todas as aulas para garantir, minimamente, espaço para que as meninas realizem seus jogos.
- d) promover, obrigatoriamente, aulas mistas, fazendo com que meninos e meninas tenham de propor soluções para os conflitos causados pelas diferenças.
- e) tematizar as tensões existentes nas aulas e construir estratégias metodológicas diversificadas para possibilitar que meninos e meninas construam soluções conjuntas para as diferenças.
- #50311
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Inserir o futebol como conteúdo exclusivo ou hegemônico nas aulas de educação física
- a) não é recomendado, visto que essa modalidade já está exageradamente presente em nossa cultura, não necessitando ser aprendido.
- b) pode transformar a aula em um ambiente próximo ao esporte profissional, que é um tema irrelevante a ser abordado.
- c) favorece os mais habilidosos e, consequentemente, torna a aula uma espécie de treinamento para a seleção das equipes que representam a escola.
- d) elimina a possibilidade de ampliar a cultura corporal de alunos e alunas.
- e) exclui as alunas, uma vez que mulheres não jogam esse esporte em nossa sociedade.
- #50312
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Nas aulas de educação física, os jogos populares trazidos para as escolas pelos alunos
- a) devem ser selecionados no programa porque são expressão legítima da cultura local da comunidade onde está inserida a escola.
- b) não devem ser selecionados no programa quando não representarem um conhecimento universal.
- c) não devem ser selecionados no programa porque são brincadeiras típicas do tempo livre que não apresentam valor pedagógico.
- d) devem ser selecionados no programa, dado que, atualmente, cabe à educação física escolar substituir o tempo livre do recreio.
- e) não devem ser selecionados no programa, pois transgridem a lógica desportiva e dificultam o aprendizado das modalidades esportivas.