Processando...

Simulado Seduc-CE | Professor de Educação Física | CONCURSO

Simulado Seduc-CE | Professor de Educação Física

SIMULADO SEDUC-CE | PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Seduc-CE para o cargo de Professor de Educação Física.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Cespe para o concurso Seduc-CE. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Educação Física, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Seduc-CE | Professor de Educação Física contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Seduc-CE.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#50313
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 16 - 

A cada nova unidade de ensino, o professor de uma turma de educação física do sexto ano de escola pública organiza uma eleição entre os alunos, a fim de selecionar a atividade a ser trabalhada.

Com relação a essa situação hipotética, e tendo em conta a intenção do professor de democratizar a seleção dos conteúdos, o problema dessa iniciativa está em 

  • a) garantir a motivação dos alunos ao trabalhar em aula com temas de interesse da maioria.
  • b) transferir a responsabilidade de decisão, a qual deve estar centrada na figura do professor.
  • c) eliminar o poder de decisão dos alunos.
  • d) descumprir programas estabelecidos por órgãos superiores competentes para definir o conteúdo das aulas.
  • e) constranger o direito das minorias da turma de ter os desejos e anseios atendidos.
#50314
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 17 - 

Em comparação com o handebol, a iniciação ao voleibol no ensino fundamental oferece dificuldades para que os alunos alcancem a dinâmica do jogo, principalmente por

  • a) desconhecerem as regras oficias do voleibol.
  • b) terem dificuldades com os movimentos técnicos do voleibol, que são especializados e não naturais.
  • c) gostarem mais de handebol do que de voleibol pelo fato de aquele ser mais parecido com o futebol, que é verdadeiramente o único interesse.
  • d) se sentirem desmotivados em razão da falta de contato físico entre os praticantes.
  • e) terem baixa estatura se comparados aos atletas profissionais do voleibol.
#50315
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 18 - 

Um professor tem balizas de futsal e pretende ensinar o handebol fazendo com que seus alunos vivenciem o jogo de modo o mais próximo possível das regras oficiais. Entretanto, só dispõe das dimensões e das linhas oficiais da quadra do basquetebol como espaço para as aulas. A melhor adaptação que ele pode fazer, além de utilizar as linhas limítrofes, é

  • a) utilizar a linha de três pontos como área de gol e o círculo central para início do jogo.
  • b) utilizar o círculo central para início do jogo e marcar a área de gol com uma fita.
  • c) utilizar a linha de três pontos como linha de nove metros e marcar a área de gol com uma fita.
  • d) utilizar a área restritiva como área do gol e marcar o tiro de sete metros com uma fita.
  • e) utilizar a linha de três pontos como área de gol e marcar o tiro de sete metros com uma fita.
#50316
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 19 - 

Para dividir a turma em dois grupos e organizar as atividades de aula, utiliza-se com frequência o método em que dois alunos são escalados para escolher os demais, um por um, até que todos sejam escolhidos. Uma das consequências mais comuns dessa estratégia pedagógica é a exposição de alunos excluídos pelos colegas.
Considerando que, a fim de eliminar o constrangimento diante do fato de existir alunos escolhidos por último, um professor dividiu a turma em dois grupos, fazendo uma fila por ordem de tamanho. Em seguida, enumerou-os e pediu para que se agrupem em números pares e ímpares. Com essa estratégia pedagógica, o professor obteve como resultado

  • a) a eliminação da seletividade dos alunos e a avaliação da composição de subgrupos na turma.
  • b) a valorização da autonomia dos alunos, porém deixando de avaliar quem são os excluídos.
  • c) a valorização da autonomia dos alunos e a avaliação da composição de subgrupos na turma.
  • d) a eliminação da seletividade e a valorização da autonomia dos alunos.
  • e) a eliminação da seletividade dos alunos, porém deixando de avaliar quem são os excluídos.
#50317
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 20 - 

As práticas corporais podem ser vistas como expressão e linguagem de um determinado indivíduo ou de uma determinada cultura. Em relação à educação física escolar, a prática corporal como expressão de uma determinada cultura

 

 

  • a) é relevante, pois o seu objeto de ensino específico são as expressões particulares de cada cultura.
  • b) é relevante, pois não existem técnicas esportivas consagradas universalmente que devem ser ensinadas.
  • c) não é relevante, pois seu objeto de ensino específico é o movimento humano.
  • d) não é relevante, pois existem técnicas esportivas consagradas universalmente que devem ser ensinadas independentemente das particularidades culturais.
  • e) é relevante, pois até as técnicas esportivas universais são executadas de modo particular em cada cultura e por cada indivíduo.