Simulado Seduc-CE | Professor de Educação Física | CONCURSO
SIMULADO SEDUC-CE | PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Seduc-CE para o cargo de Professor de Educação Física.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Cespe para o concurso Seduc-CE. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Educação Física, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Seduc-CE | Professor de Educação Física contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Seduc-CE.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #50313
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
A cada nova unidade de ensino, o professor de uma turma de educação física do sexto ano de escola pública organiza uma eleição entre os alunos, a fim de selecionar a atividade a ser trabalhada.
Com relação a essa situação hipotética, e tendo em conta a intenção do professor de democratizar a seleção dos conteúdos, o problema dessa iniciativa está em
- a) garantir a motivação dos alunos ao trabalhar em aula com temas de interesse da maioria.
- b) transferir a responsabilidade de decisão, a qual deve estar centrada na figura do professor.
- c) eliminar o poder de decisão dos alunos.
- d) descumprir programas estabelecidos por órgãos superiores competentes para definir o conteúdo das aulas.
- e) constranger o direito das minorias da turma de ter os desejos e anseios atendidos.
- #50314
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Em comparação com o handebol, a iniciação ao voleibol no ensino fundamental oferece dificuldades para que os alunos alcancem a dinâmica do jogo, principalmente por
- a) desconhecerem as regras oficias do voleibol.
- b) terem dificuldades com os movimentos técnicos do voleibol, que são especializados e não naturais.
- c) gostarem mais de handebol do que de voleibol pelo fato de aquele ser mais parecido com o futebol, que é verdadeiramente o único interesse.
- d) se sentirem desmotivados em razão da falta de contato físico entre os praticantes.
- e) terem baixa estatura se comparados aos atletas profissionais do voleibol.
- #50315
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Um professor tem balizas de futsal e pretende ensinar o handebol fazendo com que seus alunos vivenciem o jogo de modo o mais próximo possível das regras oficiais. Entretanto, só dispõe das dimensões e das linhas oficiais da quadra do basquetebol como espaço para as aulas. A melhor adaptação que ele pode fazer, além de utilizar as linhas limítrofes, é
- a) utilizar a linha de três pontos como área de gol e o círculo central para início do jogo.
- b) utilizar o círculo central para início do jogo e marcar a área de gol com uma fita.
- c) utilizar a linha de três pontos como linha de nove metros e marcar a área de gol com uma fita.
- d) utilizar a área restritiva como área do gol e marcar o tiro de sete metros com uma fita.
- e) utilizar a linha de três pontos como área de gol e marcar o tiro de sete metros com uma fita.
- #50316
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Para dividir a turma em dois grupos e organizar as atividades de aula, utiliza-se com frequência o método em que dois alunos são escalados para escolher os demais, um por um, até que todos sejam escolhidos. Uma das consequências mais comuns dessa estratégia pedagógica é a exposição de alunos excluídos pelos colegas.
Considerando que, a fim de eliminar o constrangimento diante do fato de existir alunos escolhidos por último, um professor dividiu a turma em dois grupos, fazendo uma fila por ordem de tamanho. Em seguida, enumerou-os e pediu para que se agrupem em números pares e ímpares. Com essa estratégia pedagógica, o professor obteve como resultado
- a) a eliminação da seletividade dos alunos e a avaliação da composição de subgrupos na turma.
- b) a valorização da autonomia dos alunos, porém deixando de avaliar quem são os excluídos.
- c) a valorização da autonomia dos alunos e a avaliação da composição de subgrupos na turma.
- d) a eliminação da seletividade e a valorização da autonomia dos alunos.
- e) a eliminação da seletividade dos alunos, porém deixando de avaliar quem são os excluídos.
- #50317
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
As práticas corporais podem ser vistas como expressão e linguagem de um determinado indivíduo ou de uma determinada cultura. Em relação à educação física escolar, a prática corporal como expressão de uma determinada cultura
- a) é relevante, pois o seu objeto de ensino específico são as expressões particulares de cada cultura.
- b) é relevante, pois não existem técnicas esportivas consagradas universalmente que devem ser ensinadas.
- c) não é relevante, pois seu objeto de ensino específico é o movimento humano.
- d) não é relevante, pois existem técnicas esportivas consagradas universalmente que devem ser ensinadas independentemente das particularidades culturais.
- e) é relevante, pois até as técnicas esportivas universais são executadas de modo particular em cada cultura e por cada indivíduo.