Simulado Seduc-CE | Agente de Apoio em Educação Especial | CONCURSO
📚 Simulado SEDUC-CE | Agente de Apoio em Educação Especial | cód.4598
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🧪 Este Simulado SEDUC-CE foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: SEDUC-CE
- 👔 Cargo: Agente de Apoio em Educação Especial
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: FGV
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
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Concursos abertos para SEDUC-CE
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- #51996
- Banca
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(1,0) 1 -
Leia o fragmento a seguir. "A Constituição garante o direito à educação para todos e a inclusão surge para garantir esse direito também aos alunos com deficiências de toda ordem, permanentes ou temporárias, mais ou menos severas." A partir do fragmento acima, assinale a afirmativa incorreta.
- a) A inclusão social é garantida pela Constituição Federal de 1988.
- b) As leis que garantem direitos podem ser mais ou menos severas.
- c) O direito à educação abrange todas as pessoas, deficientes ou não.
- d) Os deficientes temporários ou permanentes devem ser incluídos socialmente.
- e) "Educação para todos" inclui também os deficientes.
- #51997
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- SEDUC-CE
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(1,0) 2 -
Ao dizer que a inclusão social ainda é "muito incipiente" no Brasil, a autora do texto quer dizer que esse processo
- a) ainda está em fase inicial.
- b) não é reconhecido pela sociedade.
- c) é desconhecido por quase todos.
- d) apresenta erros incorrigíveis.
- e) mostra enorme distância do ideal.
- #51998
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(1,0) 3 -
As recomendações dadas pela autora do texto são: "alteração da visão social; inclusão escolar; acatamento à legislação vigente; maiores verbas para programas sociais; uso da mídia, da cibercultura e de novas tecnologias". Assinale a opção que indica a recomendação que está no espaço de exercício dos próprios excluídos.
- a) A alteração da visão social.
- b) A inclusão escolar.
- c) O acatamento à legislação vigente.
- d) O aumento de verbas para programas sociais.
- e) O uso de novas tecnologias.
- #51999
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(1,0) 4 -
"Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja uma realidade". Pode-se inferir desse segmento do texto que
- a) todos os integrantes da sociedade brasileira lutam pela inclusão social.
- b) o Brasil ainda não atingiu o patamar de ser socialmente justo, quanto à inclusão.
- c) a luta pela inclusão social não vai encontrar resistência por parte das autoridades.
- d) todos os membros sociais devem tornar a inclusão uma realidade atual.
- e) o Brasil já obteve notável progresso quanto à inclusão social.
- #52000
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(1,0) 5 -
A primeira pergunta encaminha a resposta para uma definição: "Inclusão social é a capacidade de entender e reconhecer o outro". O texto que é organizado em forma de definição tem a seguinte estrutura:
- a) um termo geral seguido de características específicas.
- b) uma expressão acompanhada de explicações.
- c) um vocábulo abstrato que precede ideias concretas.
- d) uma ação que inicia uma sequência cronológica.
- e) uma característica distintiva que é explicada a seguir.
- #52001
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(1,0) 6 -
Para a entrevistada, a escola adequadamente preparada para a inclusão social deve
- a) separar os alunos segundo suas deficiências específicas.
- b) organizar turmas homogêneas em termos de deficiências.
- c) preparar atividades especiais para cada grupo de alunos.
- d) juntar todos os alunos, independentemente de suas deficiências.
- e) colocar somente um aluno deficiente em cada grupo de alunos não deficientes.
- #52002
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(1,0) 7 -
Assinale a alternativa que, segundo o texto, apresenta a oposição entre não inclusão e inclusão.
- a) estar junto X estar com
- b) conviver X compartilhar
- c) interagir X aglomerar
- d) comprometimento mental X superdotados
- e) entender X reconhecer
- #52003
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(1,0) 8 -
As opções a seguir apresentam benefícios que a experiência com a inclusão traz para alunos e professores, à exceção de uma. Assinale-a.
- a) O privilégio de convivência com as diferenças.
- b) A possibilidade de educar todos.
- c) A capacidade de evitarem-se preconceitos futuros.
- d) A demonstração de que todos podem ter uma vida cidadã.
- e) A comprovação de que as deficiências só têm existência teórica.
- #52004
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(1,0) 9 -
"A escola tem que ser o reflexo da vida do lado de fora. O grande ganho, para todos, é viver a experiência da diferença. Se os estudantes não passam por isso na infância, mais tarde terão muita dificuldade de vencer os preconceitos. A inclusão possibilita aos que são discriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que, por direito, ocupem o seu espaço na sociedade. Se isso não ocorrer, essas pessoas serão sempre dependentes e terão uma vida cidadã pela metade". Nesse segmento do texto, assinale o termo sublinhado que é substituído de forma inconveniente.
- a) Do lado de fora = externa
- b) Da diferença = diferente
- c) Pela classe social = socialmente
- d) Na sociedade = social
- e) Pela metade = parcial
- #52005
- Banca
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(1,0) 10 -
"Você não pode ter um lugar no mundo sem considerar o do outro, valorizando o que ele é e o que ele pode ser. Além disso, para nós, professores, o maior ganho está em garantir a todos o direito à educação". Entre os cinco termos sublinhados nesse segmento do texto, assinale aquele que não é explicitado dentro do próprio segmento.
- a) Você
- b) que
- c) ele
- d) disso
- e) nós
- #52006
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(1,0) 11 -
"Se isso não ocorrer, essas pessoas serão sempre dependentes". A forma de reescrever-se essa frase do texto que mostra correção e adequação, ainda que o tempo verbal seja modificado, é:
- a) "Caso isso não ocorrer, essas pessoas serão sempre dependentes".
- b) "Se isso não ocorra, essas pessoas serão sempre dependentes".
- c) "Se isso não ocorresse, essas pessoas seriam sempre dependentes".
- d) "Caso isso não ocorra, essas pessoas foram sempre dependentes".
- e) "Se isso não ocorre, essas pessoas eram sempre dependentes".
- #52007
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(1,0) 12 -
Pedro usa três pares de luvas descartáveis diariamente, inclusive aos sábados e domingos, e compra as luvas em caixas de 100 unidades cada uma. Para um ano de uso, o número mínimo de caixas que Pedro deve comprar é
- a) 19
- b) 20
- c) 21
- d) 22
- e) 23
- #52008
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(1,0) 13 -
As normas da ABNT para cadeirantes estabelecem que a inclinação máxima de uma rampa seja de 8%, ou seja, para atingir um deslocamento vertical de 8 m, deve existir um deslocamento horizontal correspondente de 100 m. Em uma escola, o andar das salas de aula fica a uma altura de 1,4 m do nível da rua. Assim, para que o cadeirante possa subir do nível da rua ao andar das salas de aula por uma rampa de inclinação máxima, essa rampa deverá ter um deslocamento horizontal de
- a) 12,5 m.
- b) 15,0 m.
- c) 17,5 m.
- d) 20,0 m.
- e) 22,5 m.
- #52009
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(1,0) 14 -
Em uma unidade educacional, o consumo médio mensal de fraldas descartáveis de setembro de um ano a maio do ano seguinte é de 240 unidades. Com a chegada do inverno, nos meses de junho, julho e agosto, esse consumo mensal aumenta 15%. O consumo médio anual de fraldas descartáveis nessa unidade educacional é de
- a) 2880
- b) 2900
- c) 2928
- d) 2968
- e) 2988
- #52010
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(1,0) 15 -
Na educação infantil, para limitar o número de alunos em sala, a lei obriga que cada aluno ocupe, pelo menos, 1,5 m2 da área da sala. Se uma sala retangular possui 6,8 m de comprimento e 5,0 m de largura, o número máximo de crianças que ela pode comportar é
- a) 22
- b) 23
- c) 24
- d) 25
- e) 26