Processando...

Simulado SEDUC AM - Serviço Social | CONCURSO

Simulado SEDUC AM - Serviço Social

OBJETIVOS | Simulado SEDUC/AM - Serviço Social

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO | Simulado SEDUC/AM - Serviço Social

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SEDUC/AM.

SOBRE AS QUESTÕES | Simulado SEDUC/AM - Serviço Social

Este simulado contém questões da banca FGV, para nível Superior do cargo de Assistente Social. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SEDUC/AM.

*Conteúdo Programático do Simulado SEDUC/AM - Serviço Social.

O Serviço Social e a Educação. O processo de trabalho em Serviço Social na área educacional: estratégias, intervenção profissional e interdisciplinariedade. Mediação e instrumentalização no trabalho do Assistente Social. Propostas de intervenção na área educacional: planejamento, programas, projetos e atividades de trabalho. Estratégias, instrumentos e técnicas de intervenção: abordagem individual, técnica de entrevista, abordagem coletiva, trabalho com grupos, em redes e com famílias, atuação na equipe interprofissional (relacionamento e competências); diagnóstico. Políticas educacionais e Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Políticas, diretrizes, ações e desafios na área da família, da criança e do adolescente: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); o papel dos conselhos, centros de defesa e delegacias; adoção e guarda; violência contra crianças e adolescentes; exploração sexual infantil; extermínio, sequestro e tráfico de crianças; exploração sexual; sexo e turismo; violência praticada por jovens; atos infracionais; trajetórias delinquenciais e os papéis da família e da justiça; trabalho infantil; problemas familiares: diagnóstico, abordagem sistêmica e estratégias de atendimento e acompanhamento; alternativas para a resolução de conflitos: conciliação e mediação.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Serviço Social.

#42193
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

No que diz respeito ao direito à Educação, o Estatuto da Criança e do Adolescente preconiza que é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente

I. atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade. 

II. oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador. 

III. ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria. 

Assinale:

  • a) se todas as afirmativas estiverem corretas.
  • b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • c) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • e) se somente a afirmativa I estiver correta.
#42194
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

As crianças e adolescentes inseridos em Serviços de Acolhimento possuem o direito à continuidade de sua escolarização. 

Para tanto,

  • a) a Direção da escola pode optar por receber ou não a criança ou adolescente, dependendo da opinião do conjunto dos alunos.
  • b) é obrigatório que a criança ou adolescente seja transferido para outra instituição escolar, a fim de ausentar-se do ambiente que provocou a medida protetiva.
  • c) a manutenção da criança ou adolescente deve ser de escolha dos pais ou responsáveis, pois deve facilitar o seu deslocamento.
  • d) sempre que possível, deve-se procurar manter a criança ou adolescente na mesma escola em que estudava antes, resguardada determinação judicial em contrário.
  • e) compulsoriamente a criança ou adolescente deve permanecer na escola de origem, a fim de que as transformações em sua vida sejam mínimas.
#42195
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

De acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 2001), no âmbito educacional, “A contribuição do Serviço Social consiste em identificar os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam os processos que mais afligem o campo educacional no atual contexto (...)”.

A partir desta assertiva, assinale a alternativa que corresponde à atribuição do Assistente Social na Educação.

  • a) Implementar as diretrizes instituídas pela Direção da escola, objetivando assessorar pedagogicamente os professores.
  • b) Determinar medidas socioeducacionais de acordo com a infração praticada pelos alunos, objetivando inseri-los em programas.
  • c) Analisar e diagnosticar as causas dos problemas sociais detectados em relação aos alunos, objetivando saná-los ou atenuá-los.
  • d) Estudar convênios com empresas públicas e privadas, objetivando viabilizar recursos financeiros para a escola.
  • e) Estabelecer parâmetros de atendimento para estudantes e seus familiares, objetivando a priorização das classes subalternas.
#42196
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Nas situações que envolvem crianças ou adolescentes e sua família, a mediação é

  • a) imprescindível.
  • b) compulsória.
  • c) opcional.
  • d) excepcional.
  • e) circunstancial.
#42197
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Relacione os instrumentos utilizados pelo Assistente Social às suas respectivas características.

1 - Relatório Social 
2 - Parecer Social 
3 - Perícia Social 

( ) Apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social.

( ) Avaliação, exame ou vistoria, por determinação ou solicitação, sempre que a situação exigir uma avaliação técnica ou científica. 

( ) Esclarecimentos e análises, com base em conhecimento específico do Serviço Social, sobre uma questão que exija uma tomada de decisão.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

  • a) 1 – 3 – 2.
  • b) 2 – 1 – 3.
  • c) 1 – 2 – 3.
  • d) 1 – 1 – 1.
  • e) 3 – 3 – 3.
#42198
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Ao analisar a inserção contemporânea do Serviço Social na Educação, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) destaca que “Esta inserção supõe a referência a uma dada concepção de educação que assuma sintonia, coerência com a direção hegemônica do projeto ético-político profissional”.

Nesta perspectiva, impõe-se

  • a) priorizar o atendimento e a intervenção a famílias e alunos com comprovada vulnerabilidade social
  • b) estabelecer políticas que priorizem mínimos sociais às famílias em situação de vulnerabilidade social com filhos em idade escolar.
  • c) construir ações profissionais que fortaleçam as lutas sociais em defesa de uma educação emancipadora.
  • d) organizar reuniões com as famílias e a comunidade do entorno das escolas, a fim de promover eventos educacionais.
  • e) instituir, junto aos Conselhos Escolares, diretrizes pedagógicas que viabilizem o enfrentamento das questões sociais apresentadas pelos alunos.
#42199
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

O trabalho do Assistente Social na área educacional consiste em

  • a) estabelecer parâmetros para políticas sociais educacionais focalizadas, a fim de que sua implementação possa obedecer a critérios racionais de administração e gestão dos recursos institucionais.
  • b) avaliar a instituição escolar em sua totalidade, a fim de instituir medidas preventivas e disciplinares a crianças e adolescentes envolvidos em atos infracionais, encaminhando- os ao Conselho Tutelar em caso de recorrência.
  • c) identificar e propor alternativas de enfrentamento dos fatores sociais, políticos, econômicos e culturais que interferem no sistema educacional, de forma a cooperar com a efetivação da educação como direito para a conquista da cidadania.
  • d) informar os pais ou responsáveis sobre as normas escolares e suas consequências, no caso de haver a quebra delas por parte dos alunos, de modo a retirar dos professores esta responsabilidade.
  • e) apresentar denúncia na Delegacia mais próxima da escola quando da intercorrência de furto, uso ou tráfico de substâncias ilícitas no espaço escolar, a fim de que a polícia proceda às investigações necessárias.
#42200
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

A instituição da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) confere “centralidade na família para concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos”. Torna-se, então, necessário operacionalizar o trabalho social com famílias, que, segundo esta política, é compreendido como

  • a) uma atribuição exclusiva do Assistente Social, posto que somente ele detém conhecimentos teórico-metodológicos, técnico-operativos e pressupostos éticos que o capacitam a atuar no âmbito familiar.
  • b) uma atividade que deve ser realizada pelos movimentos sociais em conjunto com a sociedade civil organizada, a fim de desenvolver a cidadania e emancipar as famílias vulneráveis da sua situação de carência social.
  • c) ações empreendidas, planejadas e desenvolvidas por entidades governamentais em parceria com a iniciativa privada e organizações da sociedade civil organizada, cujo referencial técnico-operativo é definido pelo Estado.
  • d) atividades desenvolvidas por técnicos especializados de nível médio ou superior, desde que capacitados de acordo com as Normas Operacionais Básicas instituídas pelo Sistema Único de Assistência Social.
  • e) um trabalho especializado, realizado por técnicos de nível superior, com formação profissional, fundamentado em conhecimentos teórico-metodológicos, técnico-operativos e em pressupostos éticos, projetos ético-políticos, dentre outros.
#42201
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

O Assistente Social está presente na área da Educação desde a década de 1930, mas é somente a partir dos anos 80 que se evidencia sua inserção nessa área. Este fato se deve a tendências que começam a ser observadas no campo das políticas sociais, tais como 

I. o enfrentamento da pobreza, a partir de políticas públicas que estabelecem condicionalidades em relação à educação e à escolaridade. 

II. o crescente processo de mercantilização da educação, notadamente aquele vinculado às diretrizes das agências multilaterais, posto que estabelecem mecanismos que beneficiam a classe trabalhadora no acesso à educação formal. 

III. a interface de diferentes políticas sociais, em especial aquelas dirigidas aos segmentos sociais em situação de vulnerabilidade social, tornando o acesso à educação escolarizada um marco na afirmação dos direitos sociais de crianças e adolescentes. 

Assinale:

  • a) se somente a alternativa II estiver correta.
  • b) se somente a alternativa III estiver correta.
  • c) se somente as alternativas I e II estiverem corretas.
  • d) se somente as alternativas I e III estiverem corretas.
  • e) se todas as alternativas estiverem corretas.
#42202
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

Sobre os princípios norteadores do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), analise as afirmativas a seguir. 

I. Administração e gestão colegiada, a partir da participação proativa das famílias dos adolescentes socioeducandos. 

II. Exigência de pessoal qualificado para a elaboração da metodologia e do conteúdo a ser administrado pelos educadores.

III. Prevalência do conteúdo educativo sobre os sancionários e meramente de contenção, no atendimento socioeducativo. 

Assinale:

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • c) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas.