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Simulado SEDU-ES | Professor – Língua Portuguesa | CONCURSO

Simulado SEDU-ES | Professor – Língua Portuguesa

📚 Simulado SEDU-ES | Professor - Língua Portuguesa | cód.7558

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#111462
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(1,0) 16 - 

MINISTÉRIO DA CULTURA

Fundação Biblioteca Nacional

Departamento Nacional do Livro

O MULATO (fragmento)

Aluísio de Azevedo

Em todas as direções cruzavam-se homens esbofados e rubros; cruzavam-se os negros no carreto e os caixeiros que estavam em serviço na rua; avultavam os paletós-sacos, de brim pardo, mosqueados nas espáduas e nos sovacos por grandes manchas de suor. Os corretores de escravos examinavam, à plena luz do sol, os negros e moleques que ali estavam para ser vendidos; revistavam-lhes os dentes, os pés e as virilhas; faziam-lhes perguntas sobre perguntas, batiam-lhes com a biqueira do chapéu nos ombros e nas coxas, experimentando-lhes o vigor da musculatura, como se estivessem a comprar cavalos.

(Disponível em: : http://www.dominiopublico.gov.... fragmento, o narrador acentua

  • a) as intrigas entre as personagens, pelo tema do amor, que as tradições impedem de se realizar devido ao preconceito racial e social.
  • b) o amor-próprio dos homens e o arbítrio da fortuna para reconstruir na ficção os labirintos da realidade e da paisagem natural.
  • c) os aspectos fisiológicos do homem, seu parentesco com os animais, e o retrata de maneira irônica, lúgubre e nos seus aspectos sórdidos e vis.
  • d) o moralismo, no que se refere à opinião ou atitude sobre os atos humanos, pois o que importa é o juízo sobre eles e não os atos em si mesmo.
  • e) os interesses de posição, prestígio e dinheiro relacionados à libido e à vontade de poder que regem os passos do homem em sociedade.
#111463
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SEDU-ES
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(1,0) 17 - 

O Currículo Básico Escola Estadual − Ensino Médio (2009, vol. 1), proposto pela Secretaria de Educação do Espírito Santo, determina o Conteúdo Básico Comum − Língua Portuguesa para os três anos do Ensino Médio. São apresentados quadros com a proposição de divisão dos conteúdos/tópicos em três eixos: (1) Linguagem; (2) Conhecimento Linguístico; (3) Cultura, Sociedade e Educação.

Para o 1° ano (p. 71-2) do Ensino Médio, no eixo (2) Conhecimento Linguístico, é indicado, dentre outros, o estudo dos seguintes conteúdos/tópicos:

  • a) A influência indígena e africana na formação da Língua Portuguesa do Brasil.
  • b) Semântica: ambiguidades, figuras de linguagem, sinonímia, antononímia, paronímia, homonímia, hiponímia, hiperonímia.
  • c) Conceito de aculturação. A inquisição e seus efeitos maléficos sobre a cultura brasileira: delação, bisbilhotice, hipocrisia e preconceito.
  • d) Metodologia científica e normas básicas da ABNT.
  • e) Variantes linguísticas.
#111464
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(1,0) 18 - 

Ensinar o leitor-aluno a fixar objetivos e a ter estratégias de leitura, de modo a perceber que essa depende da articulação de várias partes que formam um todo. É, então, um pressuposto metodológico a ser considerado. O leitor está inserido num contexto e precisa considerar isso para compreender os textos escritos. Em sala de aula, configuram-se como estratégias de preparação para a leitura as ações de descobrir conhecimentos prévios dos alunos, discutir o vocabulário do texto, explorar a seleção do tema do texto, do assunto tratado, levantar palavras-chave ligadas a esse tema/assunto, e exercitar inferências sobre o texto.

(Espírito Santo (Estado). Secretaria da Educação. Ensino fundamental: anos finais: área de Linguagens e Códigos / Secretaria da Educação. Vitória: SEDU, 2009, p. 69. v.1)

O ato de “exercitar inferências sobre o texto” pressupõe desenvolver atividades pedagógicas que permitam ao leitor-aluno

  • a) destacar o que é do seu interesse no texto.
  • b) localizar informações explícitas no texto.
  • c) apreender informações implícitas no texto.
  • d) produzir novo texto com base no texto lido.
  • e) ler em voz alta o texto de leitura.
#111465
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(1,0) 19 - 

Bastante significativo das tensões que caracterizam a disciplina de LP no EM, hoje, é o quadro geral do tratamento que cada coleção dá ao ensino da literatura e, portanto, à formação do leitor de textos literários.

Evidenciam-se com muita nitidez duas tendências metodológicas polares: a literatura é tratada ora como um eixo de ensino próprio, ora como um objeto de conhecimento particular, construído por meio da articulação da leitura de textos culturalmente considerados como “literários” com uma reflexão específica e a construção de um corpo próprio de conhecimentos linguísticos (e/ou literários).

(Guia de livros didáticos: PNLD 2015: língua portuguesa: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014)

O princípio organizador de abordagem do ensino da literatura como um “objeto de conhecimento particular” é

  • a) a cronologia e a história da literatura, seguida pela proposição de leitura de certos gêneros e autores de época. Nesse caso, autores de épocas distintas, assim como seus temas mais recorrentes, são perfilados.
  • b) a exposição da matéria, seguida de uma sucessão de períodos, escolas, tendências e estilos de época, cada um deles com os seus autores e obras principais, assim como gêneros, concepções e procedimentos estéticos característicos.
  • c) o contexto estético e histórico-social da obra. Quando é esta a abordagem, o foco didático está nas informações sobre o fato literário.
  • d) a apresentação para cada tópico estudado de textos de referência cuja proposta de leitura é dirigida para o reconhecimento de características explicitadas de antemão.
  • e) o da experiência de leitura de certos gêneros e autores literários. As atividades abordam o caráter predominantemente ficcional e estético dos textos, explorando sua compreensão e as suas particularidades de tema e de estilo.
#111466
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(1,0) 20 - 

Antonio Candido propõe uma metodologia dialética para a interpretação do romance Senhora que pode ser transposta como indicação para abordagem do texto literário na escola, da seguinte forma:

  • a) Enumerar os fatores sociais e as condições políticas e econômicas da época em que o texto foi escrito, e em seguida analisar a estrutura da obra, desvinculando as duas ordens.
  • b) Levar em conta o elemento social, como fator da própria construção artística, estudado no nível explicativo e não ilustrativo, para chegar a uma interpretação estética que assimilou a dimensão social como fator de arte.
  • c) Estabelecer uma relação entre a obra e o público, isto é, o seu destino, a sua aceitação, a ação recíproca, mais ancorados nos fatos da época, e depois, abordar o problema histórico da aceitação pública da obra através do tempo.
  • d) Estudar a posição e a função social do escritor, procurando relacionar a sua posição com a natureza da sua produção e ambas com a organização da sociedade, para investigar a função política da obra e do seu autor.
  • e) Deixar de relacionar sociedade e obra e de transportar o referido paralelismo à interpretação da obra, priorizar a estrutura que constitui o ponto de referência para o estudo, com absoluta predominância do aspecto sincrônico sobre o diacrônico.